Bem estar no trabalho: dicas, dados e ações essenciais para RHs!
O bem estar no ambiente de trabalho é algo de extrema importância e que vem cada vez mais sendo levado em consideração pelos gestores de RH.
Isso porque pessoas com maior bem estar são colaboradores mais dispostos e com melhor desempenho.
De acordo com dados fornecidos por mais de 2,6 milhões de pesquisas pela Sharecare, constatou-se que pessoas com maior bem-estar apresentam melhor desempenho e custos menores nos cuidados com a saúde.
A pesquisa for feita avaliando as cinco dimensões de nível de qualidade de vida no trabalho (propósito, social, financeiro, comunidade e físico) de acordo com o Índice de Bem-Estar da Gallup-Sharecare.
Mas como promover o bem estar no trabalho?
A solução pode ser a implementação de programas de bem estar. Vamos ver mais sobre isso?
Índice
Por que a sua empresa deve promover a saúde e bem estar no trabalho?
O alto índice de saúde e bem estar dos colaboradores de uma empresa significa maior produtividade, já que um dos fatores que apresenta grande taxas de absenteísmo são doenças motoras ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), além de doenças relacionadas à saúde mental.
Uma pesquisa realizada pela Well-being Learning Project com a Universidade da Califórnia (USC) revelou que, ao analisar 1.400 colaboradores, “um profissional feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e consegue um resultado em vendas 37% maior”.
Além disso, a satisfação dos funcionários implica aumento, também, na motivação no trabalho e autoestima, já que a sensação de sentir-se com as necessidades reconhecidas pela empresa significa uma valorização de seu trabalho realizado, o que acaba, por si só, reduzindo taxas de absenteísmo e procrastinação.
O que realmente significa ter bem estar no trabalho?
O bem-estar no trabalho comporta as necessidades humanas como um todo, para que o colaborador esteja em equilíbrio e possa realizar as suas funções.
Há um conceito denominado de Pirâmide de Maslow, que tornou-se bastante utilizado para auxiliar os gestores de RH a entenderem qual o nível de necessidade dos seus colaboradores e, partir disso, criarem estratégias para o ambiente de trabalho.
Essa pirâmide, criada pelo psicólogo Abraham Maslow, representa todas as necessidades humanas, partindo da mais básica até a mais complexa.
As etapas da pirâmide de Maslow são:
- Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo, descanso)
- Necessidades de Segurança (segurança física, da família, de saúde)
- Necessidades Sociais (amor, amizade, família, comunidade)
- Necessidades de Autoestima (reconhecimento, status, autoestima)
- Necessidades de Realização pessoal (criatividade, talento, desenvolvimento pessoal)
Todos esses itens são levados em consideração para que os gestores possam entender como o colaborador está e o que ele necessita para melhorar o seu bem-estar no trabalho.
Bem-estar está conectado a aspectos cognitivos e afetivos, onde os cognitivos têm relação com a satisfação no trabalho, com seus superiores, com o ambiente e os colegas. Enquanto os afetivos referem-se às emoções direcionadas ao ambiente de trabalho, que podem ser manifestados por meio de ansiedade, depressão, conforto e outros.
De toda forma, o bem-star cognitivo e afetivo são pontos que devem, de maneira absoluta, serem levados em consideração quando se fala em bem-estar laboral.
Já para a Gallup-Sharecare, existem 5 elementos que apontam o Índice de Bem-Estar no trabalho. Eles são interdependentes e inter-relacionados e, quando estão em equilíbrio, elevam o nível global de bem-estar do colaborador.
- Propósito: quando o trabalho se torna uma maneira de alcançar a realização pessoal.
- Social: os relacionamentos e hobbies também são importantes na vida do colaborador.
- Financeiro: uma vida financeira controlada e bem planejada é imprescindível para a qualidade de vida e segurança.
- Físico: trata-se da saúde refletida em disposição, bom humor, energia e motivação.
- Comunidade: ara sentir bem-estar, o colaborador precisa se reconhecer como parte de um grupo e lugar.
Ações essenciais para RHs no bem-estar no trabalho
Agora chegou a hora da ação!
Vejamos práticas que você pode implementar em seu ambiente de trabalho juntamente com os seus colaboradores.
Saúde mental
A saúde mental no trabalho é um fator de extrema importância.
O excesso de estresse no trabalho e exaustão mental aumentam as chances de desenvolvimento de burnout, ansiedade, depressão e pressão alta.
É preciso manter um diálogo constante e direto com os seus colaboradores, sempre trazendo horizontalidade e liberdade, nessa conversa, para que o seu funcionário se sinta à vontade para que os seus problemas pessoais também sejam levados em consideração, principalmente em tempos de pandemia.
Na prática, o ideal é implementar atividades de relaxamento como meditação mindfulness, que estimula a atenção plena, fazendo com que o praticante mantenha-se focado no presente e diminua os índices elevados de ansiedade e estresse.
A terapia online, por exemplo, é uma excelente alternativa para oferecer para a sua equipe em trabalho híbrido ou remoto.
Atividade física
Estimule a atividade física entre os seus colaboradores!
O físico e o mental são os pilares do ser humano.
Ajude os seus funcionários a identificarem riscos e hábitos nocivos à saúde, como fumo, alimentação natural e regulada, pressão sanguínea, sempre incentivando esse monitoramento.
A yoga laboral é uma ótima opção para ser realizada com a sua equipe reunida, seja presencial ou de forma remota.
As pausas no trabalho devem ser fundamentais, e esse pode ser o momento ideal para estimular uma atividade em grupo como yoga ou meditação, por exemplo.
Flexibilidade
O ideal é que o seu colaborador se sinta à vontade com a empresa e a liderança, assim poderá explorar o máximo de suas capacidades e potencialidades de maneira confortável e prazerosa.
Proporcione um ambiente sem pressão e regulamentação de jornada de horas de trabalho.
Se as demandas forem respeitadas no prazo, por que regular a jornada de horas que o seu funcionário exerce?
Isso dá liberdade para que ela ou ele possa realizar uma demanda pessoal durante o expediente e volte a realizar a sua atividade anterior sem problemas.
Outro fator importante, também, é o respeito e foco nas atividades em que o seu funcionário gosta de realizar na empresa.
Isso implica, obviamente, aumento de produtividade por meio do prazer.
Através de práticas de relaxamento, cuidado com atividade física e flexibilidade na jornada de horas de trabalho aliadas aos programas de bem estar, os resultados em sua empresa serão, fundamentalmente, satisfatórios.
Mais dicas de bem-estar no trabalho: o que evitar!
Vejamos dicas extras do que NÃO fazer enquanto gestor de RH!
Rigidez nos horários
A necessidade de estabelecer uma rigidez na jornada de horas trabalhadas engessa o colaborador, levando-o a preocupar-se mais com o tempo do que com a qualidade de seu trabalho realizado.
Reitero: esteja sempre atento e aberto ao diálogo com os seus funcionários.
Entenda que as pessoas são complexas e diferentes e cada uma funciona de maneira diferente.
Através de um cuidadoso diálogo, pode-se haver um planejamento sobre a distribuição da carga horária de trabalho, havendo o equilíbrio entre as demandas e as necessidades pessoais do colaborador.
Salários engessados
Os salários devem adequar-se à economia e suas mutações.
A possibilidade de receber aumentos salariais estimula o funcionário, assim como a possibilidade de ascensão na empresa.
Você pode, também, criar um sistema de bonificação, onde, através do alcance de metas haja algum prêmio.
Esse bônus é um incentivo que pode ser realizado como aumento salarial, cursos relacionados à sua área de trabalho, entradas para cinema ou teatro etc.
Não dar importância à saúde mental
Como já foi dito acima, a saúde mental é fator primordial no bem estar de qualquer ser humano.
Dê atenção aos seus funcionários e esteja atento às suas necessidades básicas.
Uma técnica interessante a ser abordada em grupo com os seus funcionários é a Meditação Mindfulness, Yoga Laboral e Reiki em grupo.
Programas de bem-estar no trabalho do Guia da Alma
Segundo um estudo intitulado “Tendências Globais de Capital Humano”, realizado pela empresa Deloitte, em 2018, 61% dos entrevistados afirmaram que programas de bem estar aumentam a produtividade e resultados financeiros.
Guia da Alma é uma plataforma de autocuidado e um espaço de aprendizado para a saúde mental do colaborador, apresentando:
- Sessões de Terapia online;
- Mapeamento de Saúde Mental para o RH;
- Palestras sobre autoconhecimento
- Práticas frequentes de Meditação, Yoga, entre outras;
- Treinamentos para Líderes e muito mais!
Conheça nossos Programas de Saúde Mental para Empresas e leve mais bem-estar para seu time! 🙂