Você sabe o que é Yoga?

Conheça a filosofia milenar desta prática!

De tempos em tempos a sociedade se transforma. Com o auxílio de uma nova percepção, modifica o seu ponto de vista. Deixando para trás antigos padrões, refaz seus costumes. Reavaliando seus passos, estabelece uma nova direção. Sim, a sociedade atual ainda carrega consigo muitas mazelas que precisam deixar de existir.

Assim como nossos antepassados fizeram, é preciso continuar a jornada evolutiva, na figura de dedicados alunos que aprendem e constantemente se aprimoram nessa grande escola terrena.

O yoga, através de sua milenar filosofia, transforma essa poética teoria em uma real possibilidade. Isso, não porque modifica a sociedade de um só golpe, mas porque atinge em cheio o coração daqueles que não mais desejam a batalha do mundo. Em verdade, toda e qualquer transformação externa que possamos almejar, deve mesmo ser iniciada em um campo de batalha interior.

A palavra yoga, em tradução literal, significa união. Em um estudo mais profundo, ganhamos a compreensão de que esta “união” é a reconexão do ser com o Cosmo, do indivíduo com o Todo, do aparentemente separado com o permanentemente indissolúvel.

Yoga é uma maneira de ver a vida e de se portar perante a mesma, caminhando com uma maior clareza na mente e uma mais ampla abertura no coração. É se enxergar uno com o planeta, com os seres e com o Universo, e agir de acordo com este entendimento. É uma ferramenta de vida que nos permite ser a mudança que desejamos ver no mundo, como tão bem nos instruiu Mahatma Gandhi.

Em sua prática física, o hatha yoga (yoga com o corpo, em sânscrito), busca simbolizar os ensinamentos desta filosofia através de posturas, chamadas de asanas, além de utilizar maravilhosas técnicas respiratórias, conhecidas como pranayamas e algumas ações de purificação, ou kriyas.

Os variados nomes que hoje encontramos nas modalidades de yoga servem para orientar o aluno quanto ao grau de dificuldade, intensidade ou mesmo estilo da aula. Assim sendo, toda prática que esteja aliada com o real propósito do yoga, ainda que possa nos maravilhar com os benefícios físicos que surgem ao longo da caminhada, sempre irá nos convidar a mergulhar cada vez mais profundo nessa jornada interna do ser, onde a modificação mais importante e essencial acontece.

Então, o importante não se trata de chegar com as mãos nos pés ou colocar o pé atrás da cabeça, mas aprender tudo o que precisa ser aprendido ao tentar chegar lá. Paciência, esforço, disciplina, não violência, verdade, compaixão, respeito. Não apenas no tapete, mas também na vida. Não apenas conosco, mas com os outros. Não somente em teoria, mas na prática.

O Yoga é uma prática que fortalece e realinha o corpo trazendo saúde; uma ferramenta que expande e ilumina nossa consciência; um caminho que nos permite acessar nosso templo interior, onde repousa nossa verdadeira natureza.

Hari Om


 

Leia também:

 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.