As fases da vida da Pessoa Índigo: Características e desafios!

Infância, adolescência, juventude, vida adulta e velhice. Como é a vida de uma pessoa Índigo?
gerações de pessoas índigo

Vamos entender as fases da vida de uma Pessoa Índigo, suas características, desafios e missão?

Eu sou Cenira de Fátima, terapeuta holística e pesquisadora das novas gerações há mais de 20 anos. Hoje me dedico a compartilhar informações sobre estas gerações e fazer palestras e atendimentos com seres Índigo, Cristal e outras gerações!


 

A Pessoa Índigo: missão

mulher em frente a pintura abstrata índigo

A geração de seres Índigo vêm ao planeta para quebrar paradigmas e velhas estruturas. São verdadeiros agentes de transformação!

Também são chamados de “rompedores de sistemas”, pois têm a missão de promover a aceleração do processo de evolução humana e planetária.

Escrevi um artigo completo falando sobre sua missão: Crianças Índigo: o que elas têm para nos ensinar?

 

O significado de Índigo

As pessoas Índigo ganharam esta denominação por sua aura ser da cor azul-Índigo: forte tonalidade de azul, semelhante ao azul-violeta. Aura é o campo energético em torno de uma pessoa.

A informação sobre a Geração Índigo começou a ser veiculada com este nome em 1982, quando a parapsicóloga norte-americana Nancy Ann Tappe lançou o livro “Understanding Your Life Through Color” (Entendendo sua Vida Através da Cor).

 


Teste: Como saber se sou Índigo? Ou como saber se meu filho é Índigo?

Existe um teste para descobrir, você pode realizar neste link: Teste para saber se sou Índigo ou Cristal

Teste elaborado por Mariella Norambuena e Ester Munizaga, presente no livro Adultos Índigo, de Ingrid Cañete.


 

As fases da vida de uma pessoa Índigo

gerações de pessoas índigo

Foto: Sasha Mortimore

Na verdade a pessoa Índigo tem uma vida de fases, e são muitas!

Percebo que as pessoas Índigo estão sempre em mudanças constantes e, principalmente, oscilações de humor. Mas também percebo a importância de falar aqui sobre as principais fases que refletem diretamente no comportamento, na maturidade emocional e na sua evolução como ser humano – responsável por sustentar essa transição planetária que estamos vivendo.

O tema comportamento Índigo e pessoa Índigo, hoje está em evidência pelo fato de ser um comportamento que gera polêmica e, ao mesmo, tempo nos enche de esperanças de um mundo melhor!

Agende uma sessão de Orientação Índigo e Cristal!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 

Gestação de Bebê Índigo

gravidez bebê índigo

Fotos: Unsplash

As pessoas, geralmente, não têm consciência do que estão fazendo quando desejam trazer uma criança ao mundo. Muitas vezes a gravidez acontece sem planejamento ou preparo algum, pois na teoria é muito mais fácil do que na prática…

Eu, particularmente, acho que não estarmos totalmente conscientes da paternidade e maternidade é uma bênção Divina, pois, do contrário, estaríamos protelando para mais tarde e perderíamos as oportunidades de experimentar o amor incondicional que somente os filhos e filhas nos proporcionam. 

Tenho um sonho! De imaginar e acreditar que as pessoas vão começar estudar, fazer cursos, se preparar para terem filhos. O que mais me anima é que hoje vejo muitos buscando o autoconhecimento – o que já é um grande passo!

O fato dos pais estarem grávidos, geram muitas mudanças na vida familiar. Euforia para alguns, preocupações para outros. Incertezas, inseguranças, novidades, preparativos, festas e muitas coisas boas.

Agora quero que volte sua atenção para algumas características da gestação de bebê índigo: sua energia é tão forte que interfere em todo o ambiente e principalmente na mãe!

As mães relatam sintomas, como: insatisfação, medos, desejos alimentares meio estranhos, sede, cansaço. Dores e tensão muscular são comuns, principalmente nas costas, pois já trazem o peso da responsabilidade em fazer mudanças.

Muitas vezes a gestante sente uma enorme tristeza, emotividade e insegurança com o futuro, impaciência com os outros e forte desejo de que o nascimento aconteça rápido, demostrando assim como os seres Índigos são apressados e intolerantes com o tempo.

Em contrapartida, a mãe também sente muitos sentimentos nobres de compaixão, justiça, amorosidade,  sensibilidade. E um desejo enorme de fazer algo para melhorar o mundo!

A mãe experimenta em seu próprio corpo emocional toda a inconsistência Índigo. Deve ser esse o motivo de serem tão compreensivas com suas crianças depois!

Espiritualmente falando acredito que as mães de Crianças Índigo são preparadas com muita antecedência para recebê-los, é a única explicação que se tem por tanta mudança durante a gestação e, após ela, uma dedicação sem limites.

As mães estão sempre alertas para qualquer necessidade de orientar. Limitando-se à isso apenas e compreendendo que OS ÍNDIGOS SÃO DO MUNDO e vivem ultrapassando fronteiras, quebrando paradigmas, inovando, reinventando. E quando a crise existencial chega para uma pessoa Índigo, por alguma frustração, é no colo da família que recuperam as forças para retomar a caminhada.

 

Bebê Índigo: características

mãe e bebê índigo

O bebê Índigo é diferente das outras crianças: mais atento que o normal à tudo que se passa a sua volta.

Tem personalidade forte desde pequeno. Geralmente demoram para começar a falar, mas se comunicam facilmente com seus sons particulares. Com choros constantes, “poucas lágrimas” e muito barulho, já demostram sua exigência em relação ao que querem.

Tem uma ligação muito forte com a mãe, essa que para ele é sinônimo de alimento e amor.

Quando a mãe ama a criança e amamenta com carinho, paciência, respeitando o tempo de amamentação, seu peito se transforma em um fornecedor de aconchego, passando para a criança o afeto e a certeza de que a criança é desejada e amada.

Esse momento se torna uma relação de amor e felicidade de uma para a outra. Qualquer que seja a ideia e o sentimento do filho em relação à mãe, será a sua ideia do mundo, uma vez que a mãe é toda a existência do filho e ele conhece a existência através dela.

Amamentar o bebê Índigo é também um desafio para as mães, pois desde cedo esse serzinho apresenta a impaciência e a pressa de ser tudo do seu jeito. Geralmente muito cedo precisa fazer o complemento com a mamadeira.

Por outro lado, quando a mãe dá o peito apenas por necessidade, por obrigação, então o peito é frio, não há calor nele. Quando a mãe não está disposta e com pressa, a criança se sente indesejada e se torna desconfiada, vigilante, com medo, assustada.

O mundo não lhe parece um lugar seguro e ela desenvolve uma ansiedade oral, uma compulsividade alimentar que pode se tornar obesidade ou dependência de drogas na idade adulta.

 

Criança Índigo: como identificar?

criança índigo feliz com óculos escuro

Particularmente acredito na “Teoria dos Setênios” da Antroposofia: De 7 em 7 anos nossa vida muda completamente. 

A Antroposofia é uma linha de pensamento criada pelo filósofo Rudolf Steiner (1861-1925), que entende e estabelece uma espécie de “pedagogia do viver”, abrangendo vários setores da vida humana como a saúde, a educação e outros.

Baseado nesta teoria, os primeiros 7 anos de existência, são muito importantes no desenvolvimento de visão do mundo e consciência do eu, a interação entre o individual e o hereditário, da construção do corpo e da personalidade.

Uma fase muito importante onde devemos incentivar as crianças perceberem as coisas boas do mundo e, assim, quererem estar aqui e construir uma felicidade a longo prazo.

A criança Índigo tem como missão questionar e desafiar velhas formas e criar o caminho para manifestação de novas formas de ver e de viver. É talentosa, sensível, amorosa, questionadora e intuitiva.

Crianças Índigo desafiam todos os sistemas de crenças e regras impostas: é uma forma de mostrar o que funciona ou não para elas e o seu modo de ver o mundo.

Um ser Índigo vive a pura verdade de sua alma, não consegue agir contra seus valores e princípios. Acredita que sabe tudo e veio para ensinar, tem muitas dificuldades de se colocar no lugar do outro.

Geralmente com comportamentos de teimosia e rebeldia conseguem tudo o que querem. Nesses momentos muitas vezes os pais ou responsáveis precisam ser muito assertivos para manter a calma.

Leia também:

Quando se deparam com comportamentos destrutivos na família, se revelam rebeldes como forma de alertar às pessoas que convivem que estão se destruindo em trabalhos que não gostam, baixa autoestima, corrupções e promiscuidade.

É uma fase de descobertas do mundo externo, e isso os coloca em conflito com o mundo interno. Sua missão essencial de alma é quebrar paradigmas, e se depara com um mundo diverso de situações e crenças obsoletas. Neste momento os pais, educadores e familiares são muito importantes como mediadores.

Crianças Índigos vêm com uma sabedoria “velha”. Fazem comentários e observações que deixam adultos surpresos, pois na lógica não deveriam fazer parte de um raciocínio infantil. Muitas vezes essa sabedoria é maior que a dos próprios pais, e os mesmos podem se beneficiar muito disso dando o máximo de atenção, incentivo e apoio a esse ser tão poderoso e doce que ainda habita um frágil corpo infantil.

É preciso usar de muita Inteligência e sensibilidade para aceitar a criança Índigo como ela é, em sua sabedoria, inteligência e compaixão. E também porque não se deixam manipular por coerção, culpa, vergonha ou castigos físicos.

Sua vontade acaba sendo tão forte quanto a dos adultos. Não para demonstrar poder. Simplesmente seguem aquilo que sua consciência lhe diz: para serem honestos, fortes, corajosos e verdadeiros.

Nesta fase os seres Índigos, costumam falar com frequência sobre Deus e a humanidade. Falam com sabedoria e propriedade, pois precisam expressar o que pensam espiritualmente falando o que sentem, com o objetivo de fazerem os adultos refletirem sobre suas ações.

Agende uma sessão de Orientação Índigo e Cristal!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 

Pessoas Índigo: o Adolescente Índigo

adolescente Índigo

Os pensamentos de um adolescente Índigo estão voltados para a independência e para a própria identidade. Esses pensamentos precisam ser harmonizados com todas as mudanças psicológicas, emocionais, intelectuais e sociais que estão ocorrendo dentro dele.

Infelizmente, muitas vezes, ainda são tratados e educados como crianças.

Como não reagem mais como a criança reagia, os adultos, são obrigados a tentar outras abordagens, quase sempre recorrem à coerção que, com frequência, os leva a discutir, perder a paciência e por vezes, cometer abuso verbal.

Palavras negativas são prejudiciais para qualquer adolescente, mas especialmente, destrutivas para os adolescentes Índigos, pois estão em um momento em que mais precisam de palavras de afirmação e incentivo.

Se você está com raiva, descarregue em outro lugar e nunca em seus adolescentes! Eles já tem muitos conflitos sentimentais para olhar e , às vezes, tornam-se dramáticos, tristes, depressivos por não terem equilíbrio para viverem e lidarem com as situações da vida.

Ser adolescente Índigo, significa estar contra o mundo na maioria das vezes. Lembre-se: essa geração veio com a responsabilidade de mudanças e, nesta fase de sua vida, esse sentimento aflora com mais intensidade. Eles enfrentam todos à sua volta com comportamentos de rebeldia, teimosia, impaciência, isolamento, solidão e até mesmo depressão. 

Sentem-se incompreendidos e criticados. Discutem por qualquer motivo e de igual para igual com quem os enfrentar!

Quando não são bem cuidados nas fases anteriores, desistem muito fácil da vida, com pensamentos e ações autodestrutivas provocando um desequilíbrio energético muito grande em seus chakras (centros energéticos)Principalmente nos chakras básico, sacral e plexo solar!

Quando estão em desequilíbrio, estes centros energéticos podem gerar: medo, ansiedade, inquietude, incapacidade, medo da sexualidade, emotividade, falta de energia, preguiça, baixa autoestima, anorexia e outros.

E por causa desse desequilíbrio geram comportamentos de autoproteção, como: raiva, distanciamento, falta de interesse e desmotivação total.

O adolescente sempre procurará afirmar sua independência. Faz parte do processo de se tornar adulto! Cooperar com eles nessa fase é a melhor forma de convivência e contribuição para o desenvolvimento de um ser humano mais equilibrado.

Para o adolescente Índigo, esta é a fase dos questionamentos das crenças ou descrenças religiosas de seus pais. É uma fase para explorar, pesquisar e experimentar novas crenças influenciados pela tecnologia ou por grupos de amigos de outras religiões.

Esse é um momento em que sugiro muito diálogo, amor e sinceridade dos pais e responsáveis pela educação dos adolescentes: eles precisam ser ouvidos com atenção e interesse e precisam muito da orientação dos adultos em quem confiam.

Os amigos (as) influenciam em certos assuntos, mas os pais ainda exercem a maior influência sobre os seu modo de pensar e de SER. 

Se você é responsável por um(a) adolescente Índigo, não deprecie seus comentários, ou faça-os sentir que estão errados: isso só vai afastá-los de você! Seja assertivo e inteligente no diálogo, só assim terá a oportunidade de conhecer e orientá-lo da melhor forma.

“Nada que se faz pelas crianças é perdido. Elas podem parecer não notar, estar distraídas, evitar olhar diretamente em nossos olhos e raramente agradecem pelo que fazemos, mas nada do que se faz por elas é perdido.”

Garrison Keillor

 

Jovem Índigo

adulta índigo

Esta fase é marcada pelo final da adolescência e começo de uma consciência madura.

É quando muitas pessoas Índigo começam a ter uma visão cada vez mais clara do que vieram fazer aqui, de seus objetivos, e seguem seu ideal até se tornarem mais velhos e poderem concluí-lo.

“Os Índigos vivenciam uma grande mudança por volta dos 26 ou 27 anos, quando passam a ter noção de sua missão na Terra”.

Nancy Tappe, no livro “Entendendo Sua Vida Através da Cor”

Muitos se questionam sobre se o curso que estão estudando, ou a profissão que escolheram, faz sentido e está de acordo com seus ideais. Eles querem liberdade para fazer algo que está de acordo com seu propósito e missão!

Por isso, o autoconhecimento é tão importante aqui. Quando um jovem Índigo não está alinhado com seu propósito, ele fica infeliz e pode usar todo o seu potencial em comportamentos negativos, sem saber assumir a responsabilidade por sua vida.

Em contrapartida, quando uma pessoa Índigo se fortalece, torna-se dona de si mesma e é uma verdadeira líder e agente de mudança! É a fase da vida onde os Índigos estão cheios de energia e independência.

Agende uma sessão de Orientação Índigo e Cristal!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 

Adulto Índigo

pessoa índigo adulto

Ser adulto Índigo é vivenciar uma fase com o auto questionamento intenso, com perguntas como:

  • Por que não me encaixo neste mundo?
  • Por que sou tão diferente?
  • Por que estou sempre procurando pessoas que pensem como eu?
  • Por que tenho uma força tão grande de fazer a diferença, e ao mesmo tempo sinto um desânimo e cansaço interno?
  • Por que tanto medo e insegurança em determinados momentos?
  • Qual minha missão nesta vida? Qual o propósito de estar aqui?
  • Porque tanta dificuldade em ganhar dinheiro e se fixar em uma profissão?

São muitas as perguntas sem respostas e as crises existenciais para uma pessoa Índigo.

Uma vida toda esperando honestidade e respeito de todos ao seu redor… As mudanças que gostaria de fazer, mas faltou estrutura e segurança para executar, faltou vontade por desacreditar que faria alguma diferença…

Sim, atualmente a maioria dos seres Índigos adultos estão nessa vibração de insatisfação e sensação de impotência! Eles percebem o tamanho da sua missão em promover mudanças nos sistemas existentes, em quebrar paradigmas que estão enraizados na consciência coletiva, em melhorar como pessoas, mas às vezes não tem sucesso!

Isso acontece porque uma pessoa Índigo tem muitas resistências em aceitar outros pontos de vista, outras formas de viver e ser. Essas dificuldades de relacionamentos desmotivam e enfraquecem sua missão.

É uma geração que necessita de ajuda, apoio, compreensão para seguir lutando pela evolução da humanidade.

Por isso, são tão importante as fases anteriores da pessoa Índigo. Cada uma no seu tempo e na sua maturidade com orientações, limites e muito, mas muito amor!

Só assim poderemos conviver com pessoas Índigo equilibradas e felizes. Construindo, cocriando, desbravando, promovendo mudanças que beneficiam a evolução do planeta, crescendo e amadurecendo emocionalmente em relacionamentos saudáveis e usando sua sinceridade para expressar os desafios enfrentados e vencidos.

Com a certeza que estão cumprindo sua missão de colaborar com a transição evolutiva do planeta, sentem-se úteis, preenchidos pela sensação de dever cumprido. Embora a palavra “dever” não exista em seu vocabulário, é o que mais o acalma trazendo o sentimento de estar em seu propósito de vida.

Agende uma sessão de Orientação Índigo e Cristal!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

 

Pessoa Índigo Idosa

pessoa indigo idosa

Você que está lendo este artigo e se identificou como uma pessoa índigo, pode a seguir escolher o que quer para sua velhice Índigo:

 

Ser Índigo-Cristal

Personalidade forte, autoconfiante. Aceitação e respeito pelos outros. Empática, flexível, feliz, alegre, vivendo o presente com gratidão pelo passado e confiança no futuro. Ética com amor incondicional e disposição para dialogar e orientar os mais jovens na missão do autoconhecimento e na contribuição com a evolução do ser humano.

 

Ser Índigo-Violeta

Sábia, assertiva, diplomata por excelência! Consegue dialogar em qualquer assunto, como se tivesse nascido com uma enciclopédia na cabeça e colocado em prática no decorrer da vida, aprendendo com tudo e todos. Faz com que as pessoas à sua volta sintam a ternura e o amor de seu SER. Não gostam de brigas e agressões, são pacíficas e amigas leais.

 

Ser puramente Índigo

Depressiva, ranzinza, de mau com a vida, triste, frustrada, pois acredita que não realizou nada que valia a pena. Doente fisicamente, geralmente com doenças psicossomáticas. Teimosa, sozinha e ainda resistindo aos cuidados dos outros. Acredita ser autossuficiente e resolve tudo do seu jeito. Na maioria das vezes causa muito trabalho para os familiares que o amam, que sentem-se impotentes diante da frieza e rebeldia.

 

Fica a dica para você que é uma Pessoa Índigo:

  1. Ou você embarca na nave do autoconhecimento, colocando em prática tudo o que pode ser melhorado em seu comportamento e assim refletindo em evolução para você e para a humanidade;
  2. Ou se fecha no seu pequeno mundo de imaginar o que poderia ser melhor na teoria, sem se permitir experimentar as vivências e oportunidades de viver, crescer e ser melhor a cada dia.

Qual caminho você vai escolher para seu futuro como Índigo?

Vamos viver sabiamente e realizar a sua linda missão de ser uma pessoa Índigo?

Espero que o texto possa contribuir na sua caminhada!

E se precisar de aconselhamento e terapia holística, terei o prazer em te atender!

Aconselhamento e terapias para Crianças, Adolescentes e Adultos Índigo, Cristal e outras características. Agende sua sessão online ou presencial em sua Empresa ou Escola.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC Presencial em Palmas - PR

Agende uma sessão de Orientação Índigo e Cristal!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!