Outro dia li o artigo “13 formas de se apaixonar por você mesma e ser correspondida” escrito pela Susana Cristalli do BuzzFeed Brasil. Achei tão direto e significativo.

O primeiro passo para se espiritualizar é o autoconhecimento. É com consciência sobre quem somos, que podemos nos compreender, aceitar, evoluir e amar. Tirar um tempo para nós todos os dias é essencial.

Por isso, inspirada, resolvi escrever os 13 passos para se espiritualizar, se autoconhecer espiritualmente, e ser correspondidx* pelo Universo. Eles estão divididas por tópicos, mas na nossa vida estão todos interligados.

Vamos lá? 🙂

 

1. Medite

Meditação é a conexão com o eu interior e com todo o Universo ao seu redor. É uma prática que ajuda a combater problemas de saúde, a se autoconhecer e ainda se conectar com seu eu espiritual.

guia-da-alma-meditacao-conexao-eu-superior-gif--Existem diversos tipos de meditação – que focam na sua conexão com a Terra, que desenvolvem seu lado espiritual, que fazem equilíbrio energético, que te ajudam a combater problemas de ansiedade. Enfim, você deve buscar o que é melhor para você em cada momento da vida.

Se você acha que não tem paciência para meditar, comece praticando 5 minutos por dia. Procure uma meditação guiada no youtube! Não tem problema que seja antes de dormir e você durma na metade. O importante é que você insira esta prática no seu dia a dia!

Acesse nosso eBook gratuito: 11 dicas práticas de meditação.

 

2. Purifique-se

Sua casa é um reflexo seu, principalmente seu quarto. Você está cuidando e organizando ele? Quem você está convidando para entrar nele? Existem objetos e coisas com energia estagnada ali?

Observe como estão as coisas ao seu redor. O primeiro passo da purificação é fazer uma limpeza interior e exterior na sua vida.

guia-da-alma-quarto-purificacao-incenso-quartoUma dica é ter sempre incensos, pedras, essências e plantas para limpar e dar vida ao ambiente. Reserve um local da sua casa para fazer suas meditações e preces. Faça banhos com sal grosso e ervas, use produtos de aromaterapia. O importante aqui é sentir-se leve, limpx, purificadx!

 

3. Proteja-se

Você já sentiu que certas pessoas ou ambientes te deixam com uma sensação ruim? Em compensação, outros te fazem sentir em casa?

É porque tudo nesta vida é feito de energias. Enquanto existem pessoas com muita luz, outras querem roubá-la. Então, observe melhor quem são as pessoas que te rodeiam. Você vive na mesma vibração que elas.

Não quero dizer para sair cortando laços com todo mundo por aí. Muitas pessoas fazem isto de maneira inconsciente ou estão precisando da sua ajuda, mas você nunca deve doar a sua energia de forma inconsciente. Proteja-se!

Pode ser na forma de amuletos, orações, escudos energéticos. Você deve buscar isso!

Proteção também significa ter confiança e conexão com o Universo. Foi uma das formas que encontrei para superar o medo.

 

4. Perdoe

Praticar o perdão é uma forma de deixar o amor fluir na sua vida e cortar laços ruins do passado.

Perdoar não quer dizer necessariamente reatar laços, nem ser enganado ou esquecer. Significa lembrar sem guardar mágoas, tristeza, ódio, rancor. Let it go, sabe?

guia-da-alma-let-it-go-passos-para-se-espiritualizar

Perdoe e fortaleça os laços com sua família e amigos, eles estão conectados com você por uma razão.

Pratique o perdão com você mesmo também! Transmute essa ferida do passado em energia nova para sua transformação!

 

5. Fale com sua criança interior

Falar com nossa criança interior e revisitar nosso passado, é uma forma muito poderosa de nos autoconhecer. É na infância que ficam escondidos muitos traumas do nosso inconsciente e que muitos sonhos ficam esquecidos.

Faça-se a pergunta: a sua criança está orgulhosa do adulto que você se tornou? Você tornou-se o adulto que queria?

Na nossa infância encontramos nossa criatividade, que muitas vezes deixamos de lado na vida adulta. Redescubra-se, desconstrua-se!

 

6. Pratique a positividade

Todos seus pensamentos, atitudes e falas constroem sua realidade.

Pratique a felicidade, o amor, as palavras sinceras e carinhosas. Deixe o orgulho, o ego, o rancor, a ingratidão de lado (e principalmente as reclamações da classe média que sofre. Pare de reclamar da vida e do tempo!)

Ser positivo não significa ser uma pessoa zen, alheia dos problemas do mundo, sempre calma. Significa ser feliz com base no amor, na luz, na bondade! Fortaleça o lado bom da vida!

Quando uma pessoa sorri para você, te elogia, dá atenção e carinho, você se sente tão bem ao lado daquela pessoa, certo? E por que ser diferente dela? Trate todos com igualdade e alegria, afinal, todos nós estamos conectados. A positividade do outro também vai reverberar em você!

 

7. Viva no presente

Para que remoer cicatrizes do passado?

Para que se preocupar com um futuro que nem existe?

Viva no presente, se concentre no aqui, no agora e viva intensamente e de forma consciente cada minuto!

guia-da-alma-positividade-passos-para-se-espiritualizar

 

8. Cuide da sua saúde

Para o mental e o espiritual estarem em equilíbrio, o físico também deve ser cuidado. Tudo está interligado.

O que me ajudou muito foi praticar e vivenciar a filosofia do yoga; nadar para me reconectar com a água; cozinhar minhas próprias comidas para ter uma alimentação saudável.

Procure o que é melhor para você! Pratique e sinta o que te dá mais alegria de viver.

Para pessoas acostumadas a serem sedentárias (assim como eu!) pode ser difícil criar essa rotina. No começo da prática física às vezes me arrependo de estar ali; ou quando estou cozinhando e vejo a pilha de louças sujas que criei me desanimo. Mas quando você passa a sentir os benefícios, consegue deixar a autossabotagem de lado.

 

9. Aceite quem você é

Autoconheça-se, aceite-se, transmute e evolua. Seja você mesmx, de coração e alma.

Não tenha medo do que você encontrará ao olhar o seu interior. Tenha coragem para aceitar quem você é.

guia-da-alma-aceitacao-passos-para-se-espiritualizar

Reserve um momento para olhar-se no espelho e observar cada parte sua, fazendo um elogio. Fale a você mesmx porque você se ama. Fale também o que você gostaria de mudar e se de conselhos, como uma amiga.

Tire tempo para fazer as coisas que gosta, para cuidar de você mesmx. Ame-se!

 

10. Descubra a sua missão

Todos nós estamos aqui por alguma razão e temos um dever com a evolução deste planeta.

Descobrir qual a sua missão trará mais sentido para a vida e responderá muitas perguntas que você se tem feito. Fará sua vida fluir, sua intuição se desenvolver.

A descoberta é um processo individual de cada um. Pode vir de diversas maneiras: em um insight, meditação, oração, canalização, mapa astral. Procure e a resposta virá!

 

11. Faça uma terapia ou curso holístico

No mundo espiritual, existem diversos caminhos e linhagens para seguir. Você deve descobrir com quais mais se identifica. Fazer uma sessão de Reiki pode te ajudar a se reequilibrar, tirar as cartas de tarot a mostrar em qual parte da sua caminhada você está, uma vivência sobre sagrado masculino ou feminino a se autoconhecer, um curso de ayurveda a mudar seus hábitos.

Conheça melhor as terapias holísticas disponíveis, acessando:

Artigos sobre terapias holísticas: onde você encontra artigos sobre terapias.

Serviços holísticos: onde você encontra terapias oferecidas por profissionais.

 

12. Nunca pare de evoluir

O caminho da espiritualidade é infinito. Portanto, nunca parar de pesquisar, estudar, expandir, praticar é um dos passos para se espiritualizar constantemente!

Faça suas práticas pessoais, participe de grupos de estudos e vivências, converse com pessoas espiritualizadas, pesquise em livros e portais. Aqui no Guia da Alma, postamos diversos conteúdos sobre espiritualidade e evolução da consciência. Te convidamos a receber nossos conteúdos por email, preenchendo o formulário no final do artigo!

 

13. Agradeça

Pratique a gratidão: com você mesmo, com as pessoas que te cercam, com o Universo.

Reflita mais sobre como é mágica a nossa existência. Apesar de existirem tantos problemas ao nosso redor, você já parou para pensar no quanto é fascinante pensar no que é de fato a vida? É uma oportunidade linda que recebemos de ter experiências únicas aqui.

Portanto, independente da sua crença, agradeça e tenha respeito com os seus mestres espirituais (sim, eles estão sempre presentes com você). Reconecte-se com eles através da gratidão. Este é um dos principais passos para se espiritualizar e ser correspondidx pelo Universo!

guia-da-alma-gratidao-passos-para-se-espiritualizar

 

Vamos colocar esses passos em prática?

O processo e caminho da espiritualidade é particular para cada um. Todos tem seu jeito e tempo para despertar. Esses passos para se espiritualizar foram escritos com base no que eu vivenciei. Sinta-se livre para seguir seu caminho espiritual da maneira que sentir que é melhor para você!

Tem mais dicas? Compartilhe com a gente quais foram/estão sendo os seus passos para se espiritualizar! 🙂

 

*Este artigo usa “x”, por questões de igualdade de gênero. A espiritualidade é para todxs 🙂

 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




Compartilhe!

Liana Chiaradia

Cofundadora do Guia da Alma, designer e reikiana.

icones 6
icones 0

Designer gráfico e ilustradora de profissão, ariana por natureza, cofundadora do Guia da Alma de coração. Apaixonada por música, artes e culinária. Eterna viajante, acredita que a beleza da vida está em novos horizontes, nos pequenos detalhes e na conexão com o Universo.

...

Comente! Queremos saber o que você pensa.