Calendário RH: datas comemorativas para se planejar em 2024!

Confira feriados, campanhas e outras datas importantes para sua empresa!
calendario-rh
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

Está encerrando um ano e iniciando um novo. Que tal pensar em se preparar para todo o ano de 2024 com o calendário RH de todas as datas comemorativas?

Neste artigo te mostro todas as datas importantes do ano para que você não corra o risco de esquecer nenhuma ação de endomarketing na empresa!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


Planner RH 2024: calendário departamento pessoal

Planner RH 2023: calendário departamento pessoal

Foto: IrynaKhabliuk – Envato

Datas comemorativas são ótimas para promover a imagem da marca e engajar o time de colaboradores.

Pensando nisso, é importante selecionar quais são as ocasiões mais importantes de acordo com a cultura organizacional da empresa.

O RH pode criar ações de endomarketing criativas voltadas para a equipe de funcionários, como treinamentos e eventos internos.

Mas você sabe o que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia com o foco em fortalecer a relação entre os colaboradores e a empresa, aumentando o engajamento entre a equipe.

O endomarketing, além de dar voz aos colaboradores, fomenta o sentimento de valorização, estimulando bons relacionamentos interpessoais e fortalecendo a cultura empresarial da instituição.

Segundo pesquisa da empresa de software SocialBase, apenas 13% dos profissionais estão realmente engajados nas empresas que trabalham.

O endomarketing surge para estreitar essa relação, aumentando o envolvimento dos colaboradores com os objetivos corporativos da empresa.

Para isso são realizadas ações voltadas ao foco organizacional da empresa, como:

  • Potencializar a comunicação interna;
  • Desenvolver a capacitação profissional dos colaboradores;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Entre outros.

O escritor norte-americano Stephen Covey resume a essência do endomarketing:

“Cuide dos seus funcionários como você gostaria que eles tratassem seus clientes”.

O RH, portanto, através de um planejamento atual pode mapear as datas comemorativas mais relevantes para a empresa, com o objetivo de festejar, conscientizar ou homenagear.

Tenha em vista que, para isso, é também necessário analisar o orçamento disponível pela instituição e determinar quais estratégias serão tomadas para cada evento.

E, claro: não se esqueça de envolver o time de colaboradores no processo!

Agora sim, vamos ao Calendário RH 2024 de todos os meses. Começando por:

Janeiro Branco: a 1ª campanhas de Meses coloridos do ano!

Campanhas meses coloridos: Janeiro Branco

O ano inicia-se com a campanha de Janeiro Branco e a pauta principal é saúde mental.

Aproveite para trazer informações sobre o tema através de materiais compartilháveis online como newsletters e lives sobre o assunto com especialistas da área.

Os convidados para palestrar podem ser terapeutas: convidar alguém da área pode ser interessante para refletir sobre os tabus relacionados aos transtornos mentais, assim como inseguranças e outras questões derivadas.

Além disso, a gestão deve ter um canal de comunicação aberto com os colaboradores, para que a ação realizada seja a que mais entre de acordo com o que seria adequado para o time.

Além de palestras e demais ações de endomarketing, podem ser realizados:

Algumas atividades também podem ser realizadas com toda a equipe de forma remota, como uma sessão de Meditação Mindfulness, por exemplo.

A Meditação é uma técnica terapêutica na qual o indivíduo utiliza a prática para focar a sua mente no presente, buscando um estado de clareza mental e emocional, com comprovações científicas para a melhora da saúde mental.

Nas empresas que o Guia da Alma atende, o resultado dessa prática de descompressão é incrível!

O mês de janeiro também tem outras datas interessantes, como o Dia da Gratidão e o Dia da Saudade. Faz sentido para a sua empresa criar uma roda de conversa para que todos possam compartilhar pelo que são gratos ou sentem saudade?

Planejar-se é fundamental. Realize um cronograma reservado para janeiro, assim como para todos os outros meses coloridos.

Datas comemorativas RH: Fevereiro 2024

Datas comemorativas RH: Fevereiro 2023

Fevereiro é o mês do Carnaval.

Esse é um excelente período para criar dinâmicas entre os colaboradores, como criar um evento por videoconferência em que todos estejam fantasiados, por exemplo. Pode até acontecer uma competição de melhor fantasia, fica à critério do RH.

Outro evento importante em fevereiro é o Fevereiro Laranja, campanha para dar destaque à importância do diagnóstico precoce de leucemia.

Aproveite o mês para enviar materiais sobre o assunto e criar uma roda de conversa sobre.

Planner RH: Março 2024

Planner RH: Março 2023

Março é o mês dedicado às mulheres e o RH pode criar campanhas e ações especiais sobre a data.

A data é comemorada no dia 8 de março, mas a gestão pode promover uma homenagem às mulheres da empresa durante todo o mês.

A empresa pode fazer homenagens às mulheres profissionais da empresa.

Outra possibilidade é falar sobre temas em torno dos desafios e saúde da mulher.

Outras datas comemorativas em março que podem render dinâmicas:

  • Dia internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março);
  • Dia do consumidor (15 de março);
  • Dia mundial da água (22 de março).

Ideias criativas para RH: Abril 2024

Ideias criativas para RH: Abril 2023

A campanha neste mês é Abril Verde, voltado para segurança no ambiente de trabalho.

É uma época do ano em que muitas empresas escolhem fazer a SIPAT para alertar a equipe sobre saúde e segurança.

Invista no tema e estimule a equipe a preocupar-se com a ergonomia no home office, utilizar roupas confortáveis e orientações para prevenir acidentes.

Você pode realizar Palestras, práticas de descompressão e oferecer terapias online.

Sabia que estar feliz e com a saúde mental em dia ajuda a evitar acidentes de trabalho em 50% segundo um estudo da Gallup?

Outra ideia é no dia 06 de Abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz., onde você pode fazer dinâmicas de incentivo ao bem-estar, como por exemplo: solicitar para a equipe enviar fotos praticando esportes para inspirar!

Além disso, abril também é o mês da Páscoa, que será celebrada no dia 9. A sua equipe espera receber ao menos uma caixa de chocolates nesse dia especial, não acha?

Também podem ser enviadas mensagens positivas por e-mail e uma reunião online para que todos possam comer os chocolates juntos e conversar!

Plano de RH: Maio 2024

Plano de RH: Maio 2023

Maio é o mês das mães, essa data é super especial e necessária para que a empresa possa mostrar a gratidão e reconhecimento por todas as mamães na empresa.

Com muito carinho, ações podem ser realizadas durante todo o mês de maio, mesmo a data oficial sendo apenas no dia 14.

Algumas ações podem ser:

  • Envio de mensagens e cartas online;
  • Vídeos dos filhos e familiares;
  • Vale-benefício para sessões terapêuticas, como mindfulness, reiki, yoga e outros.

Confira nosso material sobre Maternidade e saúde mental no trabalho!

Outra data importante neste mês é o Dia do trabalhador em 1 de Maio e a gestão pode aproveitar esse momento para realizar uma homenagem a todos os colaboradores da equipe, como demonstrar o rendimento e metas alcançadas, distribuição de prêmios, brindes, lanches ou lembranças, por exemplo.

Outras datas comemorativas do mês de maio:

  • Dia da família (15 de maio);
  • Dia do abraço (22 de maio).

Planejamento anual RH: Junho 2024

Planejamento anual RH: Junho 2023

Em junho há o dia dos namorados (12), uma das datas mais populares do calendário. Pode ser uma oportunidade de criar atividades entre a equipe que estimule a conexão entre os colegas. Seja criativo!

Entre os dias 5 e 9 de junho é a Semana do Meio Ambiente. Você pode aproveitar esse período para promover conhecimento sobre práticas ESG nas empresas.

Estratégias relacionadas ao ESG nas empresas são capazes de potencializar uma imagem corporativa positiva, além de fomentar relações positivas com os stakeholders e gerar qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores.

De acordo com estudo da Forbes, apenas nos Estados Unidos há mais de quinhentos fundos de índices revertidos em sustentabilidade, com mais de duzentos bilhões de dólares em ativos.

Investir em ESG é uma maneira de induzir práticas mais sustentáveis, com gestão corporativa, dando bons resultados e mais oportunidades para empresas que investem em responsabilidade social, ambiental e de governança.

É uma forma, portanto, de estimular o crescimento de instituições que foquem em melhorar o mundo e a vida de seus colaboradores.

Práticas que estimulem a conservação do meio ambiente são vistas com bons olhos por colaboradores, investidores e pela sociedade.

Que tal unir o E (Enviroment) ao S (Social), com atividades como:

  • Premiações para colaboradores que praticam atitudes sustentáveis – como andar de bicicleta, por exemplo;
  • Estimular o plantio de árvores;
  • Conscientização sobre o consumo de recursos naturais, reduzindo-os e utilizando embalagens de produtos recicláveis;
  • Políticas de convívio e assistência social;
  • Programas educacionais e cursos para engajar todos da empresa e estimular o crescimento da equipe;
  • Promover palestras sobre saúde física e mental;
  • Entre outros.

Além disso, também há o São João! Ótimo momento para criar festas online com a equipe, com muita pipoca e comidas típicas!

Outras datas importantes no mês de junho:

  • Junho vermelho: campanha dedicada à doação de sangue no mundo todo: que tal estimular a equipe de colaboradores a doar sangue?;
  • Dia internacional do orgulho LGBTQIA+ (28 de junho). Excelente momento para mostrar que a empresa é um lugar inclusivo!
  • Dia do RH (3 de Junho)

Planejamento estratégico RH: Julho 2024

Planejamento estratégico RH: Julho 2023

Julho é um mês mais calmo do que Junho, com algumas datas que remetem ao afeto, por isso pode ser um mês propício para organizar um happy hour ou rodas de conversa com a equipe.

  • Dia do amigo (20 de julho).
  • Dia dos avós (26 de julho);

Calendário RH: Agosto 2024

Agosto 2023

Em Agosto temos:

  • Agosto dourado: campanha voltada para estimular a amamentação, sendo o mês do aleitamento materno. Mais uma data para divulgar materiais de conscientização sobre o tema;
  • Agosto lilás: campanha direcionada ao combate à violência contra a mulher;
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto)
  • Dia Nacional das Artes (12 de agosto)
  • Dia dos pais (13 de agosto): oportunidade para celebrar a data homenageando os pais da equipe. Algumas sugestões de mimos podem ser: envio de mensagens ou videos dos filhos, publicações em redes sociais, entre outros.

Setembro no calendário RH 2024

Setembro 2023: Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado à campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio.

Setembro Amarelo é uma campanha mundial de Valorização da Vida com a intenção de alertar e prevenir o suicídio. Um momento em que sociedade e empresas podem trazer conscientização sobre o tema, além de apoio e ajuda a quem precisar.

Incentivar práticas de saúde mental para toda equipe pode ser a porta de entrada para experimentar novas formas de cuidar da saúde mental.

Algumas atividades podem ser realizadas, de forma remota, com toda a equipe, como uma sessão de Meditação Mindfulness, palestras de conscientização e dinâmicas em videochamada.

A palestra pode acontecer ao vivo com profissionais da área de saúde, mostrando como cuidar da saúde mental, dando dicas de como lidar com a depressão e ansiedade e o que fazer/como lidar com alguém que está pensando em suicídio.

Um debate sobre a temática pode ser interessante, principalmente através de conteúdos educativos e ações de endomarketing de Setembro Amarelo que foquem em conscientizar sobre como pedir ajuda.

Uma ação bem interessante que fizemos aqui no Guia da Alma no ano passado foi um webinar com especialistas no tema. Também criamos uma cartilha e materiais para nossos clientes compartilharem com os colaboradores. Confira aqui:

Outras datas comemorativas em setembro:

  • Dia do irmão (5 de setembro);
  • Dia do cliente (15 de setembro);
  • Dia do programador (13 de setembro);
  • Dia Internacional da Língua de Sinais (26 de setembro);
  • Setembro Verde: o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Calendário RH: Outubro 2024

Outubro 2023: Outubro Rosa

A cor especial de outubro é o rosa! Isso porque, neste mês, a campanha é voltada para lembrar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

É extremamente necessário existir ações voltadas para o tema, tendo em vista que, com exceção do câncer de pele, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil.

A empresa pode oferecer ações concretas para a campanha Outubro Rosa, como:

  • Proporcionar um benefício para, sobretudo as colaboradoras, terem acesso a médicos e exames, como check-ups ginecológicos;
  • Buscar parceria com consultórios para oferecer exames e consultas online de forma gratuita ou com descontos;
  • Divulgar outras formas de prevenção ao câncer de mama, como o autoexame;
  • Organizar a equipe para levantar doações: fundos, alimentos, cabelos para perucas, entre outros recursos;
  • Promover o engajamento das colaboradoras com a causa: elas podem ser consultadas para a escolha da instituição que receberá as doações;
  • Doação pela empresa: um bom incentivo pode ser a empresa doar 1 real a cada 1 real doado por um colaborador;
  • Convidar especialistas no assunto para palestrar sobre os tipos de prevenção, exames e tratamentos contra o câncer de mama;
  • Realizar rodas de conversa com mulheres que estão lutando contra a doença e/ou que já conseguiram vencê-la;
  • Trazer médicas para darem outros exemplos de sintomas e autoexame;
  • Criar uma caixinha de perguntas: cada colaborador pode colocar, de forma anônima, uma pergunta dentro de uma caixinha. Posteriormente uma especialista é selecionada para explicar as respostas;
  • Entre outros.

Outras datas comemorativas em outubro:

  • Dia das crianças (12 de outubro);
  • Dia mundial dos animais (4 de outubro);
  • Dia do empreendedor (5 de outubro);
  • Dia das bruxas (31 de outubro).

Calendário RH: Novembro 2024

Novembro 2023: Novembro Azul

A cor de novembro é azul!

A Campanha Novembro Azul ocorre no mês de conscientização sobre o câncer de próstata, com a intenção de alertar sobre essa doença e também aconselhar homens que negligenciam a própria saúde, principalmente em relação a esta doença, que surge como um tabu envolto em medo e preconceitos.

Podem ser realizadas ações de endomarketing por e-mail e outros canais de comunicação, apresentando cartilhas com informações relevantes sobre a doença, assim como a divulgação pode acontecer por meio de canais que todos tenham em comum, como redes sociais (linkedin, slack, instagram, entre outros).

Também é possível fazer ações como:

  • Envio de Press Kit para cada funcionário, com canecas personalizadas e almofadas;
  • Ações coletivas, como: dia em que todos vestem azul e usam bigodes;
  • Envio de eBooks, wallpapers, materiais informativos compartilháveis, peças gráficas, frases para novembro azul etc.
  • Além disso, podem ser enviados banners com a temática de Novembro Azul já pronta, para compartilhar com os funcionários!

Dica: opte por não se prender exclusivamente às questões relacionadas ao câncer, pois os homens tendem a evitar frequentar consultórios médicos e fazer exames de prevenção. Escolha abordar a saúde do homem por completo nos materiais informativos.

Outras datas comemorativas em novembro:

  • Dia nacional da cultura e dia do designer (5 de novembro);
  • Dia mundial do empreendedorismo feminino (19 de novembro);
  • Dia da consciência negra no Brasil (20 de novembro).

Calendário RH: Dezembro Vermelho/Laranja

Dezembro 2023: Dezembro Vermelho/Laranja

Seguindo os meses coloridos, temos, por fim, o dezembro vermelho e laranja!

  • Dezembro vermelho: campanha direcionada para destacar os cuidados de prevenção ao HIV;
  • Dezembro laranja: campanha voltada à prevenção do câncer de pele.

Além dessas campanhas, claro, temos o natal e ano novo na empresa.

Algumas dicas para essa época do ano:

  • Organize o clássico amigo secreto da empresa, podendo acontecer com o envio dos presentes de forma online;
  • Realize desafios ou um quiz por meio de videoconferências valendo premiações. As premiações podem ser kits com mini espumantes, confetes, taças, panetones e muito mais;
  • Incentive jogos por meio da videoconferência, sempre regados à música e muita conversa;
  • Faça desafio de, por exemplo: melhor árvore de Natal;
  • Envio para os colaboradores de cestas de Natal (com o clássico panetone, bebidas e outros);
  • Presentes para relaxar, como: cristais energéticos e difusores pessoais;
  • Cartões de Natal e outras lembranças personalizadas com a logo da empresa.

Além disso, os presentes podem vir em formato de vale-presentes, como:

  • Cartões com valores em dinheiro para que possa ser convertido na ceia de Natal;
  • Vouchers em consultas grátis de terapias complementares, como: reiki para relaxamento, meditação para desestressar e muito mais!

Calendário RH: SIPAT

Calendário RH: SIPAT

Por lei, a maioria das empresas são obrigadas a promoverem a SIPAT uma vez por ano. Neste evento, devem ser tratados de conscientização através de palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.

SIPAT é uma sigla que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

É um evento obrigatório em todas as empresas que possuem uma CIPA (empresas acima de 20 funcionários). Portanto, coloque no seu calendário RH!

Segundo o item 5.16, letra “O” da Portaria N° 3.214, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), deve:

“Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.

O objetivo SIPAT é, também, promover conhecimento e conscientização para os colaboradores, focando na saúde mental e física, realizando atividades que enfatizem a cultura de segurança da empresa.

Pela importância dessa semana, é necessário, então, organizar o cronograma SIPAT com antecedência como serão as atividades realizadas, principalmente se for em home office, onde deve haver uma adaptação para o online que possa criar o engajamento entre toda a equipe de trabalhadores de maneira acessível.

Ofereça palestras para SIPAT online com dicas práticas, sobre:

Conheça a Plataforma de Saúde Mental para Empresas e Pessoas do Guia da Alma!

Calendário endomarketing Guia da Alma

Calendário endomarketing Guia da Alma

Foto: DC_Studio – Envato

Organize suas estratégias de RH e prepare-se para o ano todo com o calendário RH Guia da Alma!

Acesse: KIT de planejamento do RH [Calendário editável + Templates]

Tenha um calendário editável e completo com datas, feriados e principais campanhas para planejar suas ações de forma estratégica, trabalhe com organização e planejamento, levando sempre novidades aos colaboradores!

Além disso, com nosso cronograma, a sua empresa pode:

  • Conferir dicas e materiais para campanhas relacionadas ao bem-estar dos colaboradores;
  • Melhorar os níveis de Saúde Mental com um planejamento pronto para os meses de conscientização, como Janeiro Branco e Setembro Amarelo;
  • Ter em mãos banners prontos para as principais campanhas do ano;
  • E muito mais!

O Guia da Alma oferece soluções em saúde mental para a sua empresa:

  • Plataforma de terapia complementar online;
  • Mapeamento de saúde mental;
  • Dados para o RH
  • E mais!

Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma!

Vamos juntos em 2024?

5/5 - (1 voto)

Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

AGENDAR!

6 práticas indispensáveis e acessíveis para criar uma cultura saudável!