Energia masculina e feminina no relacionamento: dicas para equilibrar!

Saiba como construir um relacionamento afetivo duradouro e feliz com equilíbrio!
casal em energia masculina e feminina
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Marina Oliveira
4.2/5 - (4 votos)

O equilíbrio da energia masculina e feminina em nós impacta diretamente em nossa saúde emocional e relacionamentos interpessoais.

Leia este artigo para entender mais como essa influência ocorre e quais dicas são importantes para manter essas energias equilibradas. Saiba como construir um relacionamento duradouro e feliz com equilíbrio.

Sou Marina Oliveira, terapeuta de Análise Corporal Guia da Alma. Boa leitura!


O que é energia feminina e masculina nos relacionamentos?

imagem de o que é energia feminina e masculina nos relacionamentos

Foto: MesquitaFMS – istock

Podemos definir relacionamento como a união de duas pessoas com o objetivo de criar mais.

Criar mais é conquistar sonhos, planejar e alcançar metas, viver feliz e abundante em todos os pilares da vida, sempre buscando evolução.

Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas para que a conexão esteja sempre em equilíbrio, trazendo satisfação e felicidade para ambas as partes que estão envolvidas.

Encontrar alguém que te faça ser uma pessoa melhor na carreira, nos negócios, na interação com a família e no caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual é seguir o conceito ideal de relacionamento que sempre será criar mais.

Seja em um relacionamento heterossexual ou homoafetivo, o equilíbrio das energias masculina e feminina, conhecidas nas filosofias orientais como energias Yin e Yang deve ser considerado, se busca a felicidade, alegria e longevidade do relacionamento do casal.

A energia masculina não é exclusiva do homem, nem a feminina é da mulher.

Como seres humanos, ambos são construídos a partir do equilíbrio dessas energias, sendo:

  • Energia masculina: energia da força, da proteção e do prover;
  • Energia feminina: energia da delicadeza, do cuidado e do amor.

Quando uma pessoa reprime uma dessas energias dentro de si, desencadeia, então, uma série de desequilíbrios na vida pessoal e, consequentemente, prejudica os seus relacionamentos.

Energia masculina: características

ícone de energia masculina características

A energia masculina (yang) é a energia da ação, da coragem, da autoconfiança e da firmeza, possuindo as características de:

  • Energia de construção: conquista de objetivos por meio da execução e do planejamento lógico e racional. Por isso a ligação entre a energia masculina, a proteção e o ato de prover à família.
  • Energia do aterramento: ato de ser disciplinado, organizado, expansivo, linear e conectado ao mundo material.

A energia masculina no relacionamento é responsável pela proteção da vida do casal, para que haja continuidade na união.

Para isso, busca poder, dinheiro e força, pois preza a segurança, deixando de lado a subjetividade e a valorização dos sentimentos, como no caso da energia feminina.

A energia masculina em desequilíbrio tende a fazer com que a pessoa se torne egoísta, competitiva e irracional nas decisões corriqueiras do dia a dia.

Além disso, passa por desafios financeiros e problemas na materialização de sonhos e metas, já que o desequilíbrio afeta diretamente a força da ação, da execução e da persistência.

Energia feminina: características

ícone de energia feminina características

A energia feminina (yin) é a energia da intuição, do amor, do carinho, do cuidado e do afeto.

É ela que conecta as pessoas por meio das emoções e das ideias mais nobres que vagam no inconsciente popular.

É a energia que une, restitui, dá vida e cria laços amorosos e duradouros, permeando o relacionamento com diálogos maduros, evitando a individualidade e o egoísmo.

Algumas características de pessoas que vivem a partir do equilíbrio da energia feminina interna são:

  • Inspiração;
  • Contemplação;
  • Compreensão;
  • Compaixão;
  • Conexão humana;
  • Valorização da natureza;
  • Comunicação assertiva;
  • Capacidade de ver o Todo.

Essas características fazem com que a energia feminina equilibrada seja indispensável para um relacionamento feliz e duradouro.

A energia feminina no relacionamento é o fogo da paixão.

É a conexão que não é possível ser explicada por meio da lógica, já que lida com sentimentos e emoções sutis do ser humano como a alegria, a confiança, o afeto e o prazer.

É ela quem dá valor a família e aos relacionamentos, buscando sempre a harmonia e a não-violência, ouvindo, sentindo e compartilhando as vulnerabilidades inerentes aos relacionamentos íntimos e profundos, advindos do coração.

Como equilibrar energia feminina e masculina nos relacionamentos? Dicas especiais!

imagem de como equilibrar energia feminina e masculina? Dicas especiais!

Foto: FG Trade – istock

Quando nos apaixonamos, entramos de cabeça na energia feminina e deixamos de lado a racionalidade da energia masculina, que tem um papel fundamental na construção de um relacionamento amoroso feliz e duradouro, devido à importância da conexão das metas e ideais de família, carreira e objetivos de longo prazo.

A construção de uma relação conjugal feliz parte diretamente do equilíbrio das energias masculinas e femininas do casal. Quando em sintonia, não há inversão de papéis. Algumas dicas importantes para traçar o equilíbrio são:

1. Não deixar os sonhos de lado

ícone de defina prioridades

Mulheres que procuram a prosperidade financeira valorizando a carreira acima de tudo tendem a desequilibrar a energia masculina do casal, projetando no inconsciente do parceiro uma fragilidade e inveja, pois faltará afeto, cuidado e carinho provido da energia feminina de ambos.

Assim como homens demasiadamente frágeis, inseguros, medrosos, desorganizados, indisciplinados e que demonstram falta de segurança interna também desequilibram o relacionamento, tendendo fortemente ao término.

Quando ambos estão equilibrados com suas energias masculinas e femininas internas há sintonia, sentimento e projeções futuras, assim como a segurança da continuidade do casal, dando espaço para sonhos, como filhos ou a construção de um projeto em conjunto.

2. Compreender as demandas emocionais das duas partes

ícone de compreenda as suas demandas emocionais

A paixão e a sintonia dão vazão à energia do sexo, que é de suma importância em qualquer relacionamento, para não ser apenas uma amizade e uma parceria, sem afetos e carinhos.

Exercícios de autoconhecimento e o equilíbrio interno dessas energias tornam possível uma parceria feliz e duradoura, pois quando conhecemos nossas fraquezas e nossas demandas emocionais podemos expô-las ao parceiro.

Compreender as próprias demandas emocionais e como funcionam suas emoções, além de conhecer as demandas do parceiro, dão sustentabilidade para a união, pois, assim, um pode contribuir com as questões emocionais do outro.

Nas linguagens do amor, há pessoas que demandam toques e carinhos, e outros necessitam falar e agir.

Entender as emoções do cônjuge dá a possibilidade de suprir o exato espaço em que o relacionamento pode demonstrar fraquezas.

Busque compreender qual é o seu papel no relacionamento e quais as demandas emocionais do seu parceiro, pois é de extrema importância para a construção da afinidade do casal.

Muitas pessoas não entendem os próprios desafios emocionais e tendem a não compreender com clareza as demandas do parceiro.

Para isso, existem ferramentas de autoconhecimento como a análise corporal, que traz o entendimento das necessidades emocionais de cada indivíduo, sendo indispensável em um vínculo amoroso.

3. Análise Corporal: ferramenta de autoconhecimento

ícone de análise Corporal: ferramenta de autoconhecimento

Durante a primeira infância, desde a gestação até em torno dos 5-6 anos, acontece um processo neurológico chamado mielinização em nosso organismo, sendo este o processo responsável por levar sensações para todo o corpo.

Pensa no bebê quando nasce: não consegue nem mexer o pescoço… à medida em que vão passando-se os dias, as semanas e os meses, esse bebê já consegue erguer o pescoço, começa a conseguir pegar objetos, aprende a falar, a engatinhar, andar e aí vem a fase do desfralde.

Em cada uma dessas fases forma-se um traço de caráter. Ao todo são cinco:

  1. Esquizoide;
  2. Oral;
  3. Psicopata;
  4. Masoquista;
  5. Rígido.

O nosso corpo se molda de acordo com nossa percepção naquele momento vivido, como criança.

Todos nós temos os cinco traços, pois vivemos cada uma dessas fases. O que diferencia é a porcentagem de cada um deles.

  • Como funciona a sessão de Análise Corporal?

A Análise Corporal analisa o formato do seu corpo e através dele a terapeuta consegue dizer como a sua mente funciona, como você lida em determinadas situações e o que você pode fazer para se ajudar a resolver algumas questões vivenciadas.

Essa Análise é super interessante que todas as pessoas façam, pois é um processo de autoconhecimento, como se fosse o seu manual de instruções.

Através dela você irá compreender comportamentos e dores que até então você não compreendia e nem sabia lidar com elas.

Além de dizer como você funciona, a Análise irá te trazer mais consciência do que fazer para resolver questões que você se sente travada, assim você irá aprender a lidar consigo mesma de forma mais leve e menos julgadora.

É necessário uma única sessão para realizar a Análise Corporal, realizada por videochamada. O link será enviado antes do horário agendado.

Eu, como terapeuta Guia da Alma, irei analisar as 6 partes do seu corpo:

  • Formato da cabeça;
  • Olhos;
  • Boca;
  • Tronco;
  • Quadril;
  • Pernas.

Por isso é necessário estar vestido com uma roupa confortável e de preferência com cores claras, evitando o preto e calça jeans. Para as mulheres é necessário também estar sem maquiagem.

Após a análise dessas 6 partes, monto o seu gráfico e, a partir dele, te dou a devolutiva, que é o momento em que digo como você funciona: se você é mais emotiva, mais racional, qual sua maior dor e o que você faz para evitá-la.

Depois desse momento, você pode me trazer 3 problemas atuais que está com dificuldade em lidar e eu irei te explicar o porquê de você ter essa dificuldade e o que você pode fazer para resolver.

Em até 15 dias após a sessão, você receberá o seu relatório completo para consultar sempre que precisar, com todas as informações da devolutiva e o que fazer para lidar com os problemas apresentados.

4.2/5 - (4 votos)

🦋Terapeuta e Mentora 🗺️Guio você para superar obstáculos e construir relacionamentos e carreiras incríveis! Atendo com: ✨Barras de Access®; ✨Orientações Sistêmicas; ✨Constelação Familiar; ✨Thetahealing®; ✨Análise Corporal OCE

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Marina Oliveira

  • Sessão experimental com orientação da melhor técnica para a questão

    Online
    R$80,00 Oferta!
    Marina Oliveira
    (26)
    Terapeuta Certificado
    197 terapias realizadas
  • Entenda como sua mente funciona através da Análise Corporal OCE

    Online
    R$297,00
    Marina Oliveira
    (26)
    Terapeuta Certificado
    197 terapias realizadas
  • Método para o Emagrecimento Definitivo com o ThetaHealing®

    Online
    R$699,00 Oferta!
    Marina Oliveira
    (26)
    Terapeuta Certificado
    197 terapias realizadas
Ver Perfil de Terapeuta