Como funciona o Yoga Infantil: benefícios e cuidados!

Entenda como a prática contribui para uma vida mais plena e emocionalmente equilibrada. E faça uma aula guiada com seu(s) filho(s)!
yoga infantil
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Sandra Silva
5/5 - (1 voto)

Você sabia que o Yoga Infantil, além de uma prática saudável para mente e corpo das crianças, pode também proporcionar muita diversão e ser apreciada por elas?

Saiba tudo sobre o Yoga para Crianças: benefícios, cuidados, como funciona e mais!

Sou Sandra Silva, terapeuta holística e instrutora de Yoga para Crianças. Boa leitura! 🙂


 

Por que fazer Yoga?

Yoga Infantil

Foto: Freepik

“Yoga é para todos e pode ser praticado em todos os lugares, no quarto, na praia, no hospital, no trabalho, na escola, na fila enquanto se espera atendimento; pode-se estar deitado, sentado no chão ou em uma cadeira; em pé. Yoga está na expressão corporal e diretamente nas atitudes do dia a dia, está em um simples sorriso de bom dia, está nas flores que colorem o ambiente, está na brisa da manhã que se estende pelo dia até o cair da noite. Yoga está no compartilhar dos doces momentos e também ao relaxar de um dia cansativo”. (Maria Aparecida Lauris e Fernanda Rossi)

Em uma de minhas meditações diárias ouvi a intuição dizendo que eu precisava cuidar do meu corpo.

Surpresa, retruquei: Mas, já cuido! Estou me tornando vegetariana!

Pacientemente, em uma nova tentativa, ela foi mais explícita: cuidar do seu corpo através da Yoga!

Acatei prontamente, uma vez que aprecio muito a cultura oriental.

A partir de então, passei a estudar e me matriculei em um estúdio. Foi amor à primeira postura! Fui tocada pelo yoga: me encantei pelas práticas e também pela surpreendente sabedoria milenar contida nos ensinamentos do “Yoga Sutra de Patañjali”, o texto mais antigo da cultura indiana a tratar do yoga há cerca de 5.000 anos!

Em seus escritos Patañjali – grande sábio hindu – reuniu oitos passos que fundamentam os princípios do yoga.

Relata que parte de uma filosofia universalista e democrática, disponível a toda gente independente e ausente de conceitos individuais ou religiosos, todos podem vivenciar seus benefícios, nas diversas etapas da existência pessoal, da “Árvore do Yoga” (IYengar).

“O yoga não é uma simples ginástica, nem uma instituição religiosa ou uma seita nova […] Yoga não é superstição. É ciência. Ciência da boa, que a medicina acata e utiliza. Os médicos bem informados receitam Yoga”. (Hermógenes)

O Yoga é uma sabedoria ancestral hindu de práticas psicofísicas ou, como escreve Hermógenes – psicossomáticas –, dado que a relação entre os estímulos físicos, sensações e percepções alteram o nosso estado de consciência através das ondas cerebrais Beta (estado de vigília) para Theta (estado de relaxamento profundo).

A prática disciplinada dos asanas (posturas que melhoram a flexibilidade, a força e a resistência muscular), dos pranayamas (exercícios respiratórios) e da meditação, desenvolve as habilidades humanas nas dimensões física, mental e emocional, despertando um estado de presença, de concentração e capacidade de relaxar, de aquietar-se.

“Yoga é união, equilíbrio… um caminho que nos leva progressivamente a um estado de plenitude da consciência corporal, emocional e mental”. (Sandra Silva)

Em síntese, significa comunhão entre corpo, pensamentos e emoções.

Gradativamente conquista-se a harmonia e o equilíbrio com o todo que nos compõem, ascendendo uma sabedoria interna em entender os nossos sentimentos e emoções. Como também, reconhecer, aceitar e respeitar os nossos limites no instante em que se manifestam em nosso corpo.

 

O Yoga na educação infantil e desenvolvimento das novas gerações

Crianças Nova Era

Foto: Freepik

Na educação Infantil, a Hatha Yoga é a linha mais adequada, no qual os ásanas estão relacionados a objetos, seres ou elementos da natureza.

As crianças, diferentemente dos adultos, sempre estiveram em estreita conexão com o seu corpo, pois é por meio dele que elas exploram os diversos ambientes com os quais se relacionam, investigam novas possibilidades e aprendem e se desenvolvem com muito mais facilidade.

A filosofia do Yoga mantém o foco exatamente nesse contato.

Para as crianças da Nova Era, a prática do yoga é fundamental para mantê-los calmos, tranquilos e concentrados, pois são seres que possuem uma sensibilidade extrema à agitação do ambiente onde se relacionam.

Para desenvolverem suas habilidades, para expressarem toda essa sensibilidade elas precisam de um momento de silêncio, de quietude, diariamente.

Além de trabalhar o aprimoramento das habilidades imaginativas e criativas das crianças das novas gerações, um objetivo não menos relevante, ao inserirmos o Yoga Infantil na vida delas, as ensinamos a transitar entre as suas emoções.

Emoções como a raiva, os medos, inseguranças – ajudando-as a desenvolver um olhar internalizado e apresentar uma vivência na filosofia dos valores contidos nos princípios: yamas e nyamas transmitidos por meio da linguagem lúdica das histórias.

Com os yamas e nyamas, as crianças aprendem a prática de conceitos, como: gratidão, não violência, disciplina, verdade, alegria, respeito a todos os seres, autoconhecimento, resiliência, entre outros.

Esses conceitos podem ser inseridos quando utilizadas as metáforas das histórias infantis e, também, nos exercícios de meditação e relaxamento com afirmações positivas – Sankalpas –, incentivando a emersão das habilidades socioemocionais.

 

Yoga infantil: Benefícios

Yoga na Infância

Foto: Valeria Ushakova – Pexels

São inúmeros os benefícios do yoga na infância.

Os estudos das pesquisadoras Maria Aparecida Lauris e Profª Drª Fernanda Rossi da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Yoga daqui, yoga dali…” de 2020; e de Talita Sauer Medeiros da Universidade Federal de Santa Catarina, apontam genericamente que a prática do Yoga Infantil:

  • Desenvolve a capacidade de se autoobservar;
  • Introduz a cultura do autocuidado;
  • Desenvolve as noções de lateralidade e espacialidade corporal;
  • Melhora o aprendizado e a habilidade de expressar-se;
  • Aumenta a capacidade de memorização trazendo coerência e sequenciamento lógico no reconto de uma história;
  • A prática da respiração (pranayamas) promove a capacidade em manter-se tranquilo e estimula a escuta;
  • Promove o desenvolvimento da inteligência corporal;
  • Induz a um estado de presença com o aumento do foco e da concentração;
  • Diminui estados depressivos e de ansiedade;
  • Elimina a insônia e estados de estresse;
  • Fortalecem pernas, braços, joelhos e tornozelos;
  • Fortalecem os grupos musculares e as articulações;
  • Alongam e tonificam o corpo como um todo: coluna vertebral, parte superior e inferior desde o pescoço até a linha do calcanhar;
  • Proporciona uma sensação de bem-estar;
  • Transmite uma atitude positiva em relação a situações da vida;

Está gostando do artigo? Que tal experimentar uma Aula de Yoga personalizada com seus filhos? Agende comigo aqui: Yoga com as Crianças

 

Yoga para crianças com necessidades especiais

Ásanas Necessidades Especiais

Foto : Cliff Booth – Pexels

Como vimos no início deste artigo, o Yoga é originalmente inclusivo.

Para crianças com necessidades especiais além de ser um forte aliado ao estimular as habilidades listadas anteriormente, especificamente com o trabalho de inclusão, as experiências de professores mostraram que:

  • Pode ser possível a adaptação dos ásanas de acordo com as necessidades individuais de crianças portadoras de necessidades especiais;
  • É viável fazer da educação inclusiva um processo mais harmônico, mais justo em consonância com o universo infantil;
  • Torna-se extremamente benéfica para crianças hiperativas por despertar a capacidade em silenciar-se nos momentos de meditação e relaxamento;
  • Diminuição nos transtornos de déficit de atenção. A prática atua no sistema nervoso parassimpático que acalma, aquieta levando-as a interiorização e direcionamento do foco;
  • Proporcionam maior mobilidade e flexibilidade da coluna vertebral;
  • A capacidade de concentração aumenta gradativamente;
  • Estabelece e fortalece os vínculos afetivos e sociais.

 

Aula de yoga para crianças – como funciona?

Aula Yoga Infantil

Foto: Tim Samuel – Pexels

Nas aulas de yoga para crianças utilizo a metodologia “Yoga com Histórias” que une os ensinamentos das metáforas contidas nas histórias infantis com os princípios éticos da filosofia e práticas das posturas.

Gosto de explorar a ludicidade com outros recursos como bichos de pelúcia, fantoches, dobraduras, desenho, música e dança.

A dinâmica das aulas exige adequação das práticas e vivências a cada faixa etária e às suas necessidades específicas e estão divididas em quatro momentos:

  1. Contação de histórias;
  2. Prática de posturas;
  3. Relaxamento;
  4. Meditação ou atividade artística.

Cada aula tem duração de 45 minutos, indicada para a faixa etária entre 06 e 09 anos de idade. No contexto da pandemia, as aulas de Yoga Infantil são online.

Para uma aula segura e um melhor aproveitamento dos benefícios da prática, é necessário:

  • Acompanhamento de um adulto;
  • Orientação de um profissional certificado em Yoga para Crianças;
  • Tapetinho de yoga ou tatame de e.v.a ou tapete antiderrapante;
  • Não estar de estômago cheio. Recomendo que a prática aconteça uma hora e meia após a última refeição;
  • Utilizar suporte para celular na posição vertical, se for o caso;
  • Ambiente tranquilo.

 

Assista gratuitamente uma aula de Yoga Infantil comigo aqui:

  • Gostou? Você também pode agendar uma aula individual e personalizada comigo aqui: Yoga com as Crianças

 

Assista também uma Meditação Infantil para Crianças com contação de histórias:

 

Yoga infantil – Posturas e cuidados

Hatha Yoga Crianças

Foto: Monstera – Pexels

“A prática de Yoga tem a intenção de canalizar a vitalidade infantil para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, sem forçar nada, apenas incentivando-a a expandir a sua criatividade, alongar os seus músculos, ouvir os seus próprios sons (respiração e batimentos cardíacos), cantar e representar personagens míticas, animais, o sol, a lua, as profissões, entre outros elementos do vasto repertório do Yoga adaptado ao seu universo (criança)”. (Karin Maria Verás)

O yoga é um estado constante e progressivo de autoobservação e a conquista dos ásanas pela criança se dá na interação com todos os elementos contidos no contexto lúdico da aula e com pequenas permanências nas posturas respeitando os limites do seu corpo.

A permanência nos ásanas nunca será imposta, visto que isso significaria ir de encontro ao princípio Ahimsa da prática da não-violência que está ligado à ação, à palavra e ao pensamento.

As atividades que envolvem a prática do Yoga para crianças não possuem contraindicação, mas, se a sua criança tiver algum problema de limitação física é recomendável que busque orientações com um profissional da saúde de sua confiança.

Para uma prática segura, outro cuidado muito importante é evitar as posturas invertidas sobre a cabeça, que exijam apoio na região do pescoço e da coluna cervical. Essa área, especialmente nas crianças, é muito flexível e podem ocorrer desconfortos ou até distensões no local.

 

Yoga para pais, mães e filhos

Yoga Pais Filhos

Foto: AT Production – Shutterstock

A sobrecarga dos afazeres domésticos, educação e cuidado das crianças, trabalho (seja em home office ou presencial) contribui para que a rotina diária, muitas vezes, seja exaustiva.

Vimos, especialmente nesse momento de incertezas, famílias inteiras sofrendo de estresses, ansiedade e depressão. Todo mundo junto, dentro do mesmo espaço, sem opções de lazer como passeios ao ar livre, uma festa de aniversário ou uma ida ao cinema… isso aumenta as tensões causadas pelo isolamento social.

Mas, a Yoga é uma prazerosa alternativa na busca do bem estar físico e emocional para toda família! Elimina o estresse, alivia a tensão muscular, proporciona momentos de bem estar físico e emocional; estimula a reconexão e fortalece a afetividade entre os integrantes do círculo familiar.

E, além disso, a prática constante não só promove o desenvolvimento de todas as habilidades constatadas, mas também, favorece o estabelecimento de uma nova cultura familiar de autocuidado que serão perpetuadas pelas novas gerações!

“Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração” (Dalai Lama)

Vamos lá promover a transformação no mundo? Do universo interno para todos e tudo que está a nossa volta!

Agenda agora comigo uma: Aula de Yoga com as Crianças! Namastê!

5/5 - (1 voto)

Terapeuta Holística com especialização em Psicologia e Saúde Mental, Psicossomática, ThetaHealing, Hipnose Ericksoniana, Regressão, Vidas Passadas, Mestre Reiki Usui e Chama Violeta, Florais, Yoga para crianças. Atendimentos online e presencial.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em São Paulo - SP

Agende uma aula de Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando

Mais terapias de Sandra Silva

  • Thetahealing® – Presencial em São Paulo

    Presencial em São Paulo - SP
    Bairro: Bela Vista
    R$315,00
    Sandra Silva
    (29)
    Terapeuta Certificado
  • TERAPIA FLORAL PARA ANSIEDADE – ONLINE

    Online
    R$170,00
    Sandra Silva
    (29)
    Terapeuta Certificado
  • TERAPIA DE REGRESSÃO EM THETAHEALING – PACOTE COM 4 SESSÕES

    Online
    R$785,00 Oferta!
    Sandra Silva
    (29)
    Terapeuta Certificado
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca