Como é uma Alimentação Ayurvédica: Doshas, Sabores e Receitas!

Entenda mais a sabedoria da Ayurveda e aprenda uma receita tridosha.
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Neste artigo vamos falar sobre a alimentação ayurvédica: que envolve biotipos, saúde e sabores da Ayurveda: a medicina milenar indiana. Boa leitura!

 

Alimentação Ayurvédica é consciência

Alimentação Ayurvédica

Foto: Ella Olsson – Pexels

A Ayurveda nos revela como transformar a energia dos elementos que constituem todas as substâncias que nos cercam, de modo a nos beneficiarmos delas.

Em uma alimentação ayurvédica, os alimentos, ervas e temperos utilizados não trazem nenhuma substância química ou sintética produzida em laboratório. Só se emprega aquilo que a Mãe Natureza generosamente nos oferece.

Os temperos naturais e ervas são substâncias derivadas de plantas, frutas, legumes, raízes e cereais. Por meio de seu código genético e da fotossíntese, os vegetais codificam a energia do sol, e quando os ingerimos estamos nos sintonizando com esta grande fonte de vida.

Da mesma forma que o sistema solar possui um Sol transformador e gerador de energia, nosso sistema orgânico também possui o seu sol: nossa digestão, o agni. Logo, tudo que ingerimos é sagrado para manter o bom funcionamento deste sol interno, fonte de vitalidade e força de todos os nossos tecidos.

A ciência da vida oferece a qualquer um a liberdade de resgatar a saúde através do entendimento do corpo e suas necessidades.

Nós somos o ar, a água, o solo e a luz deste planeta. Qualquer grão de areia, toda montanha, todo rio e toda folha contem os mesmos elementos. Nós invocamos a natureza na nossa própria natureza. A comida do corpo do universo é a comida do nosso próprio corpo. A transformação dos cinco elementos se entrelaça com o ser.

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Alimentação ayurvédica: sabores

Alimentação ayurvédica: sabores

Foto: Karolina Grabowska – Pexels

Segundo a Ayurveda, uma refeição deve conter os seis sabores: doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente. Cada um está associado a uma resposta física e emocional.

Enquanto o sabor doce pode ser mais atraente e causar satisfação, o amargo pode provocar desconforto e aversão. O conhecimento dos diferentes sabores nos torna mais conscientes a respeito dos nossos desejos e necessidades.

Sabor é uma característica presente em qualquer substância, e algumas podem apresentar até mais de um sabor simultaneamente.

Quando o alimento entra em contato com a língua, percebe-se seu sabor. Este estimula as células sensoriais das papilas gustativas, enviando poderosos estímulos ao sistema nervoso central. Ocorrem então variadas reações orgânicas e produção de enzimas, que vão ativar corpo e mente.

  • O sabor doce contém os elementos terra e água;
  • O ácido, terra e fogo;
  • O salgado a água e fogo;
  • O picante contém fogo e ar;
  • O amargo ar e éter;
  • O adstringente ar e terra.

Estas propriedades podem harmonizar ou desequilibrar.

“A respiração é alimento. O corpo come comida. O corpo repousa sobre a respiração. Respiração repousa sobre o corpo. O alimento descansa nos alimentos. Aquele que sabe disso torna-se rico em alimentos e de grande fama.”

TaiOrya Upanishad 11,7

 

Alimentação Ayurvédica: Doshas

alimentação ayurvédica tridosha

Embora a dieta ayurvédica equilibrada inclua todos os sabores, é preciso ajustar a quantidade de cada um deles de acordo com os doshas (perfis biológicos, segundo a ayurveda).

Lembre-se de um detalhe importante: não é porque sua receita contém especiarias que ela será considerada ayurvédica. Ela precisa combinar os ingredientes certos, não conter substâncias artificiais ou combinações incompatíveis.

Além disso, é necessário usar os alimentos ideias para o seu dosha.

Temos todos os elementos em nosso corpo. Mas uma pessoa pode ter um dosha predominante, dois ou três deles ao mesmo tempo.

Para ter certeza de qual ou quais você é, o ideal é uma consulta com um terapeuta ayurvédico.

Os 3 doshas são:

Vata

vata

Dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio.

As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras e ativas.

Devem evitar alimentos amargos, frio e umidade.

 

Pitta

Dosha formado por fogo e água. Tem como características o quente, oleoso e leve.

As pessoas com Pitta predominante são ativas e com tendência a serem nervosas e irritáveis. Por isso, devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentarem o fogo digestivo (agni).

 

Kapha

kapha

Dosha formado por água e terra. Tem como características ser úmido, pesado e frio.

As pessoas com predominância Kapha são grandes e tendem a ter sobrepeso.

Devem evitar alimentos peados, úmidos e frios.

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Receita tridosha: Sopa de Abóbora com Manjericão

Receita tridosha

Foto: Foodie Factor – Pexels

Que tal experimentar uma receita tridosha? Ou seja, uma receita para os 3 tipos de biotipos, segundo a Ayurveda?

Escolhi uma receitinha bem quentinha, ótima para o friozinho de outono que vivencio em Floripa.

Já imaginou o que é? Sim, sopa! <3

Sem preconceitos, elas são nutritivas, fáceis de preparar e de digerir. São perfeitas para um jantar, e de forma sutil, são como um afago materno.

Alimento é memória.

Memória é ser.

Comer é lembrar.

Para acompanhar:

 

Ingredientes tridoshas da sopa

○ ½ colher de sobremesa de ghee;

○ 500ml de água;

○ 300g de abóbora japonesa;

○ 4 colheres de sopa de alho-poró cortado em fatias finas;

○ 3 colheres de sopa de manjericão fresco;

○ 1 pitada de curry;

○ ½ colher de chá de sal.

 

Modo de Preparo

○ Esquente o ghee e refogue o alho-poró por 2 minutos. Adicione as especiarias e mexa bem.

○ Acrescente a abóbora e a água e deixe cozinhar até ela ficar bem macia, então desligue o fogo.

○ Tempere com sal e bata no liquidificador com o manjericão. Despeje novamente na panela e esquente rapidamente.

○ Na alimentação ayurvédica, não consumimos nada demasiadamente quente, então sirva a sopa morna e sinta-se nutrido.

 

Simples e gostosa, né? Me conte como ficou a sua sopa nos comentários 🙂

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