Tarot para Iniciantes: 10 dicas essenciais para todo tarólogo!

Saiba tudo sobre a profissão, o baralho, como jogar e mais!
tarot para iniciantes: taróloga com carta
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Vanessa Augusto
4.9/5 - (10 votos)

Como jogar Tarot e ler as cartas corretamente? Como ser taróloga profissional? O quanto o Tarot para iniciantes é difícil? Como unir o Tarot a outras técnicas? Vou te explicar tudo, vem comigo!

Me chamo Vanessa Augusto e através da minha experiência como taróloga e instrutora de cursos de Tarot, trago estas dicas de Tarot para Iniciantes até você.


 

A profissão de tarólogo

Foto: Alina Vilchenko – Pexels

O Tarot é uma grandiosa ferramenta de autoconhecimento, e ser taróloga nos dá a oportunidade de auxiliar muitas pessoas nesse processo de conhecer a si mesmas, conhecer as energias e possibilidades que estão disponíveis em suas vidas, em determinado momento, trazendo-lhes inúmeras e diferentes oportunidades, bem como muita paz ao coração. 

Para quem acredita que ler Tarot se refere a apenas “dizer o futuro”, desconhece o grande e verdadeiro potencial que existe nesse instrumento.

Quando introduzimos as cartas para alguém que precisa entender a sua dinâmica nos relacionamentos pessoais ou afetivos, ou quando temos a oportunidade de auxiliar alguém durante um período crítico de decisões, trazendo à leitura os horizontes disponíveis àquela fase de sua vida, é um dos maiores presentes que podemos receber – sermos instrumentos de auxílio no restabelecimento da paz interior de alguém! 

Ser taróloga envolve, portanto, uma responsabilidade consigo e com o outro, porque muitas vezes as cartas nos direcionam a pessoas que passam pelas mesmas dificuldades nas quais nos colocamos.

E é quando o universo “conspira” e traz através dessa ou daquela leitura as respostas aos nossos dilemas mais íntimos, temos a oportunidade de visualizá-los e enquanto elaboramos à interpretação nos vemos diante das nossas próprias respostas, desenvolvendo uma espécie de autoleitura mágica.

Mesmo no Tarot para iniciantes, é sempre muito mais do que aquilo que você somente imagina! 

 

Dica 2: A escolha do Baralho de Tarot para Iniciantes

Baralho de Tarot para Iniciantes

Foto: Tarot de Rider Waite

O nosso baralho é a “porta de entrada”, ou seja, é a forma como iremos escolher como dialogar com as cartas e, assim, obtermos as respostas, quer seja dos Arcanos Maiores ou dos Arcanos Menores.

A escolha dos decks (nomes que também damos às cartas) é feita muito por questão de afinidade, porque a gama de opções que temos atualmente é bastante vasta, temos uma infinidade de baralhos disponíveis no mercado.

No caso do Tarot para iniciantes, são recomendados os seguintes baralhos: o Tarot de Rider Waite ou o Tarot de Marselha, por serem os baralhos mais tradicionais e também os mais simples em nos deixar familiarizados com o significado de cada carta.

 

Dica 3. Como embaralhar Tarot

Como embaralhar Tarot

Foto: Anna Tarazevich – Pexels

Cada tarólogo vai, ao longo do tempo, experimentar a melhor forma de embaralhar as suas cartas, sendo que o mais importante é adequar para que essa tarefa esteja associada diretamente com o tipo de leitura que faremos.

Bem como se utilizaremos o baralho inteiro, as 78 cartas ou somente as 22 cartas dos Arcanos Maiores, porque nós podemos determinar, durante a leitura, se usaremos a totalidade dos Arcanos ou somente os Maiores, que por si só, já trazem muita elucidação. 

Importante ter em mente que durante o tempo que embaralhamos as cartas, devemos mentalizar a nossa pergunta, a fim de que o baralho nos responda o mais claramente possível as nossas dúvidas daquele momento.

Portanto, é importante saber perguntar ao Tarot, pois quanto mais bem elaborada estiver a pergunta, maior será a clareza que alcançaremos na resposta das cartas!

 

Dica 4: Como jogar Tarot: use diferentes jogadas para cada caso!

Como jogar Tarot

Foto: Lucas Pezeta – Pexels

As cartas nos possibilitam uma infinidade de combinações de jogos e estilos de leitura para obter as respostas às nossas questões, quais sejam elas:

  • Mandala
  • Cruz Celta
  • Jogo dos Parceiros
  • Templo de Afrodite
  • Mandala Astrológica
  • Três Cartas
  • Sete Místico
  • Jogo do Espelho
  • Método Peladan
  • A Jornada do Louco

E tantas outras jogadas possibilitarão que possamos escolher a melhor tiragem para a nossa leitura, ou para as questões que levamos ao Tarot. 

O estilo definido como Tarot Terapêutico é o que utilizamos atualmente (mais expansivo em relação ao método Divinatório) e nos traz, além das respostas que precisamos, muitas possibilidades de elucidarmos a nossa questão por meio do entendimento e desenvolvimento pessoal e do autoconhecimento. 

Nunca fez uma leitura de Tarot? O que está esperando para marcar uma sessão online conosco e descobrir o que o maravilhoso universo das cartas tem a dizer para você?

E de repente, você ter a oportunidade de descobrir que o Tarot pode ser a grande ferramenta que lhe faltava, para lhe auxiliar na sua jornada pessoal de autoconhecimento? 

 

Dica 5: Como ler cartas de Tarot com outros oráculos?

tarot para iniciantes

Foto: Anete Lusina – Pexels

Importante ressaltar – o Tarot é um oráculo, mas nem todo oráculo é um baralho de Tarot, pois o Tarot tradicional é composto de 78 cartas, sendo 22 Arcanos Maiores ou as grandes sabedorias e 56 Arcanos Menores, divididos em quatro naipes – do Às ao Dez, mais as cartas da corte – Pagens ou Valetes, Cavaleiros, Rainhas e Reis. 

Portanto, é fundamental sempre essa observação, muito porque o Tarot tem a sua leitura mais específica com a interpretação dos seus respectivos Arcanos, enquanto os outros oráculos trazem muitos complementos às informações dos baralhos, que variam de acordo com a temática nas quais eles se relacionam.

Existem oráculos que tratam das energias afetivas, oráculos que trazem as energias planetárias ou dos chackras, do Reiki, da Cabala, dos Anjos, das Deusas, dos Deuses Hindus, dos Orixás, dos Xamãs, das Bruxas, de Gaia, da Grande Fraternidade Branca, das Constelações, das Constelações Sistêmicas e tantos outros. 

Esses outros oráculos incluirão à leitura complementar de Tarot, informações relevantes e de grande valia às questões trazidas à sessão, trazendo enriquecimento e engrandecimento das energias analisadas naquela situação. Eles favorecem uma ampliação da visualização das energias disponíveis dentro de cada leitura elaborada.

 

Dica 6: Como interpretar Tarot corretamente? Dicas e cuidados!

Foto: Anastasia Shuraeva – Pexels

Quanto maior a familiaridade com as cartas, mais o tarólogo consegue responder as questões, bem como, através do aprimoramento da intuição é que as respostas conseguem ser melhores elaboradas e esclarecidas.

É preciso sempre se manter em contato com a energia das cartas, para que diariamente o tarólogo se conecte com cada Arcano, trazendo para si reflexões importantes.

A facilidade da interpretação se torna um hábito daquele que vivencia um estudo permanente, e sempre observando, a cada leitura e a cada nova interpretação, o que as cartas trouxeram dentro de cada combinação em específico naquele contexto em si. 

Buscar pela simplicidade das interpretações também se faz necessário, pois, as cartas sempre se posicionam de forma direta na elucidação das questões observadas.

No Tarot para iniciantes, o interesse, a dedicação, o estudo constante, a curiosidade e o aprimoramento da intuição é essencial. E se faz com o tempo e com quanto mais a seriedade da pessoa em se dedicar ao aprendizado, mais claras e mais fluentes vão se tornando as suas leituras. 

 

Dica 7: Como ser taróloga profissional? O Tarot Terapêutico!

taróloga com cartas de tarot para iniciantes

Foto: Anna Tarazevich – Pexels

Se você sente que tem afinidade com o Tarot, aprofundar-se nos conhecimentos e se profissionalizar vai ser uma experiência incrível.

A nossa ligação com as cartas geralmente acontece dessa forma: quando sentimos esse chamado interno para nos autoconhecer e auxiliar outras pessoas através das leituras. E como auxiliar?

Através de uma sessão de Tarot Terapêutico é que conectamos as respostas ao autodesenvolvimento e ao autoconhecimento, conseguindo trazer luz às problemáticas que trazemos e que, muitas vezes, formam alguns dos bloqueios da nossa caminhada durante a encarnação. 

As cartas de Tarot possibilitam a visualização dessas problemáticas e, assim, nos colocamos em contato com infinitas possibilidades de mudarmos aquela questão que tanto nos aflige.

 

Dica 8: Tarot como ferramenta de Autoconhecimento 

Autoconhecimento 

Foto: Viva Luna Studios – Unsplash

O que muitas pessoas não sabem é que o Tarot nos auxilia para o exercício de autoconhecimento, e assim, a observação que elas não conseguem fazer sozinhas, seja porque acreditam que conhecerem a si mesmas, “dá muito trabalho”, faz com que tenham nas mãos uma ferramenta que auxilia demais durante esse processo.

Isso acontece porque o Tarot trabalha com informações do nosso subconsciente e, muitas vezes, não conseguimos acessá-las somente através do exercício de meditação, o que faz com que as cartas nos possibilitem esse acesso ao mundo interno, de uma forma muito prática e simples. 

De posse das informações trazidas pelas cartas, temos aí uma grande bagagem de estudos – pois conseguimos observar nossos pensamentos, atitudes, emoções, até mesmo bloqueios e ações em relação a nós mesmos e aos cenários que vivenciamos em certos momentos da vida. Não é fantástico?

Por isso, caso você ache que não prosseguirá como terapeuta na leitura de cartas de Tarot, ao menos terá nas mãos uma ferramenta que poderá ser de grande auxílio e valor para as suas descobertas pessoais e expansão do seu mundo interior. 

 

Dica 9: Tarot como ferramenta auxiliar a outras terapias holísticas! 

oráculos

Foto: Shreyas shah – Unsplash

Ultimamente, muitos terapeutas holísticos já aderiram ao Tarot como uma ferramenta auxiliar das suas sessões, pois visualizaram esse potencial de valor que as cartas trazem, no quesito de informações sobre o desenvolvimento pessoal e o auxílio terapêutico.

Se você é terapeuta holístico, assim como eu, sabe da grande importância que trazemos nessa nossa responsabilidade de auxiliar as pessoas em seus processos de cura e, as cartas de Tarot conseguem ampliar os potenciais de muitas terapias como ferramenta de auxílio.

Com esse acesso ao inconsciente, traz informações que, em determinadas sessões, a pessoa sequer imaginaria que poderiam favorecer os seus processos de tratamento.

Além do que, essa ferramenta também nos auxilia, como terapeutas, durante a nossa própria jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, ampliando a nossa potencialidade, nossa conexão à espiritualidade e à intuição, sendo igualmente de grande valor!

 

Dica 10: Cursos de Tarot para Iniciantes

Foto: Anastasia Shuraeva – Pexels

Permita-se mergulhar no maravilhoso mundo das cartas de Tarot e descubra como se autoconhecer. E também como auxiliar outras pessoas dentro dessa jornada de vida, fazendo um dos meus cursos de formação em Tarot.

Você pode optar por fazer o estudo dos Arcanos Maiores (que traz uma fantástica correlação com aspectos da Numerologia), depois o Avançado (para conhecer os Arcanos Menores e ampliar as técnicas de leitura), separadamente, ou os dois juntos no módulo completo. Links aqui:

As aulas não são gravadas, são ao vivo (online), em data e horário que combinamos, para que você consiga tirar suas dúvidas comigo em tempo real e o material didático é encaminhado para o seu e-mail com todas as informações, exercícios, dicas e muito mais!

Que tal se autoconhecer através do Tarot? Ou partir para as leituras profissionais do Tarot e se tornando um expert do baralho? Ou incluindo o Tarot como ferramenta complementar das suas terapias holísticas?

Inscreva-se e deixe-se fluir nesse universo incrível e transformador!

4.9/5 - (10 votos)

Terapeuta Holística especialista em inteligência emocional e comunicação assertiva para a vida profissional: ajudo profissionais, empresas, líderes ou empreendedores a conseguir saúde e inteligência emocional sem precisar perder a saúde mental!

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Vanessa Augusto Silva

  • Programa Lidere o Ser – Para ser líder de si e na vida

    Online
    R$1.111,50
    Vanessa Augusto Silva
    (155)
    Terapeuta
    1432 terapias realizadas
    Play
  • Curso de Tarot – A sua ferramenta mais completa de autoconhecimento

    Online
    R$920,00
    Vanessa Augusto Silva
    (155)
    Terapeuta
    1432 terapias realizadas
    Play
  • Vale Presente em terapia

    Online
    R$280,00
    Vanessa Augusto Silva
    (155)
    Terapeuta
    1432 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta