Lutando contra ansiedade e depressão? Conheça os benefícios da Meditação para a saúde!

Desvendando a ciência por trás da tranquilidade.
mulher em benefícios da meditação
Terapeuta Certificado
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No mundo acelerado e muitas vezes estressante em que vivemos, os benefícios da meditação no combate à ansiedade e à depressão tornaram-se evidentes e fundamentais.

As pressões da vida moderna podem afetar profundamente nossa paz interior e bem-estar emocional. No entanto, em meio a esses desafios, uma antiga prática milenar tem emergido como uma poderosa ferramenta para aliviar o fardo emocional.

Sou Aline Mesquita, terapeuta integrativa Guia da Alma. Boa leitura!


História e tipos de Meditação para ansiedade: conheça!

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Foto: LaylaBird – istock

A prática meditativa é um exercício milenar intimamente ligado às tradições do Médio e Extremo Oriente, como:

  • Sufismo;
  • Hinduísmo;
  • Budismo;
  • Taoísmo;
  • Zen-budismo;
  • Antigas correntes judaico-cristãs de caráter místico.

Os registros mais antigos remontam a 1500 a.C. na filosofia Vedanta do hinduísmo e por volta de 600-500 a.C., durante a época da Rota da Seda. Nessa época, a prática já ocorria na China e se difundia para outros países orientais por meio das viagens comerciais.

Nesse mesmo período, surgiu o budismo por meio dos ensinamentos deixados por Sidharta Gautama, o Buda. No zen budismo, uma prática para realizar a natureza de Buda, desenvolve-se a atenção plena através de uma disciplina de corpo e mente, com foco no presente.

Dentro dessa tradição, encontra-se a Meditação zazen, que significa sentar zen. Sentar em silêncio, concentrando-se na respiração e permitindo que os pensamentos fluam livremente, sem se apegar a nenhum deles, o que leva a uma redução da agitação mental.

Ao liberarmos quaisquer expectativas, passamos a observar e a aprimorar nossa percepção interna e externa. O conceito budista Zen se espalhou tanto pela China quanto pelo Japão, até que as primeiras instruções para a prática de zazen, ou meditação sentada, foram desenvolvidas.

No Oriente Médio, as práticas envolviam a repetição de palavras sagradas e o controle da respiração, como no sufismo. Textos místicos judaicos também foram usados e difundidos como técnicas para potencializar e ampliar a experiência da alma, na meditação cabalística.

A meditação cristã, que envolvia a repetição de um mantra, teve na Igreja Bizantina sua principal promotora e difusora.

Benefícios da Meditação na Medicina Ocidental: pesquisas e dados!

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Foto: bitenka – istock

Com elementos simbólicos como posturas corporais, controle da respiração, entoação de mantras e auto-sugestão para a cura, as práticas meditativas despertaram o interesse da comunidade científica ocidental a partir do século XX, após o surgimento da Contracultura, como parte da perspectiva terapêutica holística.

Com uma cultura profundamente embasada na lógica e na metodologia científica, o Ocidente buscou, nas últimas décadas, compreender a meditação sob a sua ótica, através de pesquisas e verificação dos potenciais desta prática para a manutenção da saúde mental e do equilíbrio emocional.

Nesse contexto, registram-se 2 estudos de grande importância realizados nos Estados Unidos, na década de 70:

  1. O Dr. Herbert Benson, diretor do Instituto Mente/Corpo da Universidade de Harvard, dedicou-se a estudar os efeitos da meditação no combate ao estresse e às doenças decorrentes desse estado físico. Dr. Benson concluiu que 60% a 90% das doenças poderiam ser tratadas através do cuidado com a mente e publicou seus estudos em diversos livros, incluindo The Relaxation Response.
  2. O professor Jon Kabat-Zinn, da Faculdade de Medicina de Massachusetts, obteve resultados comprovadamente relevantes no tratamento de dores crônicas difíceis de serem controladas clinicamente. Praticante da meditação zen, o Dr. Kabat-Zinn iniciou a Clínica de Redução de Estresse na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts em 1979 e conduziu pesquisas focalizadas nas interações mente/corpo para a cura. Seus estudos resultaram na criação de um programa que inclui um curso de oito semanas, ensinando aos participantes como utilizar técnicas de atenção, como meditação e yoga, para controlar sua resposta ao estresse.

Estudos realizados na última década demonstram que a meditação da atenção plena, uma técnica budista que consiste em concentrar-se exclusivamente no presente e que foi desenvolvida pelo Dr. Kabat Zinn, está fortemente associada a benefícios para a saúde, especialmente na melhoria dos sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas.

Essas conclusões foram publicadas em 2015 no Journal of the American Medical Association (JAMA), após a revisão de 47 estudos clínicos sobre meditação, envolvendo 3515 participantes.

Além disso, o estudo sobre a técnica de Meditação Mindfulness como uma prática integrativa para auxiliar diversos transtornos tem crescido ao longo dos anos.

Os resultados extremamente positivos têm gerado grande entusiasmo em várias áreas da saúde, principalmente no que diz respeito ao controle da ansiedade e da depressão.

Pesquisas sobre a intervenção com Mindfulness, incluindo o mindful eating, têm apresentado resultados promissores no tratamento do sobrepeso/obesidade e dos transtornos alimentares, bem como no aspecto psicoemocional de pacientes internados para tratamento desses transtornos.

Outro estudo, intitulado A meditação como ferramenta lúdica: potenciais e limites para a promoção da saúde, avaliou a meditação como uma terapia de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este estudo destacou os muitos benefícios da meditação para a saúde e constatou, a partir do grupo investigado, que tanto as práticas mais introspectivas quanto as práticas de movimento corporal consciente são ferramentas eficazes para promover a saúde integral.

Além disso, a pesquisa identificou a contribuição da meditação como:

  • Uma ferramenta lúdica para o desenvolvimento de habilidades pessoais;
  • O reconhecimento de formas de autocuidado e autonomia;
  • Além de promover a reorientação dos serviços de saúde em direção ao atendimento integral do ser humano e a corresponsabilização pela promoção da saúde.

A pesquisa também observou que as atividades realizadas pelo grupo de meditação se tornaram momentos de profunda entrega, evidenciando, por meio de entrevistas, a associação da meditação como um instrumento para o relaxamento, o autoconhecimento e suas repercussões na vida de forma mais ampla.

Devido aos resultados satisfatórios, os estudos contribuem para a inclusão da meditação como uma prática integrativa.

Quando focados efetivamente na promoção da saúde, os benefícios da meditação mostram-se como elementos importantes para melhorar as condições de vida das pessoas, contribuindo para a redução de vulnerabilidades, o fortalecimento emocional e o aumento do controle individual sobre a própria vida, resultando em um maior bem-estar e qualidade de vida.

Benefícios da Meditação para a saúde integral

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Foto: JLco – Julia Amaral – istock

É verdade que, ao longo de muitos séculos, os seres humanos têm se dedicado ao estudo da mente, empenhando-se em compreender as profundezas da alma.

No entanto, parece que após um período imerso no materialismo, a sociedade ocidental começou a enxergar o ser humano não apenas como um corpo físico, mas como um ser integrado, onde aspectos mentais, emocionais e espirituais caminham juntos.

Esse despertar ocorre à medida que o Ocidente observa os efeitos da pressa, impaciência e ansiedade, frutos da vida moderna, principalmente nas grandes cidades.

Como resultado desse ritmo frenético, as pessoas frequentemente se sentem estressadas e incapazes de lidar eficazmente com suas próprias demandas, o que leva a frustrações e, muitas vezes, a problemas como a depressão e doenças psicossomáticas, afetando sua saúde como um todo.

De acordo com Maria Regina Cariello Moraes (2015, citada em Lasch 1983, Cf. Beck, 1997 e Castel, 1987), os indivíduos contemporâneos precisam de orientação especializada para aprender a serem eles mesmos, construir sua própria identidade, cultivar autoestima, manter a saúde e se relacionar socialmente.

O aumento da valorização do autoconhecimento e do desenvolvimento da subjetividade contribuiu para o crescimento da busca por práticas que visam a integração entre corpo, mente e espírito.

Nesse contexto, a meditação se apresenta como uma ferramenta que vai além dos métodos contemplativos religiosos e dos símbolos, e a comunidade médica começa a incorporar essas técnicas como complemento aos tratamentos médicos convencionais.

A prática da meditação, independentemente de sua filosofia ou objetivo, é algo simples e acessível.

Sua relação com a harmonização dos estados mentais, o desenvolvimento do autoconhecimento e a percepção dos próprios padrões de comportamento promove uma concentração que fortalece os aspectos físicos, emocionais, sociais, mentais e cognitivos.

Conheça a Meditação Aura Master

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Foto: Yolya – istock

Aura Master é uma terapia de ação imediata e instantânea destinada a todas as pessoas. Essa terapia atua contra medos, traumas, mágoas e qualquer transtorno que prejudique ou interfira na sua vida.

Ela trabalha no alívio de dores físicas, emocionais e psicológicas, liberando crenças limitantes e paradigmas. Além disso, auxilia no alcance de mais sucesso nas áreas desejadas, melhorando o desempenho nos projetos de vida.

De acordo com o canalizador dessa técnica, Bruno Gimenes, o objetivo dela é despertar sua pureza, essência e identidade, promovendo a reconexão com a matriz original.

Nossa aura carrega todas as nossas vibrações, e quando nos fixamos em sentimentos de medo, mágoa, insegurança, tristeza, ansiedade e injustiça, nossa aura fica impregnada com essas energias.

Aura Master limpa as memórias que não contribuirão mais para sua vida, deixando apenas a parte positiva e o aprendizado dessas experiências.

Isso ocorre porque a maioria das decisões que tomamos não são feitas com consciência do presente, mas sim baseadas em uma consciência antiga.

Mas, o que é a aura?

No século passado, já foi comprovado que a união de todas as nossas células, produzindo energia através do metabolismo celular, forma o campo de energia chamado aura.

As emoções, pensamentos e sentimentos influenciam nas irradiações áuricas. A aura varia em tamanho, área e extensão, dependendo do desenvolvimento mental e espiritual de cada pessoa.

A Meditação Aura Master, baseada em afirmações positivas, proporciona alívio imediato para as dores da alma de maneira simples, fácil e altamente eficaz.

Ela age na causa do problema, diretamente pelo campo energético da pessoa (aura), acessando a raiz do problema através do hiperfluxo e gerando mudanças nos estados emocional, mental e espiritual.

A seguir, veja os benefícios da Meditação Aura Master:

  • Desbloquear a prosperidade, acelerando a vida financeira e a riqueza;
  • Oferecer orientações para lidar com problemas e conflitos;
  • Aumentar a vibração e disposição;
  • Equilibrar relacionamentos e atrair as pessoas certas;
  • Superar medos, como fobias específicas, medo de insetos, animais, altura, etc;
  • Combater a preguiça e a procrastinação;
  • Lidar com a carência, sentimento de rejeição, julgamento, mágoas e injustiça;
  • Elevar a autoestima e autoconfiança;
  • Eliminar a vergonha, timidez e a vulnerabilidade emocional;
  • Estimular ideias e criatividade;
  • Facilitar transições de carreira, relacionamentos interpessoais e encerramento de ciclos de forma segura e equilibrada;
  • Despertar a intuição, sexto sentido e poder pessoal.

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Atendimentos psicoterapêuticos em conjunto com técnicas de reequilíbrio energético e autoconhecimento. Sou Terapeuta Holística, Reencarnacionista, Coach e Taróloga. Especialista em Psicoterapia Junguiana, Meditação, Radiestesia, Psicologia Transpessoal, Life Coach e outras.

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