Semana SIPAT Online 2022: palestras, temas e ideias criativas!

Saiba como organizar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho de maneira efetiva.
sipat-online
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

Buscando ações diferentes para sua SIPAT Online em 2022?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento importante para prevenir, conscientizar e assegurar o bem-estar físico e mental dos funcionários.

Neste artigo te mostrarei dicas de como criar um SIPAT online com temas e dinâmicas para engajar todos os colaboradores, mesmo de forma remota!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


O que é SIPAT? Significado

O que é SIPAT? Significado

Foto: Freepik

SIPAT é uma sigla que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

É um evento obrigatório em todas as empresas que possuem uma CIPA (empresas acima de 20 funcionários).

Segundo o item 5.16, letra “O” da Portaria N° 3.214, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), deve:

“Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.

O evento ocorre durante uma semana, geralmente no mês de setembro, podendo ser realizadas atividades para SIPAT com toda equipe, como:

  • Workshops;
  • Palestras.;
  • Práticas;
  • Apresentações;
  • Entre outras dinâmicas para SIPAT com gincanas e jogos.

Apesar de ser uma obrigação legal, a SIPAT pode contribuir bastante no engajamento e bem-estar no trabalho.

O objetivo SIPAT é, também, promover conhecimento e conscientização para os colaboradores, focando na saúde mental e física, realizando atividades que enfatizem a cultura de segurança da empresa.

Pela importância dessa semana, é necessário, então, organizar o cronograma SIPAT com antecedência como serão as atividades realizadas, principalmente se for em home office, onde deve haver uma adaptação para o online que possa criar o engajamento entre toda a equipe de trabalhadores de maneira acessível.

Vamos saber mais sobre esse evento e como realizá-lo na modalidade à distância?

Importância da Semana SIPAT é maior do que nunca

Importância da Semana SIPAT é maior do que nunca

Foto: Freepik

Fortalecer a cultura de segurança e saúde das empresas, hoje em dia, é assunto fundamental.

Além das preocupações com saúde física (como ergonomia, DSTs e LER), saúde metal também deve estar em foco!

Saúde física e mental andam juntos. Em estudo da Gallup chamado “a Economia do Bem-estar”, estar feliz no trabalho ajuda a reduzir 50%
acidentes laborais.

Vivemos em uma fase em que as taxas de ansiedade, depressão, estresse e burnout são alarmantes.

Em pesquisa realizada em 2020 por Singh et. al., nos Estados Unidos, 57,4% dos profissionais de saúde apresentaram diagnóstico de depressão, enquanto 56,7% de ansiedade, assim como altas taxas de estresse e insônia.

Segundo pesquisas do ISMA e pubMed, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de Burnout: um em cada
três trabalhadores brasileiros possuem a síndrome do esgotamento CID-11.

É possível dizer, portanto, que em paralelo à covid-19, uma pandemia mental está ocorrendo.

Mais do que nunca é hora de focar no bem estar no trabalho, para que eles sintam as suas necessidades ouvidas e ponderadas onde trabalham.

As dinâmicas da SIPAT promovem, também, saúde mental, com foco em:

  • Estimular a união e engajamento da equipe;
  • Prevenir acidentes no trabalho;
  • Focar nos resultados positivos dos trabalhadores.

Trabalho remoto e SIPAT online 2022: como fazer?

Trabalho remoto e SIPAT online: como fazer?

Foto: Prostock-studio – Envato

O que pode ser entendido como um desafio, na verdade é uma solução cada vez mais em voga: a tecnologia pode ser a melhor amiga dos funcionários.

Num regime de trabalho híbrido ou remoto, nada mais justo do que usar ferramentas e oferecer atividades para garantir um evento SIPAT interativo e divertido para os colaboradores.

Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, o que percebemos é que o evento SIPAT online é tão eficaz quanto o presencial.

Inclusive, no online, os colaboradores podem se sentir mais à vontade para participar de palestras com determinados temas mais delicados, ou então de atividades de bem-estar.

Como todo evento, a organização deve ser realizada com antecedência, para que o planejamento das atividades online possa acontecer de maneira adequada à equipe de trabalhadores da empresa, promovendo todos os benefícios que o evento promete.

Vamos ver algumas dicas e sugestões para SIPAT online de como realizar o evento SIPAT online?

Temas para SIPAT online: fuja do normal!

Traga temas interessantes à realidade dos funcionários

Ao contrário do que muitos pensam: não existe uma regra para os temas da SIPAT!

A realidade é que muitos temas são repetidos, pois são considerados padrão, ou então importantes por muitas empresas, tais como: Alcoolismo, Tabagismo, Drogas, DST’s, AIDS e Segurança no Trabalho.

Outras empresas adotam a seguinte lógica: trazer metade dos temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho e a outra metade sobre temas concernentes à saúde.

Quem decide é a CIPA. Mas nosso conselho aqui para ter mais engajamento é trazer temas que tenham relação com as necessidades e realidade dos colaboradores.

Em empresas de tecnologia, por exemplo, não faz sentido falar tanto sobre segurança física. Mas sim sobre segurança mental!

Como já foi mencionado acima, é de urgência cada vez mais forte o diálogo com a equipe de colaboradores sobre assuntos relacionados à saúde mental.

Isso significa que temas relacionados a isso, podem ser super válidos de serem abordados durante o evento, gerando mais proximidade e interesse.

Aqui no Guia da Alma, por exemplo, oferecemos palestras para SIPAT online com dicas práticas, sobre:

Diversos conteúdos em um único fornecedor! Confira aqui nosso portfolio de Palestras Guia da Alma

Ideias para SIPAT Online para mais adesãoAtente-se ao formato online do conteúdo

Na SIPAT Online, além de temas de interesse, atente-se a alguns pontos que podem melhorar a experiência e trazer mais engajamento e adesão!

Em primeiro lugar, uma boa estratégia de divulgação é importante. Ações de endomarketing criativas e incentivadoras são interessantes.

Além de divulgar o cronograma da SIPAT Online, já pensou em dar bônus para quem participar?

Ou então compartilhar histórias motivadoras de outros colaboradores sobre o tema das atividades? Algumas ideias: como a Meditação ajudou a lidar com a ansiedade, como a terapia ajudou a superar o luto, entre outras.

Outro ponto importante é a plataforma, para que não haja empecilhos com agenda e para que o conteúdo ser acessado.

Uma das melhores opções é enviar convites no Google Meet, que já cria um link para videochamada, faz lembretes e trava a agenda do colaborador naquele horário.

Um fundo de tela personalizado e tutorial podem ser criados explicando como usar, para que ninguém se atrapalhe na hora do evento!

Além de palestras, podem ser realizadas dinâmicas com todos os funcionários. Permita que haja a comunicação entre todos durante as atividades, liberando o acesso de chat ou microfone para que os colaboradores possam dizer o que estão achando da dinâmica e fazer perguntas de forma interativa.

Para estreitar ainda mais a comunicação, você pode implementar enquetes durante o evento para que todos possam responder com as suas opiniões e conhecimentos sobre os temas propostos no evento. Isso por ser feito com plataformas como o kahoot.

Também podem ser promovidos jogos e sorteios entre toda a equipe, de modo a estimular o contato e união de forma leve e divertida, criando premiações para os jogos que forem realizados.

Que tal criar algum jogo para SIPAT Online com os colaboradores que sejam relacionados à saúde mental, por exemplo?

Uma ideia é criar um desafio com atividades que estimulem o autocuidado, onde cada uma tem uma pontuação. Quem acumular mais pontos, ganha uma premiação!

Ações para SIPAT Online: promova saúde!

Promova ações de saúde

Além de palestras, você pode promover ações práticas de cuidado para os colaboradores. Entre elas:

  • Disponibilizar atendimentos terapêuticos online
  • Disponibilizar consultorias online com profissionais de áreas como: educação financeira, nutrição, educação física e muito mais!

Interessante, né?

Além disso, é possível fazer práticas online coletivas de descompressão para aliviar estresse e ansiedade dos colaboradores.

  • Já pensou em criar uma dinâmica à distância de yoga laboral, meditação mindfulness ou ginástica laboral, por exemplo?

Eu tenho certeza que toda a equipe de colaboradores irá adorar e ainda curtir bastante as vantagens e benefícios direcionados à saúde dessas práticas!

Aqui no Guia da Alma sabemos o resultado que atividades como essa trazem, conheça um pouco mais:

SIPAT Online é com o Guia da Alma

SIPAT Online é com o Guia da Alma

Foto: nenetus – Envato

A Guia da Alma é fera em organizar o melhor evento SIPAT online para a sua empresa!

Oferecemos serviços de:

  • Palestras dinâmicas, com teoria e prática, pensadas para o ambiente corporativo. E com temas totalmente atuais, como: Valorização da Vida, Ansiedade, Autoestima, Burnout, Estresse e muito mais;
  • Práticas de relaxamento, como Meditação, Yoga e Ginástica Laboral.

A plataforma oferece pacotes de atividades com sessões em grupo, sem limite de participantes, de forma totalmente online e ao vivo!

  • Veja alguns depoimentos de quem utilizou os serviços Guia da Alma para realizar o SIPAT:

“Estamos muito felizes por essa parceria com o Guia da Alma. Pude participar de uma Palestra, Meditação, e também do Reiki e foram essenciais para o dia de trabalho! Um momento focado em saúde mental, foi fantástico!”

José Paulo Souza, Tech Recruiter e Presidente da CIPA da Creative Drive

“A meditação guiada em grupo ajuda a conexão entre todo mundo do time no mesmo horário. Aquele momento para parar e ajustar as energias que melhora e aumenta significativamente o foco e reduz ansiedade.”

Rafael Caceres, CEO na Taller

“Só elogios pela condução e postura dos facilitadores. As aulas são muito bem conduzidas, a tranquilidade já começa a nos acalmar da correria diária e os exercícios seguem uma ordem muito boa pra quem nunca teve contato com o Mindfulness. As tarefas semanais repassadas ajudam a engajar e tem ajudado muito!”

Cinthia Tissot, Head de People na Br24

Está buscando um parceiro para fazer uma SIPAT Online incrível em 2022? Conte conosco 🙂

5/5 - (1 voto)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
[Report Gratuito] Dados sobre Saúde Mental no Trabalho!

Receba um relatório completo com dados e tendências para RH!