Tipos de Tarot: qual o melhor pra mim?
Gostaria de conhecer os principais Tipos de Tarot, suas diferenças e similaridades?
O jogo de Tarot é muito procurado quando estamos em busca de um caminho a ser seguido, quando é necessário tomar uma grande decisão ou também para o autoconhecimento.
Ele pode ajudar a destravar bloqueios internos, trazendo consciência para questões, e contribuindo para uma jornada de evolução e felicidade! Que tal compreender melhor o que acontece em sua vida?
Sou Drica Gimenes, terapeuta holística e sensitiva, e hoje vamos saber mais sobre a origem do Tarot e como ele pode auxiliar você. Além de conhecer em primeira mão o Tarot do RSC. Boa leitura!
Índice
Como e onde surgiu o Tarot?
Digo que o Tarot surgiu, em parte, da curiosidade. A grande maioria das pessoas sente necessidade de saber o futuro (essa necessidade pode ser chamada de ansiedade).
Então, ao fazer uma consulta, ela recebe respostas e visualiza um futuro possível. Isto acalma a ansiedade e pode dar esperança ao consulente.
Por isto, dentre as terapias que ofereço, o Tarot é sempre a mais pedida. As pessoas estão sempre em busca de resposta e, principalmente, de esperança.
“A Esperança é o sonho do homem acordado.” Aristóteles
Segundo pesquisas, as Cartas de Tarot surgiram entre os séculos XV e XVI no norte da Itália. Nessa época, elas foram criadas para um jogo da nobreza.
Ao longo do tempo o Tarot foi recebendo vários nomes e variantes, mas ele é reconhecido, caracteristicamente, como um conjunto de 78 cartas, com arcanos maiores e menores.
As cartas de Tarô são muito usadas na Europa em jogos de cartas, como o Tarocchini italiano e o Tarô francês.
Em alguns locais, as cartas de Tarô são usadas para uso divinatórios e premonitórios. Isso atribui-se, principalmente da Cabala — vertente mística do judaísmo — e da alquimia medieval.
Durante meus estudos de Matemática ouvi histórias (aquelas sem autor definido, mas segundo minha percepção, ou mesmo intuição eu creio) que o Tarot surgiu no Egito, porque os Faraós sempre foram exigentes, místicos e buscavam saber sobre o futuro.
Assim como na Bíblia, no livro de Gênesis 37:28 , que conta a história de José do Egito: ele tinha sonhos premonitórios e por isto foi levado ao Faraó, que sempre buscava novidades.
Foi no século XX que o Tarot tornou-se um instrumento de estudo e uso terapêutico, com Carl Gustav Jung. Para essa linha, as cartas de tarot representam arquétipos junguianos, que são imagens da memória coletiva ancestral (inconsciente coletivo).
Esses arquétipos estão em nosso inconsciente e que podem ser ativados por determinado Símbolo, que revigora e traz à tona toda a carga emocional e significado que a imagem possui em si. Por isso que as cartas nos tocam profundamente.
Nessa ótica, as cartas do Tarot são vistas como ilustrações sobre os anseios da alma humana e de nossos dramas.
Por que existem tantos Tipos de Tarot e Oráculo?
Todos os dias são lançados novos baralhos de Tarot e Oráculos de todos os tipos.
Por ser um método tão popular e eficaz, as pessoas criam seus próprios arquétipos e métodos de leitura. Inclusive eu Drica Gimenes, vou lançar o meu jogo de Tarot autoral!
Então acredito ser estes os principais motivos:
- O fascínio que os Oráculo exercem sobre as pessoas;
- A ansiedade de ver e prever acontecimentos que ainda estão por vir;
- A necessidade de ouvir um conselho, ter um norte ou pressentimento para decidir uma questão.
Quais os principais tipos de Tarot existentes?
Vamos conhecer alguns dos principais tipos de Tarot e suas diferenças.
Tarot de Marselha
É considerado um dos primeiros. São 78 cartas cuja imagem lembram figuras medievais da Realeza e do Clero.
Tarot Egípcio
Também é considerado um dos mais antigos. São 78 cartas cuja imagem lembram figuras egípcias do tempo do Faraó e sua magia.
Tarot de Rider Waite
Também é considerado um dos primeiros, considerado o “Tarot Universal”, são 78 cartas criadas.
Tarot dos Anjos
É um tipo de Tarot que utiliza 42 cartas, cujo os arquétipos possuem forma de anjos no estilo barroco e mensagens específicas.
Tarot Mitológico
São 78 cartas cuja imagem lembram figuras mitológicas medivais e gregas e seus simbolismos.
Tarot do Osho
Também chamado de “O Tarô Zen de Osho”, são 79 cartas cuja imagens lembram imagem do sincretismo budista e próprias deste Tarot.
Tarot Terapêutico
Tarot Terapêutico é uma forma de consulta que pode ser considerada uma terapia, onde são detectadas questões e apresentadas soluções e conselhos para auxiliar na resolução.
Todos os tipos de Tarot podem ser jogados de forma terapêutica, e essa é a consulta que considero ideal e mais completa, pois analisa todas áreas da vida com orientações terapêuticas.
Que tal experimentar? Venha fazer uma consulta online energética de Tarot comigo.
Tarot do Reequilíbrio Sutil Cósmico
Um Tarot que traz também equilíbrio energético, idealizado por mim. Com metodologia inédita, o jogo é terapêutico e intuitivo.
- Venha fazer uma consulta online energética de Tarot comigo, estou te aguardando!
- Conheça meu curso de Tarot do RSC – Reequilíbrio Sutil Cósmico!
Cartas de Tarot
No jogo de Tarot Clássico, são 78 cartas, sendo 22 arcanos Maiores, cuja imagem é decisiva na hora da leitura.
O restante é considerado arcano menor cuja interpretação pode ser o tempo ou a confirmação da carta do arcanjo maior.
Os arcanos menores são 56 arcanos representados pelos Naipes de Ouros, Espadas, Copas e Paus.
No Tarot, os 22 arcanos maiores são: O Mago, A Sacerdotisa / A Papisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa / O Hierofante / O Sumo Sacerdote, Os Enamorados / Os Amantes, O Carro de guerra, A Justiça, O Eremita / O ermitão / A Prudência, A Roda da Fortuna, A Força / A persuasão, O Enforcado / O sacrifício / O Apostolado, A Morte, A Temperança, O Diabo / A Paixão, A Torre fulminada, A Estrela / A Esperança, A Lua / Inimigos ocultos, O Sol / A inspiração, O Julgamento / A ressurreição, O Mundo e O Louco. Veja o significado das cartas de Tarot.
Tipos de tiragem de Tarot
Agora vamos ver algumas das principais dúvidas sobre as tiragens de Tarot.
Qual a diferença entre o Jogo de Tarot intuitivo e técnico?
No Tarot Intuitivo, o Tarólogo joga utilizando a intuição e, muitas vezes, a mediunidade para interpretação das cartas, premonições e orientações.
No Tarot Técnico, o Tarólogo interpreta as cartas de acordo com o tipo de curso que fez, sem interpretação intuitiva, apenas utilizando seu material de apoio do baralho ou do curso em que o Tarólogo se especializou.
Leia também: 10 Dicas para Tarot para Iniciantes
Todo Tarot é Oráculo?
Sim, podemos considerar o Tarot como oráculo, mas não é o único.
Todos os tipos de oráculos que utilizam a energia do Universo, da Física quântica, da Astrologia e de todos os outros tipos de arquétipos e técnicas que envolvem leituras e interpretação de arcanos podem ser considerados oráculos.
Mas nem todo oráculo é Tarot! Outros tipos de Oráculo são as Runas Nórdicas, Búzios e Baralho Cigano, por exemplo.
Quando podemos nomear o Tarô como Terapêutico?
Quando o Tarólogo faz aconselhamentos, indica terapias, banhos e/ou objetos para melhorar a energia e auxiliar na resolução das questões suscitadas.
Qual a diferença entre o Tarô como Oráculo e o Tarô Terapêutico?
Quando o Tarot é realizado apenas com perguntas objetivas cuja as cartas são interpretadas apenas com “sim ou não”, com o tempo ou com uma previsão breve do que vai acontecer, podemos nomear esta jogada como Tarot na forma de Oráculo. Porque a tradução da palavra Oráculo pode ser “resposta divina”.
Quando o Tarot é apresentado ao consulente na forma de Mandala, com uma quantidade de cartas que trata de todas as áreas da vida do consulente e mostra direções, caminhos e/ou faz aconselhamentos, este pode ser considerado como Tarot Terapêutico.
Tarot Terapêutico: quando procurar, como pode me ajudar?
É aconselhável a busca de um jogo de Tarot quando preciso tomar uma decisão em alguma das áreas da minha vida.
No Tarot Terapêutico, é possível ver como está a energia de todas as áreas da vida.
Ao final das minhas consultas, posso ainda fazer perguntas objetivas de “sim ou não” para ter uma ideia de como ficaria cada área, de acordo com o caminho que optar.
Lembrando que o Tarot é a energia do momento. Por esta razão, eu sempre faço o jogo do Tarot associado à alguma terapia holística de equilíbrio energético.
Uma delas é o RSC – Reequilíbrio Sutil Cósmico ®️, terapia que canalizei. Trata-se de uma técnica muito completa que limpa o campo, equilibra os Chakras, corta cordões psíquicos e substitui os momentos traumáticos por situações positivas.
Assim, é possível melhorar a energia, proteger o campo e fazer uma limpeza energética antes da abertura da Mandala Terapêutica.
Antes de encerrar a consulta, eu faço reequilíbrio da energia do consulente para auxiliar nas decisões que foram sugeridas. Ainda faço a indicação de banhos, cristais, orações e sessões de terapia que promovem um bem-estar global no consulente.
- Venha fazer uma consulta online energética de Tarot comigo, estou te aguardando!
- Conheça meu curso de Tarot do RSC – Reequilíbrio Sutil Cósmico!
Agende uma sessão de Tarot Terapêutico!
Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂