Energia masculina e feminina no relacionamento: dicas para equilibrar!
O equilíbrio da energia masculina e feminina em nós impacta diretamente em nossa saúde emocional e relacionamentos interpessoais.
Leia este artigo para entender mais como essa influência ocorre e quais dicas são importantes para manter essas energias equilibradas. Saiba como construir um relacionamento duradouro e feliz com equilíbrio.
Índice
O que é energia feminina e masculina nos relacionamentos?
Podemos definir relacionamento como a união de duas pessoas com o objetivo de criar mais.
Criar mais é conquistar sonhos, planejar e alcançar metas, viver feliz e abundante em todos os pilares da vida, sempre buscando evolução.
Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas para que a conexão esteja sempre em equilíbrio, trazendo satisfação e felicidade para ambas as partes que estão envolvidas.
Encontrar alguém que te faça ser uma pessoa melhor na carreira, nos negócios, na interação com a família e no caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual é seguir o conceito ideal de relacionamento que sempre será criar mais.
Seja em um relacionamento heterossexual ou homoafetivo, o equilíbrio das energias masculina e feminina, conhecidas nas filosofias orientais como energias Yin e Yang deve ser considerado, se busca a felicidade, alegria e longevidade do relacionamento do casal.
A energia masculina não é exclusiva do homem, nem a feminina é da mulher.
Como seres humanos, ambos são construídos a partir do equilíbrio dessas energias, sendo:
- Energia masculina: energia da força, da proteção e do prover;
- Energia feminina: energia da delicadeza, do cuidado e do amor.
Quando uma pessoa reprime uma dessas energias dentro de si, desencadeia, então, uma série de desequilíbrios na vida pessoal e, consequentemente, prejudica os seus relacionamentos.
Energia masculina: características
A energia masculina (yang) é a energia da ação, da coragem, da autoconfiança e da firmeza, possuindo as características de:
- Energia de construção: conquista de objetivos por meio da execução e do planejamento lógico e racional. Por isso a ligação entre a energia masculina, a proteção e o ato de prover à família.
- Energia do aterramento: ato de ser disciplinado, organizado, expansivo, linear e conectado ao mundo material.
A energia masculina no relacionamento é responsável pela proteção da vida do casal, para que haja continuidade na união.
Para isso, busca poder, dinheiro e força, pois preza a segurança, deixando de lado a subjetividade e a valorização dos sentimentos, como no caso da energia feminina.
A energia masculina em desequilíbrio tende a fazer com que a pessoa se torne egoísta, competitiva e irracional nas decisões corriqueiras do dia a dia.
Além disso, passa por desafios financeiros e problemas na materialização de sonhos e metas, já que o desequilíbrio afeta diretamente a força da ação, da execução e da persistência.
Energia feminina: características
A energia feminina (yin) é a energia da intuição, do amor, do carinho, do cuidado e do afeto.
É ela que conecta as pessoas por meio das emoções e das ideias mais nobres que vagam no inconsciente popular.
É a energia que une, restitui, dá vida e cria laços amorosos e duradouros, permeando o relacionamento com diálogos maduros, evitando a individualidade e o egoísmo.
Algumas características de pessoas que vivem a partir do equilíbrio da energia feminina interna são:
- Inspiração;
- Contemplação;
- Compreensão;
- Compaixão;
- Conexão humana;
- Valorização da natureza;
- Comunicação assertiva;
- Capacidade de ver o Todo.
Essas características fazem com que a energia feminina equilibrada seja indispensável para um relacionamento feliz e duradouro.
A energia feminina no relacionamento é o fogo da paixão.
É a conexão que não é possível ser explicada por meio da lógica, já que lida com sentimentos e emoções sutis do ser humano como a alegria, a confiança, o afeto e o prazer.
É ela quem dá valor a família e aos relacionamentos, buscando sempre a harmonia e a não-violência, ouvindo, sentindo e compartilhando as vulnerabilidades inerentes aos relacionamentos íntimos e profundos, advindos do coração.
- Faz sentido pra você? Agende uma sessão de Terapia online para equilibrar essas energias na sua vida e relacionamentos!
Como equilibrar energia feminina e masculina nos relacionamentos? Dicas especiais!
Quando nos apaixonamos, entramos de cabeça na energia feminina e deixamos de lado a racionalidade da energia masculina, que tem um papel fundamental na construção de um relacionamento amoroso feliz e duradouro, devido à importância da conexão das metas e ideais de família, carreira e objetivos de longo prazo.
A construção de uma relação conjugal feliz parte diretamente do equilíbrio das energias masculinas e femininas do casal. Quando em sintonia, não há inversão de papéis. Algumas dicas importantes para traçar o equilíbrio são:
1. Não deixar os sonhos de lado
Mulheres que procuram a prosperidade financeira valorizando a carreira acima de tudo tendem a desequilibrar a energia masculina do casal, projetando no inconsciente do parceiro uma fragilidade e inveja, pois faltará afeto, cuidado e carinho provido da energia feminina de ambos.
Assim como homens demasiadamente frágeis, inseguros, medrosos, desorganizados, indisciplinados e que demonstram falta de segurança interna também desequilibram o relacionamento, tendendo fortemente ao término.
Quando ambos estão equilibrados com suas energias masculinas e femininas internas há sintonia, sentimento e projeções futuras, assim como a segurança da continuidade do casal, dando espaço para sonhos, como filhos ou a construção de um projeto em conjunto.
2. Compreender as demandas emocionais das duas partes
A paixão e a sintonia dão vazão à energia do sexo, que é de suma importância em qualquer relacionamento, para não ser apenas uma amizade e uma parceria, sem afetos e carinhos.
Exercícios de autoconhecimento e o equilíbrio interno dessas energias tornam possível uma parceria feliz e duradoura, pois quando conhecemos nossas fraquezas e nossas demandas emocionais podemos expô-las ao parceiro.
Compreender as próprias demandas emocionais e como funcionam suas emoções, além de conhecer as demandas do parceiro, dão sustentabilidade para a união, pois, assim, um pode contribuir com as questões emocionais do outro.
Nas linguagens do amor, há pessoas que demandam toques e carinhos, e outros necessitam falar e agir.
Entender as emoções do cônjuge dá a possibilidade de suprir o exato espaço em que o relacionamento pode demonstrar fraquezas.
Busque compreender qual é o seu papel no relacionamento e quais as demandas emocionais do seu parceiro, pois é de extrema importância para a construção da afinidade do casal.
Muitas pessoas não entendem os próprios desafios emocionais e tendem a não compreender com clareza as demandas do parceiro.
Para isso, existem ferramentas de autoconhecimento como a análise corporal, que traz o entendimento das necessidades emocionais de cada indivíduo, sendo indispensável em um vínculo amoroso.
3. Análise Corporal: ferramenta de autoconhecimento
Durante a primeira infância, desde a gestação até em torno dos 5-6 anos, acontece um processo neurológico chamado mielinização em nosso organismo, sendo este o processo responsável por levar sensações para todo o corpo.
Pensa no bebê quando nasce: não consegue nem mexer o pescoço… à medida em que vão passando-se os dias, as semanas e os meses, esse bebê já consegue erguer o pescoço, começa a conseguir pegar objetos, aprende a falar, a engatinhar, andar e aí vem a fase do desfralde.
Em cada uma dessas fases forma-se um traço de caráter. Ao todo são cinco:
- Esquizoide;
- Oral;
- Psicopata;
- Masoquista;
- Rígido.
O nosso corpo se molda de acordo com nossa percepção naquele momento vivido, como criança.
Todos nós temos os cinco traços, pois vivemos cada uma dessas fases. O que diferencia é a porcentagem de cada um deles.
- Como funciona a sessão de Análise Corporal?
A Análise Corporal analisa o formato do seu corpo e através dele a terapeuta consegue dizer como a sua mente funciona, como você lida em determinadas situações e o que você pode fazer para se ajudar a resolver algumas questões vivenciadas.
Essa Análise é super interessante que todas as pessoas façam, pois é um processo de autoconhecimento, como se fosse o seu manual de instruções.
Através dela você irá compreender comportamentos e dores que até então você não compreendia e nem sabia lidar com elas.
Além de dizer como você funciona, a Análise irá te trazer mais consciência do que fazer para resolver questões que você se sente travada, assim você irá aprender a lidar consigo mesma de forma mais leve e menos julgadora.
É necessário uma única sessão para realizar a Análise Corporal, realizada por videochamada. São analisadas as 6 partes do seu corpo:
- Formato da cabeça;
- Olhos;
- Boca;
- Tronco;
- Quadril;
- Pernas.
Por isso é necessário estar vestido com uma roupa confortável e de preferência com cores claras, evitando o preto e calça jeans. Para as mulheres é necessário também estar sem maquiagem.