O que é Psicanálise e como funciona? Tudo que você precisa saber!

Entenda os conceitos e funcionamento dessa abordagem terapêutica do inconsciente.
mulher em consulta de psicanálise: como funciona
Mais terapias de Euclydes Cardoso Jr
5/5 - (742 votos)

Qual é o significado da Psicanálise e como funciona?

Posso afirmar que a Psicanálise é a terapia da fala. É a sua jornada para dentro de seu Self (si mesmo), um processo evolutivo.

Fazer terapia psicanalítica ajuda você a desenvolver o autoconhecimento.

Neste artigo irei falar tudo o que você precisa saber sobre a Psicanálise: como funciona, seu significado, história, curiosidades e como é uma sessão!

Sou Euclydes Cardoso Jr, psicoterapeuta junguiano e terapeuta holístico. Boa leitura!


 

O que é Psicanálise? Significado!

homem e mulher em terapia de psicanálise o que é

Foto: Alex Green – Pexels

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada.” Sigmund Freud

A certidão de nascimento da Psicanálise está datada por volta do anos de 1899 e 1900.

O pai da Psicanálise, Sigmund Freud, além de diversas outras obras, escreveu o impactante livro “A Interpretação dos Sonhos”, para marcar o século. E impactou!

Estava ali, de fato “criada” a Psicanálise e seu significado e foi a partir deste livro que Carl Gustav Jung (psiquiatra suíço e criador da Psicologia Analítica) começou a trocar cartas com Freud e assim tornaram-se grandes amigos.

Inclusive, Jung foi nomeado por Freud como “príncipe herdeiro da Psicanálise”.

Eles se encontraram e conversaram ininterruptamente por mais de 12 horas. Eis aqui um grande marco na história!

O autoconhecimento é importantíssimo para nosso desenvolvimento pessoal e humano, ajudando muito a lidar com as emoções.

Em Psicanálise Clínica você tem a oportunidade de falar, se ouvir, se reinventar, aprendendo a lidar com suas questões, alegrias ou sofrimentos, promovendo uma boa saúde mental.

A Psicanálise e a Psicoterapia trabalham com o inconsciente.

O percurso terapêutico demanda disciplina do paciente e escuta ativa do analista, onde seu trabalho é estudar, investigar e se preocupar a compreender o inconsciente do paciente e as suas particularidades.

O terapeuta ouve sem julgamentos. Em uma sessão, o paciente recebe o devido acolhimento, escuta ativa e atenção plena de seu analista.

Iniciar uma análise psicanalítica é para quem realmente tem coragem de encarar seu lado sombrio mais profundo do inconsciente e constelar essas questões como método principal da dialética entre analisando(a) e psicanalista.

Ou seja, o cliente tem total liberdade de fala, é estimulado a falar tudo o que quiser.

Desta forma, o analista interpreta e avalia esse diálogo para identificar a origem inconsciente daquilo que impede a resolução dos seus problemas ou do seu próprio desenvolvimento, tratando seus traumas, fobias, complexos dentre outras psicopatologias.

Psicologia x Psicanálise x Psiquiatria x Terapia Holística: qual a diferença?

ícone de terapia

As terapias holísticas auxiliam em todo e qualquer tipo de tratamento psicofísico.

Os três “PSI’s” segundo o psicólogo do blog VivaBem, Dan Josua, são:

“O psiquiatra é um médico que fez residência em psiquiatria. (…) Ele mais frequentemente é o responsável por diagnosticar um possível transtorno psiquiátrico e por cuidar de seu tratamento farmacológico. A psiquiatria é a especialidade médica melhor habilitada para prescrever a medicação adequada para cuidar de alguém com sofrimento mental. (…)

Já o psicólogo é o profissional que se formou em uma faculdade de psicologia. (…) O psicólogo clínico pode seguir diferentes abordagens teóricas – o que vai modificar a sua compreensão acerca do sofrimento humano e sua maneira de atender ao paciente. (…)

Agora, o psicanalista é um profissional que passou ou está passando por uma formação em Psicanálise (após sua graduação superior). (…)

A Psicanálise teve como ponto de partida as ideias de Freud e teve seguimento em importantes vertentes como a de Lacan, Winnicott, Melanie Klein e seu ex-príncipe herdeiro, Carl Gustav Jung no qual após seu rompimento com Freud, criou seu próprio método, a “Psicologia Analítica.”

Uma ideia que é comum aos psicanalistas é a de que o nosso comportamento é em parte governado por instâncias inconscientes.

Assim, é função do psicanalista permitir que o paciente tome consciência daquilo que lhe é desconhecido, mas que ainda assim determina suas escolhas e seus sentimentos.

Desvendar os conteúdos inconscientes, dentro dessa perspectiva, deve trazer alívio ao sofrimento do paciente.

A terapia psicanalítica, comumente chamada de análise, costuma ser um processo longo, onde o autoconhecimento vai produzindo mudanças na vida da pessoa e esta evolução transformada a cada sessão em um despertar de alma e consciência.

O famoso divã é figura comum na sala do psicanalista e serve, segundo a psicanálise, para que a dupla possa olhar para a vida do paciente de uma nova perspectiva.”

Agora que entendemos a diferença entre os 3 PSIs e no que consiste a terapia holística como tratamento complementar à saúde mental e física, vou parafrasear o psicólogo Marcelo Parazzi, que detalha de forma simples o holismo:

“A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental.

Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.

Em sua grande maioria, é composta por elementos da medicina oriental que promovem a saúde através do bem-estar, tranquilidade e relaxamento, sendo os principais deles a acupuntura, o Reiki, o herbalismo, Thetahealing, Barras de Access, Moxa, Terapias Corporais, entre outros.”

Tipos de Psicanálise

ícone tipos de psicanálise significado

O movimento psicanalítico ganhou maior visibilidade conforme foi ganhando mais adeptos e o significado da Psicanálise se expandiu.

Fundado e divulgado por Freud e seus seguidores, dentre eles: Otto Rank, Ernest Jones, Hanns Sachs, Alfred Adler, Sandor Ferenczi, Max Eitingnon, Wilhelm Stekel Wilhelm Reich, Karl Abraham e um deles, como já descrevi, foi Carl Gustav Jung.

Eles se conheceram em 1907 e tiveram muita afinidade, mas em meados de 1912, Jung, o discípulo mais próximo de Sigmund Freud, rompeu com as ideias de seu mestre, deixando a Psicanálise para criar o que hoje chamamos de Psicologia Analítica.

Pouco depois, Freud começou uma “Sociedade do Anel” com psicanalistas fieis às suas teorias.

Carl Gustav Jung ampliou a questão teórica da Psicanálise junto dos seus estudos psiquiátricos e, assim, apresentou seu grande legado com um vasta obra.

A Psicanálise Junguiana inclui: símbolos da transformação, alquimia e estudos alquímicos, sincronicidade (i-ching, tarot, astrologia), tipos psicológicos, psicologia do insconsciente, religião, arquétipos junguianos, inconsciente coletivo, imaginação ativa, anima e animus.

Assim como Freud possui seus seguidores até hoje, Jung também teve grandes seguidores como a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, Marie Louise Von-Fraz, Jammes Hillman, Edward Erding, Erich Neumann, Sonu Shamdasani entre outros até a atualidade.

Não posso deixar de citar Jacques Lacan, fundador da psicanálise Lacaniana que defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio.

De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

Também não ficam de fora teorias psicanalíticas de Melanie Klein que considera a experiência emocional como a base da vida psíquica, como o que lhe dá significado e que existe e acontece tanto no consciente como no inconsciente.

0 significado da Psicanálise Winnicottiana de Donald Winnicott, baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.

O significado da Psicanálise Reichiana foi a proposta desenvolvida por Wilhelm Reich, enquanto era aluno e seguidor de Freud. A partir das bases filosóficas psicanalíticas, Reich passou a compreender a questão energética que estava envolvida no desenvolvimento psicoafetivo e corporal.

Na teoria da psicanálise freudiana, Reich encontrou embasamento e técnicas para formular sua própria linha de pensamento em relação ao tratamento de pacientes com problemas físicos e psicológicos.

E a Psicanálise da Alma, como funciona? Coloco uma citação para reflexão:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Gustav Jung

Isso implica (no meu humilde ponto de vista) que toda vertente psicanalítica ajuda a tratar a psique, mas também a alma.

 

Para que serve a Psicanálise e como funciona?

mulher em atendimento psicanalítico

Foto: SHVETS production – Pexels

Tendo em vista o significado da Psicanálise: como saber se preciso fazer Psicanálise e como ela funciona?

Perceba repetições que lhe causam sofrimento, experiências do que seu passado que lhe causam mal estar, lutos mal elaborados, ansiedades e crises de pânico, má relação com seu próprio corpo, problemáticas com a sexualidade, dificuldades em se relacionar com os outros, enfim… a lista é longa.

Em resumo, qualquer pessoa que está buscando uma melhor qualidade de vida e um processo de autoconhecimento pode fazer Psicanálise.

Benefícios da Psicanálise

ícone de benefícios psicanálise

Confira mais benefícios em fazer terapia psicanalítica:

  • Busca do autoconhecimento;
  • Melhorar relacionamentos;
  • Gerar efeitos contínuos;
  • Ensina a como equilibrar e como aumentar a autoestima;
  • Renovar comportamentos;
  • Oferecer acompanhamento personalizado;
  • Desenvolver sua real personalidade;
  • Fornece a oportunidade de se reinventar;
  • Ensina a lidar com as emoções, sentimentos, dores e afetos;
  • Promove uma boa saúde mental;
  • Entre outros fatores importantes e relevantes a cada caso clínico!

Experimente: Agende uma sessão de Psicanálise Online comigo!

Conceitos da Psicanálise

ícone de inconsciente

Psique ou aparelho psíquico é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud.

Primeiramente, foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

O sistema inconsciente designa a parte mais arcaica do aparelho psíquico e pode ser considerada como um “iceberg”.

Segundo Freud, por herança genética, existem elementos instintivos ou pulsões, acrescidos das respectivas energias.

No inconsciente estariam os elementos instintivos não acessíveis à consciência.

psicanálise freudiana

Psicanálise Freudiana – Fonte: Psicanálise com amor

“Diga-me tudo o que lhe ocorrer sem escolher ou omitir, por mais que lhe pareça desagradável, ridículo, banal ou sem sentido.” Sigmund Freud

Para Carl Gustav Jung, o aparelho psíquico é mais amplo e profundo.

A concepção de psique é a ideia principal de Jung, ela é essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes.

Sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo, orientando-o para o convívio social, além do que ela sempre possui um objetivo e direciona o indivíduo para a realização de um propósito relacionado à essência de cada um.

Jung acreditava que a psique é um sistema auto regulador, um pouco como o corpo, que procura manter um equilíbrio entre as qualidades opostas, enquanto fica constantemente em busca de crescimento, um processo que Jung chamou de “individuação”.

psicanalise junguiana

Psicanálise Junguiana

Já o Self é o conceito de si mesmo, esse é o arquétipo central da ordem, da totalidade do homem. É o centro regulador da psique.

“Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.” Carl Gustav Jung

 

Psicanálise Online: como funciona a sessão?

terapeuta em sessão de psicanalise online como funciona

Foto: Anna Shvets

Agora que entendemos de maneira geral a Psicanálise e como funciona, te convido a experimentar uma sessão!

Prazer, eu sou Euclydes Cardoso Jr, psicanalista clínico.

Realizo atendimento psicanalítico online (por videochamada) e, também, atendo presencial seguindo todos os protocolos em São Paulo, na zona norte.

Minha sessão é orientada pela Psicanálise Junguiana. Isto significa que: compreendo o sofrimento psíquico como resultado de uma série de conflitos inconscientes que temos pouco ou nenhum controle.

E, a partir da fala, conseguimos caminhar para uma simbolização do que nos faz sofrer.

As sessões tem duração, em média, de 50 minutos. Este tempo não é fixo: há sessões que irão necessitar de mais tempo e em outras, ela pode ser encerrada antes, dependendo do que está sendo trabalhado.

No início do tratamento analítico, a frequência ideal é a de uma a duas sessões por semana.

Não há como sabermos de antemão por quanto tempo durará uma terapia. Isso é bastante relativo e depende de até onde há desejo do analisando(a)/paciente de se conhecer.

Psicanalista: valor da consulta

ícone de valor da consulta

O valor das sessões embora tenha uma tabela padrão, é variável e flexível.

Isso significa que há um acordo entre terapeuta e o cliente, para encontrarmos um valor que valorize meu trabalho e que possibilite que você se sustente na terapia.

A Psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes.

Em qualquer abordagem psicanalítica, nossas emoções e atitudes são o resultado de fatores dos quais não temos consciência.

Por isso, manter sua terapia em dia é muito importante não só para sua saúde mental, mas também física e por que não, energética?

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.” Carl Gustav Jung

Agende uma consulta de Psicanálise comigo e inicie sua jornada!

5/5 - (742 votos)

Psicoterapeuta Junguiano, Tarólogo, Reikiano, Terapeuta Holístico, Escritor e Espiritualista. Praticante de Kung Fu. 💛✨

AGENDAR!

Atende online
Presencial em São Paulo - SP

Agende uma sessão de Psicanálise para Saúde Mental!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando.

Mais terapias de Euclydes Cardoso Jr

  • Psicoterapia Analítica Junguiana – Sessão ON-LINE

    Online
    R$198,00 Oferta!
  • i-Ching

    Online em Videochamada
    R$152,00
  • Psicoterapia para Casais – ON-LINE

    Online
    R$260,00
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca