Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Um texto especial para mães, pais, familiares e educadores que convivem com Crianças Índigo. Confira dicas de como educá-las e ter esperança em um mundo melhor! 🙂

Sou Cenira de Fátima – terapeuta e pesquisadora dos comportamentos das novas gerações há mais de 20 anos. Agende uma Consulta de Orientação para pais de Crianças Índigo ou Cristal comigo!


Índigo: a nova geração

Guia da Alma - Crianças Índigo - Superman

A experiência de cuidar e educar uma criança, é provavelmente, o maior teste a que um ser humano pode ser submetido, e também a maior recompensa. Há muitas maneiras de se fazer isso e cada uma tem seu resultado, suas histórias e suas reações.

Nem sempre as coisas são como gostaríamos e à medida que enfrentamos os desafios surgem questões sobre como lidar com determinadas situações. Como acertar sempre?

Podemos escolher entre agir com amor, compreensão, lealdade ou com brigas e imposição.

Ao que parece, as crianças de hoje são realmente diferentes. Os anos 50 e 60 já se foram e com eles a cultura na inocência e um mundo com menos pessoas.

As crianças Índigo são resultado da evolução humana e uma fonte de esperança para todos nós.

Hoje nos encontramos em uma fase em que as crianças são mais inteligentes, bem informadas, e prontas para ensinar e educar de uma maneira totalmente diferente da nossa.

Elas enxergam os paradigmas da política e da religião como algo retrógrado e ineficaz. A integridade para elas vem em primeiro lugar, e quando captam desonestidade nas pessoas ao seu redor reagem imediatamente.

Muitas vezes, quando sentem um ambiente de falsidade em casa ou na escola, acabam se retraindo para tentar descobrir o que mais o mundo tem a lhes oferecer; ou criam mecanismos de descarga de sua raiva, que podem ter efeitos drásticos, como a violência  e o uso de drogas, que cresce assustadoramente.

Como entender as crianças Índigo?

mãe e filha Índigo sorrindo em rua

E se as crianças viessem com um manual ao nascer? Bem, ainda não existem esses manuais. Então como pais, avós, professores e amigos, nossa tarefa é prestar atenção não só a nossas crianças, como também a nós mesmos. Como agimos em relação a elas?

As crianças Índigo esperam que as pessoas respeitem umas às outras. Recusam-se a ser coniventes com qualquer tipo de mentira, manipulação ou violência.

Elas esperam sempre receber explicações e não se contentam com um simples “porque eu mandei”. Cooperam muito mais, quando são tratadas com respeito e quando não subestimam sua inteligência e percepção, em casa.

Cuidados na Educação da Criança Índigo

Dizer que nossos filhos são Índigo e, por isso, permitir que se comportem como bem desejam não as ajuda em nada.

Mesmo que sua missão seja desenvolver uma nova consciência no planeta, elas precisam conhecer regras e limites. Isso os ajuda a desenvolver autocontrole, condição essencial para qualquer comunidade que deseje viver em harmonia.

Toda a criança, independente de sua geração, deve ser corrigida e ter seus limites estabelecidos. Mas isso deve ser feito de uma maneira que ela possa compreender.

Dê explicações curtas e diretas sobre o motivo das ordens que lhe der, sente-se com ela para discutir as consequências de seu comportamento negativo, tenha as rédeas da situação, seja assertivo, não misture emoções com disciplina.

As crianças sentem-se mais seguras quando seguem rotinas e têm horário certo para comer, dormir e brincar.

Hoje vemos pais que negligenciam, se livrando das crianças para não ter trabalho, como por exemplo: “pega aqui o celular ou o tablet e vai jogar”, tornando as crianças viciadas e de fora do mundo (ou muito dentro do mundo). O acesso a internet também é um problema se não for monitorada das brincadeiras, dos assuntos em família.

Agora pergunto: Como serão estas crianças quando adolescentes e adultos ÍndigoProvável que terão muitos problemas como isolamento, tristeza, depressão, rebeldia, relacionamentos frustrados, e por aí vai.

As crianças Índigo esperam que sejamos pais de verdade, que passemos mais tempo com eles e que esse tempo seja bem aproveitado. Precisam sentir que têm atenção de verdade.

Educando crianças Índigo

mãe e filho índigo

Educar filhos exige muita responsabilidade, dedicação e trabalho.

Não é uma tarefa fácil, que podemos transferir para outros. Podemos sim contar com ajuda de muitas pessoas que convivemos, mas a responsabilidade é dos pais, com certeza. Exige atenção, cuidados, tempo, apoio e orientação.

O tédio pode tornar os Índigo bastante arrogantes. Quando isso acontece, é sinal de que precisam de novos desafios e limites. Mantê-los sempre ocupados é a melhor maneira de evitar o problema.

A interação adulto-criança exige emoção, amor, estímulo intelectual, e muita flexibilidade para perceber e encorajar sua expansão de acordo com seu desenvolvimento.

Ser firme e justo é absolutamente necessário ao se lidar com as crianças Índigo. As mensagens verbais e não verbais transmitidas devem ser claras para que ela se sinta acolhida como se fosse um convidado de honra em nossa vida.

Muitas vezes, os sentimentos e atitudes dos adultos fazem com que as crianças se sintam um peso na vida deles; ou quando a relação é doentia de ciúmes e possessividade, idolatrando a criança. Os dois comportamentos são prejudiciais: o ideal é ter harmonia e equilíbrio na forma de educar.

Podemos pensar que os filhos refletem os pais, embora sejam seres únicos e diferentes deles. O desafio que é proposto aos pais é não repetirem na relação com os filhos o que seus pais fizeram com eles quanto a não respeitar seu verdadeiro Ser e missão de vida.

A verdadeira transmutação interior pode decorrer ciclicamente de geração em geração, de pais para filhos. O ser humano tem vastas oportunidades de progredir em sua evolução consciencial, humana, relacional e espiritual e cumprir mais facilmente sua missão de vida.

A Geração Índigo e a esperança de um mundo melhor

guia-da-alma-criancas-indigo-mae-filha-

Em todas as gerações houve indivíduos que lutaram para mudar o mundo, muitas vezes sozinhos, implorando pela liberdade de expressar novas formas de pensar e de ser

Esses seres humanos conheciam uma forma de amor que a maioria das pessoas até hoje não compreende. Foram os grandes rebeldes que lutaram contra a visão estreita e racional da sociedade.

Muitas vezes, foram considerados tolos em sua época. Hoje percebemos que se tratavam de pessoas que vieram para estabelecer novos paradigmas e modificar a estrutura da velha sociedade humana, reescrevendo a história e preparando a humanidade para a evolução que hoje vivemos.

Eles nos trouxeram o despertar para a prática de meditação, yoga, alimentação saudável, entender como funciona a física quântica, as terapias holísticas, limpezas energéticas, astrologia, enfim, a libertação para uma vida consciente e evolutiva.

Todos nós, temos a esperança de que um mundo melhor está para chegar um dia, seja por meio de movimentos políticos, religiosos, filosóficos ou sociológicos.

Essa convicção tão profunda, que faz parte do consciente coletivo, poderá ser possível!

Precisamos abraçar cada uma das crianças que nos é destinada, e ajudá-las a assimilar os valores mais nobres e sublimes que nos foram transmitidos de geração em geração, através da vivência deles com integridade e verdade, em cada dia deste momento histórico, que cada um de nós tem o privilégio de estar vivendo.

Devemos educar, amar e aprender com as crianças Índigo, Cristal, Violeta, Arco-Íris e tantas outras que vem chegando para mudar este planeta e sociedade!

Você tem filhos Índigo ou Cristal?

Fale comigo e descubra como lidar com isso.

Cenira de Fátima

Terapia para Crianças, Adolescentes e Adultos Índigo, Cristal e outras gerações.

Dê uma nota!

Cenira de Fátima

Empresária, administradora especializada em gestão de pessoas, consultora organizacional, estudiosa do comportamento humano, pesquisadora das crianças da nova era, reikiana, ama cozinhar e estar em contato com a natureza.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!