FAQ: Perguntas existenciais

Dúvidas, mistérios e conflitos existenciais mais pertinentes.
guia-da-alma-perguntas-existenciais-missao-universo

Nossa existência na Terra é marcada por dúvidas, mistérios, conflitos e perguntas existenciais.

Ao longo da existência, os seres humanos tentam decodificá-las e em meio a tantas respostas e tentativas de explicação, acabamos cercados por um vazio existencial e mais dúvidas ainda.

São tantas as verdades, canalizações, dimensões, teorias, deuses, cultos, terapias, sensações e intuições, que muitas vezes nos sentimos perdidos.

Minha intenção aqui é responder às perguntas existenciais mais pertinentes de uma maneira neutra, holística e que possa abranger tudo que já ouvi e aprendi até aqui!

Quero deixar claro aqui que são experiências e opiniões pessoais minhas e que eu, nem ninguém, é detentor da verdade, afinal, não existe uma única verdade!

Ficou com mais dúvidas, não concorda com alguma resposta ou possui algo para acrescentar? Deixa nos comentários também! Vamos compartilhar experiências e conhecimentos 🙂

 

Deus existe?

Independente da sua crença ou religião, não podemos negar que a nossa existência e consciência é algo maravilhoso; que o modo como a vida é construída na natureza é perfeita; e que o cosmos e a física são misteriosamente mágicos.

guia-da-alma-perguntas-existenciais-natureza

Você acha que tudo isso ao nosso redor surgiu realmente do “nada”? Não estou dizendo que não houve evolução – ela continua acontecendo. O que estou querendo dizer é que existe uma força superior que sustenta tudo isso!

O que é errado é que tentamos antropomorfizar Deus. Ele não tem forma, cor, rosto, preferências. Ele está presente em tudo. Todos nós somos parte dele. E ainda não temos capacidade para compreender sua imensidão.

 

Por que estou aqui? Qual o sentido da vida?

Todos nós estamos aqui por um motivo e a vida começa a fazer realmente sentido quando encontramos a nossa missão por aqui.

Todos temos um dever com a nossa evolução individual e, consequentemente, com a do planeta – afinal, estamos todos interligados. Descobrir a missão é um processo individual de cada um, pode vir em um insight, meditação, oração, canalização, mapa astral, ou até mesmo percebendo enquanto está fazendo tal coisa. Investigue, peça ao Universo e a resposta virá! 🙂

Ou você realmente acha que faria sentido apenas viver e morrer? Não, temos um legado aqui e todos nós somos importantes para a evolução planetária. Cada um com sua missão, com sua etapa na evolução.

guia-da-alma-perguntas-existenciais-missao-universo

Essas perguntas também nos levam às seguintes: De onde viemos? Para onde vamos?

Isso tudo é um mistério individual e coletivo! Você pode descobrir sua origem estelar e o que aconteceu em suas vidas anteriores (ou até mesmo nas que você vive ao mesmo tempo em seu Eu superior, em outras dimensões), com sabedorias e terapias. Mas de onde todos nós como consciências viemos/surgimos é ainda algo muito complexo e misterioso para responder. Apenas sabemos que somos fagulhas divinas.

Para onde vamos é uma resposta que apenas você pode construir, trilhando seu caminho de evolução e do bem. Não vivemos conduzidos pelo “destino”, nós que construímos nossa realidade.

Leia também: A missão: para que estamos aqui?

 

O que é consciência e o que significa expandir ela?

Consciência é essa parte misteriosa que existe dentro de nós, mas é impalpável. É a consciência que nos permite sentir, vivenciar e compreender a totalidade do mundo interior e exterior.

A consciência nos conecta com o plano superior e com nossa verdadeira essência.

Expandir, evoluir e/ou despertar a consciência significa se tornar consciente de quem somos; é conectar-se com a nossa alma. Leia este artigo para compreender mais: O que é o despertar da consciência?

 

Como eu posso começar a me espiritualizar/expandir minha consciência?

Sempre digo que o primeiro passo para a espiritualidade é o autoconhecimento. É com consciência sobre quem somos, que podemos evoluir. Escrevi um texto com 13 passos para se espiritualizar e ser correspondidx pelo Universo, baseados na minha experiência pessoal 😉

Veja também: Ferramentas de Evolução da Consciência  |  Terapias e vivências holísticas

Sinto muito medo para me espiritualizar, o que faço?

Osho dizia “A vida começa onde termina o medo”. É preciso vencê-lo! Abri meu coração para compartilhar dicas de como tenho conseguido fazer isso neste artigo: Como eu aprendi a superar o medo.

 

É normal sentir-se confuso e sozinho no caminho espiritual?

Sim, é normal! Se espiritualizar/expandir a consciência é um caminho sem volta! Você começa a questionar-se sobre os padrões e paradigmas – tantos pessoais, quanto da sociedade -, sobre a vida na Terra e no Universo. Passa a compreender, sentir e enxergar o mundo de maneira mais sensível, intuitiva e amorosa.

É normal sentir-se confuso, perdido e triste neste caminho. Esses momentos vêm como provas, para nos deixar mais fortes! Já reparou que nos momentos de crise geralmente temos os melhores insights? Aprenda com estes momentos e permita-se evoluir!

Quando passamos a viver de forma holística, começamos a vibrar em outra frequência, em outro nível de maturidade, atitudes e vivências. É por isso que muitas vezes acabamos nos afastando de pessoas que não seguem este caminho. É normal, de tempo a elas. Cada pessoa tem seu momento de despertar.

Mas saiba que você não está sozinho neste caminho! Participe de grupos de estudos, eventos e vivências e encontrará pessoas que estão buscando o mesmo.

Leia também: O vazio existencial e as dores da alma

 

Estamos sozinhos no Universo?

guia-da-alma-perguntas-existenciais-universoVocê acha mesmo que em um Universo tão grande e com tantas dimensões, a gente está sozinho? O que faria de nós sermos seres tão privilegiados? O problema vem de novo com a antropomorfização destes seres. Quem disse que eles precisam de olhos, pernas e até mesmo uma forma física para existir? Por que não enxergamos ele como outras consciências?

“ET” significa “extraterreno” ou “extraterrestre”. O que seria um espírito se não um “ET”, por exemplo? São vários os relatos e evidências de pessoas que viram e/ou se comunicam com seres além da Terra.

Saiba mais sobre este assunto: Será que estamos sozinhos no Universo?

 

Astrologia, tarot, religião..afinal, quem está certo?

A resposta para essa pergunta é ninguém e todo mundo!

Não existe uma verdade absoluta para “desvendar” o Universo. Cada um tem sua verdade interior, de acordo com sua vivência e percepção. Cada um tem liberdade para acreditar e ser o que quiser e devemos respeitar a escolha dos outros.

Cada um tem seu caminho individual de evolução pessoal, profissional, física, psíquica e espiritual. As religiões, crenças, filosofias e sabedorias são apenas caminhos para esta evolução. No fim, todas tem coisas em comum e levam em direção à evolução.

*Aqui ressalvo que devemos estar atentos para o que é realmente “luz” e bondade. Muitas religiões e cultos não possuem boas intenções. As pessoas abrem seu coração ingenuamente e são enganadas. Esteja atento!

Aqui no Guia da Alma, somos parceiros apenas de profissionais e instituições responsáveis e da luz. Confira: Conteúdos sobre terapias holísticas  |  Profissionais e terapeutas holísticos

 

A humanidade está no caminho para a evolução?

Sim! E é fácil enxergar o grade salto que estamos tendo: todos estamos conectados e temos acesso e oportunidade a conteúdos, vivências e práticas espirituais –  não é mais uma sabedoria oculta, as pessoas conseguem compreender em maior escala agora; as coisas têm acontecido em grande velocidade e muitos padrões fechados têm sido rompidos.

Muitos são os eventos e condições que temos para a evolução. Basta querer! Leia mais motivos neste artigo: Há algo de grandioso acontecendo no mundo.

Não adianta apenas ser uma pessoa “boa”, levando a vida de olhos fechados para os grandes mistérios do mundo. Isto é se deixar enganar pelo egoísmo, pela ingenuidade, é não ter curiosidade sobre quem você é.

Também não adianta fechar os olhos para os outros. As vezes estamos tão acomodados, que não enxergamos o que acontece ao nosso redor e do outro lado do mundo! Você acha que as guerras que estão acontecendo não te atingem? É necessário enxergar o outro como parte de você – estamos todos ligados energeticamente. É preciso evoluir também como pessoa, ajudando o próximo.

Infelizmente, ainda existem muitas coisas ruins acontecendo na Terra e muitas pessoas que não despertaram. São movidas pela ganância, status, posses materiais. E o que acontecem com estas pessoas que não evoluem ou “retrocedem”?

Segundo as “leis do Karma”, tudo que fizerem de ruim, retorna; ou então elas voltam da estaca zero na outra vida, no momento da evolução em que pararam um dia. Realmente é um assunto polêmico, do qual não temos uma resposta única e definitiva.

O importante mesmo é que você esteja alinhado com a sua evolução. E que nós, que já despertamos, tenhamos coragem e vitalidade para lutar na luz.

 

Os animais também são seres espirituais?

Inclui esta pergunta aqui como um pedido da minha irmã querida que adora animais. E a resposta é sim!

Cada átomo, cada pedacinho desta Terra e do Universo – até mesmo os minerais – são pedacinhos de Deus, com uma carga energética.

guia-da-alma-perguntas-existenciais-gatoOs animais são como nossos irmãos pequenos: suas consciências não tem ainda a mesma habilidade que nós para “raciocinar”, mas eles possuem um espírito. Afinal, muitas crenças e teorias afirmam que nós somos uma evolução dos animais, e nós temos espírito, certo? Então não tem como ter adquirido uma alma só depois de virar “humano”. Em muitas crenças e culturas os animais são vistos como símbolos de poder internos e externos. Todos nós já fomos e continuamos tendo animais como aliados poderosos, basta acessá-los.

 

Tem mais dúvidas e perguntas existenciais? Deixa nos comentários!

Não concorda com alguma resposta ou possui algo para acrescentar? Deixa nos comentários também. Eu – nem ninguém – é detentor da verdade, afinal, não existe uma única verdade! A proposta aqui é compartilhar conhecimento e experiências 😉 

Cofundadora e CMO do Guia da Alma, Facilitadora do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiana e Thetahealer.

AGENDAR!

Atende online