Plataforma de terapia online: conheça o novo benefício corporativo totalmente digital!

Entenda como funciona, e como ela pode apoiar sua empresa com dados e alta performance.
plataforma-de-terapia-online
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

Hoje te mostrarei as vantagens do benefício corporativo plataforma de terapia online, para que as empresas possam oferecer cuidado com a saúde mental dos colaboradores, mesmo de forma remota. E o que as empresas também têm a ganhar oferecendo esse benefício!

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a saúde mental do colaborador está relacionada à sua produtividade e desempenho.

Ou seja: existem algumas circunstâncias que podem afetar negativamente um trabalhador, desequilibrando-o emocionalmente e interferindo diretamente em suas atividades na empresa.

Ainda segundo o CDC:

  • Cerca de 20% das vezes, a depressão interfere negativamente na capacidade de um indivíduo realizar uma atividade física e 35% das vezes em atividades que exigem desempenho cognitivo;
  • Devido a problemas como a dificuldade de acessar terapeutas e priorizar a saúde mental, apenas 57% dos colaboradores que afirmam possuir depressão moderada e 40% que relatam ter depressão grave recebem tratamento adequado.

Esses dados revelam a urgência de a empresa agir para auxiliar sua equipe de colaboradores, incentivando o autocuidado através da inserção de benefícios na empresa, como auxílio terapia, por exemplo.

Muitas vezes, o excesso de demandas gera esgotamento mental, ocasionando o estresse que afeta (e muito!) a produtividade e motivação.

Devido ao cansaço, estresse, depressão e outros fatores mentais, os trabalhadores, em ambientes com uma cultura organizacional que não preza pelo autocuidado, tendem a apresentar impactos negativos nas áreas de:

  • Perda de produtividade;
  • Comunicação com colegas de trabalho;
  • Engajamento com as demandas da empresa;
  • Capacidade física e motivação diária;
  • Pedidos de demissão;
  • Entre outros.

Porém, é importante salientar: não é necessário apresentar algum transtorno diagnosticado para que o cuidado com a saúde mental seja praticado.

Cada vez mais empresas têm entendido as vantagens de cuidar da saúde mental de maneira preventiva, e como a terapia online corporativa pode ajudar nesse sentido! Vamos entender mais?

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


Terapia online: o novo benefício corporativo que veio para ficar!

Terapia online: o novo benefício corporativo que veio para ficar!

Foto: Prostock-studio – Envato

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo e com maior índice de depressão da América Latina.

Tendo isso em vista, agregado ao fato de sua grande extensão geográfica, o Brasil possui dificuldade em possibilitar acesso a vários serviços relacionados à saúde, como a terapia, por exemplo.

Estima-se que, no país, 50% de seus municípios não possuem psicólogos ou terapeutas disponíveis para atendimento, segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A terapia online, portanto, surge para suprir essa lacuna, possibilitando sessões de terapia, orientações e aconselhamentos realizados através de videochamadas, dentro de casa, precisando apenas de acesso à internet.

Terapia online é algo que já existe há muito tempo, porém sua regulamentação é recente. E sua normalização teve auge na pandemia!

Segundo dados da OMS, em outubro de 2020 em torno de 70% dos países do mundo já haviam aderido à teleterapia ou terapia online, no ápice da pandemia do coronavírus, que trouxe muitas sequelas emocionais.

Por ter ganhado tanta força durante a pandemia, as pesquisas indicam que é uma alternativa que veio para ficar!

Segundo especialistas da Associação Americana de Psicologia (APA), a migração da terapia presencial para a online tende a permanecer nos próximos anos.

Os benefícios são muitos:

  • Não é necessário tempo de deslocamento até o consultório;
  • O custo das sessões se torna mais acessível;
  • É possível realizar uma consulta estando em qualquer região;
  • A sessão é realizada no conforto e segurança de sua casa.

Porém, tenha atenção ao escolher profissionais e plataformas de terapia online confiáveis.

Aqui no Guia da Alma, por exemplo, todos profissionais passam por processo de curadoria e devem ter avaliações positivas para oferecerem seus serviços.

Como funciona a terapia online?

Como funciona a terapia online?

De forma prática, os mesmos princípios e objetivos da terapia presencial são seguidos na online.

A principal diferença se dá justamente no local de atendimento, realizado por videochamada.

A terapia online pode ser realizada em qualquer lugar, de qualquer distância, o que torna tudo mais cômodo e prático, tanto para o terapeuta quanto para o cliente!

Tipos de Terapia

tipos de terapia online

Quando falamos em terapia online, logo pensamos em atendimento psicológico tradicional. Mas existem, diversas outras linhas que podem ser aplicadas!

Aqui no Guia da Alma, por exemplo, somos referência em Terapias Complementares.

Terapias complementares — também chamadas de práticas integrativas e complementares de saúde ou terapias holísticas — são práticas terapêuticas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, que, em seu viés de tratamento, consideram aspectos relacionados à saúde mental, física e emocional de maneira integral.

Sendo reconhecidas por seus resultados, tais práticas já estão, inclusive, disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Apenas em 2020 mais da metade (61,7%) dos brasileiros buscou esse tipo de terapia para cuidar da saúde, segundo estudo PICCovid (ObservaPICS, Fiocruz, ICICT e FMP).

Segundo o Portal do Ministério da Saúde:

“Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.”

Recebem esse nome, pois são práticas complementares ao tratamento convencional médico e psicológico – nunca excludentes. Cada vez mais têm ganhado destaque e comprovação científica, presentes em diversas plataformas para terapia online, como o Guia da Alma.

Quer conhecer mais?

Qual o valor de uma sessão de terapia online?

Qual o valor de uma sessão de terapia online?

Muitas pessoas perguntam qual o valor da terapia online!

A vantagem é que na terapia online muitos terapeutas conseguem tornar suas práticas 100% virtuais, reduzindo despesas com espaço físico e repassando essa economia aos seus clientes.

Plataformas de terapia costumam ter diversas opções acessíveis para terapia online e ainda, oferecer facilidade de pagamentos como, parcelamento da compra.

Para empresas que buscam oferecer terapia como benefício aos seus colaboradores, fazer parceria com uma plataforma de terapia online também ajuda a tornar tudo mais prático e acessível!

Quais as principais vantagens de se utilizar uma plataforma de terapia online

Quais as principais vantagens de se utilizar uma plataforma de terapia online

Foto: boomeart – Envato

Conheça os principais benefícios e vantagens de por que fazer terapia online nas empresas!

Benefícios para a empresa

Benefícios para o RH e equipe

No trabalho, a terapia como benefício corporativo, pode auxiliar empresas a aumentarem a motivação de sua equipe e, consequentemente, sua performance!

De acordo com a Consultoria Willis Towes Watson (WTW), as causas que mais afetam negativamente o desempenho no trabalho são:

  1. Estresse (83%);
  2. Depressão e ansiedade (82%);
  3. Sedentarismo (69%).

A terapia empresarial é excelente para prevenir questões como a insegurança e a autocobrança excessiva, que pode desencadear a síndrome de burnout e depressão. Alguns sintomas são:

  • Baixa produtividade;
  • Raciocínio lento;
  • Desmotivação;
  • Fadiga constante.

A terapia nas empresas é um estímulo que valoriza os profissionais no ambiente de trabalho, garantindo o desempenho e retenção de talentos.

É uma estratégia totalmente associada a ESG nas empresas, trazendo boa reputação e melhorias significativas de desempenho e resultados.

Desde 2020, o absenteísmo no trabalho derivado de problemas relacionados à saúde mental cresceu 30%, segundo pesquisa realizada pela Closecare, plataforma de coleta, validação e processamento de atestados médicos para empresas.

Em termos econômicos, a plataforma calculou que o custo, para as empresas, é de R$1.293,00 por cada pedido.

Dentre os principais benefícios complementares da ação de programas de saúde mental nas empresas, pode-se citar:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Redução da taxa de turnover e absenteísmo;
  • Retenção de talentos;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Melhor reputação da marca empregadora.

Segundo a estimativa feita pela Deloitte, cada libra investida para cuidar da mente de seus funcionários se traduz, em média, em 5 libras de retorno financeiro (ROI) para o negócio.

Fazendo parceria com uma plataforma de terapia online, além dos benefícios citados acima, é possível ainda acompanhar métricas e dados da saúde mental dos colaboradores.

Aqui no Guia da Alma, por exemplo, possibilitamos ao RH acompanhar os relatórios de adesão e quais são os principais motivos pelos quais os colaboradores buscam terapia online!

Benefícios para os colaboradores

Benefícios para os colaboradores

É fato: pesquisa da Global Learner Survey mostrou que 92% dos brasileiros priorizam empresas que oferecem algum tipo de serviço ou programa voltado às questões de saúde mental.

A terapia ajuda os colaboradores a cuidarem da sua saúde mental, e consequentemente, seu bem-estar pessoal e profissional.

Como benefício corporativo, a empresa abre a oportunidade de impactar positivamente a vida daquele colaborador. Algo

Sendo online, uma das vantagens mais claras é a possibilidade de ter sessões em horários flexíveis. Outra vantagem que parte do mesmo pressuposto é, também, a economia de tempo em relação à ausência de deslocamento físico para a consulta, com o conforto do próprio lar durante a sessão.

Além disso, a internet, por mais vasta que seja, consegue direcionar bem os seus nichos e costuma ser mais fácil conseguir um terapeuta e saber qual a melhor plataforma de terapia online, além de qual a melhor linha de terapia para cada escolha, abordando temas como:

  • Carreira profissional;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Entre outros.

Outro ponto bacana do online é poder escolher o profissional com quem mais se identifica! Aqui no Guia da Alma, é possível ver as certificações de cada profissional, vídeos e avaliações de outros clientes que já se consultaram.

Portanto, é uma forma de atendimento completamente segura, realizada por profissionais qualificados.

Com o aumento do trabalho em modelo home office ou híbrido, colaboradores sentem-se mais à vontade em realizar terapias para bem-estar no conforto de suas próprias casas.

Segundo dados do Gympass (parceiro do Guia da Alma), em 2022, usuários que combinaram soluções digitais e presenciais foram 21% mais ativos do que aqueles que usaram apenas soluções presenciais. Além disso, usuários híbridos permanecem ativos 65 dias a mais por ano do que usuários apenas presenciais.

A terapia corporativa traz benefícios tanto para os indivíduos, como para organizações.

Plataforma de terapia online do Guia da Alma

Plataforma de terapia online do Guia da Alma

Foto: natanavo – Envato

Tendo em vista que terapias para saúde mental estão cada vez mais em voga para cuidar do bem-estar dos colaboradores, as empresas estão investindo cada vez mais em plataformas de psicoterapia online que tragam bem-estar aos funcionários.

Os próprios colaboradores afirmam: 77% dizem que pensam em deixar uma empresa que não prioriza o bem-estar, segundo pesquisa do Gympass.

Nesse cenário, oferecer benefícios de saúde mental para os colaboradores tornou-se símbolo de boa reputação, retenção e sustentabilidade corporativa.

“Um ambiente saudável se tornou critério essencial na hora de escolher onde trabalhar.

O RH que se atentou para este fato e implementou iniciativas de qualidade de vida tem um forte diferencial competitivo.

Além de melhorar a reputação da empresa, a equipe ganha em produtividade, pois previne o impacto da ansiedade e outras questões na performance. Todos saem ganhando!

Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma

Pensando nisso, nós, do Guia da Alma, lançamos a nova plataforma para saúde mental de forma online para colaboradores e RH, inovando a plataforma de terapias holísticas para empresas.

Técnicas como meditação, yoga e programação neurolinguística têm se mostrado cada vez mais eficazes para a melhoria do bem-estar e performance.

Além da plataforma de terapia online, os planos para empresas também contam com:

  • Mapeamento de saúde mental na equipe de colaboradores;
  • Dados de adesão;
  • Práticas e palestras ao vivo.

Com foco em saúde preventiva, o Guia da Alma ajuda RHs e empresas com vários benefícios conectados em um único lugar, de forma online, ideal para empresas remotas ou híbridas.

Conheça nossa solução em primeira mão:

Recomende para o RH da sua empresa e faça um orçamento conosco! 🙂

5/5 - (1 voto)

Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

AGENDAR!

6 práticas indispensáveis e acessíveis para criar uma cultura saudável!