Como aumentar a autoestima? 4 dicas para a vida!

Entenda os sintomas e desafios da baixa autoestima e como você pode elevar ela.
mulher sorrindo e buscando como aumentar a autoestima feminina
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Como anda sua autoestima e sua relação consigo mesma?

Neste artigo você vai encontrar dicas sobre como recuperar, elevar e ter a autoestima equilibrada, mesmo que a situação que se apresenta no momento ainda não seja a que você deseja para sua vida!

Vem comigo nessa leitura e descubra como aumentar sua autoestima. Sou Rita Carvalho, terapeuta holística de desenvolvimento pessoal. Boa leitura! 🙂


O que é Autoestima? Significado

Significado Autoestima

Foto: Burcu Koleli | Capa Lucas Silva – Pexels

“Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar. ” Carl Jung

Começo este artigo com esta frase de Carl Jung, para te convidar a refletir sobre quem você verdadeiramente é

Sobre o seu real potencial e capacidade, sobre a sua imensa habilidade de sair de qualquer situação que seja e que neste momento esteja jogando sua autoestima no “lixo”…

Afinal, autoestima é o valor que você se dá, o quanto você se valoriza e faz por si mesma, o que é digna de receber!

A autoestima também se relaciona com o quanto você se sente bem consigo mesma, como você se enxerga, se ama e sente-se satisfeita independente das circunstâncias.

Qual a importância da autoestima elevada?

Autoestima Elevada

Foto: cottonbro – Pexels

A AUTOESTIMA é um dos pilares do ser, em conjunto com o autoconceito e autoimagem, nós construímos uma ideia sobre nós mesmos, como queremos que os outros nos vejam e o que acreditamos que os outros enxergam sobre nós!

Por isso, é de suma importância que tenhamos a autoestima em equilíbrio, mantendo a harmonia com quem nó somos.

A partir da relação que temos com nosso EU – QUEM SOMOS, conseguiremos construir com mais facilidade, boas relações com todas as demais pessoas em nossa rotina.

Tendo autoestima baixa (ou alta demais), existirá na rotina diária de qualquer pessoa, uma série de distorções sobre sua própria imagem e sobre o que ela acredita que os outros enxergam sobre ela, por exemplo:

  • Autoestima alta demais: gera supervalorização de si mesma. Pode acarretar em comportamentos agressivos, arrogantes, prepotentes, desvalorização do outro, etc.
  • Baixa autoestima: gera uma total desvalorização de si própria. Pode acarretar no envolvimento em relações tóxicas, se sujeitando a humilhações e destrato por parte das outras pessoas.

É muito importante, se observar diariamente, para manter a autoestima em alinhamento e assim, viver uma vida mais leve e plena!

Vejamos a seguir como identificar se há ou não equilíbrio em sua autoestima?

4 Sintomas e sinais de baixa autoestima

Sintomas Baixa Autoestima

Foto: cottonbro – Pexels

Recomendo, a partir de agora, pegar caneta e papel para fazer suas anotações!

Anotando você ajuda sua mente/cérebro na organização do que está pensando e, assim, poderá usufruir melhor do conteúdo que está lendo, para que possa colocar em prática e  melhorar diariamente sua relação consigo mesma, elevando e equilibrando a autoestima!

Alguns sintomas e sinais de que a pessoa necessita equilibrar sua autoestima imediatamente ou irá enfrentar problemas em seu processo evolutivo de vida:

 

1. Culpa

Hábito Culpa

O primeiro deles: O velho hábito de encontrar culpados para seus próprios problemas ou erros.

Este comportamento demonstra que a pessoa não assume ou chama para si mesma a responsabilidade sobre sua vida, com isso deposita os resultados de sua vida nas “mãos” de uma outra pessoa.

 

2. Limitação

Dificuldade Limitação

Outro comportamento muito comum em quem está com baixa autoestima é a dificuldade de aceitar suas próprias limitações.

Neste caso a pessoa não aceita ou não enxerga que ela é quem necessita melhorar. Quando sabe disso, ela não expõe, pois acredita que alguém causou determinado problema em sua vida e em nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido.

 

3. Medo

Medo

O Medo pode destruir a autoestima de uma pessoa.

Neste caso, principalmente o medo da rejeição, que faz com que a pessoa acabe se submetendo a obediência excessiva ou a ficar constantemente cuidando dos outros e esquecendo de si mesma.

 

4. Confiança

Falta de Confiança

Um comportamento típico de pessoas com baixa autoestima é a falta de confiança em si própria, que a leva a ficar esperando que alguém a reconheça e a elogie.

Este comportamento se relaciona às pessoas que criam expectativas elevadas sobre os outros e sobre as situações.

Quando suas expectativas não acontecem, elas se sentem frustradas e acabam entrando em um fluxo destruidor que abala sua autoconfiança, pois faz com que a mesma passe a acreditar em diversas situações que a desvalorizam totalmente, jogando sua autoestima no “chão.”

 

Se identificou com algum desses 4 sintomas?

Bem, muitos são os sintomas e sinais que podemos observar em nós e nas pessoas com as quais convivemos que alertam para um desequilíbrio emocional e comportamental, e que gera impacto sobre a autoestima.

Eu poderia escrever um livro relatando centenas deles (quem sabe?!) , mas por hora destaquei para você que está lendo o artigo os mais comuns, que inclusive, são compartilhados diariamente comigo.

São relatos dos próprios clientes que buscam aumentar a autoestima, para viverem com mais satisfação e realizações!

Teste de autoestima: Como está a sua?

Teste Autoestima

Foto: Rob Bayer – Shutterstock

Agora, sendo bem sincera consigo própria, responda as questões abaixo do Teste de Autoestima, dando uma nota de 0 a 10 para cada pergunta.

  1. Busca constantemente elogios e reconhecimento de outras pessoas, seja em casa, no trabalho ou no ciclo social que convive?
  2. Possui mania de Perfeccionismo?
  3. Encontra dificuldade para reconhecer suas próprias vitórias e conquistas?
  4. Percebe que está com tendência a procrastinação ou preguiça e adia fazer as coisas?
  5. Tem o hábito de se comparar com outras pessoas?
  6. Vive em constante competitividade na vida?
  7. Detesta ou lhe falta de habilidade para lidar com críticas?
  8. Se pega com a sensação de incapacidade em relação ao que deseja?
  9. Sente necessidade em inferiorizar-diminuir as pessoas?
  10. Não sabe ouvir ou dizer não?

Some sua pontuação!

Resultados mais próximos do 100: é sinal de que você necessita equilibrar/ aumentar sua autoestima, para que você possa viver uma nova realidade de vida, com harmonia e plenitude.

Este é um teste rápido, recomenda-se que você busque ajuda de um especialista para que o mesmo possa analisar sua situação e assim, te orientar sobre o que pode ser melhorado 😉

Como aumentar a autoestima? Dicas para você!

Aumentar Autoestima

Foto: RF._.studio – Pexels

A primeira atitude que qualquer pessoa deve ter para aumentar a sua autoestima, é aceitar que no momento está com baixa autoestima!

A partir deste ponto, é importante se permitir ao desenvolvimento pessoal, através do autoconhecimento.

No processo de resgate ou fortalecimento da autoestima, será necessário olhar para si mesmo, para resgatar sua verdadeira essência ou seu verdadeiro EU!

E a melhor forma de fazer isto, é investindo no autoconhecimento. Para se tornar capaz de lidar com as suas características “negativas”, ou seja, seu lado sombrio e estar constantemente acolhendo-as para melhorá-las no dia a dia.

Assim você evita o desgaste gerado para si mesma, pela dificuldade de autoaceitação. Direcionando sua energia em prol de seu desenvolvimento pessoal!

1. AMOR PRÓPRIO E AUTOESTIMA FEMININA: Liberte-se dos padrões!

Amor Próprio

Aceite-se como você é, para que você possa identificar o que deseja melhorar por VOCÊ, e para VOCÊ!

Aqui se faz necessário libertar-se de padrões limitantes de pensamentos, que insistem em fazer com que você fique se comparando com as demais pessoas e esqueça que cada pessoa possui sua própria história de vida e suas próprias características.

Pois, cada pessoa é única, incluindo VOCÊ! Então vamos lá:

  • Comece a modificar este hábito de ficar se comparando com os outros.
  • Se for para se comparar, se compare com você ontem! E observe o quanto você evoluiu e o que ainda pode fazer para melhorar mais e atingir seus próprios objetivos.
  • Se ame mais, se coloque em primeiro lugar em sua lista de prioridades do dia, da semana, do mês, do ano, de sua vida!
  • Para elevar a autoestima e amor próprio, confira também minhas 6 dicas de autocuidado!

2. ELOGIE-SE: Escreva frases de autoestima para você!

Elogios

Na educação formal (aquela que aprendemos na escola desde criança), não nos foi ensinado a conhecer, entender e utilizar bem nossos sentimentos em nosso dia a dia.

No mundo de hoje, diversos estudos sinalizam que a prática e técnica de escrita expressiva, pode reduzir dores causadas por emoções indesejadas, que interferem em nossa autoestima e saúde física.

É por este motivo que elogiar-se através da escrita, será precioso neste processo para melhorar e elevar a sua autoestima diariamente!

Sim!! Escrever é uma ótima maneira de exercitar o autoconhecimento e se você tiver a ajuda de exercícios de escrita terapêutica com acompanhamento terapêutico, você irá se fortalecer a cada dia e logo será possível aumentar a sua autoestima!

Então, pegue caneta e papel! Se possível, tenha um caderninho de elogios diários e comece já a escrever frases poderosas para você mesma.

Exemplo: Eu sou inteligente o suficiente para fazer o que eu escolher fazer em minha vida!

Escreva quantas frases você conseguir! O importante é criar o hábito de se elogiar! E a escrita vai potencializar isto em sua mente-cérebro, lembra?!

3. Exercício de autoestima e autoconfiança para incluir na rotina!

Autoestima Exercícios

Este exercício chama-se dinâmica do espelho e pode ser feito em paralelo a dica anterior!

Ele ajudará a eliminar de sua vida, definitivamente, aquela necessidade de esperar que alguém lhe reconheça, lhe valorize e até mesmo lhe faça um elogio.

Ao fazer este exercício, com frequência, aumentamos a autoconfiança e aprendemos também aceitar os elogios espontâneos de outras pessoas, sem ficar constrangida ou desconfiada!

Como funciona essa dinâmica? Tenha sempre em mãos um espelho de bolso ou até mesmo seu aparelho celular (módulo self).

Ande com ele na bolsa! Quando bater aquela sensação de frustração por não ter sido reconhecida, valorizada ou recebido um elogio de alguém que você acreditava que faria isso… pegue o espelho ou celular, olhando bem no fundo de seus olhos, diga para si mesma:

“VOCÊ É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA E EU ME COMPROMETO A FAZER DE VOCÊ MUITO FELIZ!”

Repita este exercício até que você realmente se dê o valor que esperava que viesse do outro. Até que seja normal para você se elogiar e receber elogios. Até que você pare de criar expectativas ilusórias sobre as demais pessoas e situações. Você consegue, vamos lá!

4. Ative o seu poder pessoal

Poder Pessoal

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, você realmente está comprometida em manter, melhorar, elevar e potencializar a sua autoestima, parabéns por isso!

E para te ajudar ainda mais, eu deixo essa dica simples, mas muito eficaz!

Busque incluir no seu dia um momento só seu! Escolhendo um período do seu dia para que você fique somente com você, lendo, escrevendo, praticando exercícios, fazendo meditação ou qualquer outra atividade que eleve seu bem-estar, e traga mais sensações de leveza e paz para si mesma.

E, se valeu a pena para você este conteúdo, te convido para um processo terapêutico que vai te ajudar a RESGATAR A SUA FORÇA INTERIOR, ativar o seu poder pessoal, elevar sua autoestima, fazendo com que você assuma definitivamente as rédeas de sua vida.

Criando uma nova realidade: a realidade de vida que VOCÊ ESCOLHE VIVER!

Se conecta e vem comigo ativar todo seu poder pessoal através do RESGATE DA SUA FORÇA INTERIOR!

Agende hoje mesmo sua Terapia para Autoestima aqui e ative todo o seu poder pessoal e faça acontecer! 😉

Você é digna do melhor, eu acredito em você, e você, acredita?!

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