image-florais-de-bach-ansiedade-depressao-insonia
Emoções Florais

Florais de Bach para alívio da ansiedade, depressão, insônia!

Encontre alívio emocional através das essências das flores.

icon-share
48 compartilhamentos

Os florais de Bach são essências de flores utilizadas para tratamentos emocionais. Neste artigo vamos entender mais como os Florais agem e como podem ser usados para auxiliar na ansiedade, depressão, insônia.

Sou a Angela Hoppen, trabalho com Florais, sou especialista em acupuntura e medicina chinesa, naturoterapeuta, reikiana, fisioterapeuta e estudante de medicina. Para agendar uma sessão comigo, você pode entrar neste link! Boa leitura!


 

Um dos princípios dos florais de Bach é que o estado psicológico, mental e emocional influencia o bem-estar do indivíduo, podendo gerar doenças. Sendo assim, o pensamento positivo ajuda a curar doenças e promove o bem-estar. Já os pensamentos negativos podem causar doenças físicas ou emocionais.

A partir disso, o Dr. Bach desenvolveu 38 essências que ao serem ingeridas podem auxiliar na cura de doenças físicas ou emocionais.

A terapia com florais é completamente natural, cada essência tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada, dependendo dos sintomas e sentimentos do momento. 

Para saber mais sobre cada um dos 38 florais, veja meu texto: Qual o melhor Floral de Bach para você?

 

Ansiedade, depressão, insônia? Conheça o melhor floral de Bach para você!

Hoje em dia, convivemos muito com alguns sentimentos, como ansiedade, depressão e insônia. Esses três sentimentos ocorrem devido ao nosso dia-a-dia agitado e a forma como encaramos nossa vida.

A seguir ajudarei a identificar se você sofre com algum deles e como tratar através dos florais de Bach!

 

Florais de Bach para Ansiedade

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, caracterizado por tensão e desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

É normal sentirmos ansiedade, pois faz parte dos nossos instintos. Mas quando os sentimentos de medo e tensão são exagerados, passam a ser reconhecidos como patológicos, pois eles se tornam desproporcionais em relação ao estímulo, e interferem na qualidade de vida. A ansiedade normal é de curta duração, relacionada a algo que sabemos e que está por vir e melhora sem tratamento.

Hoje em dia muitas pessoas demonstram ansiedade devido à tensão constante que nos encontramos – muitas vezes não necessariamente do sentimento de perigo, mas sim do estresse do nosso dia-a-dia. Somos intensamente cobrados por efetividade e agilidade, e constantemente exigidos, e se não soubermos lidar com isso podemos desenvolver crises de ansiedade.

Muitas vezes ela é gerada por medo do desconhecido, do que está por vir. Um exemplo são os universitários em fase final de formação, por não terem certeza de como será sua vida profissional, podem desenvolver crises pelo medo do desconhecido.

Para tratar a ansiedade precisamos saber a sua causa e se essa crise é realmente de ansiedade, já que alguns sintomas podem ser confundidos com outras patologias, como por exemplo, a taquicardia e a angina, que podem ser oriundas de patologias cardíacas. Portanto, nunca negligencie sua saúde: procure um médico quando surgirem os sintomas, sendo descartados problemas cardíacos e diagnosticada a ansiedade, você poderá utilizar os florais para tratar os sentimentos.

Lembrando sempre que, apesar do Dr. Bach ter criado uma metodologia simples, onde podemos nos autotratar, sempre indico o auxílio de um profissional capacitado que irá ajudar na desmistificação dos sintomas, levando ao tratamento correto.

Existem 5 fórmulas mais indicadas para a ansiedade:

✿ Agrimony: floral indicado para pessoas animadas, que prezam pela paz, mas que, a fim de evitarem brigas, concordam e desistem de muitas coisas, escondendo suas preocupações e torturas mentais por trás de seu bom humor. É comum usarem drogas em excesso para continuarem suportando seu fardo com animação.

✿ Impatiens: para pessoas impacientes, rápidas, que desejam que todas as coisas sejam feitas sem demora. Não toleram pessoas lentas e, frequentemente, preferem trabalhar e pensar sozinhas.

✿ Larck: essência floral para aqueles que não se arriscam para tentar prosperar, pois não se consideram tão bons ou capazes como os que estão ao seu redor.

✿ Red Chestnut: para pessoas que são muito preocupadas com outras pessoas, antecipando infortúnios que podem ocorrer a elas. Muitas vezes, param de se preocupar consigo mesmas.

✿ Mimulus: essência para quem sofre com medos da vida diária (doença, dor, acidentes, pobreza, escuro, ficar sozinho, desgraça), muitas vezes, de maneira silenciosa.

Os florais são úteis para combater a ansiedade, ajudando o indivíduo a ficar mais calmo, mas cada tratamento é único. Por vezes, é preciso complementar o tratamento com o uso de remédios alopáticos receitados por um psiquiatra, além da psicoterapia e terapia floral.

 

Florais de Bach para Depressão

Depressão é um estado depressivo de humor, caracterizado por intolerância à atividade, podendo afetar pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa. Os sintomas incluem tristeza, ansiedade, sentimento de vazio, desespero, preocupação, entre outros.

Antes de iniciar o tratamento, devemos identificar o causador, e somente assim iremos conseguir tratar o sentimento predominante, pois cada pessoa é única. Vale ressaltar que as essências que serão citadas a seguir servem para tratar os sentimentos, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Alguns exemplos de florais de Bach para depressão são:

❁ Gentian: para os que se desencorajam facilmente perante a um obstáculo.

❁ Gorse: para pessoas que sentem desespero e grande desesperança, deixando de acreditar que alguma coisa possa ser feita por si.

❁ Mustard: floral indicado para pessoas que sentem tristeza profunda e sem razão aparente, suscetíveis a períodos de melancolia e até de desespero.

❁ Star Of Bethlehem: essência para pessoas angustiadas e sob condições momentâneas de grande infelicidade por choques decorrentes de notícias graves.

❁ Olive: para aqueles que sofreram tanto (mental ou fisicamente), a ponto de sentirem-se exaustos e fracos para seguir em frente. Sentem a vida diária dura e sem prazer.

 

Florais de Bach para Insônia

A insônia é uma patologia que pode ter inúmeras causas, caracteriza-se pela falta de sono ou dificuldade em mantê-lo, que excede o período de um mês, prejudicando a qualidade de vida do individuo.

Sentimentos como medo, excesso de pensamentos, raiva, culpa e tristeza podem ser geradores de insônia. Aqui, o importante é identificar a causa do problema para depois tratá-lo de forma correta.

Os florais a seguir são indicados para o combate da insônia, melhorando a qualidade do sono, mas devem ser utilizados preferencialmente sob orientação de um terapeuta qualificado, o qual saberá identificar a origem do problema e tratá-lo de forma efetiva.

❀ Aspen: essência floral indicada para medos do desconhecido, de que algo terrível aconteça, embora não saiba exatamente o quê, causando desespero.

❀ Rock Rose: indicado para pessoas que tem medo e terror paralisante, ou quando sua condição é grave o bastante para causar grande temor nos que estão ao seu redor. Geralmente deve ser acompanhado de mais essências florais.

❀ Agrimony: descrito anteriormente, indicado para ansiedade. Floral para pessoas animadas, que prezam pela paz, mas que, a fim de evitarem brigas, concordam e desistem de muitas coisas, escondendo suas preocupações e torturas mentais por trás de seu bom humor. É comum usarem drogas em excesso para continuarem suportando seu fardo com animação.

❀ Scleranthus: essência para quem tem dificuldade em optar entre possibilidades, e em geral carregam suas dificuldades sozinhas, quietas.

❀ Walnut: para pessoas que têm grandes ideais e ambições, mas em algumas ocasiões são tentados a abandoná-los por influências indesejáveis externas ou falta de constância.

❀ Willow: indicado para pessoas que guardam ressentimentos e queixas devido a adversidades ou desgraças em sua vida, tornando-se amarguradas e menos interessadas no que antes apreciavam.

❀ Impatiens: floral indicado anteriormente, para ansiedade. Para pessoas impacientes, rápidas, que desejam que todas as coisas sejam feitas sem demora. Não toleram pessoas lentas e, frequentemente, preferem trabalhar e pensar sozinhas.

❀ White Chestnut: para pessoas que não conseguem evitar pensamentos indesejados e conflitos mentais. Nas palavras do Dr. Bach “Em geral, isso ocorre quando os interesses do momento não são suficientemente fortes para manter a mente ocupada. São pensamentos que preocupam, permanecem e, mesmo que por um momento possam ser deixados de lado, retornam. Eles parecem dar voltas e voltas e causam tortura mental. A presença desses pensamentos desagradáveis acaba com a paz e interfere na capacidade de pensar somente no trabalho ou no prazer do dia.”

 

Uma das opções é utilizar uma destas essências de forma isolada, mas pode-se utilizar a mistura de até 5 essências florais para potencializar os resultados. Geralmente a indicação são 4 gotas 3 vezes ao dia, mas isso varia de acordo com cada pessoa. Mas novamente, ressalto a importância da orientação de um terapeuta floral.

 

Cuide das suas emoções!

Faça uma consulta online de Florais de Bach comigo!

 

Para quem tiver curiosidade em conhecer mais fórmulas e suas aplicações, sugiro o livro Dicionário dos remédios florais do Dr. Bach (link da Amazon), é um livro de fácil e rápida leitura.

 

Leia também: Como as Medicinas Alternativas podem nos ajudar?


Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Angela Hoppen

Atendimento online e presencial em Joaçaba SC e Palmas PR. Especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa, Naturoterapia, Reiki. Formada em Fisioterapeuta e estudante de Medicina, apaixonada pela cura e em busca da evolução da consciência e do autoconhecimento! Agende sua sessão!

13
0

Com 16 anos teve o despertar através do livro Mãos de Luz, a partir daí começou a busca pela evolução da consciência. Apaixonada pela cura e pelo cuidado ao próximo, descartou as exatas, tradição da família, e optou pela fisioterapia como seu primeiro curso, antes de terminá-lo iniciou a especialização em acupuntura e medicina chinesa. A medicina chinesa despertou o interesse pelo conhecimento das terapias naturais, realizando então este curso. Não contente com a abrangência ...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!