O que é o Tarot Terapêutico?
Saiba o que é Tarot Terapêutico: uma nova forma de interpretação deste oráculo, que visa nosso autoconhecimento e evolução!
Quero deixar o mais claro possível o que é esta visão do Tarot que criei e desenvolvi a partir de 1987, quando depois de sete anos, usando o Tarot de uma maneira divinatória, percebi que fazer previsões não ajudava meus consultantes no seu crescimento pessoal.
Vamos lá?
Índice
O que é Tarot Terapêutico?
Chama-se Tarot Terapêutico porque, embora não cure, pois é a pessoa que se cura, ajuda a curar.
Quando falo em cura não só me refiro a sair do sofrimento físico ou emocional! Mas a identificar, entender e desativar os medos, crenças e outros bloqueios que impedem a realização integral do indivíduo até tornar-se um ser completo. Ou seja, até chegar a ser plenamente ele mesmo, pois é para isso que estamos aqui.
No início, senti a tentação de chamar esta visão do Tarot que acabava de elaborar de Tarot Psicoterapêutico, pois terapêutico faria também referência à parte corporal.
No entanto, a maioria das enfermidades provém da desconexão com a essência. Quando isso acontece vem à tona uma série de consequências:
- O sistema imunológico se deprime, pois é ele quem tem a noção de Eu no corpo.
- Optamos por atividades que pouco ou nada tem a ver conosco e que, portanto, geram desgaste de energia, tensões corporais e estresse.
- Como ademais não sentimos prazer com essas atividades buscamos freneticamente compensações que degradam o corpo, a alma e o bolso.
- O corpo pode querer sair da tortura dessas atividades, enfermando-se.
- Tornamo-nos carentes e muito mais vulneráveis a impactos emocionais.
Assim, finalmente optei por deixar o nome de Tarot Terapêutico. Também porque as cartas de Ouros ou Discos, referindo-se ao mundo material nos falam do corpo físico.
O trabalho de luz e sombra do Tarot Terapêutico
Essa desconexão com nossa essência procede da programação infantil, onde a família e sociedade, obrigou-nos a nos adequarmos a uma série de padrões de conduta, caso quiséssemos ser aceitos.
E a criança sabe instintivamente que se quiser sobreviver tem que garantir que seus pais a cuidem, a alimentem, a aceitem e a protejam e assim vai adaptando-se ao que lhe é exigido. Também uma série de atitudes e talentos são condenados e reprimidos.
Ainda tratando da família, junto com os meios de comunicação, as religiões e o sistema de ensino, embutiram na cabeça da criança uma série de crenças e princípios que distorcem a percepção da realidade e isso dificulta que nos aceitemos plenamente.
Assim, por mais que nossa essência seja luminosa, está coberta por tantas capas de sombra que até que não as trabalhemos.
De nada vai servir recitar mantras, nadar com golfinhos, abraçar árvores, saber que somos caminhantes celestes ou decretar que somos seres amorosos e divinos, pois sistemática e inconscientemente somos manipulados por nossa sombra.
Temos que pegar o touro pelos chifres, desativar o que foi inoculado, encarar os medos de aceitar e assumir a nossa sombra, entendê-la e resgatar os talentos e aspectos nossos que foram reprimidos.
Por isso, o Tarot Terapêutico trabalha nas leituras com a luz e com a sombra da pessoa.
Então podemos definir o Tarot Terapêutico como um instrumento que:
- Na luz: ajuda a uma pessoa a reconectar-se com seu verdadeiro ser. Dá voz a sua essência!
- Na sombra: identifica e dá orientações específicas para desativar os padrões de comportamento, medos e outros bloqueios que dificultam a plena realização do indivíduo e o mantém em um círculo vicioso de ação e reação que sempre o levam à frustração e ao sofrimento. O Tarot possibilita nossa transformação!
O jogo de Tarot Terapêutico
O Tarot Terapêutico é um Tarot para a nova Era. Não possui foco puramente adivinhatório aos eventos do dia a dia, mas sim na capacidade de orientar uma pessoa na sua transformação pessoal.
Neste Tarot são trabalhados sistemas de crenças, medos e bloqueios que precisam ser dissolvidos, e as atitudes que devem ser tomadas.
As cartas usadas são do Tarot de Crowley (Thoth Tarot), criado por Aleister Crowley.
O jogo de compreende as cartas dos Arcanos Maiores. Eles representam os princípios universais presentes no inconsciente coletivo, os estados da consciência e suas manifestações práticas.
Os Arcanos Maiores são 22 cartas: 0 O Louco, 1 O Mágico, 2 A Papisa, 3 A Imperatriz, 4 O Imperador, 5 O Sumo Sacerdote, 6 Os Enamorados, 7 A Carruagem, 8 A Força, 9 O Heremita, 10 Roda Da Fortuna, 11 Justiça, 12 O Enforcado, 13 Morte, 14 Temperança, 15 O Diabo, 16 A Torre, 17 A Estrela, 18 A Lua, 19 O Sol, 20 O Julgamento, 21 O Mundo.
No Tarot Terapêutico estes arcanos (arquétipos das cartas do Tarot) levam uma nova interpretação (e até um mesmo nome), considerando o momento atual em que vivemos, para nos auxiliar em nosso caminho de evolução e autoconhecimento!
A Leitura Terapêutica
A Leitura Terapêutica com este Tarot (a qual também chamo de Cruz Celta Terapêutica pela forma de distribuição das cartas), foi criada por mim em 1987 para poder aplicar este sistema tradicional a uma abordagem terapêutica.
Na sessão de Tarot Terapêutico vemos todos estes aspectos da sua vida: momento atual, resultado interno, âncora, método, caminho de crescimento, voz da essência, relacionamentos, infância e resultado externo.