Florais de Bach para Concentração e Foco no dia a dia!

Equilíbrio na sua rotina!

Precisando de mais foco no seu dia a dia? Neste artigo vou explicar mais sobre como os Florais de Bach podem ajudar a ter mais concentração, disposição, memória e aprendizado!

Eu sou Wanessa Cardoso – Terapeuta floral e holística, biomédica e doutora em ciências. Agende uma consulta de Florais de Bach comigo!


 

O que são Florais de Bach?

Florais de Bach - frascos

Os Florais de Bach, também conhecidos como essência floral ou elixir floral, são um conjunto de extratos energéticos de flores, descobertos pelo Dr. Edward Bach (homeopata inglês), na década de 30.

Os Florais têm por função equilibrar uma determinada característica ou estado emocional específico, ou um conjunto de emoções. São num total de 38 Florais de Bach e atuam no campo energético vibracional do indivíduo.

Estes extratos derivam flores, árvores e arbustos silvestres, de que recebem os nomes.

Apenas com uma exceção: o Rock Water, que foi preparado a partir de uma fonte de água natural.

 

Florais de Bach: como funcionam?

Florais de Bach - Equilíbrio emocional

A história diz que Dr. Edward Bach, em um jantar da sociedade em que participava, passou a observar as atitudes dos convidados e teve os primeiros insights sobre os temperamentos humanos, que mais tarde descreveria como os 12 estados mentais:

  1. Medo
  2. Temor
  3. Preocupação
  4. Indecisão
  5. Indiferença
  6. Dúvida
  7. Excesso de preocupação com os outros
  8. Fraqueza
  9. Falta de confiança em si mesmo
  10. Impaciência
  11. Excesso de entusiasmo
  12. Orgulho

Após esta observação, Dr. Bach passou sua vida em busca das energias florais que poderiam corrigir estes 12 estados mentais, e outros.

Nós, Terapeutas Naturais e Florais, temos como princípio básico que a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético dos indivíduos.

E mais, se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico, dando origem a todas as dores e doenças que conhecemos, tais como: dores musculares e articulares, dores de cabeça, vícios, obesidade, depressão, ansiedade, insônia, entre outras.

É por isso que tratamos os indivíduos de forma holística, ou seja, nos atentamos as queixas físicas, emocionais e vibracionais, para então equilibrá-las.

 

Os Florais de Bach para Concentração e Foco

Florais de Bach para Concentração

No nosso dia a dia corrido, dificilmente paramos para pensar em como estamos nos sentido, sobre quais emoções estamos engolindo e fazendo de conta que não existem; formando as cascas de proteção ao meio em que vivemos.

Com o passar do tempo aparecem à insônia, a dor nas costas e dor de cabeça, a falta de concentração e foco no que estamos fazendo ou lendo. Os Florais auxiliam na remoção dessas “cascas”, para então revelar o nosso estado de equilíbrio e harmonia. 

Pensando em Florais de Bach voltados para foco e concentração, dependendo do caso, temos:

 

Floral para concentração: foco no trabalho!

Florais de Bach para Concentração: Clematis

Florais de Bach para Concentração: Clematis

O floral mais indicado para concentração seria o Clematis – para os indivíduos que passam o tempo sonhando, com a mente em outro lugar; este floral traz foco e ancoramento, inspiração e criatividade.

Floral para aprendizado nos estudos

Florais de Bach para estudar: Cerato

O floral que pode ajudar muito neste caso seria o Cerato, pois trás confiança em si mesmo para que consiga aprender com seus erros; confiança em sua intuição.

Floral para memória: xô esquecimento!

Florais de Bach para Memória - Chestnut Bud

O floral mais indicado é o Chestnut Bud neste caso, pois auxilia a limpar a mente e contribui na assimilação do aprendizado, além de ajudar a aprender com as experiências da vida.

Floral para disposição: sem desânimo!

Florais de Bach para desânimo: Hornbeam

O floral mais indicado é o Hornbeam neste caso, pois auxilia a eliminar o cansaço mental; renovando as forças; trás segurança e ânimo.

Floral para acalmar a mente: sem nervosismo!

Florais de Bach para Nervosismo: White Chestnut

Neste caso o mais indicado é o White Chestnut, auxiliando a obter uma mente mais tranquila e assim enxergar melhor as soluções dos problemas enfrentados no dia a dia, diminuindo o nervoso e o estresse; acalma os pensamentos.

Floral para hiperatividade: desacelere!

Florais de Bach para Hiperatividade: Oak

Para este caso, o Oak é o mais recomendado, pois nos mostra que devemos ter consciência de nossos limites físico e mentais; respeita seus limites.

 

Terapia Floral: benefícios para você!

 “As essências florais não são remédios, não possuem matéria física suficiente para produzir efeito farmacológico nos organismos, não interagem com medicamentos e não são tóxicas. Podendo ser utilizadas por bebês, gestantes, e pequenos animais, não existe correlação entre a massa de quem as utiliza e o seu efeito, portanto a dose não tem relação com o peso ou idade de quem vai ingerir as essências.”

(Dr. Edward Bach)

Como atuam de forma energética, os Florais de Bach são essências vibracionais, não tem contra indicações.

Não possuem impacto na bioquímica do organismo, não possuem princípios ativos e não são medicamentos. Assim todos podem usar e se beneficiar desta terapia. Incluímos, aqui, crianças, animais e plantas.

Aliás, em muitos casos, precisamos tratar a mãe e a criança, porque energeticamente uma interfere na outra.

O mais importante é lembrar que cada caso é um caso. Cada acontecimento do dia a dia afeta cada indivíduo de forma diferente, logo não há padrões sobre qual floral fazer uso.

Devido a isso, não recomendo a compra de Florais de Bach prontos, aqueles encontrados em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Acredito que apenas em uma consulta de Florais, após uma boa conversa (anamnese), podemos identificar e pontuar quais as origens das queixas e assim escolhermos qual será o melhor arranjo floral para você (interagente/consultante).

É por isso que o Terapeuta Natural/Floral é fundamental. É o Terapeuta, quem vai perceber o que você está precisando neste momento.

Uma boa escolha do arranjo floral pode trazer resultados muito rápidos e eficazes.

Além disso, acredito que sempre deve haver um acompanhamento, por parte do Terapeuta. Trocas de mensagens durante o processo sempre auxiliam no êxito do tratamento.

Poderá haver ajustes, ou seja, a troca de algumas das flores na próxima consulta, uma vez que as dores e/ou queixas podem mudar, afinal é um processo; por isso, acredito que o acompanhamento se faz necessário.

Tenho certeza que você ficou com vontade de experimentar esta terapia! Então marque sua consulta, vamos conversar e entender como os Florais de Bach poderão te ajudar.

Nós podemos nos encontrar de forma online ou presencial (São Paulo, bairro Tatuapé), da maneira como te trás comodidade e te auxilia a manter o tratamento até o final. Venha conhecer e se apaixonar por este mundo energético das flores!

Pós-Graduanda em Terapias Naturais/ Integrativas, Biomédica e Doutora em Ciências - atuo com Florais de Bach, Cristais, Aromaterapia, Auriculoterapia, Reflexologia Podal, Reiki, entre outros. Bairro do Tatuapé/São Paulo - SP. Agende seu horário :)

AGENDAR!

Atende online
Presencial em

Agende uma sessão de Florais de Bach!


Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!