Jogo de Búzios – Bhula: conheça o oráculo do povo Zulu!
Tem alguma dúvida em sua vida? Algo físico ou emocional que perturba? O Jogo de Búzios – Bhula ajuda a compreender e melhor responder aos desafios e incertezas porque auxilia o autoconhecimento.
Vamos conhecer o Jogo de Búzios/Ossos ≈ Consulta de Bhula?
Eu sou o Guilherme Barcellos Carlos de Souza, Sangoma Thokoza, terapeuta e formador em Constelação Familiar Xamânica, Mestre em Spiritual Psychology.
Ancestral da consulta com os búzios, as peças da Bhula são mais diversificadas – o que permite uma visão mais abrangente. O ‘jogo’ mostra se:
- Existem energias travadas;
- Como estão os relacionamentos familiares e afetivos;
- A saúde dos órgãos internos;
- Fala sobre a sua alimentação, vida sexual, trabalho, desenvolvimento espiritual, o lar, entre outros.
Esta visão e conscientização detalhada sobre o passado, o momento atual e a previsão do futuro ajuda na tomada de decisões, quebra de padrões nocivos e realinhamento com o fluir natural da vida.
Índice
Como o jogo de Búzios – Bhula funciona?
A Bulha é a leitura de um oráculo, como o Tarô, as Runas e o I-Ching. Proporciona uma perspectiva clara e desapegada do seu momento de vida.
Seus ancestrais são chamados e respondem, expressando-se na maneira e lugar como as peças se apresentam. O Sangoma (xamã) lê a disposição das pedras, intui, percebe, vê ou ouve informações do outro mundo e repassa estas informações para o consulente, indicando terapias, rituais ou mudança de atitude quando necessários.
Quem é a pessoa que joga os Búzios – Bhula?
Todas as pessoas podem praticar esta arte divinatória. Basta desenvolver uma forte espiritualidade, passar pelas iniciações, cumprir as obrigações com a linha que segue e receber os direitos, autorização e ensinamentos dados pela Sangoma (mãe de santo ou babalorixá).
As apresentações, rezas e defumação abrem os portais para os guias e ancestrais posicionarem os ‘ossos’ de forma que suas mensagens podem ser lidas, ouvidas e sentidas pelo iniciado.
Búzios, Povo Zulu e o Ubuntu
Em sua casa, em KwaZulu-Natal (província da África do Sul, considerada a pátria do povo Zulu), Umkhululeko Gogo Nomzimane, que foi iniciada por Umkhululeko Gogo Mziniate, ensina, inicia e treina suas “crianças” (como ela carinhosamente chama os que estão passando pela iniciação ≈ twaza).
Gogo Nomzimane atende de 9 a 30 pessoas por dia, apoiando quem está sem dinheiro com as trocas por serviços ou bens; mas sempre realizando trocas justas.
Trocas justas! Bem à maneira antiga do seu povo Zulu. Nossa querida Gogo (que quer dizer vovózinha) vive em comunidade praticando o Ubuntu.
Ubuntu quer dizer “eu sou eu porque nós somos nós”. Ou seja, todos são bem-vindos, todos fazem parte. Entendendo que sem os que vieram antes não seríamos nada, também implica em honrar quem veio primeiro.
Assim, abrimos nossos trabalhos e consultas dando honras aos professores e ancestrais de nossa linhagem Thokoza (em Zulu quer dizer “meus ancestrais saúdam os seus ancestrais com muita alegria e amor”).
Este vídeo mostra um pouco de como funciona a Bhula e a Sangoma Healing do povo Zulu!
Bert Hellinger e o povo Zulu
Bert Hellinger, criador das constelações sistêmicas, trouxe à Europa esta filosofia do Ubuntu depois de conviver como professor e padre católico com estes africanos por mais de 16 anos na África do Sul.
Da Alemanha ele divulgou estes valores ancestrais dos Zulu para o mundo com o nome de As 3 Ordens do Amor: Inclusão de todos, Hierarquia e Equilíbrio de Trocas. Essa é a base da sua Constelação Familiar, na qual foi incorporada várias terapias.
Se você quiser saber mais sobre as Ordens do Amor e a Constelação Familiar, leia este artigo que escrevi: A Constelação Familiar Xamânica.
A Bhula, consulta aos ancestrais através dos ossos, é bastante similar ao processo intuitivo e sensitivo que os consteladores treinam e aplicam durante uma sessão de constelação.
Mas, enquanto na constelação trabalhamos com um assunto de cada vez, a Bhula abrange detalhadamente vários aspectos da vida em pormenores reveladores e sanadores. Algumas vezes, esta leitura é usada para esclarecer quem quer constelar, mas não tem certeza sobre o assunto mais importante no momento.