Reiki para Empresas: como e por que aplicar no trabalho?

Saiba como o Reiki pode ajudar na saúde mental de seus colaboradores.
reiki para empresas
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
4.8/5 - (6 votos)

Você sabia que o Reiki para empresas pode gerar diversos benefícios comprovados para a saúde?

Neste artigo irei aprofundar esse conceito e explicar como funciona essa prática que pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade na sua empresa!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.


O que é Reiki?

imagem de o que é reiki

Foto: LightFieldStudios – istock

O Reiki é uma prática integrativa e complementar utilizada por pessoas e empresas que buscam bem-estar.

Ela está totalmente livre de vínculos religiosos, e pode ser utilizada como uma grande aliada para a saúde.

Sua redescoberta foi no Japão no início do século XX por Mikao Usui, remontando à técnica milenar energética de energia através das mãos, promovendo reposição energética, com atuação na harmonização, revitalização e equilíbrio dos centros energéticos do corpo.

Sendo assim, atua reduzindo ansiedade e estresse, proporcionando autoconhecimento e bem-estar.

Está enquadrada enquanto terapia complementar pelo National Center for Complementary and Integrative Health, nos Estados Unidos, sendo alvo de diversas pesquisas científicas.

Segundo pesquisa publicada na revista latino-americana de enfermagem, uma sessão de aplicação de Reiki com duração de trinta minutos conseguiu garantir uma redução instantânea na resposta sobre a doença de Berger e pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de Burnout.

Vale salientar, também, que em 2017, a prática de Reiki foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, através da Portaria n. 849.

E no Brasil, atualmente ela é utilizada no SUS, Hospitais, Clínicas particular e, até mesmo, em Empresas.

Vejamos mais como essa técnica pode ser eficaz em sua empresa.

Quais os benefícios do Reiki para empresas

imagem de quais os benefícios do reiki para empresas

Foto: damircudic – istock

Segundo estudo realizado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 59% dos trabalhadores em Portugal sofrem com estresse laboral.

Em estudo recente da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, foram identificados dez fatores de estresse laboral que reduzem a saúde tanto quanto a ingestão de fumo passivo.

No Brasil os dados também são alarmantes: em pesquisa realizada em 2010 pela Internacional Stress Management Association (ISMA), o Brasil só perde para o Japão em maior prevalência de alto estresse no ambiente de trabalho, garantindo o segundo lugar, com porcentagem de quase 70% dos colaboradores impactados.

Manter os colaboradores em sintonia e equilibrados tem sido um desafio para as gerências de RH. É nesse cenário que o Reiki pode ajudar!

Abaixo listo alguns benefícios específicos de como o Reiki pode trazer benefícios para a saúde dos colaboradores.

Alívio do estresse e ansiedade

Alívio do estresse e ansiedade

O Reiki é uma prática não invasiva, ou seja, pode ser realizada por praticamente todas as pessoas.

Com a redução do estresse e ansiedade no trabalho é possível, também, haver uma redução em outras síndromes que afetam os profissionais com frequência, como: a síndrome de burnout CID-11 e a síndrome do impostor, por exemplo.

Além disso, diminuindo os níveis de ansiedade e estresse, outros sintomas relacionados a eles podem e tendem a ser melhorados, como: redução da hipertensão arterial, transtornos alimentares, falta de concentração e excesso de pensamentos.

Segundo o artigo científico “Efeito do Reiki na hipertensão arterial”, de 2014, as autoras afirmam que:

“O Reiki teve efeito positivo na diminuição da pressão arterial alterada, sugerindo ser uma técnica complementar para o controle da hipertensão.”

Abaixo veja alguns depoimentos de clientes da Guia da Alma:

“Fiz uma sessão de Reiki pq estava estressado com meu trabalho. Percebi que deu uma boa equilibrada nas energias. No mesmo dia algumas pessoas se aproximaram para falar coisas positivas para mim, oq não acontecia tem muito tempo. A queimação que eu tinha no estomago passou durante a sessão e nunca mais tive.” Átila

“(…) Em uma semana que estava sofrendo de muita ansiedade, foi essa a terapia que me transformou. Durante todos os 45 minutos da sessão senti uma forte energia passando por todo o meu corpo, como se ondas vibratórias me envolvessem. Nem no reiki presencial eu havia sentido algo assim. Depois dessa primeira experiência, voltei a agendar o reiki e agora esta se torna uma rotina minha de autocuidado. (…)” Laís Dágola

“Fiz as sessões à distância para mim e para minha mãe. Experimentamos um alívio emocional e um relaxamento físico muito especial. Eu estava estressada e minha mãe idosa com ansiedade e insônia. Acompanhei as sessões dela colocando-a deitada para receber o reiki. Ela foi melhorando a cada sessão e aumentando o sentimento de bem-estar. (…)” Susan de Oliveira

Ajuda a aliviar os sintomas da depressão

ícone de ajuda a tratar a depressão

O video abaixo é um trecho do programa Bem-estar sobre o Reiki, trazendo um depoimento relacionado à melhora da depressão através da prática:

O paciente descreve que parece que “dentro de você mesmo saiu algo que está te ajudando”.

A terapia Reiki atua equilibrando e revitalizando a energia do corpo, relembrando-o como é a sensação de sentir autocuidado e bem-estar; dessa forma, acaba ajudando a reduzir os principais sintomas da depressão: apatia e tristeza.

Veja abaixo alguns relatos de clientes Guia da Alma:

“Gratidão pelo apoio com o Reiki!!! Momentos de crises de ansiedade e depressão me ajudou demais. Recomendo a todos!!! Me ajudou demais” Márcia de Moura

“Simplesmente amei, estava com a minha energia para baixo, até mesmo com um sentimento que estava entrando em depressão, fiz uma sessão (…) e no mesmo dia senti uma energia que fazia tempo que não sentia, foi uma delicia, quero fazer muitas sessões novamente, foi maravilhoso.” Thamires Kido

Aumenta a imunidade

ícone de aumenta a imunidade

É comum que, no trabalho, os profissionais se queixem com altas cargas de estresse e tensão.

Esses fatores podem produzir consequências físicas, como problemas de estômago, dores musculares, dores de cabeça, queda de imunidade e muito mais, gerando, portanto, baixa produtividade e aumento na sinistralidade.

Como o Reiki atua no reequilíbrio corporal e aumenta a sensação de bem-estar, ele também pode ajudar a aumentar a imunidade e reduzir a propagação das queias.

É possível ver esses resultados através da pesquisa de mestrado do autor Ricardo Monezi, em tese para a Universidade de São Paulo (USP), em 2003, intitulada “Avaliação de efeitos da prática de imposição de mãos sobre os sistema hematológico e imunológico de camundongos machos”.

Os resultados de seu estudo foram positivos quando ao aumento na saúde dos camundongos que receberam a prática de Reiki. Incrível, não!?

No meio profissional, os prejuízos podem ser altos. Em pesquisa realizada no Canadá, foi revelado que doenças derivadas do estresse geram um custo de doze bilhões de dólares anuais para as empresas.

É nítido, portanto, que os benefícios do Reiki, agindo para o bem-estar individual de cada colaborador, impactam positivamente em toda a organização empresarial.

Veja mais relatos abaixo:

“Faço Reiki em mim e elimina as dores com frequência, principalmente no estômago, cabeça, articulações. Também já fiz em amigas próximas e todas sentiram os efeitos positivos de modo impressionante.” Paula Vielmo

“Essas últimas semanas tenho me sentido bem cansada. No dia que enviou o Reiki eu estava com muita dor no estômago. Na hora indicada entrei para o quarto e tentei me concentrar. Nossa, foi fabuloso. A dor foi embora na mesma hora. Eu senti uma calma que há muito não sentia (tenho andado bem estressada) e a noite eu consegui dormir sem acordar nem uma vez (o que tem sido bem raro). A dor no estômago não voltou mais e estou mais tranquila.” Tatiane Alves

Como pode ser aplicado Reiki nas empresas?

imagem de como pode ser aplicado reiki nas empresas

Foto: aquaArts studio – istock

O Reiki é uma prática de reequilíbrio energético que pode ser realizada de maneira online e presencial.

O atendimento com um terapeuta reikiano pode ser realizado:

  • De forma individual como terapia
  • Como prática coletiva com toda a equipe.

É comum que, após a sessão, as pessoas relatem sensações como relaxamento e alegria, pois, através do envio de energia pelo terapeuta reikiano, o Reiki funciona realizando o equilíbrio da energia vital do paciente para o seu estado natural.

Já pensou em criar uma reunião online em trabalho híbrido ou remoto com os seus colaboradores onde todos possam receber a energia da técnica Reiki das suas casas?

Aqui no Guia da Alma nós realizamos assim com nossos clientes e equipe, e os resultados são sempre nítidos!

Veja depoimento de uma de nossas colaboradoras:

“A primeira vez que realizei a prática de Reiki online foi como colaboradora da Guia da Alma, junto com toda a equipe. Senti, aos poucos, o meu corpo relaxando e uma paz invadindo e retirando todo o estresse do dia. Estava passando por problemas emocionais, e como sou psicossomática, estava sentindo todo o estresse no meu corpo. Não consegui terminar a sessão, pois dormi na metade. Relaxei demais e estou muito satisfeita com o resultado!” Maria Eduarda Pepe, content manager Guia da Alma.

Como implementar o Reiki na sua empresa

imagem de como implementar o reiki na sua empresa

Foto: Sessão de Reiki coletiva na Creditas com Guia da Alma

A imagem acima mostra uma das nossas práticas de Reiki coletivas. O Reiki é o benefício diferente de saúde mental e bem-estar que muitas empresas buscam, e pode ser implementado de maneira fácil com nosso apoio.

Cada vez mais tem se falado sobre saúde mental no trabalho, e benefícios que a empresa pode oferecer para reter seus colaboradores oferecendo mais qualidade de vida.

Afinal, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 30% dos brasileiros no mercado de trabalho apresentam síndrome de burnout.

Já parou pra pensar que um terço de sua equipe pode estar em burnout agora mesmo?

Segundo o National Institutes of Health (NIH), 48% da produtividade é perdida devido a transtornos mentais, aumentando a taxa de turnover.

A Guia da Alma pode ajudar a sua empresa nesse processo, oferecendo práticas e terapias complementares para a sua empresa!

  • A Guia da Alma promove momentos de bem-estar para seu time através das práticas coletivas de Reiki em Grupo, Meditação Mindfulness (Atenção Plena), Yoga e Ginástica Laboral;
  • Oferece palestras sobre saúde mental, trazendo prevenção, conscientização e engajamento ao time;
  • Treinamento de líderes e colaboradores para seu time manter a saúde mental sempre em dia;
  • Oferece sessões de terapias complementares de maneira individual com terapeutas certificados, promovendo inteligência emocional aos colaboradores;
  • Mapeamento de saúde mental da equipe com inteligência de dados para conhecer o estado atual de sua empresa, focando em gargalos e pontos onde a saúde necessita de melhorias , e muito mais!

Garanta o equilíbrio físico, mental e emocional para a sua equipe de colaboradores!

4.8/5 - (6 votos)

Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

AGENDAR!

6 práticas indispensáveis e acessíveis para criar uma cultura saudável!