As 5 linguagens do amor: quais são e como usar?

Saiba como dar e receber amor de formas diferentes.
Mais terapias de Liana Chiaradia
4.7/5 - (7 votos)

Uma coisa é certa: não existe uma única forma de amor. Cada pessoa tem necessidades, bagagens e visões diferentes sobre o amor. Mas, de acordo com o escritor Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor principais.

Ou seja, existem 5 formas mais comuns de demonstrar e receber amor. E isso pode ser aplicado nos seus relacionamentos interpessoais e de trabalho, e até mesmo na relação consigo mesma!

Cada pessoa entrega amor, e tem necessidade de receber, com uma linguagem de amor primária. Mas é importante um equilíbrio entre as 5!

Gary Chapman é autor de diversos livros sobre o tema: As cinco linguagens do amor para crianças, para homens, da valorização pessoal no ambiente de trabalho, do perdão. Veja todos os livros do autor nesse link.

Sou Liana Chiaradia, co-founder e CMO do Guia da Alma. Nesse artigo vamos conhecer os 5 tipos de Linguagens do Amor e como aplicar na sua vida!


As 5 linguagens do Amor: Palavras de Afirmação

imagem de as 5 linguagens do amor palavras de afirmação

Foto: RossHelen – istock

Existem pessoas que usam Palavras de Afirmação para expressar seu amor e apreço por alguém. Essa linguagem do amor compreende fazer elogios, dar apoio e falar palavras positivas e encorajadoras.

Existem também aquelas pessoas que se sentem amadas quando recebem afirmações positivas de outras pessoas.

Um ponto de atenção aqui para esse tipo de pessoa é quando sempre precisam que suas ações sejam afirmadas e confirmadas por outras pessoas… em excesso isso pode ser prejudicial.

Outro ponto importante é: quando você ou outra pessoa estão sempre julgando, criticando ou querendo mudar o outro. Isso pode ser sinais de um relacionamento tóxico!

Mas usada e experimentada de maneira saudável, essa linguagem é muito bem-vinda! É uma forma de reconhecer, valorizar e encorajar o ouvinte.

Como usar palavras com amor no seu dia a dia?

  • Nos relacionamentos: elogiando e agradecendo as pessoas no dia a dia, como: “Acho que você faz isso muito bem”, “Vai dar tudo certo”, “Conte comigo”, “Adoro essa comida que você faz!”.
  • No trabalho: reconhecimento, incentivos e elogios escritos / verbais sobre desempenho nas tarefas, como: “Parabéns, seu trabalho é excelente”.
  • Consigo mesma: elogiando-se e valorizando quem você é. Já fez a técnica do espelho? Vá diante de um e diga frases positivas como: “Eu te amo”, “Eu sou incrível”.

As 5 linguagens do Amor: Tempo de Qualidade

imagem de as 5 linguagens do amor tempo de qualidade

Foto: Demkat – istock

As pessoas que se identificam com essa linguagem do amor, se sentem amadas quando compartilham seu tempo com outras pessoas e sentem que as mesmas dedicam tempo e atenção a elas. Mas ele precisa ser de qualidade!

Sabe quando estar com uma pessoa é tão bom que você nem vê o tempo passar, ou nem lembra de usar o celular? Tempo de qualidade tem a ver com isso!

Aqui os pontos de atenção são referentes ao contexto em que vivemos, cada vez mais virtual. Às vezes estamos ao lado das pessoas, mas cada uma em uma realidade diferente… Outra situação é que em uma rotina tão corrida, muitas vezes não reservamos espaço na agenda para quem amamos.

Como ter mais tempo para o amor na sua vida?

  • Nos relacionamentos: cozinhar juntos, fazer um passeio, ter conversas sinceras, reservar um momento da semana fixo para um jantar a dois.
  • No trabalho: encontros que não sejam apenas para falar de trabalho, 1:1, integrações entre a equipe.
  • Consigo mesma: reservando momentos para o autocuidado, descanso, lazer e hobbies.

As 5 linguagens do Amor: Toque físico

imagem de as 5 linguagens do amor toque físico

Foto: JLco – Julia Amaral – istock

Nessa linguagem do amor, as pessoas se sentem amadas e demonstram amor através do toque físico. Mas não apenas sexual!

Sabe quando a gente se sente melhor depois de ganhar um abraço de uma pessoa querida? Esse é um tipo de toque físico que envolve amor.

Nessa linguagem, os pontos de atenção são para aquelas pessoas que criam dependência ao toque físico e sexual e, por isso, muitas vezes se deixam ficar em um relacionamento abusivo. E também muito importante é sobre ter consentimento antes de tocar uma pessoa.

Como experienciar o amor pelo toque físico?

  • Nos relacionamentos: fazer massagem e cafuné, abraçar, relações sexuais.
  • No trabalho: apertos de mãos, tapinhas no ombro.
  • Consigo mesma: fazer automassagem, se abraçar.

As 5 linguagens do Amor: Atos de Serviço

imagem de as 5 linguagens do amor atos de serviço

Foto: Drazen Zigic – istock

Nessa linguagem do amor as pessoas se sentem felizes servindo quem amam, e se sentem amadas quando os outros servem ela com atenção e cuidado.

Não precisam ser atos de serviço e gestos grandiosos. Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a grande diferença em um relacionamento.

Aqui o ponto de atenção é quando a pessoa cria uma dependência amorosa, sempre esperando ser cuidada pelo outro. Encare isso como uma motivação. É importante manter sua individualidade e proatividade, mesmo em um relacionamento!

Como demonstrar amor com gestos?

  • Nos relacionamentos: dividir as tarefas domésticas, preparar um chá, dar carona, preparar o jantar.
  • No trabalho: oferecer ajuda a um colega que está com dificuldade, fazer uma gentileza.
  • Consigo mesma: organizar seu quarto, preparar sua comida preferida, praticar exercícios pela sua saúde.

As 5 linguagens do Amor: Presentes

imagem de as 5 linguagens do amor: presentes

Foto: FG Trade – istock

Essa talvez seja a linguagem de amor mais famosa. Nesse tipo de linguagem do amor, as pessoas se sentem amadas quando são presenteadas e expressam seu amor dando presentes!

Para muitas delas, o valor financeiro não importa tanto, e sim que se sintam lembradas e presenteadas. O que importa é o valor simbólico. É como se o amor fosse materializado em um presente.

O ponto de atenção é quando a pessoa dá presentes, sempre esperando outro em troca. Criar expectativas em torno dos outros pode machucá-la!

Ou então sempre esperar grandes presentes. Às vezes pequenos atos do dia a dia podem ser presentes.

Como presentear?

  • Nos relacionamentos: dar flores, trazer uma lembrança de uma viagem, comprar a sobremesa preferida.
  • No trabalho: muitas empresas presenteiam seus colaboradores com benefícios. Entre colegas, é possível presentear no aniversário e com lembranças.
  • Consigo mesma: presentear a si com experiências e coisas, como: roupas, viagens e terapias.

 

Gostou das dicas?

Que tal presentear a si mesma, e quem você ama de um jeito diferente? Confira:

4.7/5 - (7 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca