6 dicas de Autocuidado fáceis para sua rotina!

Você merece cuidar de si e ser feliz :)
mulher praticando dicas de autocuidado pessoal
Mais terapias de Rita Carvalho
4.8/5 - (5 votos)

Praticar o autocuidado é um compromisso com seu bem-estar. Neste artigo trago dicas de autocuidado simples de serem implementadas na rotina para te ajudar a se manter bem, equilibrada e feliz!

Vou explicar a importância, como pode ser praticado e muito mais 🙂

Sou Rita Carvalho, terapeuta holística de desenvolvimento pessoal. Boa leitura!


 

O que é Autocuidado? 

Dicas de Autocuidado

Foto: Živa Trajbarič – Pexels | Capa: Mikhail Nilov

“Ame a teu próximo, como a ti mesmo. ” 

Esta frase bíblica resume para mim o que vem a ser o verdadeiro autocuidado, ou seja, se nós não nos amarmos, será praticamente impossível transmitir o verdadeiro amor para todas as demais pessoas.

Este amar a si mesmo, começa pelo cuidado que você dará a si próprio como ser maravilhoso que és.

Este cuidado começa de dentro, passando pelo cuidado com seu EU INTERIOR, seu eu sem rosto que ninguém vê, mas está aí dentro de ti, que é o seu espírito divino.

 

Qual a importância do autocuidado?

Dicas de Autocuidado

Foto: Puwadon Sang-ngern – Pexels

O Autocuidado é tão importante quanto tomar banho diariamente, pois sem o cuidado consigo próprio, não há equilíbrio na tríade da estrutura humana: mental, emocional e física.

Por conta disto, muito mais que o cuidado com nossa aparência externa, se faz necessário o “olhar para dentro de si”, só que com o devido cuidado para manter-se bem!

Isto porque, sem o cuidado consigo própria, corre-se o risco de atrair para sua vida consequências indesejadas em seu estado de espírito….

Por este motivo, te convido a ler este artigo até o final, para aproveitar as dicas de autocuidado que vou compartilhar para te ajudar a se manter bem, equilibrada e muito mais feliz, mesmo que as circunstâncias do momento ainda não sejam as melhores para você!

 

Sinais de que você não está cuidando bem de você!

Dicas de Autocuidado

Foto: Brooke Cagle – Unsplash

Vamos lá… Responda para si mesma rapidamente: você está “em dia” com você? 

Clarificando mais um pouco, você tem feito o que gosta de fazer quando se trata de cuidado com suas emoções, mente e corpo físico? 

Um dos exemplos práticos que ocorre na rotina diária, é a maneira como nos alimentamos.

Antes de irmos para as dicas de autocuidado reflita, se neste momento, você está fazendo esta atividade diária de maneira saudável, nutrindo seu organismo da melhor maneira possível e assim ajudando sua mente-cérebro a funcionar de uma forma construtiva para sua saúde de modo geral. 

Seu estado de espírito está relacionado ao estilo de vida que você vive, que dita o nível de sua qualidade de vida e só se cuida quem está de bem consigo mesmo e estar bem consigo mesmo é estar “em dia” com você!

Perceba quando foi a última vez que você parou e tirou um tempinho só para cuidar de si, sem culpas, julgamentos e críticas…. Quando foi que você fez isso de forma leve, suave e relaxada?

Faça uma pausa agora e observe, qual é o sentimento que resume seu momento atual de vida e o que sentir isto trás para sua rotina diária, sinta a emoção que irá aflorar e perceba o quanto o cuidado consigo mesmo pode te ajudar mais e mais a manter-se bem.

 

Tipos de autocuidado

Autoconhecimento

Foto: Andrea Piacquadio – Pexels

Existem várias maneiras de praticarmos o autocuidado diariamente.

Abaixo, vou explicar 3 tipos diferentes de autocuidado e também deixar as dicas de autocuidado fáceis, que você poderá utilizar no seu dia a dia e assim viver uma vida muito mais leve e plena!

 

Autocuidado através da SAÚDE EMOCIONAL

dicas de autocuidado masculino - homem dançando

Foto: Vitória Santos – Pexels

As emoções são fundamentais para que possamos fazer escolhas mais assertivas em nossas vidas.

Portanto, olhar com mais carinho e atenção para o que você sente, e entender melhor os motivos que fazem com que você se sinta assim, te ajuda a tomar decisões importantes, fazendo a melhor escolha para si mesmo.

Para ter maior compreensão sobre o que você sente e como suas emoções interferem em seus resultados diários, é importante buscar o autoconhecimento. 

Somente conhecendo mais sobre nós mesmos temos condições de assumir as rédeas de nossa vida com maestria. 

Neste tópico que nota você dá para si mesmo? Avalie de 0 a 10 neste momento!

 

Autocuidado através da SAÚDE MENTAL

saúde mental

Foto: Marlon Schmeiski – Pexels

A mente humana tem um potencial criativo gigantesco, criamos vários cenários mental a cada segundo. Sendo assim, é muito importante estar atenta aos seus pensamentos frequentes e recorrentes.

O que você pensa sobre si, sobre seu momento atual, sobre a vida, etc. Pode criar externamente uma realidade favorável ou não.

Cuidar da saúde mental é fundamental para quem busca dicas de autocuidado, para que você viva em harmonia, vibrando na prosperidade e abundância divina.

Sem o devido cuidado com seus pensamentos, sua saúde física e emocional poderá sofrer impactos desastrosos

E, aí o que você me diz sobre seu estado mental hoje? Avalie-se, que nota você se dá neste tópico de 0 a 10?

 

Autocuidado através da SAÚDE FÍSICA

Saúde física

Foto: RF._.studio – Pexels

O Corpo físico é o veículo que transporta nosso EU INTERIOR nessa terra, ou seja, é a casa de nosso espírito divino nessa vida.

O cuidado com a saúde física de forma constante é crucial para longevidade.

Como mencionei anteriormente, o seu estilo de vida vai influenciar a sua saúde física. A maneira como você vive, o que você faz diariamente e com mais frequência determina o nível de sobrecarga que seu corpo está somatizando.

Excessos em qualquer âmbito, é um sinal de fuga sobre algo que necessita ser tratado com mais cuidado por você. 

Logo, te convido a observar quais excessos você tem praticado com mais frequência na sua rotina que pode estar sobrecarregando seu corpo físico neste momento?

 

6 Dicas de Autocuidado para incluir na sua rotina!

Foto: Joshua Abner – Pexels

Agora que entendemos bem o que é autocuidado e você pode observar como está praticando ele na sua vida, vamos às dicas de Autocuidado! 🙂

 

1. Crie hábitos de autocuidado

Autocuidado Dicas

Foto: Conscious Design – Unsplash

Se você chegou até aqui nesta leitura e realmente quer dicas de autocuidado, após responder as questões que foram mencionadas ao longo do texto, analise sua rotina e observe o que pode ser modificado para te ajudar no cuidado consigo mesma nos quesitos: emocional, mental e físico. 

  • O que você pode começar a fazer já a partir de hoje que irá te aproximar de um estilo de vida mais saudável, elevando seu bem-estar, trazendo harmonia, leveza e graça para seus dias?
  • E o que você pode eliminar, parar de fazer já, que também vai trazer essa sensação de bem-estar para você?

Fazendo isto, você já estará dando os primeiros passos para criar novos hábitos de autocuidado para sua rotina e assim, poderá ir aos poucos inserindo novos hábitos em seu dia a dia, até que seja natural o cuidado contínuo consigo mesma.

 

2. Tenha mensagens de autocuidado no ambiente

Dicas para cuidar de si

Foto: Kelly Sikkema – Unsplash

Particularmente, eu amo mensagens positivas que me remetem a coisas incríveis e maravilhosas!

Tanto que tenho em meu lar e no espaço de trabalho diversas plaquinhas com frases que me remetem ao cuidado comigo, com o ambiente e com as pessoas.

Você pode escolher decorar seu ambiente com essas plaquinhas que você encontra em lojas de departamentos ou de decoração, como também pode escrever e manter próximo de você frases, mensagens, palavras que elevam seu astral e vibração!

Imagine acordar e já ler estas frases inspiradoras!

Lembre-se: O impossível só é impossível até que alguém vá lá e faça acontecer! Então que tal começar acreditando que é possível cuidar mais de si, para criar a realidade que você deseja viver?!

 

3. Dica de Atividade de autocuidado

Dicas para cuidar de si

Foto: Oluremi Adebayo – Pexels

Práticas de meditação e relaxamento são excelentes para o estado de espírito que está relacionado ao seu emocional/mental.

Existem várias práticas, recomendo que você escolha o que combina com você e deixe de lado o que as demais pessoas estão dizendo que é bom.

Se tratando de autocuidado, é a sua escolha consciente que deve prevalecer e é por isso que volto a dizer que é necessário se conhecer, o autoconhecimento te ajudará a escolher o melhor para si, de acordo com suas verdades.

Algumas práticas que faço e também aplico em meus clientes são:

Você também pode simplesmente fazer uma caminhada ao ar livre, dançar, cantar, ler um bom livro, assistir conteúdos construtivos na TV ou internet, mudar o visual, inserir uma reeducação alimentar na sua rotina, etc.

Procure atividades que estão alinhadas com sua verdadeira essência e se liberte, se cuidando diariamente. 

 

4. Autocuidado e autoestima: como praticar o autocuidado emocional!

Dicas para Autoestima

Foto: Spencer Selover – Pexels

Para praticar o autocuidado emocional é importante que você se sinta merecedora de uma vida incrível e comece a se valorizar como um SER Maravilhoso.

Autoestima está relacionado ao valor que você dá a si mesma e este valor se relaciona com a maneira pela qual você se enxerga e se posiciona no mundo.

Não há como se valorizar, enxergar a si mesma como alguém digna do melhor, para se posicionar no mundo no topo do pódio de sua vida, se você não se conhecer mais profundamente.

Logo, você já deve saber o que vem por aí agora…  Sim! Vou repetir que se faz necessário se permitir ao autoconhecimento como uma reforma íntima de seu ser, para viver uma nova realidade de vida, mesmo que a situação do momento não seja tão favorável.

 

5. Dica de autocuidado espiritual

Desenvolver Lado Espiritual

Foto: Miroshnichenko – Pexels

Se eu, você, nós somos antes de um corpinho lindo ambulante, um SER DIVINO e temos dentro do nosso corpinho um espírito, nada mais “justo” do que cuidar do nosso lado espiritual. E neste ponto, não estou me referindo à religiosidade.

Refiro-me a olhar para dentro, ao cuidar de sua intuição, desengavetar seus sonhos e buscar realiza-los, a dizer mais SIM para si próprio escolhendo se conectar com as forças da natureza, sentindo-se parte integrante deste universo e assim, conseguir enxergar a vida com outros olhos…

Práticas de lazer e relaxamento ao ar livre são ótimas para esta conexão com o seu EU em essência, assim como a própria meditação e musicoterapia… 

Escolha o que te conecta com o todo. Seja meditar, orar, ouvir mantras, o que importa é você acessar o que faz sentido para si e colocar em prática diariamente.

Tire alguns minutos do seu dia para fazer essa conexão, recomendo que você comece a ter uma rotina matinal saudável. Pois, as primeiras horas da manhã e as últimas horas antes de dormir são substanciais para nossos resultados de vida.

 

6. Autocuidado e saúde mental: terapia faz bem!

Foto: fotografierende – Pexels

A sua mente, MENTE para você o tempo inteiro! Saiba disso e guarde bem essa informação.

Os pensamentos ilusórios e não dialéticos são responsáveis por aprisionar as pessoas em um cárcere interno, impossibilitando que as mesmas coloquem para fora o que há de melhor nelas próprias.

Eeste cárcere tem levado pessoas incríveis a sobreviverem, elas deixaram de viver para sobreviver e passaram a:

  • Mendigar sentimentos se envolvendo em relações tóxicas e destrutivas;
  • Começaram a aceitar mais do mesmo e menos do que merecem receber;
  • Se anularam e engavetaram seus objetivos e sonhos de vida;
  • Algumas delas chegam à depressão e síndromes graves, envolvendo crise de identidade por desequilíbrio mental/emocional;

Por isso, neste sentido eu recomendo que você não espere chegar em um nível de total desequilíbrio e anulação de si mesmo para buscar ajuda terapêutica, afinal quanto vale sua vida hoje?

Qual é o preço que você acredita valer para viver em harmonia, leve, tranquilo e muito mais feliz?

Se conecta e vem comigo ativar todo seu poder pessoal através da minha sessão de Conexão com o EU em essência. Agende hoje mesmo seu atendimento, desperte seu verdadeiro EU  e viva uma nova realidade de vida.

Você merece, pois é um ser único e exclusivo! Beijos de amor, paz e luz!

4.8/5 - (5 votos)

Desenvolvimento Pessoal com autoconhecimento integrativo, ajudando pessoas a darem um salto quântico em suas vidas! Integração total do ser, para um vida plena em todas as áreas. Técnicas: PNL, Coaching, Fitoterapia, Florais, Aromaterapia,Cristaloterapia, Tarôs|Oráculos.

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Rita Carvalho

  • LIMPEZA ENERGÉTICA DE PADRÕES EMOCIONAIS E MENTAIS LIMITANTES

    Online
    R$107,00
  • MARATONA CICLO NOVO – DESTRAVANDO MINHA VIDA EM 05 PASSOS!!

    Online
    R$157,00
  • CURSO PRÁTICO DE EQUILÍBRIO ENERGÉTICO PARA INICIANTES

    Online
    R$87,00
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca