image-bhula-oraculo-povo-zulu
Terapias Xamanismo

Bhula: conheça o oráculo do povo Zulu!

E mais: qual a relação entre a Bhula, Ubuntu e as Constelações sistêmicas?

icon-share
23 compartilhamentos

Tem alguma dúvida em sua vida? Algo físico ou emocional que perturba? A Bhula ajuda a compreender e melhor responder aos desafios e incertezas porque auxilia o autoconhecimento.

Vamos conhecer mais a Leitura de Búzios/Ossos ≈ Consulta de Bhula?

Eu sou o Guilherme Barcellos Carlos de Souza, Sangoma Thokoza, terapeuta e formador em Constelação Familiar Xamânica, Mestre em Spiritual Psychology. Você pode entrar em contato comigo neste link.


 

Ancestral da consulta com os búzios, as peças da Bhula são mais diversificadas – o que permite uma visão mais abrangente. O ‘jogo’ mostra se:

  • Existem energias travadas e magia negra;
  • Como estão os relacionamentos familiares e afetivos;
  • A saúde dos órgãos internos;
  • Fala sobre a sua alimentação, vida sexual, trabalho, desenvolvimento espiritual, o lar, entre outros.

Esta visão e conscientização detalhada sobre o passado, o momento atual e a previsão do futuro ajuda na tomada de decisões, quebra de padrões nocivos e realinhamento com o fluir natural da vida.

 

Como a Bhula funciona?

A Bulha é a leitura de um oráculo, como o Tarô, as Runas e o I-Ching. Proporciona uma perspectiva clara e desapegada do seu momento de vida.

guia-da-alma-bhula-bula-buzios-povo-zulu-ubuntu-contelacao-familiar-xamanica-xamanismo-oraculo-florianopolis-600-guilherme-barcellos

Foto: Heinrich vandenBerg

Seus ancestrais são chamados e respondem, expressando-se na maneira e lugar como as peças se apresentam. O Sangoma (xamã) lê a disposição das pedras, intui, percebe, vê ou ouve informações do outro mundo e repassa estas informações para o consulente, indicando terapias, rituais ou mudança de atitude quando necessários.

 

Quem é a pessoa que “joga”?

Todas as pessoas podem praticar esta arte divinatória. Basta desenvolver uma forte espiritualidade, passar pelas iniciações, cumprir as obrigações com a linha que segue e receber os direitos, autorização e ensinamentos dados pela Sangoma (mãe de santo ou babalorixá). As apresentações, rezas e defumação abrem os portais para os guias e ancestrais posicionarem os ‘ossos’ de forma que suas mensagens podem ser lidas, ouvidas e sentidas pelo iniciado.

 

Bhula, Povo Zulu e o Ubuntu

guia-da-alma-bhula-bula-buzios-povo-zulu-ubuntu-contelacao-familiar-xamanica-xamanismo-oraculo-Umkhululeko-gogo-NomzimaneEm sua casa, em KwaZulu-Natal (província da África do Sul, considerada a pátria do povo Zulu), Umkhululeko Gogo Nomzimane, que foi iniciada por Umkhululeko Gogo Mziniate, ensina, inicia e treina suas “crianças” (como ela carinhosamente chama os que estão passando pela iniciação ≈ twaza).

Gogo Nomzimane atende de 9 a 30 pessoas por dia, apoiando quem está sem dinheiro com as trocas por serviços ou bens; mas sempre realizando trocas justas.

Trocas justas! Bem à maneira antiga do seu povo Zulu. Nossa querida Gogo (que quer dizer vovózinha) vive em comunidade praticando o Ubuntu.

Ubuntu quer dizer “eu sou eu porque nós somos nós”. Ou seja, todos são bem-vindos, todos fazem parte. Entendendo que sem os que vieram antes não seríamos nada, também implica em honrar quem veio primeiro.

Assim, abrimos nossos trabalhos e consultas dando honras aos professores e ancestrais de nossa linhagem Thokoza (em Zulu quer dizer “meus ancestrais saúdam os seus ancestrais com muita alegria e amor”).

Este vídeo mostra um pouco de como funciona a Bhula  e a Sangoma Healing do povo Zulu!

 

Bert Hellinger e o povo Zulu

Bert Hellinger, criador das constelações sistêmicas, trouxe à Europa esta filosofia do Ubuntu depois de conviver como professor e padre católico com estes africanos por mais de 16 anos na África do Sul.

Da Alemanha ele divulgou estes valores ancestrais dos Zulu para o mundo com o nome de As 3 Ordens do Amor: Inclusão de todos, Hierarquia e Equilíbrio de Trocas. Essa é a base da sua Constelação Familiar, na qual foi incorporada várias terapias.

Se você quiser saber mais sobre as Ordens do Amor e a Constelação Familiar, leia este artigo que escrevi: A Constelação Familiar Xamânica.

A Bhula, consulta aos ancestrais através dos ossos, é bastante similar ao processo intuitivo e sensitivo que os consteladores treinam e aplicam durante uma sessão de constelação.

Mas, enquanto na constelação trabalhamos com um assunto de cada vez, a Bhula abrange detalhadamente vários aspectos da vida em pormenores reveladores e sanadores. Algumas vezes, esta leitura é usada para esclarecer quem quer constelar, mas não tem certeza sobre o assunto mais importante no momento.

 

Você tem alguma dúvida?

Venha consultar a Bhula comigo!

 

Leia também: Jornada Xamânica: tambor sagrado e animais de poder


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Guilherme Barcellos Carlos de Souza

Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology, Praticante de Xamanismo Africano e Americano, Radiestesia Quântica e Cinesiologia Aplicada à Homeopatia, Florais e Fitoterapia.

4
0

Guilherme Barcellos é esposo e parceiro de Iana Barcellos no fb / Caminhantes do Amor – Sexualidade Espiritualizada e Xamanismo Sistêmico, Constelador Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia®), Mestre em Psicologia Espiritual (Univ. of Santa Monica) e Bacharel em Teatro. Também treinado em Radiestesia Quântica (alinhamento de corpos e chakras, retirada de ch...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!