O que é Numerologia Tântrica: o mapa da consciência!

Uma ferramenta terapêutica e de despertar espiritual.
imagem de numerologia tântrica
Mais terapias de Claudiane Pires
4/5 - (4 votos)

A Numerologia Tântrica é um conhecimento milenar indiano, que pode ser um caminho de autoconhecimento e despertar espiritual.

Apesar do nome, não tem nada a ver com massagem. E sim com Yoga!

Esse texto é um guia completo para você saber como funciona essa ferramenta e descobrir qual seu número espiritual.

Escrito por Claudiane Pires Miguel e Akal Muret Singh. Boa leitura!


O que é Numerologia Tântrica e o que ela revela?

imagem de o que é numerologia tântrica e o que ela revela

Foto: PeopleImages – istock

A Numerologia Tântrica é parte de uma ancestral Tradição de Sabedoria do norte da Índia.

Porém, também é absolutamente atual, pois é capaz de formular uma proposta concreta e eficiente para questões como ansiedade, o sentimento de vazio e falta de sentido, que são muito comuns nos dias de hoje. 

A partir da Numerologia Tântrica é possível:

  • Fazer um diagnóstico preciso da matriz energética da consciência configurada em cada indivíduo;
  • Descobrir seus números, como o da Missão de Vida;
  • Identificar as áreas mais frágeis e desnutridas.

São essas áreas onde tendem a ocorrer os desequilíbrios e que naturalmente são prioridades no processo de autodesenvolvimento.

Numerologia Tântrica: benefícios e autoconhecimento

imagem de numerologia tântrica benefícios e autoconhecimento

Foto: FG Trade – istock

Nessa época, o turbilhão do mundo nos convoca ao despertar para a própria Alma, ou seja, para uma dimensão livre e Infinita dentro e além de nós mesmos.

Para não apenas sobreviver, mas para ser saudável e viver em paz. 

Muitas práticas, métodos e exercícios de autoconhecimento estão disponíveis.

No entanto, cada ser é singularmente ele mesmo. Tem peculiaridades próprias. Necessidades e potencialidades únicas.

Nem tudo o que gostamos de fazer em termos de técnicas e terapias, mesmo com a melhor das intenções, é exatamente o que precisamos.

Saber identificar o que ao ser praticado pode efetivamente provocar uma profunda transformação e ampliação de nível de consciência faz toda a diferença no processo.

Você é singular.

Toda prática massificada perde a possibilidade de focar naquilo que pode ser direta e especialmente capaz de desencadear profundas transformações e atender as tuas necessidades pessoais.

Vamos lembrar que essa Tradição, em uma perspectiva psicológica, concebe a existência de 11 áreas da consciência.

É um Mapa sobre o qual falaremos mais adiante.

Cada uma dessas áreas, como já sabemos é responsável por determinadas funções psicológicas.

Quando essas áreas estão desenvolvidas, manifestam plenamente suas qualidades.

Quando estão subnutridas, as funções psicológicas ficam defasadas e não respondem de forma apropriada às situações da vida. 

A condição de subdesenvolvimento psicológico e espiritual é uma situação comum em nossa cultura.

Isso ocorre pela falta de um tipo especial de cuidado consigo mesmo e a falta de um encaminhamento mais reflexivo e crítico sobre a questão do que pode significar o conhecimento de si mesmo.

O fato é que existe uma precariedade vital e psicológica alarmantes no mundo hoje.

O que resulta disso é um absurdamente frágil sentido de si mesmo, ausência de autoestima elevada e falta de confiança.

Daí decorrem muitas dificuldades para lidar com as situações da vida e aparecem mecanismos de defesa da imagem que cada um conseguiu construir sobre si mesmo.

Preservar essa autoimagem diante de si mesmo e dos outros se torna uma ocupação subjacente, constante, permeando todas as relações sem que se esteja consciente disso. 

Inúmeros mecanismos de auto manipulação aparecem para encobrir as próprias debilidades e reforçar aquilo que assegura a frágil imagem de si.

Observando de perto e com um certo grau de clareza isso mais denuncia do que encobre as dificuldades.

Um ser humano nessas condições muitas vezes se torna um autômato consumista perdido entre as muitas possibilidades de auto esquecimento que a sociedade produz.

Esse contexto todo mostra o subdesenvolvimento da consciência humana. Mas isso pode ser modificado.

Uma transformação é possível e sua necessidade é urgente.

Como se libertar dos Jogos Mentais com o auxílio da Numerologia Tântrica?

ícone de como se livrar dos jogos mentais com a ajuda da numerologia

O humano é um ser em construção, e para que avance em direção à plenitude de si mesmo, precisa se perceber de forma real e transparente e se dispor a desenvolver suas capacidades inerentes.

Viver de forma subdesenvolvida tem um custo muito alto e é totalmente desnecessário.

Os chamados “jogos mentais” são processos de manipulação que uma pessoa faz com ela mesma e com os demais e que afetam drasticamente todas as suas relações.

Isso se estabelece como padrão em um contexto de ignorância sobre si mesmo e suas possibilidades.

É possível uma intervenção nas áreas responsáveis pelas funções psicológicas e, com isso, estimular o desenvolvimento pleno do potencial humano afetivo e cognitivo em direção à liberdade e plenitude.

Os jogos mentais aparecem como padrões reativos, hábitos ou vícios mentais dos quais o próprio indivíduo, a princípio, não está consciente.

Ao serem identificados, já começam a perder o poder de controlar a personalidade. Esse é um bom começo.

E é fundamental para uma vida emocional saudável, espiritualmente livre e criativa.

O processo terapêutico que decorre do diagnóstico e tratamento proposto pela Numerologia Tântrica, aplicado para auxiliar uma pessoa a reconhecer o processo estagnante de jogos mentais, pode ser visto em um exemplo bem simples.

Com esse exemplo é possível compreender o mecanismo de uma possível transformação consistente e sustentável.

Vamos ao exemplo:

Imagine uma pessoa com o hábito de encontrar explicações racionais para a sua falta de comprometimento, foco e dedicação em seus objetivos.

Assim, ela não se permite admitir sua condição de negligência, porque a encobre com racionalizações que lhe deixam relativamente confortável diante de si.

Mas ao mesmo tempo insatisfeita, pois não consegue enganar a ela mesma o tempo todo; ainda assim, continua se comportando da mesma maneira. Isso prejudica diretamente o seu autoconhecimento profissional, familiar e social. 

O interessante é que se essa pessoa simplesmente admitisse a sua falta de comprometimento, foco e dedicação, esse fato, mesmo representando um avanço, não eliminaria por si só essas debilidades.

E aí se encontra um ponto fundamental e um grande diferencial desse trabalho através da Numerologia Tântrica e suas orientações práticas.

As qualidades que estão em falta nessa pessoa são, na verdade, funções psicológicas de determinadas áreas da consciência ou de uma dessas áreas.

A menos que essas áreas sejam nutridas e desenvolvidas, as qualidades que lhe são próprias (e que eliminariam essas debilidades) não terão condições de aparecer em seu modo completo e plenamente satisfatório. É fundamental compreender isso!

A intervenção direta nas áreas envolvidas através das práticas, meditações e ensinamentos criam novas condições vitais e vibracionais capazes de fazer com que as qualidades de comprometimento, foco e dedicação surjam de forma espontânea e natural nesse indivíduo. E surgirão.

Pois se uma área está desenvolvida, as funções psicológicas próprias dessa área acontecem de forma natural e sem esforço.

Assim como o estômago secreta o ácido que vai atuar sobre o alimento e fazer acontecer a digestão.

Isso significa que não basta reconhecer os próprios jogos mentais, se dar conta deles e ser capaz de falar sobre eles, inclusive. 

O entendimento intelectual sobre os próprios padrões, a capacidade de conceber que ser e agir diferente traria muitas vantagens, nada disso é suficiente para uma transformação sustentável.

Embora naturalmente tudo isso já seja muito, algo mais é necessário.

É preciso criar novas condições vitais, vibracionais e um modo criativo, ao invés de reativo, no modo de funcionar dessas nas áreas da consciência.

Assim, as virtudes próprias dessas áreas surgem naturalmente, com base, e então os jogos mentais se tornam absolutamente desnecessários e desaparecem.

Com isso, está sendo dito que nenhuma mudança psicológica é possível sem alterar o nível de vitalidade e a frequência vibracional das áreas da consciência.

Isso ajuda a desativar o automatismo e estabelecer o fluxo criativo da consciência.

Sem isso, o que se costuma chamar de espiritualidade se reduz a um amontoado de conceitos embalando os devaneios místicos da mente. 

Estamos vivendo um momento onde é fundamental para a harmonia individual e coletiva que sejam construídas condições sustentáveis nos campos vibracionais do coração e da mente, para que o sentido de si mesmo se estabeleça a partir de uma dimensão livre, incondicionada e na frequência da luz.

O caminho está aberto para isso e os recursos estão disponíveis.

O trabalho que se torna possível, a partir da Numerologia Tântrica, apoiado nas técnicas do Kundalini Yoga, estimula estrategicamente os centros vitais que nutrem os processos psicológicos.

Qualidades divinas da consciência são ativadas pelos exercícios.

Os movimentos e respirações do Kundalini Yoga estimulam os canais energéticos e centros vitais que nutrem a vida emocional, mental despertando a intuição e uma atitude guerreira de constante superação e descoberta.

A elevação do padrão vibratório que os mantras e meditações são capazes de fazer; a desconstrução dos padrões automáticos e condicionamentos que a auto-observação meditativa torna possível…

Tudo isso ativa o poder da própria consciência para que a vida seja plena e manifeste a cada ação as qualidades do Infinito!

Um caminho Real para a Transição de Eras

ícone de um caminho real para a transição de eras

Muitos admitem que estamos vivendo uma época de grandes transformações e quebras de paradigma em todas as áreas do conhecimento humano.

A frequência de mudança planetária, de desconstrução do estabelecido nessa época está muito forte, intensa e veloz.

É necessário acelerar a velocidade de transformação individual na mesma proporção.

Se a velocidade de desconstrução da frequência planetária for muito maior que a velocidade da frequência da transformação individual, o indivíduo vai sentir um grande impacto provocado pelo processo planetário e pode se desestabilizar.

Desestabilização emocional, crise nos relacionamentos interpessoais e profissionais, falta de sentido na vida. Vazio existencial.

A Numerologia Tântrica e o Yoga Kundalini foram desenhadas para dar suporte psíquico, energético e social e tornar possível viver nesse mundo hoje sustentando numa atitude de “desafiar os desafios” e ir sempre além de si mesmo a cada respiração.

Existem muitas práticas “espirituais” oriundas de diferentes Tradições e muitas técnicas terapêuticas que são em si mesmas saudáveis, mas que não tiveram suas frequências de atuação atualizadas para esse momento histórico de transição planetária de eras.

E por isso, por mais louváveis que sejam, não são compatíveis com as necessidades dessa época.

Não são irrelevantes, mas são insuficientes.

Não alteram a frequência de mudança pessoal para o mesmo nível da frequência planetária e por isso deixaram de ser apropriados para esse momento, por mais interessantes que pareçam e por mais reverência que se tenha pela sua história.

Com eles, o descompasso se mantém e o indivíduo será impactado de um modo que tende a gerar confusão e desequilíbrio.

O Yoga Kundalini e a Numerologia Tântrica, juntos, constituem um processo que acelera a frequência de um modo compatível com a época.

Isso é uma benção especial que nos cabe aproveitar.

Numerologia Tântrica como apoio terapêutico

ícone de numerologia tântrica como apoio terapêutico

A Numerologia Tântrica utiliza, principalmente, como estratégia de mudança na qualidade das áreas da consciência:

  • Os kriyas e meditações do Kundalini Yoga;
  • Os mantras e shabads do Naada Yoga (yoga do som);
  • E a ciência da auto-observação, em um contexto de auto investigação e discernimento.

Esse trabalho amplo é parte de uma mesma Tradição.

Desenvolve as estruturas energéticas da consciência e faz com que suas funções aconteçam progressivamente em seu potencial máximo.

Isso cria condições concretas para uma natural e espontânea mudança na qualificação da saúde emocional, mental e relacional. 

Numerologia e o Mapa Tântrico da Consciência

imagem de numerologia e o mapa tântrico da consciência

Foto: AnnaNahabed – istock

O humano se encontra desde sempre lançado na inevitável tarefa de compreender a si mesmo e a vida o mais plenamente possível. Não é uma escolha.

Assim como respira, o humano anseia, também, pôr clareza a respeito do que acontece em torno e dentro de si.

Nessa investigação, diferentes perspectivas já foram exploradas, tanto na Índia quanto em outras culturas e civilizações. 

O mapa da consciência, apresentado na Numerologia Tântrica, é um deles.

Nele, as áreas constituintes são chamadas de “corpos” ou campos vibracionais da consciência.

Na perspectiva desse mapa, a consciência é constituída por 11 áreas:

Dez “corpos” e um centro de comando, que são os dez fluindo em sua totalidade.

Ao serem plenamente desenvolvidas, cada uma das 11 áreas se torna possível ao humano vivenciar a completude do seu próprio ser. 

Muitos mapeamentos existem que tentam explicar a consciência humana.

Todos podem ter a sua própria legitimidade, desde que tenham os modos de intervenção para trabalhar e desenvolver aquilo mapearam.

O critério de legitimidade, portanto, não é epistemológico.

Não depende de explicações sobre a teoria do conhecimento. O critério é pragmático. 

Um mapa se legitima na medida em que fornece os recursos e orientações para mostrar o que fazer com ele.

A pergunta então é: o que um determinado conhecimento nos fornece de recursos práticos para, de fato, realizar aquilo que constitui a principal motivação na busca de conhecer a si mesmo?

Portanto, um mapa se legitima pelos meios que contém para intervir sobre aquilo que é mapeado e gerar transformações que estabeleçam uma condição de paz, de liberdade, de clareza interior e de satisfação profunda com a vida.

Essas são algumas das motivações essenciais que norteiam a busca humana pela verdade sobre si mesmo e a vida.

O conhecimento que não pode ser aplicado é inútil.

Serve apenas para adornar o ego que o mantém e disfarçar a própria ignorância.

A função real do conhecimento é fundamentar e orientar a prática. Portanto, o mapeamento será adequado se for bem aplicado.  

Com a sabedoria da Numerologia Tântrica e do Yoga aliado ao seu próprio poder de percepção, os grandes sábios da Índia puderam e podem orientar os ensinamentos e as práticas segundo o princípio de todo trabalho real: o ensinamento de acordo com o lugar, as pessoas e o momento.

É importante considerar, antes de entrarmos na compreensão de cada um dos corpos, que eles naturalmente têm as suas funções, mas que essas funções acontecem de acordo com o nível de desenvolvimento desses corpos em cada indivíduo.

Considerando as diferenças individuais, a Numerologia Tântrica, através da leitura e análise da data de nascimento e do diálogo, consegue identificar como cada corpo se encontra no percurso de desenvolvimento em cada indivíduo e então indicar técnicas e ensinamentos de acordo com as necessidades pessoais.

Isso faz uma grande diferença no impacto que uma prática de terapia e de autotransformação é capaz de provocar. 

O trabalho é personalizado e cada pessoa tem sua prática cotidiana e orientações sobre a auto-observação.

Com isso, ele estará atuando exatamente nas suas áreas prioritárias.

Esse é um diferencial determinante na qualidade daquilo que vai resultar no processo de crescimento.          

Na visão da Numerologia, quando uma pessoa sai do ventre da sua mãe ela entra em um campo de forças da natureza, do universo, e esse campo vai atuar sobre ela, e nisso os campos vibracionais da consciência, os corpos, irão se configurar de uma determinada maneira.

É essencial compreender como se deu essa configuração, para que se saiba como atuar sobre ela, ampliando e desenvolvendo ao máximo suas possibilidades inerentes. 

Cada folha nova que brota, uma nova flor, uma estrela, célula, um novo humano tudo, isso é a Vida aparecendo como poder divino criativo.

E vida, nesse sentido originário, é consciência.

Aparece humana fluindo em diferentes frequências que constituem o mapa do que ela é na forma em que aparece.   

Número é linguagem e perspectiva onde o humano se mostra nas nuances e facetas de sua totalidade.

Acessar, reconhecer, ser e dizer a si mesmo, na linguagem dos números, explicitando em palavras o que eles mostram, é uma lente poderosa para ver e viver claramente a vida em seu sentido mais amplo e essencial.

A Numerologia Tântrica fornece recursos para que o humano reconheça sua fonte Infinita que, em última instância, é a sua própria identidade eterna e a identidade de tudo o que existe.

Existem muitas ideias confusas sobre Numerologia e é bom que se saiba que a Numerologia Tântrica não se ocupa com o futuro ou tentativas de influenciar o que possa acontecer para servir aos interesses de um ego carente e controlador.

Ela trata sim da possibilidade de vivência plena do aqui e agora. 

A necessidade de previsão sobre o que pode acontecer ou não acontecer na vida decorre da fraqueza e busca de controle.

Surge pela falta de confiança na própria intuição capaz de desvendar o instante e agir com sabedoria.

A Numerologia é uma linguagem que clareia caminhos para a expansão criativa da vida, sempre fluindo para além de si mesma.

A vida, quando forte, é um fluxo livre, criativo, lúcido e será sempre mais como uma dança do que como uma longa e desinteressante caminhada.

Com o Mapa Tântrico da Consciência é possível:

  • Compreender cada uma das 11 áreas da consciência: quais são elas, quais as suas funções gerais, como elas acontecem e como podem ser desenvolvidas essas estruturas, de que forma se manifestem plenamente as suas funções;
  • Ter diagnóstico individual para orientar os caminhos e modalidades do Yoga;
  • Quais corpos estão desenvolvidos em cada pessoa;
  • Quais são os seus dons e talentos e quais as suas carências e potencialidades?

Isso é o que nos interessa saber agora.

Numerologia Tântrica: significado de cada número

imagem de numerologia tântrica significado de cada número

Foto: Dzhulbee – istock

Na Numerologia Tântrica, os números são chamados de “posição” e dizem respeito a determinados aspectos da vida e áreas do corpo.

Algumas posições indicam um corpo já desenvolvido, outros em desenvolvimento e mostra também as carências que precisam ser atendidas com prioridade.

 A Numerologia Tântrica concebe no mínimo 14 posições nas quais aparecem configurados determinados corpos.

As cinco posições básicas, que serão explicadas a seguir, são aquelas que estão na linha de frente na vida de uma determinada pessoa.

1. Posição / Número da Alma: Relação consigo mesmo

ícone de Posição / Número da Alma: Relação consigo mesmo

A posição Alma diz respeito à relação com o mundo interior.

É indicado pelo dia de nascimento.

Quando olha a si mesmo na intenção de se compreender, é com a lente do corpo correspondente ao dia de nascimento que isso ocorrerá.

Esta posição se refere à relação de você com a sua essência mais profunda, com a Presença Divina em cada ser.

Indica um corpo que, ao ser desenvolvido, permite uma conexão com a Alma, trazendo uma profunda sensação de paz, relaxamento, sintonia com Existência.

2. Posição / Número do Karma: Relação com o mundo / Maestria

ícone de Posição / Número do Karma: Relação com o mundo / Maestria

Esta posição se refere à relação com a dimensão externa da vida: relacionamentos interpessoais, ação, trabalho, prosperidade.

Indica o corpo que, ao ser desenvolvido, lhe possibilitará criar a realidade externa que reflita os seus anseios mais profundos.

É um campo que irá sempre intermediar a recepção e resposta aos estímulos que chegam pelas vias sensoriais.

Quando o corpo indicado nesta posição se encontra plenamente desenvolvido, sua comunicação, projeção, criatividade e ação se tornam fluidas, criadoras de circunstâncias que propiciam crescimento e harmonia.

É indicado pelo número do mês de nascimento.

3. Número do Dom Divino / Presente Divino / Dom

ícone de Número do Dom Divino / Presente Divino / Dom

Esta posição se refere a um dom natural que representa qualidades já desenvolvidas, espontaneamente presentes e que se manifestam através de um determinado corpo indicado pelos dois últimos números do ano de nascimento.

É um corpo no qual você pode confiar.

Quando precisar, ele estará pronto para manifestar suas funções de uma maneira harmônica.

É um aliado, um aspecto do teu próprio ser que se encontra fortalecido de tal maneira que lhe dá suporte em situações de estresse, de crise.

Pode acontecer de você ainda não estar utilizando este presente em todo o seu potencial, em todos os momentos, mas é o seu ponto de apoio em última instância.

Corresponde ao número do ano de nascimento.

4. Número do Destino / Talento

ícone de número do destino / talento

Esta posição indica um corpo que já tem sido trabalhado e manifesta uma força que pode surgir para você como uma estratégia de vida com êxito.

Indica o tipo de circunstâncias que tende a atrair em sua vida e a estratégia que usa para enfrentar essas circunstâncias com eficiência.

Indica, também, como as pessoas o veem e como você se projeta para os outros.

É um corpo que já começou a ser trabalhado. O seu pleno desenvolvimento precisa ser completado.

É indicado pelo número que corresponde à soma dos quatro números do ano de nascimento.

5. Número da Vida / Caminho / Missão

ícone de número da vida / caminho / missão

Se refere à sua oportunidade de crescimento nessa vida em um sentido geral. 

Aquilo que você veio fazer nesse mundo.

Quando o corpo que pode possibilitar essa realização está plenamente desenvolvido, você sente uma profunda e integral satisfação em sua vida.

Passa a ter certeza de que é isso mesmo que você veio fazer nesse mundo, pois é aí que sente a mais completa expressão de si mesmo.

É indicado pela soma de todos os números da data de nascimento.

Para uma melhor compreensão dos conceitos e consequências desse saber ancestral tão atual e capaz de responder plenamente aos desafios contemporâneos, a melhor indicação é procurar um curso introdutório ou um curso de formação onde você possa se tornar alguém capaz de aplicar em sua própria vida e ensinar a outros.

Para uma orientação pessoal, a sugestão é procurar um profissional experiente que possa lhe orientar na compreensão e nas práticas apropriadas para um grande impacto e salto de qualidade no seu processo de autodesenvolvimento.

Os corpos da Numerologia Tântrica: o que significam?

imagem de os corpos da numerologia tântrica o que significam

Foto: Activedia – istock

Agora vamos ter uma visão geral dos dez corpos e do centro de comando, segundo a Numerologia Tântrica.

1. Corpo Alma ou Espiritual

ícone de corpo alma ou espiritual

A função deste corpo é apreender o sentido intrínseco de tudo e de todas as coisas.

Desse corpo, quando desenvolvido, surge um saber intuitivo e imediato, sem passar pela análise comparativa e lógica da razão.

Sabe-se das coisas e de si mesmo de maneira tão espontânea e sem esforço que algumas vezes não se pode explicar como é que se sabe.

Isso ocorre porque é um saber que não teve uma gênese temporal que possa ser de novo percorrida pela memória e então acompanhada em suas etapas de surgimento.

É algo que de repente já se sabe.

Esse “de repente” é um clarão de entendimento que se estabelece quando o corpo Espiritual atua como ponto de referência em relação a determinada percepção.

No Corpo Alma se torna possível a experiência de liberdade e criatividade.

Cada ação pode trazer o frescor da novidade e ter um caráter de imprevisibilidade aliado ao poder de adequação a cada circunstância.

Quando está subnutrido, a pessoa sente falta daquilo que seria a expressão deste corpo se ele estivesse desenvolvido.

Nesse caso, sente um anseio absurdo por espaço, liberdade e terá uma intolerância extrema com qualquer situação que seja interpretada como restrição à sua independência.

Além disso, quando não desenvolvido, esse corpo, o saber intuitivo, não flui com facilidade e isso leva a uma atividade excessiva da razão.

A tendência então é que ocorra um descompasso entre razão e afetividade com uma excessiva predominância da cabeça sobre o coração.

Ou ao contrário, quando a emoção predomina, se perde completamente os parâmetros de racionalidade e a emoção torna-se exacerbada.

Para que o Corpo Alma flua plenamente é essencial a harmonia entre “cabeça e coração”, criando uma base para a inteligência intuitiva.

Importante fortalecer o muladhara chakra pois isso traz um sentido de estabilidade que facilita a Meditação e conexão com a Alma.

2. Corpo Mental Negativo ou Protetor

ícone de corpo mental negativo ou protetor

A função da mente negativa é perceber tudo aquilo que não se encontra em harmonia.

Tudo o que representa algum perigo e que não está bem, tanto nas situações, quanto nas pessoas em torno de você e em seu próprio mundo interior.

A mente negativa é fundamental para que se possa conduzir bem no mundo e identificar o que, não estando em harmonia, precisa ser trabalhado, transformado ou simplesmente evitado, quando não necessário. 

Quando a mente negativa está subdesenvolvida, ela exagera na avaliação do negativo, sente receios desnecessários e se protege excessivamente.

Ou, ao contrário, nega o negativo e muitas vezes entra em situações desastrosas e demora para se dar conta disso.

Outro aspecto da mente é o anseio de comunhão mobilizado pela afetividade.

O sentido de si mesmo se constrói pela intensidade e força do próprio afeto expressado nas relações e não pelo que o outro responde.

Isto significa autonomia afetiva.

Quando frágil, este corpo desenvolve uma tendência para a dependência afetiva e insegurança nas relações.

O swadhisthana chakra ou chakra sexual nutre a mente negativa e, em harmonia, permite uma profunda vivência de unicidade em todas as relações, inclusive na experiência sexual, que se torna, então, um momento de dissolução de um ser em outro ser.  

3. Corpo Mental Positivo

ícone de corpo mental positivo

A mente positiva, quando desenvolvida, percebe tudo aquilo que está bem, que está em harmonia, tudo o que é luminoso em cada pessoa, em todas as situações e dentro de si mesmo.

Isso torna muito claro o que lhe cabe fazer em cada situação.

Possibilita ao indivíduo manifestar o poder de ser o que é e aprender a partir daí.

São funções naturais da mente positiva desenvolvida:

  • Autoconfiança
  • Sociabilidade
  • Alegria
  • Capacidade de comandar respeitando o poder dos outros sem oprimir 

Quando subnutrida, a mente positiva gera falta de confiança, dificuldade de dizer “não”, dificuldade de se posicionar e de reconhecer o positivo em si mesmo e em tudo à sua volta.

Recebe energia do manipura chakra ou chakra plexo solar.

Por não haver clareza, fica muitas vezes perdido, sem saber o que fazer e pode cair na cilada de bonzinho e tentar agradar aos outros e ser aprovado.

4. Corpo Neutro ou Meditativo

ícone de corpo neutro ou meditativo

A mente neutra ou meditativa, quando desenvolvida, vê ao mesmo tempo o que é harmonioso e positivo e o que é negativo e se encontra em desarmonia.

Percebe o todo das situações, pessoas e de si mesmo.

Aprende muito e cresce sempre com cada experiência.

É equânime e capaz de viver em paz com as pessoas e consigo mesmo.

Tem o olhar como se estivesse no do alto da montanha e no vale caminhando ao mesmo tempo.

Vendo o vale inteiro à sua volta, pode vislumbrar melhor para onde está indo e qual o melhor caminho a seguir. 

Quando não desenvolvido, pode surgir uma tendência à indecisão, rigidez, necessidade de contrariar o que lhe é apresentado para ver o outro lado e então talvez concordar.

Isto porque tendo o potencial para ver o Todo, não se contenta com apenas uma parte.

Se desenvolve muito à partir do fortalecimento do chakra do coração e da harmonia entre os hemisférios cerebrais.

5. Corpo Físico

ícone de corpo físico

A base para o desenvolvimento do corpo físico é a atitude amorosa e de comunhão com o próprio corpo.

A capacidade de relaxar profundamente e sentir o corpo como um campo de energia que, ao ser potencializado em seu nível de vitalidade, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência.

Quando o corpo físico está bem trabalhado, a pessoa é capaz de se organizar em relação às atividades que valoriza dentro do tempo que dispõe.

Isto quer dizer que o indivíduo encontra tempo e lugar adequados para realizar todas as coisas que considera importante para a sua vida.

Nunca se sente atribulado, como se estivesse em um turbilhão de atividades para as quais não encontra tempo suficiente.

Com o corpo físico bem estruturado, vive de forma mais centrada, equilibrada e tende a ter uma boa saúde física 

Entre os estados de matéria mais sutis do plano físico está o etérico.

Como o vishuddha chakra se relaciona com esse elemento, o trabalho com esse chakra é fundamental para uma condição harmônica e mais sutil do corpo físico.

Isso se refletirá no uso da palavra, que ganha uma maior precisão e poder magnético.

Uma capacidade de ser autêntico e criar seu próprio modo de ser no mundo. 

6. Corpo Arco Luz ou Linha do Arco

ícone de corpo arco luz ou linha do arco

Este corpo tem a função de captar em forma de intuição e criatividade o que vêm do Infinito e com o poder de foco e concentração concretizar no mundo físico. Materializar o sutil.

A Linha do Arco é um campo de energia que se situa em torno da cabeça, de uma orelha a outra e que tem entre as suas funções a missão de proteger o campo psíquico de qualquer negatividade proveniente de outras mentes.

Quando fortalecido, manifesta uma boa ordenação de ideias e uma grande determinação de concretizar os projetos que inicia.

Oração e Meditação fortalecem este corpo, além de receber energia pelo ajna chakra.

Quando não desenvolvido gera dispersão mental, falta de perseverança na concretização dos seus objetivos.

7. Corpo Aura

ícone de corpo aura

A aura tem a função de proteger contra qualquer negatividade proveniente dos ambientes e das emoções pessoais ou de outras pessoas.

Quando a Aura está forte há um forte sentido de proteção.

A segurança que provém dessa certeza faz com que haja uma abertura maior do coração e uma disponibilidade para a expressão do amor de forma incondicional.

Realiza a capacidade de perdoar e, mais do que isso, a capacidade de não se sentir ofendido, que desemboca na misericórdia onde não há “pecado e nem perdão”. 

A aura forte é a maior proteção para se viver neste mundo e expressar o amor sem o receio de sentir-se vulnerável.

A aura se relaciona com todos os chakras, mas a abertura e fortalecimento do sahashara gera um estímulo especial a este corpo. 

Quando está frágil, a aura desencadeia um sentimento de desproteção, baixa autoestima e fragilidade, o que pode levar a pessoa a se sentir muito vulnerável em situações de confronto e no processo das relações de modo geral.

8. Corpo Prânico ou Mente Executiva

ícone de corpo prânico ou mente executiva

Este corpo regula toda a dinâmica do prana, que circula nas nadís e no alinhamento de chakras em todos os corpos.

Quando desenvolvido gera um grande poder guerreiro, força de vontade, determinação e capacidade de executar planos e estratégias.

Desperta poder de curar com a própria presença. 

Quando subnutrido, desequilibra a mente negativa e gera tendência a receios desnecessários.

Outras tendências é a de adiamento, falta de energia, sentimento de escassez e isolamento.

A maestria total sobre a respiração e a entrada, saída e distribuição do prana no seu próprio sistema podem ajudar a desenvolver este corpo.

9. Corpo Sutil

ícone de corpo sutil

É claro que todo corpo é sutil em relação a outro que seja mais grosseiro e por isso este termo é muito genérico e impreciso.

No entanto, este corpo tem características especiais que justificam este nome.

Trata-se de um grande receptor de informações, que não tem extensão delimitada e que pode acessar o passado, presente e futuro.

É um campo de energia que se desloca sem restrição de tempo e espaço e ao contatar o que está acontecendo em outro lugar, por exemplo, leva ao receptor as informações.

Essas informações podem chegar em forma de imagens, vozes, pressentimentos, sensações etc.

Ele penetra todas as coisas e coloca luz onde havia obscuridade.

Desperta a clarividência, a empatia e sutileza na percepção e compreensão daquilo que está nas entrelinhas, nas nuances das situações e expressões das pessoas à sua volta.

10. Corpo Radiante

ícone de corpo radiante

Este corpo tem muitos pontos em comum com prânico e com o corpo aura.

Quando desenvolvido, este corpo cria um poderoso campo de luz dourada em torno da pessoa, o que além de lhe proteger de qualquer negatividade externa ou interna, lhe dá uma aparência imponente e radiante capaz de gerar um respeito natural e inexplicável nas pessoas que lhe rodeiam.

Estimula determinação, compromisso, força guerreira e coragem incondicional. 

Quando frágil, as disfunções mais comuns são atitudes receosas, evita confrontos, se esconde para não brilhar muito e assim aparecer e ser alvo da atenção e de supostas hostilidades dos outros.

Este corpo desenvolvido gera um grande poder de realização e liderança. 

11. Corpo Totalidade ou Centro de Comando

ícone de corpo totalidade ou centro de comando

Através dessa área da consciência que não é exatamente um corpo, mas que é a totalização dos 10 corpos e um Centro de Comando, é possível acionar o corpo que seja necessário para atuar em cada situação.

A função dessa área é a experiência da transcendência e do mergulho e comunhão com o Sagrado, com o Divino presente em tudo e em todas as coisas.

Quando essa área ainda não está desenvolvida há um anseio por algo completo, perfeito, que só se encontrará na dimensão da Alma dentro de si mesmo.

Por não se saber disso, à princípio, há uma busca de perfeição nas pessoas, situações e em relação a si mesmo.

Isso pode gerar uma atitude excessiva de controle e exigência consigo mesmo e com as pessoas ao redor.

O caminho da transformação para essa área é o da devoção e da entrega e não o do controle.

Como calcular a Numerologia Tântrica e saber a minha?

imagem de como calcular a numerologia tântrica e saber a minha

Foto: NikkiZalewski – istock

Para conhecer melhor a Numerologia Tântrica é indicado que você faça com um profissional o cálculo correto e receba as orientações e exercícios adequados para cada corpo e número.

Tem interesse em conhecer mais seu Mapa da Numerologia Tântrica?

Faça seu Mapa Numerológico: descubra o que os números dizem sobre você!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 😉


EXTRA: Numerologia Tântrica como ferramenta para Terapeutas Holísticos 

imagem de Numerologia Tântrica como ferramenta para Terapeutas Holísticos 

Foto: NiseriN – istock

Autodesenvolvimento, crescimento pessoal ou como se queira chamar, é um processo indispensável para impulsionar uma vida mental e emocional saudável de um terapeuta holístico, socialmente integrada, onde as relações interpessoais e profissionais fluam a partir de um ser autêntico, espiritualmente conectado e feliz.

Isso é parte do que a Numerologia Tântrica pode ajudar a construir quando corretamente orientada por um profissional experiente e uma vivência do seu próprio despertar através do seu sadhana pessoal. 

Todas as terapias necessitam de um diagnóstico bem feito e com a máxima amplitude captando nuances das necessidades de um indivíduo, pois é a partir do bom diagnóstico que o tratamento é encaminhado e o sucesso do procedimento terapêutico acontece.

A Numerologia Tântrica é um recurso complementar para o diagnóstico, independente de qual método terapêutico será aplicado. 

Ela é capaz de mostrar as condições bioenergéticas, predisposições psicológicas, potencialidades e áreas de fragilidade.

Isso indica caminhos de tratamento a partir da intervenção própria de cada disciplina terapêutica.

E claro, a partir das técnicas de intervenção próprias da Numerologia Tântrica mesmo e que tenham uma absoluta precisão nos seus efeitos específicos sobre cada uma das áreas da consciência que se pretenda desenvolver e curar. 

Como recurso de diagnóstico, essa Tradição é capaz de um alto nível de detalhamento, pois contém uma sofisticada visão da estrutura energética e psíquica humana. 

A premissa básica para a compreensão da Numerologia Tântrica é a de que toda função humana é decorrente do modo de ser de uma estrutura que nos constitui como humanos.

Isso vale para as funções fisiológicas e também para as funções psicológicas.

Ou seja, toda função resulta da ação de determinadas estruturas.

São as estruturas que, em movimento, fazem aparecer as diversas funções humanas.

Podemos constatar isso acontecendo no plano fisiológico.

As diversas funções orgânicas resultam da ação dos diferentes órgãos e sistemas.

A função digestiva, por exemplo, acontece a partir do que os órgãos digestivos realizam a partir do seu próprio modo de ser reagindo à presença do alimento.

Por ser assim, qualquer alteração no modo de ser natural e completo destes órgãos causará uma alteração, que, dependendo de suas características será considerada uma disfunção digestiva.

Ao se restabelecerem, as condições naturais dos órgãos à função digestiva se restabelece.

E assim acontece com todas as estruturas orgânicas.

Quando sentimos alguma alteração desarmônica em determinada função, podemos deduzir que este ou aquele órgão não está atuando plenamente.

Vamos tomar o estômago como um exemplo para testar e desenvolver esse raciocínio.

Olhando de um modo panorâmico e bem a grosso modo, o estômago tem um modo de ser.

Um estranho modo de ser.

Quando algo chega em seu interior, ele secreta um ácido, o ácido clorídrico, e atua triturando, por assim dizer, o alimento.

Por ele ser assim, ter esse jeito destruidor, algo se torna possível: parte da digestão, ao menos naquilo que diz respeito a ele, acontece.

Se o estômago não estiver secretando corretamente o ácido, ou seja, se o estômago não estiver sendo plenamente ele mesmo, estiver com alguma defasagem, ele pode ter uma alteração na produção desse ácido ou de qualquer outra substância e a sua atuação sobre o alimento estará defasada.

Com isso, uma disfunção digestiva se estabelece. 

Com esse exemplo acima podemos identificar a premissa se confirmando:

“As funções humanas decorrem do modo de ser de uma estrutura”.

E dela extraímos outro princípio: a condição das estruturas (órgãos, aparelhos ou sistemas) determina a qualidade das funções que delas decorrem.

Ou seja, se o estômago não estiver secretando bem o ácido, a função digestiva fica defasada.

Para restabelecer a qualidade é preciso restabelecer a condição harmônica da estrutura. 

Essa premissa básica e o princípio que dele decorre nos interessa diretamente para entender as funções psicológicas e a possibilidade de mudança de qualidade da vida emocional, mental, intelectual e a partir dessa base uma possível abertura para o incondicionado.

Para uma dimensão genuinamente espiritual. 

Até aqui foi possível compreender que a condição das estruturas da consciência (corpos) determina a qualidade das funções psicológicas.

Isso permite uma formulação lógica: antecedente e consequente.

  • Antecedente é a condição das estruturas da consciência.
  • Consequente é a qualidade das funções que emergem dessas estruturas.

Portanto, mudar a condição de uma estrutura é indispensável para ampliar a qualidade das manifestações que dela emergem.

Isso é muito importante e fornece uma chave fundamental para compreender porque muitas propostas de elevação espiritual, por mais bem intencionadas que sejam, não serão capazes de impulsionar uma efetiva e sustentável mudança de consciência.  

Isso porque querer uma mudança de qualidade nas funções da consciência, ou seja, melhorar a qualidade de vida mental/emocional sem alterar a condição dos corpos de onde elas provem é uma inversão lógica.

É querer o consequente sem ter o antecedente.

Não faz nenhum sentido.

As tentativas de transformação psicológica sem a base de uma mudança na condição das estruturas tendem a encaminhar um processo de adestramento e adequação a modelos preconcebidos de virtude que não tem condições de se tornarem realidade.

Tendem a gerar uma espécie de idolatria de supostas virtudes e conduz à moralização das emoções e ao autoengano.

Nenhuma autêntica mudança que implique uma real qualificação da própria vida se torna possível através desse tipo de abordagem.

4/5 - (4 votos)

Gineterapeuta e instrutora de Kundalini Yoga | Videomaker e fotógrafa | Organizadora do Festival da Deusa Brasil

AGENDAR!

Atende online

Faça seu Mapa Numerológico: descubra o que os números dizem sobre você!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 😉

Mais terapias de Cacau Pires

  • Descubra sua missão de vida com a Numerologia Tântrica (1 encontro)

    Online em Videochamada
    R$180,00
    Cacau Pires
    Terapeuta
    25 terapias realizadas
  • Terapia Benção Awen – Ritual individual de votos de matrimonio.

    R$2.000,00
    Cacau Pires
    Terapeuta
    25 terapias realizadas
Ver Perfil de Terapeuta