Terapia Floral para medo: saiba como funciona!

Os florais podem ser excelentes aliados para desenvolver autoconfiança.
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Elisangela Farias
5/5 - (4 votos)

Você sabia que existe o tratamento com floral para te ajudar a perder o medo, esse pânico todo que te causa estresse, e às vezes nos leva à depressão?

Insegurança e medo de perder pessoas e oportunidades, por exemplo, paralisam o ser humano de forma irracional!

O que a maioria não sabe é que esse pode ser um sinal de que é preciso tratar as emoções que causam a dificuldade de se autoconhecer, de reconhecer seus medos e buscar ajuda.

Neste artigo irei explicar os aspectos emocionais que causam o medo e como os Florais de Bach podem ajudar e te elevar a autoconfiança.

Sou Elis Farias, terapeuta holística especializada em Terapias com Florais,  aromaterapia e fitoterapia. Boa leitura!


Terapia floral: o que é?

imagem de Terapia floral: o que é

Foto: marilyna – istock

A Terapia Floral é um método natural de tratamento complementar que utiliza as essências das flores para lidar com os estados mentais e emocionais que estão em desequilíbrio na nossa mente.

O método foi descoberto pelo médico inglês Edward Bach, um dos primeiros cientistas a estudar a relação entre as emoções com a saúde do corpo e a psique. O autor afirma que

“Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético”.

Segundo Bach, os estados harmônicos ou desarmônicos do nosso Eu Interior são as causas dos males em nós, deste modo:

  • Harmonia: razão da saúde;
  • Desarmonia: origem da doença.

Ele nos convida a olhar o paciente ao invés do sintoma, atuando diretamente na condição emocional da pessoa afetada, a fim de estimular seu potencial de auto equilíbrio, liberando o corpo para empenhar-se no seu papel de defesa contra os desequilíbrios que se apresentam.

Como a Terapia Floral pode ajudar perder o medo?

ícone de Como a Terapia Floral pode ajudar perder o medo

Muitas das vezes fatos ocorridos na infância lá no nosso inconsciente nos levam a uma vida de pânico, medo de tudo e nem sabemos o porquê.

Tudo o que ouvimos ou vivemos em alguma parte de nossas vidas geram sentimentos, crenças limitantes, emoções e padrões de comportamento que nem imaginamos de onde vêm.

Nossos pensamentos coordenam todos os comandos do nosso corpo, inclusive podem criar imaginações que nos causam medo e impressões de que o pior está por vir a qualquer momento.

Na prática isso significa que sua mente pode estar, inconscientemente, sabotando o seu processo de autoconfiança.

Os florais de Bach agem diretamente nas emoções que estão impedindo você de ser autoconfiante e segura das suas decisões, proporcionando:

  • Autoconfiança;
  • Autocontrole;
  • Lidar com ansiedade e problemas de autoestima;
  • Liberação de crenças de não-merecimento e autossabotagem;

Existem também florais para Concentração e foco, florais para alívio ansiedade, depressão, entre outros.

Em casos de medo extremo, por exemplo, uma pessoa ouve um barulho e já imagina que a casa será arrombada por bandidos, ou tem uma entrevista e entra em pânico.

Utilizamos os florais para tratar esse desequilíbrio; dessa forma, não há mais a necessidade de fugir de alguma obrigação só por achar que não é capaz de dar conta.

Há, ainda, as pessoas que não se aceitam como são, e com isso vai se deixando levar pelo lado sombrio da vida. Nesses casos, o floral ajuda a compreender essas emoções e trabalhá-las, através do autoconhecimento.

Floral para medo funciona?

imagem de Floral para medo funciona

Foto: triocean – istock

Sou a prova viva do quanto a Terapia Floral pode ajudar a nesse processo e, detalhe, descobri precisando de ajuda, em um momento que eu estava num quadro muito depressivo, me sentindo insegura e incapaz de ser uma mulher de atitude.

Sempre fui muito ansiosa e quando algo mexia com meu emocional, eu desacreditava de mim, ficava imaginando coisas, pensando somente negativo e atraia coisas ruins para minha vida.

Resultado? Uma vida lutando contra mim mesma.

Cerca de 2 anos atrás, empolgada com tudo o que aprendi sobre os Florais de Bach, decidi tomar um composto com o objetivo de tratar uma depressão que foi depois do fim do meu casamento.

Naturalmente percebi que já não sentia mais vontade de chorar, já dormia mais tranquila, minhas emoções ficaram mais equilibradas, já não me sentia compulsiva.

O meu real objetivo era aceitar as coisas e consegui mais resultados do que pensei, pois deixei de ser ansiosa e reconstruí meu casamento, pois fiquei mais autoconfiante. Através dos florais, desenvolvi maior controle emocional.

Faz sentido pra você?

Qual é o melhor floral para medo?

imagem de qual é o melhor floral para medo

Foto: Madeleine_Steinbach – istock

Para liberar seu medo, os florais podem ajudar diretamente na luta contra uma possível depressão. 

A lógica segue o mesmo princípio da Psicologia: 

Quando o indivíduo está equilibrado consegue lidar melhor com os seus propósitos. 

Embora precisamos da ajuda de um terapeuta para nos auxiliar a descobrir os motivos  de nossos medos, o equilíbrio emocional proporcionado pelos florais permite que a  pessoa tenha melhores condições de obter os resultados desejados , melhor  autoconhecimento, melhorar seu humor 

Quando a mudança ocorre de dentro para fora, aprendemos a lidar com diversas  situações, criando resultados duradouros.

Existem diversos fatores que nos levam ao medo virando pânico e dificuldade de dormir,  mas entre elas algumas destacam-se como as mais comuns:

Floral para medo e ansiedade

ícone de ansiedade

É muito comum pessoas que tem medo de tudo ser uma pessoa ansiosa, em alguns  casos passam até a comer compulsivamente na busca de preencher um vazio interior. 

Sentimentos de ansiedade e estresse podem provocar distúrbios químicos no  organismo e o corpo passa a consumir mais calorias do que o necessário, pois os  mecanismos de saciedade estão desregulados, outros perdem o apetite e acabam  adquirindo anemia entre outras doenças. 

A pessoa que tem medo ela, marca um teste pro outro dia. 

Aqui, o ideal é o composto floral Agrimory+ Aspen

  • Agrimory: trata diretamente a ansiedade, diminuindo a impaciência, irritabilidade e pressa. Ajuda a promover a paciência, calma e aceitação do tempo para as coisas acontecerem; 
  • Aspen: ajuda a se descobrir, pois trata pessoas que não sabe do que  tem medo, ou seja, tem medo do que pode acontecer. 

Floral para medo e pânico

ícone de pânico e angústia

O medo muitas vezes traz consigo um grande impacto mental. 

Depois de tentar se mostrar forte para a familia, a pessoa acaba desenvolvendo: 

  • Aversão a estar no meio de pessoas;
  • Nervosismo em excesso; 
  • Sentimento de incapacidade para mudar.

Em casos como esse, o floral Larch é o mais indicado. 

Trata-se de um floral para autoconfiança, conhecido como o floral da capacidade. 

Ele aumenta a sua confiança em si próprio. Também indicado para crenças de não  merecimento e sentimentos de impureza. 

Floral para depressão e desânimo

ícone de depressão e desânimo

A depressão afeta todo nosso organismo, assim como a vida, e outras pessoas que  convivemos. 

Existem quadros depressivos que causam maior propensão ao esgotamento físico, o  que causa não apenas distúrbios gastrintestinais, mas o risco de doenças como a  diabetes. 

Os quadros depressivos apresentam sintomas, como: 

  • Apatia;
  • Baixa autoestima; 
  • Falta de energia; 
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares.

Por isso, é comum pessoas depressivas apresentarem dificuldade de se encontrar na  vida, encontrar felicidade no trabalho, harmonia com a familia. 

Nesses casos, é recomendado o composto Pine + Chestnud Bud. Pine.

Floral para medo: como tomar?

imagem de Floral para medo: como tomar

Foto: Artsyslik – istock

Os Florais de Bach podem ser usados para aliviar sintomas, prevenir,  equilibrar e harmonizar. 

Normalmente, na terapia floral: consulta, fazemos a indicação de um  frasco de 30ml que poderá conter até 5 ou 6 essências florais, que  são combinadas de acordo com o diagnóstico do Terapeuta. O consulente deverá tomar 4 gotas da solução, sem diluir, 4 vezes ao dia, pelo tempo que for necessário. 

As essências florais são naturais e atuam de forma energética, por  isso podem ser usadas por qualquer pessoa, inclusive crianças,  gestantes e lactantes. 

Também não possuem efeitos colaterais e contra-indicação,  podendo ser utilizadas em conjunto com outros medicamentos sem  qualquer interferência.

Vale reforçar que os florais são indicados tanto para complementar  outros tratamentos de saúde convencionais quanto para integrar  outras terapias. 

O mais importante é lembrar que cada pessoa é única, sente e reage  de maneira singular, por isso não recomendo o uso de florais prontos

O ideal é fazer o acompanhamento com um profissional qualificado  para acolher os relatos do cliente, prescrever a fórmula floral  recomendada e acompanhar o tratamento. 

No meu atendimento, é realizado: 

  1. Anamnese do cliente (ficha de diagnóstico) na primeira consulta;
  2. Em seguida há o momento de conversa, no qual escuto,  de forma amorosa, seus relatos em sua fala, indo além dos  dos sintomas para acolher e tratar suas questões mais  profundas, considerando contexto de vida, histórico  familiar, personalidade, temperamento, entre outros;
  3. Após a conversa, faço a prescrição do floral que deve ser  encaminhada a uma farmácia de manipulação que irá  preparar a solução de uso;
  4. A partir daí fazemos o acompanhamento do  tratamento, buscando desenvolver consciência e uma relação mais equilibrada com seu mundo interior e exterior. 

Conheça o método de tratamento com Florais, um plano completo  desenvolvido por mim para ajudar você a manter o foco o controle  das suas emoções. 

O tratamento tem duração de 3 meses e contempla sessões online  mensais de Terapia Floral + acompanhamento semanal da evolução  do cliente + relatórios personalizados. 

5/5 - (4 votos)

A minha missão é de conduzir pessoas ao autoconhecimento e facilitar o desenvolvimento pessoal ou profissional através da terapia e constelação familiar, para revelar ou potencializar as forças positivas (dons, talentos, competências, habilidades, valores) .

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Elis Farias

  • REIKI PARA ALIVIO DE ESTRESSE E ANSIEDADE

    Online
    R$75,90 Oferta!
    Elis Farias
    (59)
    Terapeuta
    164 terapias realizadas
    Play
  • DIVORCIO ENERGETICO

    Online
    R$147,90 Oferta!
    Elis Farias
    (59)
    Terapeuta
    164 terapias realizadas
    Play
  • Terapia com Florais de Bach para cura de ansiedade, depressão…(COM INDICAÇÃO DO FLORAL)

    Online em Videochamada
    R$47,90 Oferta!
    Elis Farias
    (59)
    Terapeuta
    164 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta