Sintomas Pós-COVID: dicas de tratamento natural

Orientações para seu bem-estar e recuperação através da Aromaterapia, Fitoenergética e outras Terapias Holísticas.
mulher se recuperando pós-covid com aromaterapia
Mais terapias de Ana Thereza Valerio
5/5 - (1 voto)

Alguns dos sintomas pós-Covid mais comuns são: perda de olfato e paladar, falta de ar, fadiga, dores no corpo, ansiedade e depressão. Como podemos cuidar da nossa saúde de maneira natural?

Nesse artigo vou dar dicas de como me recuperei e cuidei da minha saúde pós-Covid através da Aromaterapia, Fitoenergética e outras técnicas terapêuticas.

*Lembrando que as dicas e terapias devem ser feitas em conjunto com auxílio médico!

 

Autocuidado dos sintomas Pós-Covid

Autocuidado Sintomas Pós-covid

Foto: doTERRA International, LLC – Pexels

Após ter ficado semanas me tratando do Covid-19, ao invés de ter ficado em repouso absoluto reclamando, fiquei pensando em como poderia melhorar não só a imunidade, mas também estabelecer um contato com meu corpo, de modo que ele respondesse melhor ao tratamento exigido pelo vírus.

Como o Covid e pós-Covid exigem um repouso absoluto, ficava bastante irritada. E também por ter perdido totalmente o apetite e o olfato.

Então, foi só uma questão de unir uma necessidade, que hoje se torna cada vez mais premente: o autocuidado. E também de dar a mim mesma um certo conforto neste momento.

A sabedoria nos leva à expansão do conhecimento, se estivermos focados nas necessidades nossas e alheias.

Se cada um de nós tivesse a noção de usar seu conhecimento com ética, a favor de melhorar, qualquer coisa que dependa de uma transformação, talvez estivéssemos num mundo menos competitivo.

Os óleos essenciais da Aromaterapia, as ervas da Fitoenergética e outras Terapias Holísticas, vêm com a ideia de contribuir para o autoconhecimento e para o autocuidado.

A partir do momento que você permite dar margem ao que seu corpo solicita, de modo mais próximo à sua essência, a integração mente, corpo, espírito se completa e você se torna cada vez mais saudável, sem grandes esforços, passando a olhar para questões que antes sequer se dava conta.

Algumas ervas e óleos essenciais podem até ser sugeridos como preventivos, uma vez que, associado a um estilo de vida saudável e aos cuidados que a disseminação do vírus requer, eles se tornam colaboradores no aumento da imunidade e da assepsia.

Sabemos também que, embora não comentado a quatro ventos, em um tempo onde sentimos medo e tristeza vivendo sob essa energia viral, traumas e sentimentos guardados a sete chaves por anos estão, de alguma forma, sendo liberados.

Tanto que, muitos consideraram estar perdendo o equilíbrio de vez e outros, infelizmente, perderam.

Assim como as perdas, o luto forçado, inesperado, fez com que nosso sistema nervoso desencadeasse uma baixa imunidade quase que constante, ansiedade e em alguns, depressão.

Foi então que preparei meu “kit” assim que me senti melhor para levantar, já que passei praticamente 3 semanas me cuidando sozinha.

 

Dica básica para elevar a Imunidade

Própolis elevar a Imunidade

Foto: Microgen – Canva

Para o aumento da imunidade, bem como, auxílio como antibiótico natural, eu tomava todos os dias, 2x ao dia, uma colher de sopa de geleia real, com 15 gotas de própolis. Tomo até hoje!

Foi um hábito adquirido desde que meus filhos eram pequenos e que eu havia deixado de lado.

 

Cuidados com o ambiente e a saúde pós-Covid

Óleo Essencial Pós-Covid

Foto: Leo Nori – Canva

Quanto aos óleos essenciais, eu borrifava no ambiente do quarto, 3x ao dia, uma mistura de álcool de cereais, com o blend On Guard*.

*Composto natural dos óleos do Terra, que inclui casca de laranja selvagem, cravo, canela, eucalipto e alecrim / flor.

Desde o início da pandemia, eu limpo a casa e borrifo esta mistura em tudo e nas compras. Mantém o ar puro!

Além dele dar um suporte imunológico, é excelente para desinfecção do ambiente, mãos, e até infecção hospitalar.

Eu consumia o On Guard, algumas vezes, na água. Duas gotinhas. Mas não aconselho a ninguém fazer uso dele sem ter antes uma orientação de um terapeuta.

Para vocês terem uma ideia, fora o antitérmico que tomei por 4 dias consecutivos pela febre muito alta e eu sozinha não quis arriscar, não tomei nenhuma outra medicação.

Eu costumo ter também o Breath*, outro blend maravilhoso que auxilia muito em gripes e resfriados.

*Composto natural dos óleos do Terra, que inclui Folha de Louro, Hortelã-pimenta, Eucalipto, Tea Tree, Limão Siciliano, Cardamomo, Canforeira e Ravensara

Caso você tenha em casa algum óleo essencial, pode criar seu próprio blend com cravo, canela, tomilho, e o que nunca deve faltar na bolsa: melaleuca!

Uso o óleo essencial de melaleuca para TUDO. Nunca deixo de ter em casa!

 

Banhos e Escalda Pés

Banhos e Escalda Pés

Foto: Olena Rudo – Canva

Quem não quer a noite tomar um banho gostoso a base de Alecrim com Menta, ouvir uma música relaxante em escalda pés de Mulungu com Camomila e Erva Doce, hidratar muito bem sua pele com ureia e óleos essenciais de Gerânio e Lavanda, que combinados, retardam o envelhecimento? Permita-se ter esse momento de autocuidado!

O sabonete de Alecrim com Menta, por exemplo, não tem a função de somente refrescar. O Alecrim contribui para o acesso aos registros akháshicos, auxiliando na liberação de traumas, incentivando a sabedoria para viver e amar. Acrescido do óleo essencial de Menta auxilia na digestão e na dissipação da raiva, da intolerância e dos ressentimentos.

Muitas pessoas com psoríase, por exemplo, ao fazer uso deste sabonete, começam a melhorar e acham que esse resultado veio somente por ele ser natural. Porém, a cada uso, seus traumas e sentimentos guardados por anos estão, de alguma forma, sendo liberados!

O escalda pés – que pode ser usado também como sais de banho – com sal grosso ou outros ingredientes – pode ser um excelente limpador áurico, desintegrando energias pesadas do dia-a-dia, contribuindo para uma boa saúde, prosperidade, atração etc.

O escalda pés com sal grosso e óleos essenciais também funciona super bem, trazendo bem-estar antes de dormir.

Mas tudo isso, se o doente estiver se sentindo mais disposto. No início, tudo que não temos é disposição ou conforto!

Ao invés de sal grosso, você também pode usar Sal Epsom, que é muito bom. O Sal Epsom, para quem não conhece, é também conhecido como sal amargo.

Costumo indicar escalda pés e banhos associados com ervas da Fitoenergética para os que sofrem de Fibromialgia. Como no Covid-19 e o Pós-Covid é comum sentir muita dor no corpo, este Sal auxilia bastante. Traz relaxamento e é anti-inflamatório também.

 

Alívio e bem-estar Pós-Covid com Aromaterapia

Bem-estar Covid Aromaterapia

Foto: paulynn – Canva

Uma outra forma de auxílio é fazer uma mistura com:

  • 10ml de óleo vegetal (como por exemplo: óleo de coco, gergelim, amêndoas doces, abacate, etc)
  • 2 gotas de óleo de lavanda
  • 2 gotas de melaleuca
  • 2 gotas de eucalipto

E passar ao menos 3 vezes por dia nas costas, no peito e solas dos pés. Traz um alívio grande para as dores e auxilia também na respiração!

Você também pode esfregar nas palmas das mãos e levar ao nariz para aspirar. Excelente, inclusive, para treinar o retorno do olfato.

 

Aromaterapia para um Sono tranquilo

Aromaterapia Sono Tranquilo

Foto: pixelshot – Canva

Para dormir, eu utilizava a mesma quantidade de óleo vegetal (12ml), com 2 gotas de lavanda, 3 de camomila e 3 de bergamota. Era o que eu tinha em casa.

Mas se você tiver o hábito de ter óleos essenciais, Ylang Ylang, Valeriana, Olíbano, Laranja ou Copaíba, também auxiliam no sono.

Coloque em um difusor e deixe ligado à noite. Se não tiver difusor, passe no peito e nas solas dos pés. E aspire o que ficar nas mãos. Tudo é valido na hora de relaxar.

Outra ideia é pingar um pouco de água com álcool de cereais misturando aos óleos, e borrifar no quarto!

 

Dica extra para a Saúde Integral

Dica mente equilibrada

Foto: fizkes – Canva

Tudo é muito sutil, assim como os campos acessados pelo uso dos óleos, dispostos sob diversas formas. Mas posso garantir que, só o fato de alterarmos nossas crenças e as mudanças que nosso corpo vai fazendo em resposta aos bons tratos, já vale o investimento.

A humanidade vem mudando e o “novo humano” não está se desenvolvendo única e exclusivamente por conta de um vírus que nos pegou de surpresa, e que hoje não atinge mais apenas um grupo de risco pré-determinado.

Há necessidade de mudança por vários fatores. A cada hora surge uma novidade sobre o contágio e não sabemos mais quanto tempo teremos que enfrentar este processo.

Sendo assim, tornar nosso corpo mais saudável e nossa mente mais equilibrada faz, sim, grande diferença para lidarmos com toda essa questão super dolorosa que nos assola. Independente de termos ou não sido contaminados. Vacinados ou não.

Estarmos felizes, seguros, centrados em nosso autocuidado e autoconhecimento é uma solicitação dos novos tempos e desafios. Então que seja simples e acessível. E, de preferência, seja integrado aos hábitos cotidianos 😉

Espero que essas dicas possam te ajudar. Desejo uma ótima recuperação pós-Covid!

Para orientações personalizadas para seu caso, busque um terapeuta holístico.

5/5 - (1 voto)

Agende uma sessão de Aromaterapia!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 😉