Formato do corpo e personalidade: qual das 5 é a sua?

O seu corpo explica sua mente.
formato do corpo e personalidade
Mais terapias de Agnes Yamamoto
4.9/5 - (29 votos)

Você sabia que o formato do seu corpo diz muito sobre como funciona a sua mente?

Descubra neste artigo a relação entre o formato do corpo e a personalidade. Vou lhe apresentar cinco traços de caracteres que são moldados a partir das percepções na infância, e como isso gera dores e recursos internos. 

Compreender melhor como você funciona pode ser libertador, para você e para seus relacionamentos. Vem comigo nesta leitura!


 

Formato do corpo, infância e formação da personalidade

Formação de Personalidade

Foto: Anna Shvets -Pexels

Primeiro vamos entender o porquê dos primeiros anos de nossa vida serem tão importantes para a formação da base da nossa personalidade

Tem conhecimento que nosso sistema nervoso vai se completando principalmente ao longo dos 5 a 7 primeiros anos de vida?

Há um processo que se chama mielinização, na qual o neurônio ganha uma capa de gordura que oferece uma maior destreza e eficiência ao sistema nervoso.

E a mielinização acontece por etapas, ela começa no cérebro, quando ainda somos um feto na barriga da mãe, e vai “descendo” até chegar na cauda da nossa coluna vertebral.

É por isso que a criança, conforme vai crescendo, vai ganhando controle e sensações novas em diferentes partes, como força nos membros superiores ou controle do esfíncter. 

 

As cinco feridas emocionais

Feridas Emocionais

Foto: fauxels – Pexels

Agora, de acordo com as experiências e percepções que uma criança vive, a mielinização acontece de forma mais intensa em certa região, com a construção de registros emocionais específicos.

São cinco feridas emocionais básicas:

  1. A rejeição;
  2. O abandono;
  3. A manipulação;
  4. A humilhação;
  5. E a exclusão/troca.

Estes registros geram um padrão de funcionamento onde a mente tende a agir para se proteger de algo ruim ou buscar algo que considere bom. 

E como isso tem relação com o formato do corpo? 

Bom, aqui temos que olhar para o conceito de energia. Se considerarmos que tudo é energia e esta possui uma frequência, cada energia vibra um padrão de manifestação no campo mental e no campo físico. Então conseguimos correlacionar o formato do corpo com o funcionamento da mente da pessoa. 

 

O que é traço de caráter?

Traços de caracteres

Foto: fauxels – Pexels

O médico psicanalista Wilhelm Reich, que fora discípulo de Sigmund Freud, foi um dos primeiros profissionais a perceber e pesquisar mais a fundo sobre essa correlação. Ele desenvolveu a teoria dos traços de caracteres, que propõe uma classificação de tipos de personalidade. 

Reich influenciou diversos discípulos e pesquisadores que deram prosseguimento com essa proposta. Aqui neste artigo, abordaremos uma orientação terapêutica conhecida por Análise Corporal. 

 

Análise corporal e formato do corpo: como funciona?

Análise Corporal

Foto: Radomir Jordanovic – Pexels

Na análise corporal, consideramos cinco traços de caracteres: esquizoide, oral, psicopata, masoquista e rígido (não se assuste com os nomes! Eles seguem nomenclaturas de estudos científicos, e não tem relação com diagnósticos patológicos).

Através de um método onde analisamos cinco partes do corpo (formato da cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas), conseguimos identificar o quanto de cada traço de caráter uma pessoa tem.

Ou seja, através do formato do corpo é possível revelar um mapa da pessoa de como ela funciona, do que ela precisa para se sentir bem, o que ela precisa evitar, quais são os recursos que ela possui.

Ademais, como cada traço de caráter tem uma relação com uma experiência emocional, isso também auxilia a dar direcionamento no processo terapêutico para investigá-las e tratá-las.

  • Você gostaria de saber qual o seu tipo de personalidade e como se sentir melhor consigo? Agende uma Análise Corporal completa!

 

Os 5 tipos de formato do corpo e caráter: identifique o seu!

tipos de formato do corpo

Foto: Tim Mossholder – Pexels

Agora que entendemos como o formato do corpo está relacionado à nossa mente, personalidade e vivências, vamos conhecer os 5 principais tipos de formato de corpo.

 

1. Formato de corpo: Esquizóide

Formato Esquizóide

Foto: вальдемар – Pexels

Das cinco etapas de formação dos traços de caráter, a primeira começa no útero. 

Quando o bebê tem uma percepção de que sua existência provoca uma sensação de rejeição, o traço de caráter ESQUIZÓIDE irá se apresentar de forma mais evidente. Normalmente acontece quando há muitas preocupações por parte da mãe, pois isso influencia a contração e estímulo sanguíneo do útero. 

O esquizoide tem muita energia na cabeça, costuma ser bem intelectual, lógico ou criativo. Seu corpo já não possui tanta energia, com pouca força e magrinho.

Ele não gosta de muito contato ou de incomodar as pessoas. A tendência é de ficar em seu mundo imaginário, criando ou intelectualizando. É importante respeitar esse espaço para que ele se sinta confortável. 

A maior dor do Esquizóide é a da REJEIÇÃO, ele não gosta muito de se expor e muitas vezes se sente deslocado no mundo.

 

2. Tipo Oral

Tipo Oral

Foto: Jennifer Enujiugha – Pexels

Depois que o bebê nasce, começa a etapa relacionada ao traço de caráter ORAL, durante a fase de amamentação.

É uma fase de extrema dependência da criança. Se a percepção da criança for de que suas necessidades não estão sendo atendidas devidamente, ela sente uma sensação de falta e medo de ser negligenciada. E por isso acaba desenvolvendo meios para que seja vista e atendida.

O oral costuma ser bem comunicativo, sente as emoções à flor da pele e gosta de expressar o que está sentindo, sendo uma pessoa bem espontânea. Seu formato de corpo é mais arredondado e com aspectos infantis. 

Gosta de estar em contato com as pessoas e de se sentir pertencente.

Ele não gosta de se sentir sozinho, sua maior dor é a do ABANDONO. 

 

3. Traço de caráter: Psicopata

Traço Psicopata

Foto: Tatiana Twinslol – Pexels

Quando a criança começa a ganhar o controle da parte superior do corpo, forma-se a relação com o traço de caráter PSICOPATA.

O seu corpo apresenta uma forma de triângulo invertido, maior em cima e menor embaixo. 

Há uma sensação de dominação ou de poder.

O psicopata tem uma grande capacidade de articulação, uma visão bem estratégica e gosta de negociar. A questão da troca é muito importante para ele. 

É muito difícil para ele se sentir vulnerável e demonstrar seus sentimentos, o que lhe dá a imagem de ser uma pessoa mais fria.

Porém é apenas uma forma de proteção, já que ele morre de medo de se sentir usado, sua maior dor é a da MANIPULAÇÃO. 

 

4. Personalidade Masoquista

Personalidade Masoquista

Foto: Vlada Karpovich – Pexels

A seguinte fase de formação do traço de caráter é a do MASOQUISTA, quando a criança está ganhando o controle do esfíncter anal.

Aqui é delicado para a criança o sentimento de estar fazendo algo errado, como quando não consegue segurar o cocô e isso lhe gerar reprovação. 

O masoquista apresenta um formato de corpo mais quadrado, com a sensação de pressão. É um traço que tem sensibilidade e se preocupa com os outros. Tem uma tendência em guardar as coisas para si e carregar o peso dos outros.

Sua grande dor é a HUMILHAÇÃO por fazer algo errado.

Por isso, costumam ser pessoas atentas a detalhes e metódicas. São pessoas mais lentas, porém, muito comprometidas e consolidadoras. 

 

5. Formato de corpo: Rígido

Formato Rígido

Foto: maria orlova – Pexels

O último traço de caráter que se forma é o do RÍGIDO, quando a mielinização chega na base da coluna e a criança começa a ganhar sensibilidade no aparelho reprodutor. 

Nesta fase a criança começa a se conectar mais com o seu progenitor do sexo contrário, formando o que Freud denominou Complexo de Édipo.

O rígido apresenta um corpo com formas bem definidas ou sensuais (com curvas). O corpo possui uma força e agilidade, o que beneficia a sua competitividade. 

Gosta de desafios, de provar a sua eficiência e capacidade. Ele sempre busca ser o melhor e tem uma dificuldade quando sente que não é bom o suficiente.

Sua maior dor é a da EXCLUSÃO ou de ser TROCADO.

Como esse traço se desenvolveu em uma relação triangular, ele muitas vezes se sente dividido, com dificuldade de focar e se entregar em uma coisa só.

  • Com qual desses 5 traços você mais se identificou?
  • Gostaria de saber com certeza qual o seu tipo de personalidade e como utilizar isso a seu favor? Agende uma Análise Corporal completa!

 

Alguns outros fatores sobre os traços de caráter

fatores traços de caráter

Foto: August de Richelieu – Pexels

Estes são os cinco traços de caracteres que se formam ao longo da nossa primeira infância, e que marcam os registros primordiais do nosso sistema nervoso. 

Nenhuma pessoa é 100% apenas um traço de caráter, e sim, uma combinação de todos eles em diferentes porcentagens. 

Saber qual é a combinação de seus traços de caracteres possibilita trazer a relação de necessidades e recursos que você pode buscar mais ou evitar mais.

Nenhum traço de caráter é melhor ou pior que o outro. Compreender como você funciona pode lhe tirar um grande peso de falta de aceitação e passar a potencializar seus recursos.

Um fator muito importante para os traços de caracteres é o ambiente. Quando estamos em um ambiente que não os favorece, eles passam a funcionar em aspectos de dor e de não existência.

Muitas crenças e valores passados em um sistema social ou familiar podem construir camadas internas de funcionamento que acabam gerando conflitos e confusão emocional. Um sentimento de inconformidade e não aceitação pessoal.

Por exemplo: você já imaginou alguém predominantemente oral, aprender que é feio chorar ou expressar seus sentimentos?

Isso provavelmente vai causar um conflito a essa pessoa, pois vai contra uma de suas maiores necessidades. Ela não vai poder ser quem ela é e ficará suscetível a funcionar em seus aspectos de dor. Será comum a ela descontar na comida ou sentir um grande vazio em seu peito.

Como muitas vezes esses sentimentos não são conscientes à pessoa, descobrir seus traços de caráter através da análise corporal pode ser libertador. 

Saber quais são seus traços de caracteres também ajuda a guiar um processo terapêutico direcionado.

Pelo acompanhamento com outras terapias, é possível realizar diagnósticos energéticos de como estão os traços de caracteres, dar orientações personalizadas de acordo com as necessidades deles, fazer meditações para ressignificar experiências da infância, tratar crenças limitantes e sabotadoras. 

Comigo, por exemplo, você pode passar pelo processo de acompanhamento pela Terapia da Alma, Constelação Familiar ou Mesa Cristalina Metatrônica. 

Outro benefício que a análise corporal pode trazer é quando aplicamos ela para orientar relacionamentos, seja entre casais, filhos ou profissionais.

Com o mapa de funcionamento de cada pessoa, podemos compreender as diferenças e as necessidades de ambos (sabe quando um precisa de mais toque e atenção, e o outro é mais frio?). Assim é possível promover acordos, que vão trazer mais equilíbrio, ou potencializar essa relação.

A análise corporal é uma ferramenta de autoconhecimento que abre um leque de possibilidades para o seu desenvolvimento. 

Que tal você descobrir o que seu corpo explica?

Agende sua Análise Corporal completa!

4.9/5 - (29 votos)

Cura é nada mais que uma mudança na Consciência. Ajudo você a olhar e curar as experiências e dores da sua alma. Terapeuta da Nova Era: Terapia da Alma, Mesa Multidimensional Arcturiana, Mesa Cristalina Metatrônica, Humanoterapia e outros...

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Agnes Yamamoto

  • Mesa Multidimensional Arcturiana – com Apometria Cósmica

    Online
    R$180,00
  • Reequilibre a Área de Relacionamentos e Amor – com MMA

    Online
    R$180,00
  • DESBLOQUEANDO SEU CAMPO VIBRACIONAL – Apometria Cósmica com MMA

    Online
    R$180,00
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
🟢 Terapeutas Online disponíveis
Faça sua sessão hoje!
Atualização: agora você pode ver os especialistas que estão online nesse momento, prontos para atender você!