Conheça as 6 maiores tendências para o RH do futuro

Saiba como como se preparar para as grandes mudanças nesse setor.
rh do futuro
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (2 votos)

Da inteligência artificial à saúde mental: confira as principais previsões para o RH do futuro e como você pode se preparar para as grandes mudanças desse setor.

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.


O futuro do RH

O futuro do RH

Foto: Julia M Cameron – Pexels

O RH sempre está passando por variadas transformações para se adaptar às mudanças tecnológicas, empresariais e humanas que o cercam.

Com o advento da pandemia de covid-19, o cenário de transformações tornou-se mais latente, fazendo com que a tecnologia se firmasse como parte fundamental nesse processo.

Isso significa um RH que tem a tecnologia como base de trabalho, ocasionando modificações:

  • Desde o processo de seleção de candidatos (com entrevistas através de videoconferências à distância);
  • Contratação de profissionais de variadas regiões para trabalhos remotos e horários mais flexíveis;
  • Até a utilização de softwares para automação desse setor, como o Big Data, People Analytics, Inteligência artificial e muito mais!

Essas mudanças, por sua vez, tendem a se consolidarem, já que, de acordo com uma pesquisa da Gartner, empresa de consultoria desenvolvedora de tecnologias que entrevistou 500 RHs, 92% dos profissionais esperam que suas equipes trabalhem no formato de trabalho híbrido daqui para frente.

Qual o papel direto do RH no resultado dessas mudanças?

O papel do RH do futuro para empresas mais saudáveis

O papel do RH do futuro para empresas mais saudáveis

Foto: fauxels – Pexels

A liderança do RH é a responsável para manter o equilíbrio da equipe de colaboradores de maneira a lidar com as mudanças de forma saudável.

O RH do futuro é um RH humanizado, levando em conta os aspectos mentais e emocionais de seus colaboradores para, de maneira empática, criar o melhor cenário para estimular a produtividade.

As mudanças incluem flexibilização da carga horária, estímulo à criatividade e trabalho em grupo, além de valorização da diversidade e equidade e oferta de benefícios em saúde física e mental.

Uma gestão que foca em habilidades e não em funções estipuladas por papeis também reitera uma valorização de talentos, criando um trabalho mais saudável e humanizado.

6 Tendências para o RH do futuro

6 Tendências para o RH do futuro

Foto: Jopwell – Pexels

Diversos são os estudos e previsões para o RH do futuro. Vejamos algumas das principais tendências:

1. Inteligência Artificial

1. Inteligência Artificial

Foto: Adrienn – Pexels

O processo de automação do RH conta, cada vez mais, com ferramentas relacionadas à tecnologia.

Através de recursos tecnológicos, as empresas podem, por meio de “bots”, reconhecer padrões e avaliar o comportamento dos candidatos em processos seletivos, por exemplo, contribuindo nos processos de tomada de decisão.

Esse processo será de grande ajuda, principalmente para empresas em escalas com grande número de vagas em aberto.

2. Investimento em saúde mental

2. Investimento em saúde mental

Foto: yanalya – Freepik

Não é de hoje que o mercado já se deu conta de que o investimento em saúde mental no trabalho é essencial para uma equipe equilibrada e produtiva.

Estimular o cuidado da saúde mental e emocional dos colaboradores é tarefa fundamental do setor de liderança do RH. Dessa maneira, o relacionamento interpessoal e o clima da empresa são, com certeza, beneficiados.

Uma maneira de investir em saúde mental na empresa é por meio de práticas online que possam ser realizadas em grupo (mesmo de maneira remota, durante o horário de trabalho), como a Meditação no trabalho e palestras com temas concernentes à área.

Isso traz mais engajamento ao grupo e demonstra a preocupação da empresa em relação ao tema!

Gostou? Então conheça o Guia da Alma é uma plataforma que promove o autocuidado para o colaborador através de sessões de terapia online, mapeamento de saúde mental para o RH, além de palestras e práticas frequentes de meditação, yoga e muito mais. Conheça nossos Programas de Saúde Mental para Empresas.

E vamos às próximas tendências do RH do futuro!

3. Diversidade, equidade e inclusão

3. Diversidade, equidade e inclusão

Foto: Canva Studio – Pexels

Diversidade, equidade e inclusão se tornaram temas em pauta na mídia e nas empresas.

Ele é super importante nas empresas para oferecer novas oportunidades para pessoas de diferentes gêneros, etnias, idades e visões, promovendo maior igualdade e criatividade nos times.

Atualmente, segundo pesquisa do IBGE, no Brasil, apenas quase 30% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas negras.

Além disso, os salários das mulheres, muitas vezes ocupando os mesmos cargos que os homens, apresentam-se menores e desiguais.

É preciso, portanto, estar atento, em sua empresa e no momento de recrutamento e seleção, se a diversidade, equidade e inclusão estão sendo valorizados nesse processo, e durante o dia a dia.

4. Uso de dados – People Analytics

4. Uso de dados - People Analytics

Foto: LinkedIn Sales Navigator – Pexels

O uso de dados por meio do People Analytics é um processo que verifica e apura dados da empresa, com o objetivo de entender o comportamento dos candidatos e colaboradores, para criar a melhor forma de estímulo, motivação e produtividade.

É uma metodologia para um RH estratégico e eficaz.

Através dos dados coletados (Big Data) é possível compreender as expectativas dos funcionários quanto à empresa e criar a melhor estratégia de adequação.

Uma pesquisa realizada pela MicroStrategy, revelou que 60% das grandes empresas do Brasil já utilizam os recursos de Data e Analytics no cotidiano do setor de RH para criar as suas estratégias.

Os benefícios do uso de Big Data também incluem mais produtividade dentro da empresa, auxílio no reconhecimento de novos produtos e serviços que geram receita e agilidade nos processos de tomada de decisão.

5. Teletrabalho

5. Teletrabalho

Foto: LinkedIn Sales Navigator – Pexels

O cenário de pandemia de covid-19 no ano de 2021 foi crucial para demonstrar que é possível trabalhar de maneira remota e apresentar, ainda, melhores resultados.

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada), 22,7% das funções de trabalho no Brasil podem ser efetuadas na casa dos colaboradores. Além disso, os custos com estrutura física diminuem.

Dessa forma, cada vez mais as empresas optaram por contratar funcionários de locais diferentes do país para atuar na empresa, havendo uma adaptação ao modelo exclusivo de home office.

Para isso, o RH e empresas precisam estar preparados para dar maior flexibilidade e autonomia aos colaboradores. Cada vez mais as habilidades de autogestão e autoliderança vão ser um requisito básico para essa modalidade de trabalho.

A tecnologia também traz grandes mudanças no sentido da atualização profissional. Segundo o Fórum Econômico Mundial em torno de 42% das habilidades essenciais serão alteradas. Estimular a mentalidade de aprendizado contínuo nas equipes será essencial!

6. Desenvolvimento da liderança

6. Desenvolvimento da liderança

Foto: Vanessa Garcia – Pexels

O futuro do RH tem foco em saúde mental, para que, dessa maneira, os colaboradores estejam engajados e felizes. E uma liderança saudável que gera resultados mais positivos! Nesse sentido, RH e líderes precisam trabalhar juntos.

Porém, segundo pesquisa da Gartner, 24% dos gestores de RH afirmaram que não exercitam suas lideranças. Enquanto apenas 44% acreditam que, para superar uma crise, sua liderança é confiável.

Uma forma de lidar com esse problema é investir em treinamento para líderes, de modo a deixá-los preparados para lidar com as necessidades e possíveis crises de sua empresa.

Além de escuta ativa e empatia, a saúde mental é uma excelente aliada para grandes líderes.

O Guia da Alma oferece o Treinamento de Saúde Mental para Líderes.

Através deste treinamento é possível desenvolver as capacidades e habilidades dos gestores para cuidarem de sua própria saúde mental e, dessa forma, aprenderem a lidar com esse tema dentro de sua equipe.

Além dos conteúdos direcionados para a realidade dos gestores, nossa plataforma também apresenta sessões de meditação e dicas práticas para uma rotina saudável e produtiva.

Conheça nossos Programas de Saúde Mental para Empresas 🙂

5/5 - (2 votos)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
[Report Gratuito] Dados sobre Saúde Mental no Trabalho!

Receba um relatório completo com dados e tendências para RH!