Como educar Crianças da nova Era: a relação com a Escola

Um artigo para pais e educadores das novas gerações.
criancas-da-nova-era-escola-educacao-indigo-cristal-
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Cenira
4.5/5 - (6 votos)

Saiba quais são os desafios e dicas para pais, mães, educadores e gestores de escolas, entenderem e lidarem da melhor maneira com a educação das Crianças da nova Era (Índigo, Cristal, Arco-Íris, Violeta e Estrelas).

Sou Cenira – terapeuta e pesquisadora dos comportamentos das novas gerações há mais de 20 anos. Boa leitura!


 

A relação criança – pais – educadores – escola

criancas-da-nova-era-escola-educacao-indigo-cristal-escolar

Conheça a escola de seu(s) filho(s)!

Tanto o retorno como a primeira ida à escola é um momento delicado, pois as crianças, pais e educadores estão todos na mesma expectativa de ser e fazer o melhor.

O retorno é menos complicado porque as crianças já conhecem a rotina, mas mesmo assim ficam nervosas, pois sentirão falta dos momentos de descontração, férias, passeios e família.

O primeiro dia de aula ou até a troca de instituição é um período de adaptação um tanto delicado, tanto para as crianças quanto para seus familiares, que costumam sentir uma certa insegurança e ansiedade ao deixar os pequenos aos cuidados de outras pessoas.

Aqui costumo orientar aos responsáveis pelas crianças: faça uma visita às escolas antes de decidir em qual matricular sua criança, conheça os professores (as), as pessoas que trabalham lá, pergunte sobre a metodologia usada, qual a cultura, crenças e valores da instituição.

Quanto mais informação, melhor será sua decisão! E o mais importante: se você não se sentir bem no ambiente, então não é lá que seu filho vai passar uma boa parte de seu tempo.

A criança estará enfrentando uma situação nova. É normal que ela sinta medo e adote comportamentos de insatisfação. E é normal que seus responsáveis sintam insegurança entregando seus pequenos tesouros aos profissionais da educação.

Aí você pode imaginar a grande responsabilidade da escola, de seus dirigentes e todas as pessoas envolvidas em acolher, cuidar, proporcionar conhecimento, ensinar, respeitar a formação de cada um e ainda atender a expectativa da família de seus alunos no quesito “é a melhor escola para minha criança”.

 

As Crianças da nova Era e a relação com a educação escolar

criancas-da-nova-era-escola-educacao-indigo-lado-direito-cerebro-criatividade

As crianças da nova Era são criativas por natureza!

Nós, responsáveis pelas crianças de hoje, principalmente as ÍNDIGO e CRISTAL, temos que ter em mente que elas são muito diferentes e o que funcionou para nós ou para maioria das crianças não irá funcionar para elas.

As crianças da nova Era possuem orientação cerebral direita. Isso significa que são criativas, imaginativas, intuitivas e emocionalmente inteligentes, aprendem muito depressa. E nossa cultura escolar é baseada na orientação cerebral esquerda: racional, lógica, linear, repetitiva, rotineira, organizada.

Esta abordagem mais lenta em relação à criança, faz com que ela se sinta aborrecida e perca o interesse. Isto tem feito muitas crianças serem rotuladas ou diagnosticadas com TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), Hiperatividade (TDAH) e dislexia (quando não conseguem ler ou escrever corretamente).

Isto pode causar sérios danos, pois as Crianças Índigo têm um sentido forte de ser perfeita, e estão em uma missão aqui nesta vida como Índigos. Se lhe é dito que há alguma coisa errada com elas, ficam traumatizadas, ou procuraram a cura, ou disfarçam essa mágoa. Isto pode levar, na fase de adolescência, ao abuso de drogas ou a distúrbios emocionais e alimentares, como meio de esconder o trauma.

É importante que as crianças Índigo e Cristal sejam reconhecidas como diferentes, mas não disfuncionais. Se a diferença for honrada e cuidada, a criança crescerá de um modo equilibrado. Mas se não for tomado este cuidado, pode levar à disfunção e problemas.


Será que meu filho é Índigo ou Cristal?

Faça o teste: Descubra se você é Índigo ou Cristal!


 

A importância da alimentação saudável para as crianças da nova Era

criancas-da-nova-era-escola-educacao-indigo-cristal-arco-iris-estrelas-alimentacao-saudavel

A alimentação saudável é essencial!

O corpo físico das crianças da nova Era é muito sensível. Muitas desenvolvem alergias alimentares, pois não conseguem tolerar comida processada e os seus aditivos.

O açúcar, a cafeína, doces, refrigerantes poderão ativar um comportamento hiperativo e disfuncional (seguido por uma queda, quando esses alimentos forem retirados de sua dieta), por isso o ideal é evitar a ingestão desde cedo. As carnes estão cheias de hormônios, antibióticos e químicos que podem não ser tolerados por elas. Somado a isto, muitas crianças também são intolerantes ao trigo e a laticínios, produzindo problemas digestivos e eczemas, doenças da garganta, sinusite, renite e doenças nos ouvidos.

A sensibilidade das crianças da nova Era é tamanha que conheço mães com alergias alimentares que após seus filhos nascerem, estavam simplesmente curadas. Pasmem! Seus filhos vieram para curá-las, pois ainda bebês apresentaram as mesmas alergias da mãe.

Quando afirmo em meus artigos que as crianças CRISTAL têm a missão de curar pessoas e ambientes e as ÍNDIGO de mudar os sistemas conservadores e antiquados, acreditem! Elas fazem isso mesmo.

A sensibilidade ambiental das novas gerações

As crianças da nova Era, são super sensíveis ao stress ambiental. A visão, audição e os sentidos são muito mais desenvolvidos. Faz parte da mudança evolucionária, à medida que nos tornamos mais abertos e sensíveis.

Isto significa que as crianças Índigo e Cristal ficam estressadas e perturbadas por sons altos, multidões, televisão. A sua reação pode tanto ser fechar-se, como permitir os estímulos e tornar-se hiperativa e destrutiva.

Controlar barulhos excessivos na escola é um pouco difícil, mas em casa estas crianças precisam de ambiente tranquilo e calmo, com o mínimo de brinquedos e jogos eletrônicos, evitando usar a televisão como babá e o celular como distração. Existe uma correlação direta entre a quantidade e o tipo de informação nos programas ou filmes de TV que é absorvido e o comportamento da criança.

O stress ambiental também inclui a relação entre os pais, irmãos e pessoas com as quais a criança convive. Se existir agressão (expressa ou verbal) em casa, a criança absorverá, desenvolvendo mecanismos disfuncionais ou defensivos.

Nós adultos não conseguiremos esconder nada de uma criança ÍNDIGO ou CRISTAL, ela “lê” nosso campo de energia e percebe exatamente aquilo que estamos pensando ou sentindo, mesmo que permaneça não dito.

Muito importante que o sistema educacional tenha sempre atividades na forma de música, arte, dança, teatro, que maximiza o lado direito do cérebro, enquanto desenvolve o esquerdo como suporte.

 

O processo de adaptação na Escola

criancas-da-nova-era-escola-educacao-indigo-cristal-

Primeiro contato com a escola!

A crise de choro na porta da escola, no primeiro dia de aula, pode acontecer até com a criança que demonstra animação em seu primeiro contato com o ambiente escolar. Muitas vezes, o familiar é pego de surpresa, mas fica até feliz, pois no fundo também quer protegê-la e não quer deixá-la  sozinha em um ambiente desconhecido. É um comportamento compreensível, visto que a criança terá que ficar com estranhos e longe de quem ela já confia e tem afinidades.

Muito importante que, no período de adaptação (que normalmente dura uma semana ou até um mês), o responsável acompanhe a criança por algumas horas dentro do ambiente escolar, ajudando-a familiarizar-se com a instituição fazendo novas amizades, bem como, transmitindo maior segurança a ela.

Neste momento, é bom lembrá-los que a criança percebe quando os familiares estão inseguros e isso só dificulta a sua adaptação. Por esse motivo a importância de conhecer a ESCOLA antes da matrícula e confiar de que fez a melhor escolha.

Um alerta para as Escolas, educadores e pais

Eu faço aconselhamentos para pais e educadores de Crianças Índigo, Cristal e outras gerações. Algumas mães me procuram porque não sabem mais o que fazer em relação à escolha da instituição de ensino mais adequada.

Há pouco tempo atendi uma mãe com um filho de oito anos que já passou por três escolas e este ano provavelmente trocaria novamente. Pelas características de comportamento citadas pela mãe, é uma criança Índigo, e simplesmente começa a chorar e se desespera na hora de ir para escola. É lógico que a mãe fica insegura e vai trocando até acertar.

Nestes momentos eu me pergunto: Onde estão os dirigentes destas escolas? Quais as adaptações que estão fazendo para receber as novas gerações? Como os educadores estão se preparando emocionalmente para trabalhar com tanta diversidade de comportamentos e com a inteligência estonteante destas crianças? Será que estão realmente ouvindo os familiares destas crianças? Ou simplesmente rotulam como “criança problema, mimada, rebelde, teimosa”, dizendo que “é melhor que vá embora mesmo”?

O alerta está ligado para que todos os envolvidos com as Crianças da nova Era saibam que eles realmente precisam de atitudes saudáveis e confiáveis, pautadas na verdade para que o processo de adaptação não seja prejudicado.

Dizer de maneira leviana que “uma criança está com um transtorno psicológico ou neurológico, como quem diz que ela está com fome ou com frio”, é errado. Não é só um desrespeito com a gravidade e seriedade do problema que algumas realmente enfrentam, mas é também um rótulo injusto.

Quando as crianças ouvem a mesma história ser repetida a respeito delas, começam a se associar a esses rótulos e a tirar conclusões sobre a própria identidade. A narrativa acaba virando a história de vida delas, e é muito difícil fazer com que a esqueçam depois.

Portanto, ao dizer e repetir coisas que não queremos para nós mesmos ou para nossos filhos, na verdade estamos incentivando isso. Ao respeitá-las e ouvi-las, ajudamos a reescrever nosso futuro e o de nossas CRIANÇAS.


Se você é educador(a), mãe ou pai e busca compreender melhor estas crianças, identificar se elas pertencem a algum grupo das novas gerações, ou busca orientação sobre como lidar com o comportamento de suas crianças, posso te ajudar nesta Jornada!

Para maiores orientações:

4.5/5 - (6 votos)

Especialista Comportamental Novas Gerações,Terapeuta Quântica,Psicoterapeuta Prânica, Escritora,Aconselhamento e Terapias para Crianças, Adolescentes, Adultos de todas as gerações. Agende para VOCÊ, sua Empresa, Escola e DESPERTE a "Essência da Consciência na Plenitude do SER."

AGENDAR!

Atende online