Ansiedade no trabalho, causas, sintomas e como procurar ajuda?
Embora nem sempre seja possível controlar o que acontece no trabalho, é importante monitorar como reagir e lidar com situações que representam desafios emocionais para nós, como a ansiedade no trabalho.
A ansiedade é uma resposta normal a uma ameaça ou ao estresse psicológico, tem suas raízes no medo e desempenha uma relevante função de sobrevivência.
Quando alguém se depara com uma situação perigosa, a ansiedade desencadeia a reação de lutar ou fugir. Com esta resposta, uma variedade de mudanças físicas, como aumento do fluxo sanguíneo para o coração e músculos, fornecem ao corpo a energia e força necessárias para lidar com situações difíceis.
Porém, em excesso a ansiedade se torna prejudicial para a saúde mental e para os resultados no trabalho.
Segundo dados da OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo com cerca de 18,6 milhões de brasileiros ansiosos, ou 9,3% da população.
Neste artigo vamos entender quais os sintomas da ansiedade e como evitá-los, seja na vida pessoal ou no trabalho.
Sou Rodrigo Roncaglio, co-founder e CEO do Guia da Alma, plataforma de saúde mentl. Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma!
Boa leitura!
- Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?
- Quais são as principais causas da ansiedade no trabalho?
- Como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho?
- Como lidar com a ansiedade no trabalho?
- Como a empresa pode ajudar colaboradores com ansiedade?
Índice
Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?
Ficar ansioso no trabalho, pode acontecer com todo mundo e é completamente normal. Mas, quando se torna constante, opressor e impede de viver uma rotina saudável, pode ter um grande impacto na profissão do colaborador.
Pessoas que se sentem ansiosas no trabalho podem até tomar decisões precipitadas na carreira com base na ansiedade.
Por exemplo: recusar uma promoção caso envolva mais gerenciamento, falar em público ou viajar para novos lugares. Os sintomas podem ser:
Sintomas físicos:
- Mãos frias ou suadas;
- Boca seca;
- Palpitações cardíacas;
- Náusea;
- Dormência ou formigamento nas mãos ou pés;
- Tensão muscular;
- Falta de ar.
Sintomas psicológicos:
- Sensação de aceleração, pânico, angústia e/ou inquietação;
- Pensamentos repetidos e/ou flashbacks de experiências traumáticas;
- Pensamentos obsessivos incontroláveis;
- Incapacidade de ficar quieto e calmo;
- Medo do futuro;
- Dificuldade de focar em uma coisa por vez;
- Comportamentos ritualísticos: como lavar as mãos repetidamente;
- Problemas para dormir e, consequentemente, cansaço durante o dia.
Teste: Descubra seu nível de ansiedade
Quando a ansiedade passa a ser patológica, outras reações podem ser desencadeadas, como: fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), ataque de pânico e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Quais são as principais causas da ansiedade no trabalho?
A ansiedade no trabalho pode ser causada por uma variedade de situações, que vão desde questões pessoais do colaborador, até características na rotina e ambiente de trabalho.
Muitas pessoas que possuem ansiedade no trabalho, podem apresentar também ansiedade em outras áreas da sua vida. Portanto, é necessário ter atenção aos sinais, buscando o autoconhecimento e ajuda terapêutica para quebrar esse ciclo repetitivo e fazer as alterações necessárias para sua rotina pessoal e de trabalho serem mais equilibradas.
Já as empresas, podem rever como está a rotina, distribuição de tarefas e prazos dos colaboradores, além da cultura e comunicação geral da empresa.
Não é incomum que entregas e eventos importantes deixem o colaborador nervoso ou sinta momentos temporários de ansiedade.
De maneira geral, algumas causas mais comuns da ansiedade no trabalho são:
- Busca por resultados;
- Comunicação agressiva;
- Excesso de responsabilidade;
- Insegurança psicológica;
- Metas a serem batidas;
- Falta de planejamento;
- Prazos curtos a serem cumpridos;
- Ambiente competitivo;
- Preocupação excessiva.
Outros exemplos de causas que podem estar atrapalhando a jornada do colaborador ansioso são:
Aumento na carga de trabalho
Estresse e ansiedade vêm de mãos dadas, e um aumento na carga de trabalho pode causar os dois, deixando-o sobrecarregado e em pânico por não ser capaz de lidar com a quantidade de trabalho que lhe foi atribuída. Conversa e alinhamento entre colaborador e gestor são essenciais nesse caso!
Conflito com colegas de trabalho
Discutir com as pessoas nunca é algo bom e, se indispor com um colega ou simplesmente não se dar bem com as pessoas no trabalho, pode causar certa ansiedade. E por consequência, o fato de um confronto futuro pode desencadear a mesma sensação.
Uma conversa com comunicação não-violenta e empatia com os colegas do trabalho é bem-vinda!
Desempenho no trabalho
A intensidade nas avaliações de desempenho podem pesar. A ansiedade em relação ao desempenho é muito comum. Isso inclui preocupações questionáveis sobre a execução de um bom trabalho ou ainda, a premissa de uma demissão.
Aqui é essencial que a empresa estabeleça reuniões de feedback para alinhamento e segurança.
Instabilidade financeira
Os problemas financeiros podem motivar a ansiedade, pois é inevitável pensamentos indesejáveis sobre perder o emprego e não ser capaz de saldar as dívidas.
Como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho?
A ansiedade no trabalho pode afetar drasticamente a qualidade de vida do colaborador e seu desempenho no trabalho. Além da relação com colegas, líderes e gestores ser prejudicada, também pode trazer instabilidade para a empresa.
Algumas das consequências mais comuns de como a ansiedade afeta o trabalho, são;
- Perda de produtividade;
- Problemas com foco e concentração;
- Baixa da a autoestima e confiança no trabalho;
- Comportamentos e decisões equivocadas;
- Insatisfação no trabalho e com colegas;
- Crises de ansiedade no trabalho;
- Procrastinação.
Como lidar com a ansiedade no trabalho?
Algumas estratégias podem ajudar a controlar a ansiedade no ambiente corporativo e na vida pessoal. Veja algumas dicas de como acabar com a ansiedade no trabalho:
Descubra a fonte da ansiedade
Tudo começa dentro de nós. Descobrir quais situações, hábitos e tarefas deixam você ansioso, ajudarão a entender como modificar e cortar a fonte da ansiedade. Isso faz parte do processo de conhecer a si mesmo.
Tratar a compulsão alimentar, evitar abuso de substâncias e uso excessivo de cafeína, podem contribuir bastante para diminuir ansiedade.
Procure dialogar
Pode ser extremamente difícil decifrar emoções e intenções eletronicamente.
Grande parte da ansiedade no local de trabalho vem da interpretação incorreta de e-mails ou da espera de uma resposta sobre um assunto difícil.
Se um problema está deixando o colaborador ansioso, é preciso conversar para alinhar e esclarecer os acontecimentos. É provável que, o colaborador, ao comunicar aos gestores e líderes sobre sua ansiedade sinta alguma insegurança, mas ser aberto e honesto sempre é a melhor opção.
Defina suas prioridades
Planejar sua semana desde o início, com prazos e metas alcançáveis é essencial.
É de grande valia não generalizar a carga de trabalho com “Tenho muito o que fazer”.
Seja específico. Por exemplo, “Tenho que terminar de criar uma apresentação com 40 slides” é muito mais claro e prioriza uma ideia tangível do que precisa ser feito.
Caso a tarefa seja grande, dividir em etapas é uma das maneiras de minimizar a ansiedade de término. E antes de se comprometer com um prazo é importante calcular a viabilidade em adicionar outro projeto, pois não enviar algo na data limite têm mais probabilidade de ocasionar a ansiedade.
E além de todos esses pontos é interessante ter atitude positiva mediante suas habilidades com uma mentalidade construtiva.
A prática de gerenciamento de tempo pode ajudar a aliviar a ansiedade. Para isso é recomendado usar listas de tarefas para priorizar as tarefas.
Essas listas também podem garantir o tempo suficiente para concluir cada tarefa. Ter um plano da rotina bem definido e dentro dos seus limites, pode ajudar a organizar sua rotina e aliviar ansiedade.
Faça pausas
Fazer pausas para beber água, caminhar e alongar o corpo, auxilia a reduzir a ansiedade o que, por sua vez, melhora a jornada posteriormente.
Faça pausa entre reuniões e respeito os intervalos entre as horas de trabalho!
É imprescindível praticar exercícios de respiração, pois são muito úteis quando se trata de ansiedade. Focar na respiração é uma técnica que ajuda o corpo a relaxar e a liberar a tensão.
Teste fazendo um rápido exercício de Mindfulness de 3 minutos:
Faça uma atividade física
Mudar a rotina para sair de uma rotina emocional tóxica é uma das maneiras de reduzir a ansiedade acumulada.
Viver um estilo de vida saudável com a prática regular de exercícios físicos ampara a ansiedade dentro e fora do ambiente de trabalho.
É recomendado as práticas de Yoga no trabalho, Meditação no trabalho e outras práticas que minimizam os sintomas da ansiedade.
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Busque ajuda
Conversar com um profissional de saúde mental é recomendado na luta contra a ansiedade.
Em casos graves, é recomendado falar sobre a ansiedade no trabalho com um profissional médico, que poderá avaliar seu nível e tipo de ansiedade.
E o acompanhamento terapêutico deve sempre vir junto, pois ajudará a aliviar os sintomas, entender as causas e orientar sobre como lidar com a ansiedade.
- Veja mais dicas para ansiedade
- Encontre terapias holísticas para alívio da ansiedade
Como a empresa pode ajudar colaboradores com ansiedade?
As empresas podem ajudar seus colaboradores a lidar com a ansiedade no trabalho com algumas estratégias e atividades.
Todos saem ganhando quando os colaboradores estão trabalhando mais saudáveis e felizes. Confira:
Orientando lideranças
Conduzir com os gestores e líderes estratégias para gerenciar com empatia e inclusão é fundamental.
Lembrá-los que ter apoio no ambiente de trabalho ajuda a construir a lealdade, a dedicação e o engajamento dos colaboradores, tendo como resultado o bom desempenho para a organização.
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Fortalecendo o RH
Alguns departamentos de RH podem ser estruturados para acompanhar métricas de saúde mental nas empresas, coletar feedbacks e desenvolver programas de bem-estar.
Ter reconhecimento pelo trabalho, e trabalhar em um ambiente corporativo saudável e inspirador melhora o bem-estar dos colaboradores.
O estímulo a fazer pequenas mudanças, como: subir escadas em vez de elevador, andar de bicicleta em vez de carro, praticar exercícios, beber mais água e fazer refeições balanceadas são motivadores.
Benefícios e assistência em saúde mental do trabalhador também são importantes. É preciso estar atento ao colaborador que necessite de amparo e encorajá-lo – através da cultura humanizada – a buscar ajuda quando necessário.
Falando sobre saúde mental
A comunicação ativa com os colaboradores antecipa possíveis danos. Empresas que falam sobre o tema “Saúde mental” e, ainda, trazem profissionais especializados para abordar, de forma assertiva, reforçam o compromisso com o colaborador e criam um ambiente mais acolhedor.
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Criando um programa para qualidade de vida
As vantagens para as empresas que adotam programas de qualidade de vida no trabalho em sua cultura, são inúmeras:
- Produtividade;
- Aumento de motivação e engajamento;
- Melhora no ambiente organizacional;
- Diminuição em despesas relacionadas com tratamentos de saúde;
- Redução nas taxas de turnover;
Ter programas e momentos de saúde mental na empresa cria um clima mais humanizado e com segurança psicológica, demonstrando que a empresa valoriza esse assunto.
Aqui no Guia da Alma, oferecemos programas de saúde mental que incluem práticas de bem-estar, palestras e treinamentos. Centenas de empresas já implementaram esses programas como rituais em suas empresas. Através de uma rede de profissionais especializados em atender o ambiente corporativo, apoiamos a saúde mental dos seus colaboradores. Conheça aqui o Guia da Alma para Empresas.
Incluindo Terapias como benefício corporativo
A ansiedade no ambiente corporativo pode ter um impacto significativo no bem-estar e na rotina diária dos colaboradores e não deve ser ignorada. Identificar as causas, buscar apoio e ser guiado pela empresa, gestores e líderes para uma trilha de ajuda só traz benefícios a todos.
Além de investir na qualidade de vida do colaborador, é essencial incluir terapias com técnicas que aliviam os sintomas da ansiedade.
Recentemente, muitas empresas tem recorrido à oferta de Terapias Holísticas para colaboradores como uma forma diferente de oferecer bem-estar mental. Nós levamos até os colaboradores aulas de Yoga Laboral, práticas de Meditação Mindfulness, sessões de Thetahealing, entre outras técnicas.