image-3a-cura-solidaria-edicao-de-primavera
Eventos

3ª Cura Solidária – Edição de Primavera

Um evento solidário para celebrar o amor e a cura.

icon-share
21 compartilhamentos

O Guia da Alma, em parceria com a Aldeia Índigo Centro Multicultural, realizou no dia 23 de setembro de 2017 a 3ª Cura Solidária, edição de Primavera, em Florianópolis – SC.

Um evento beneficente, totalmente aberto para a comunidade, idealizado com muito amor! ♥

Foi um dia de palestras, oficinas e atendimentos holísticos, com preços acessíveis e com toda a renda doada para instituições de caridade!

guia-da-alma-3a-Cura Solidária

Preparamos um artigo especial para você contando com foi cada atividade e as doações. Em parceria com o Café Produções também preparamos um vídeo. Confira!


 

23 de setembro e o grande alinhamento astrológico

A 3a Cura Solidária foi realizada durante todo o dia, em uma data muito especial.

No dia 23 de setembro, início da primavera, estava ocorrendo um alinhamento de 6 Planetas: A Lua em Escorpião, o Sol em Virgem, Vênus em Virgem, Mercúrio em Virgem, Marte em Virgem, Júpiter em Libra; e mais 06 estrelas da constelação de Leão, entre elas a Estrela Regulus – o Coração do Leão, representa um princípio de força e coragem, ou aquilo que pulsa luz. Totalizando o alinhamento de 12 astros.

Segundo o astrólogo Alex Domingues,  o dia 23/09 exerceu sobre a humanidade um Forte Fluxo de Energia Cósmica. Muitos chamaram de a abertura de um importante Portal da Consciência que a tempos vinha sendo esperado por muitas culturas e buscadores da espiritualidade, que, segundo dizem, acontece a cada 7mil anos, proporcionando assim um salto energético vibratório sobre a Terra.

Um Portal que falou e vem falando aos nossos corações que é tempo de grandes mudanças e que nenhuma catástrofe natural é pior do que aquela que já está acontecendo entre nós: a falta de amor.

Portanto, nesta 3ª Cura Solidária, compartilhamos o amor ao próximo, a solidariedade e espiritualidade. Foi um dia de renovação e cura para organizadores, terapeutas e participantes!

Assista ao vídeo de como foi o evento da 3ª Cura Solidária! Filmagem e edição realizada por Café Produções:

 

Acompanhe como foi cada uma das atividades da 3ª Cura Solidária!


Atendimentos de Reiki

Durante todo o dia tivemos atendimentos de Reiki. “O Reiki é uma prática que foi descoberta e disseminada pelo monge budista Mikao Usui em 1922, tendo como princípio o equilíbrio (físico, mental e espiritual), através da energia universal. Ki ou Energia é o elemento utilizado para o equilíbrio energético. É o presente do Universo que vem através da canalização e de pensamentos e gestos de AMOR.”

Terapeutas: Aira Silverio Mascelani, Ana Luisa Kaminsky, Dayanny Oliveira, Liana Chiaradia, Márcia Oliveira, Pitty Pedack e Rodrigo Roncaglio.

Saiba mais em: O poder de reequilíbrio do Reiki

 

Meditação de alinhamento dos Chakras

Nesta atividade, os Chakras foram abordados em uma explicação teórica inicial, falando sobre cada um deles e de suas funções no corpo físico e energético. Tendo em mente a teoria, o próximo passo foi um exercício de conscientização energética, para mostrar aos participantes que todos somos capazes de controlar nossa energia corporal. Após isso, foi feita uma prática meditativa, de energização individual de cada Chakra. Por fim, foi alcançado o alinhamento total de todos os centros energéticos.guia-da-alma-3a-Cura Solidária-meditacao-chakras-rodrigo

Facilitador: Rodrigo Roncaglio

Saiba mais: Chakras: Um caminho de autoconhecimento

 

Oficina: Introdução a Massagem Terapêutica e Relaxante

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-paulo-haase-massagem-Toquem-se, a arte do toque terapêutico – Introdução às manobras básicas de uma massagem relaxante. A Massagem Terapêutica Relaxante, consiste em aplicar manobras com as mãos em todo o corpo, com deslizamentos e pressões nos pontos de tensão, com objetivo de tratar dores específicas, proporciona conforto e acolhimento e relaxamento profundo. O toque das manobras promove efeitos que levam a desencadear funções estimulantes, influenciando de forma harmoniosa os estados fisiológicos, psicológicos e físicos do organismo.

Facilitador: Paulo Haase  |  Assistência: terapeutas Olga Rodrigues e Cristiana Mendes

 

Quick Massage Thai

Une a maravilhosa técnica tailandesa à praticidade do atendimento rápida na cadeira de Quick Massagem. A sessões duraram cerca de 15 a 30 minutos, onde foram trabalhados os principais pontos para fazer a energia fluir livremente nos corpos físico e emocional. Os pacientes saíram energizados e relaxados para deixar o dia mais tranqüilo e produtivo.

Terapeuta: Luna Andressa Dreher – Luna Holística

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-luna-holistica-quick-massage

 

Oficina: Mandalaterapia

Muitas culturas conhecem e utilizam o significado intrínseco da Mandala. Presente na filosofia budista, tibetana, Hindu, Maia entre outras, a mandala encanta pelo formato, pela energia, mas principalmente pelas cores. O psicanalista Carl G. Jung chamou a mandala de “uma representação do eu inconsciente”.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-mandalaterapia-marcia-oliveira

Nesta Oficina de Mandalaterapia os participantes aprenderam a despertar o seu eu contemplativo e meditativo, para saber como transmutar estados emocionais e físicos negativos para estados positivos, através das formas e cores das Mandalas.

Facilitadora: Márcia Oliveira

 

Palestra: Autismo e Altas Habilidades/Superdotação

A Psicologia e a Educação Especial são áreas de conhecimento que têm como foco o desenvolvimento do ser humano em suas diversas fases. Eu sou Clayton, psicólogo, doutor em Educação Especial e vou fazer uma roda de conversa sobre desenvolvimento humano, inclusão e formas de intervenção. Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e com Altas Habilidades/Superdotação têm direito a desenvolver o seu máximo potencial, mas o que isso significa?

No nosso dia a dia devemos garantir que todos possam fazer escolhas, adquirir conhecimento, escolher uma carreira, desenvolver relacionamentos saudáveis, realizar sonhos e projetos e ter acesso a entretenimento. Isso é felicidade e qualidade de vida, mas deve estar acessível. Cada um de nó tem um papel para garantir isso.

Uma das linhas de intervenção que mais cresce na abordagem em Educação Especial, principalmente com relação ao Transtorno do Espectro do Autismo é a ABA – Applied Behavior Analysis, em português, Análise do Comportamento Aplicada. Juntamente com a filosofia do Currículo Funcional Natural, a ABA permite uma abordagem que respeita a cultura da família, a idade cronológica da pessoa dom TEA ou AHS e ainda permite que sejam feitos planos a curto, médio e longo prazo para as diferentes intervenções. Todos os comportamentos podem ser “fracionados” em comportamentos mais simples e “treináveis”. Quando se busca, também, sinergia em interdisciplinaridade conquistamos não apenas a autonomia para a pessoa, mas ampliamos a inclusão naquela comunidade.

Nesta conversa, foram discutidas  alternativas para fazer isso de forma positiva e solidária em várias esferas.

Palestrante: Clayton dos Reis Marques

 

Palestra: Projeciologia e Bioenergias

A Projeciologia é a especialidade da Conscienciologia que estuda as projeções da consciência para fora do corpo biológico, as quais tanto podem se dar na dimensão extrafísica (plano das emoções) quanto na dimensão mentalsomática (plano das ideias) através dos veículos de manifestação (corpos), ou seja, respectivamente de psicossoma e de mentalsoma. É também conhecida em outras áreas do saber como projeção astral ou desdobramento.

guia-da-alma-3a-cura-solidaria-aden-rodrigues-conscienciologia

A fim de desencadear a projeção da consciência em tais dimensões, se faz necessário ter domínio do corpo energético (energossoma), pois ao dominar as próprias energias nos sentimos mais seguros e confiantes, flexibilizando as energias do holochacra, o que nos possibilita vivenciar a experiências em dimensões além da intrafísica. Isso pode levar à comprovação, por conta própria, sem crenças ou dogmas, de que somos mais do que somente o corpo físico e que a morte é apenas o descarte de um dos nossos veículos de manifestação.

Facilitadora: Aden Rodrigues Pereira

Veja mais em: Conscienciologia: Pensene e Bioenergias

 

Tarot Terapêutico e Psiônico

“A felicidade e a fortuna são questões de escolha e não de sorte” (Osho)

Sendo o Tarot Terapêutico um oráculo que funciona como ferramenta divinatória de autoconhecimento, através dela obtemos uma orientação para nosso momento e atraímos o  que precisamos  para crescer. A evolução espiritual e a elevação vibratória do indivíduo está longe de ser “confeccionada” pelo Tarólogo ou Terapeuta. Se assim fosse, estaríamos deletando definitivamente o processo do Livre Arbítrio e dando poderes a quem não tem.

Através de uma Mini Mandala damos ao consulente uma ideia de como está o seu momento e de que forma ele pode, por si, traçar seu caminho, fazendo modificações, ou dando direção ao que não se encontra estruturado e equilibrado. Começando por ele próprio. Ele é o responsável por suas ações. Portanto, deve estar em equilíbrio.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-tarot-ana-valerio

Com o auxílio do Tarot Psiônico, agilizamos o processo retirando bloqueios, eliminando crenças limitantes, curando traumas e processos ancestrais. O objetivo foi trabalhar o “self”, as relações e os ambientes nos quais ele vive. O processo não é só diagnosticador, mas interventor, claro que – como já foi dito – tudo dentro do Livre Arbítrio do consulente.

Terapeuta: Ana Thereza Valerio

Veja mais em: Tarot: buscando respostas ou tomando consciência?

 

O Eneagrama e os três centros de inteligência

Esta oficina se iniciará com uma breve apresentação do significado do Eneagrama, seguida de uma dinâmica com escolhas de objetos para demonstrar como enxergamos o mundo. Após isso, serão explicados os três centros de inteligência do humano, a partir das escolhas de cada um. Todos passarão por um exercício de percepção individual de qual centro de inteligência está mais ativo e qual está inativo. E por fim, despertar para o trabalho do equilíbrio dos centros de inteligência,  rumo ao crescimento e evolução pessoal e da humanidade.

Facilitadora: Édina Stadler Vasco

Veja mais: O Eneagrama e as leis universais

 

Hatha Yoga

Este sistema de yoga é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de yoga.

Hatha” do sânscrito “ha” – Sol e “tha” – Lua, este método de yoga tem o objetivo de unir os pares opostos, como o Sol (representação do positivo) e a Lua (representação do negativo) e trazer assim, o equilíbrio entre corpo e mente.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-hatha-yoga-valeria-giordano

Facilitadora: Valério Giordano

Saiba mais: Você sabe o que é Yoga?

 

Vivência de Meditação Mahāsaṅdhi

Meditação livre não-religiosa para felicidade, compaixão e libertação no contexto da vida moderna

Teoria e prática de meditação – o sistema do Projeto Mahāsaṅdhi se constitui numa meditação espontânea, de simplesmente repousar na natureza da mente, sem elaborações e rituais complicados e desconectados de nossa realidade. Se trata de uma técnica muito antiga, mas bastante atual de perceber o que realmente somos. Respirar, relaxar, olhar para o céu, observar os movimentos da mente, não julgar, não forçar, não brigar consigo mesmo, tudo isso faz parte da técnica. É a essência do coração das práticas de meditação. Nos permite ver as coisas como são, sejam os fenômenos, os pensamentos e nós mesmos. Pode ser praticada por todos, adultos e crianças, iniciantes e pessoas com experiência meditativa.

O Projeto Mahāsaṅdhi surge com a intenção de disponibilizar a todos os vários caminhos meditativos que chegaram a nós através de tradições milenares, apresentando ferramentas efetivas para todos os tipos de pessoas, mentes e disposições, que ajudem a trazer mais consciência e conhecimento sobre nós e sobre o mundo ao redor. Tudo isto com o objetivo de ajudar os praticantes a conseguir o que realmente todos buscamos na vida: paz, felicidade e amor.

Ainda que o conjunto das técnicas meditativas e a filosofia ensinada nos encontros, workshops, cursos e seminários do Projeto seja inspirado no Budismo em suas várias tradições, e cuja filosofia constitui os pilares da prática, o trabalho todo é uma prática do Dharma de cunho livre, não-religioso e interdisciplinar.

O trabalho do dia 23 de setembro foi uma mescla de instrução e prática dirigida a público de todas as idades.

Instrutor: Pema Dorje – Paulo Stekel

 

Cones Chineses

Técnica ancestral, utilizada em diversas culturas que agora foi desenvolvida para a limpeza energética do seu corpo e mente. São utilizados os cones de parafina para filtrar as energias pesadas ao redor do corpo e o cone em vidro – tecnologia patenteada – para a limpeza do ouvido e da mente. Muito mais seguro e eficaz.

Indicado para Sinusite, Rinite, Labirintite, Enxaqueca, ANSIEDADE, baixa auto-estima, TPM, má-circulação, mágoas, desânimo, aperto no peito, dispersão quando vai estudar.

Terapeuta: Luna Andressa Dreher – Luna Holística

 

Oficina: Terrário Terapêutico

Terrário é o nome usado para definir um vaso mais elaborado que possui uma temática para os elementos decorativos, também é chamado de mini-jardim. Um Terrário Terapêutico funciona para dar significado a um momento da vida, seja ele uma crise emocional, um desafio a ser superado, uma meta para alcançar ou até mesmo uma nova descoberta sobre si mesmo que precisa ser assentada na consciência. Todos elementos usados na montagem do Terrário possuem simbolismo.

Nesta oficina foi passado o simbolismo dos elementos base e dos elementos que eu chamo de âncora. Os elementos âncora são individuais e correspondem ao objetivo do dono do Terrário, este elemento foi fixado no final da montagem e terá tempo determinado para permanecer de acordo com a superação do problema.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-terrario-terapia-dayanny-oliveira

Para ajudar na identificação dos desafios pessoais foram usados cálculos da numerologia pitagórica, o cálculo da Missão de Vida e do Desafio. Também foram usados conceitos dos 4 elementos: Terra, água, Ar e Fogo, para ajudar a consciência identificar qual elemento está sendo pouco usado na sua vida.

A criação deste trabalho se pautou na crença de que “tudo está em tudo” e no estudo dos arquétipos numéricos junguianos e da natureza.

Facilitadora: Dayanny Oliveira

 

Vivência: Mapa Astral Vivo

Foi uma vivência onde cada participante pode sentir a dinâmica das energias presentes no céu no dia 23 de setembro; e é também uma análise e interpretação interessante sobre o significado coletivo das posições.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-mapa-astral-lua-peregrina

Facilitadora: Lua Peregrina

Entenda mais sobre o poder do mapa astral: Mapa Astral da Alma: desvendando sua missão

 

Palestra: Ayurveda na Prática

Palestra sobre a Ayurveda, o sistema de saber médico tradicional mais antigo do mundo que em sânscrito significa “Ciência da Vida”, datado de mais de cinco mil anos. Considerado como um sistema de prevenção e promoção da saúde, na medida que se preconiza a observação de hábitos adequados para cada indivíduo conquistar uma vida longa e mais saudável. Nesse sistema de medicina integrativo; corpo, mente e espírito o segredo para uma vida longa e saudável é observarmos a natureza

Proveniente da Índia, imutável na sua essência, continua o mesmo há milhares de anos e por isso e pelos estudos recentes, foi reconhecido pela Organização Mundial da saúde como um método eficiente e eficaz.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-ayurveda-na-pratica

Aira e Pitty da Ayurveda na Prática, introduziram o tema numa conversa dinâmica, desmistificando alguns conceitos e inspirando você a buscar pela sua saúde através de hábitos saudáveis e consciência alimentar. Foram abordados os seguintes tópicos:

  • Ayurveda – Introdução
  • Os cinco elementos
  • Doshas: – Vata – Pitta – Kapha
  • GUNAS e correlação com os doshas
  • Processo digestivo e nutrição
  • Os seis sabores e ações – massalas porque utilizar

Facilitadoras: Priscila Pedack e Aira Silverio

Conheça mais: Ayurveda: a medicina milena indiana

 

Palestra: Coaching Ikigai


guia-da-alma-3a-Cura Solidária-coaching-patriciaQual o seu Propósito? Despertando seus talentos e vivendo do que você ama!
Esta palestra e dinâmica foi um convite aos participantes para refletirem sobre o que viemos fazer nesse mundo, qual nossa missão e a necessidade de nos conhecermos para alcançarmos nossos sonhos e vivermos uma vida plena. Uma palestra dinâmica que inspirou os participantes a serem o seu melhor, através da sabedoria do Coaching Ikigai!

Facilitadora: Patricia Tavares

 

Consultas de Tarot

O Tarot é uma ferramenta de autoconhecimento. Longe da visão adivinhatória, este método tem por princípio de que somos plenamente responsáveis pela vida que temos e pode nos ajudar a lidar com as situações da vida e de nosso inconsciente.

Taróloga: Lua Peregrina

Veja mais em: O que é Tarot Terapêutico?

 

Kirtan – Yoga do Som

Encerramento deste dia de cura com uma palestra sobre os mantras em sânscrito; e um Kirtan, uma linda roda de canto e dança de mantras, ao som de instrumentos indianos! Baba Nam kevalam!

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-kirtan-yoga-do-som-krsna-baskar

Facilitadores: Krsná Devi Karla Scherer e Bháskar Bruno

 


Arrecadação e doações da 3ª Cura Solidária

Todos os organizadores e terapeutas trabalharam voluntariamente. E cada participante pagou R$ 10 por atividade e doações espontâneas de roupas e alimentos. Arrecadamos um total de R$ 706, 00 que foi igualmente doado pelo Guia da Alma para as instituições:

  • Casa Lar Recanto do Carinho: ONG criada mediante a necessidade de acolher as crianças filhas de pais portadores do vírus HIV ou já doentes de AIDS, as quais foram abandonadas e esquecidas não só pelos progenitores, mas também pelo município.
  • Casa Lar Luz do Caminho: ONG, que tem como missão acolher crianças de 0 a 5 anos de idade de ambos os sexos que tenham seus direitos violados, para delas cuidar integralmente e promover suas potencialidades psicológicas, físicas e sociais a partir dos princípios da humildade e da caridade, sob os influxos do amor incondicional ao próximo.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-comprovantes-doacao

As doações em roupas, comidas e brinquedos foram feitas pela Aldeia Índigo para a Aldeia Indígena Guarani de Biguaçu.

guia-da-alma-3a-Cura Solidária-doacoes


Gratidão!

O Guia da Alma e a Aldeia Indigo Centro Multicultural querem agradecer a presença de cada um dos terapeutas e participantes que estiveram presentes na 3a Cura Solidária. Foi um dia lindo! De muitas palestras, atendimentos e vivências holísticas.

Gratidão por esta linda troca energética que tivemos para comemorar este início de primavera e este grande momento astrológico.

Gratidão, muito amor e luz no coração de cada um!

 

Agradecimentos especiais

Aden Rodrigues Pereira, Aira Mascelani Silverio, Aldeia Índigo Centro Multicultural, Ana Carolina Lima Silva, Ana Luisa Kaminsky, Ana Thereza Valerio, Bruno Bháskar, Carol Pereira, Clayton dos Reis Marques, Dhaneswara Das, Édina Stadler Vasco, Flavio Guimarães, Florasmin Angá, Krsná Karla Scherer, Lua Peregrina, Luciana Prado, Luna Holística, Márcia Oliveira, Patrícia Tavares, Paulo Haase, Paulo Stekel, Sabor da Aldeia, Valeria Giordano.


 

Quer saber como foram as edições anteriores? Acesse:

Guia da Alma

o Portal que conecta Você a Terapeutas Holísticos e Práticas Integrativas!

9
0

Somos o Portal que conecta pessoas e empresas a terapeutas holísticos e práticas integrativas, no Brasil e no mundo! Acesse guiadaalma.com.br 🙏✨❤

Levamos autoconhecimento, consciência e bem-estar até você, através das terapias holísticas!

Navegue em nosso plataforma e encontre conteúdos exclusivos, terapias e terapeutas da área holística, para seu autoconhecimento e evolução da consciênc...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!