Óleos essenciais para cabelo e pele: receitas e cuidados! 

Cuide de você com a ajuda da natureza.
óleos essenciais para cabelo e pele. vidro de óleo essencial

Já faz muito tempo – muito mesmo – que faço uso de produtos naturais na minha pele de corpo e rosto, bem como no cabelo.

Desodorantes industriais, então… não passam por minhas prateleiras desde que descobri que a água de Hamamélis me mantém fresca e protegida!

Não sou o tipo de pessoa a quem chamariam “bicho grilo” (nada contra, apenas na minha época era assim que se denominavam os “naturebas”), mas sempre fiz uso da natureza em casa, iniciando pela alimentação.

Hoje as pessoas estão mais voltadas ao processo de produtos naturais em suas vidas. Em alguns casos, virou até um “boom”, onde o uso é feito de forma indiscriminada.

Por isso, antes de dar as dicas sobre óleos essenciais para cabelos, pele e beleza, deixo um alerta: nem tudo que é postado nas redes sociais ou na internet, mesmo sendo dito como natural, orgânico, sem aditivos etc, faz jus ao que é divulgado.

Busquem por fontes seguras, selos de certificação e façam bom proveito, de preferência com orientação!

Já há muito tempo também, faço uso de óleos essenciais, até na alimentação. Mas isso é outra história!

Hoje eu venho falar para vocês sobre o uso dos óleos essenciais na beleza e passar umas receitinhas básicas, para quem quiser experimentar.

Eu sou Ana Thereza Valerio, terapeuta de Desenvolvimento Pessoal com Tarot Terapêutico e Psiônico, Fitoenergética, Reiki, Cristaloterapia e Mesa Radiônica Quântica. Boa leitura!


 

O que são os óleos essenciais?

óleos essenciais para cabelo

Imagens: Pexels e Unsplash

Óleos essenciais NÃO SÃO essências. Essências são misturadas a óleos minerais, têm formulação sintética, vêm armazenados em recipientes plásticos e não possuem propriedades terapêuticas.

Óleos essenciais são uma extração de plantas, altamente concentrados. São puros e devem vir sempre com certificação de qualificação e aprovação em suas embalagens.

Hoje no mercado existem inúmeras empresas altamente sérias e qualificadas, bem como algumas farmácias de manipulação que vendem os óleos.

“Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis (que evaporam), extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes.” Wikipedia

Os óleos essenciais possuem a alma e a energia das plantas.

Para se ter uma ideia, 1 (uma) gota de óleo essencial pode equivaler a 28 xícaras de chá da mesma planta (no caso de ingestão)!

E fazer comparação também entre uso dos chás e óleos essenciais como práticas complementares também não faz sentido, uma vez que cada uma tem suas especificações, indicações e posologias de uso. E se for por crença de que chás não têm efeitos colaterais, é um engano!

 

Cuidados com óleos essenciais

cuidados óleos essenciais

Os benefícios dos óleos para uso em nossa beleza corporal, do rosto e cabelo são inúmeros. Deixam pele e cabelos com mais brilho, sem pontas duplas, conservam melhor a tintura, hidratam… Com o uso frequente, vamos percebendo as melhoras.

Podem ser usados sozinhos ou misturados entre si, mas nunca devem ser utilizados na pele puros. Podem causar alergias e até queimaduras. 

O uso de óleos essenciais não deve ser indiscriminado, nem sem orientação, pois nem todo produto natural significa não ter efeitos colaterais. Lactantes, gestantes e crianças pequenas, por exemplo, podem fazer uso, mas há alguns que não são aconselháveis. 

Crianças menores de 2 anos podem fazer uso, mas devem ser cuidadosamente acompanhados (minha neta usa desde bebê. Fazemos massagens nas solas dos pés, com óleos carreadores e ela ama até hoje!). Um bom uso de óleos essenciais para crianças é com difusores, mas há que se ter cuidado na administração, por conta de possíveis alergias respiratórias.

Um óleo não funciona do mesmo jeito para todos.

A Lavanda é um óleo essencial largamente usado no mundo inteiro, o mais conhecido e divulgado, indicado para auxílio na insônia. Mas alguns adultos e crianças ficam mais agitadas com ele. Logo, cada caso é um caso e deve ser bem estudado e experienciado.

Se você pensa em começar a usar óleos essenciais para sua saúde e tem muitas dúvidas, agende uma sessão online comigo e te passarei todas as instruções necessárias =)

Agende uma sessão de Aromaterapia!

Tenho orientação com Terapeutas certificados sobre o uso correto dos óleos essenciais.

 

Óleos essenciais: benefícios para a beleza e saúde!

benefícios para a beleza e saúde

Ficaria anos aqui escrevendo sobre os inúmeros benefícios que venho tendo na minha saúde há muito tempo. Uso externamente até nas minhas comidas!

Vou dar algumas dicas agora da “farmacinha” que você pode ter em casa para fazer seus produtos.

Usarei aqui os mais básicos, pois não é necessário ter uma indústria de óleos essenciais para tratar-se e algumas pessoas ainda estão iniciando o uso. Fora que, geralmente, não são produtos baratos. Mas super valem a pena pelos benefícios e as receitas duram bastante. Vale MUITO o investimento!

Geralmente, pingamos algumas gotas de óleos essenciais diretamente em shampoos, cremes, condicionadores, ou podemos fazer nossas próprias formulações, adicionando algumas gotas nos chamados óleos carreadores.

Óleos carreadores são puros, vegetais. Misturados aos óleos essenciais, são aplicados na pele e fazem a circulação através da corrente sanguínea, para todo o organismo:

  • Óleos essenciais de coco, semente de uva, jojoba, amêndoas doces, abacate, abóbora, avelã, gergelim, girassol, linhaça, mamona, pracaxi, rosa mosqueta, semente de uva, e até mesmo o azeite, excelente hidratante e emoliente.
  • Óleos essenciais como canela, tomilho e orégano devem ser cuidadosamente administrados, pois podem queimar a pele.

 

Como comprar óleos essenciais de qualidade

óleos essenciais de qualidade

Ao comprar óleos essenciais, observe no vidrinho (que deve ser escuro e de vidro), se há indicação do nome científico da planta e /ou alguma outra formulação “misturada” a ele, bem como se a empresa tem certificado de pureza e aprovação (alguns óleos para ingestão têm aprovação da ANVISA).

Se houver mistura, é mais seguro não adquirir.

 

Óleos essenciais para cabelo

óleos essenciais para cabelo

Os óleos essenciais para cabelo mais usados são:

  • Lavanda: ajuda no crescimento do cabelo. Pode ser usado misturado com Alecrim, diretamente no shampoo, ou misturados em uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco. Deixe ficar no cabelo de um dia para o outro e lave normalmente com seu shampoo habitual.
  • Alecrim: óleo essencial para crescer cabelo e diminuir a queda. Pode ser usado misturado com Lavanda, da mesma forma que explicado acima.
  • Melaleuca: também excelente óleo essencial para queda de cabelo e combate à caspa. É adstringente e purificador. Misture de 1 a 3 gotas no shampoo ou condicionador. Pode ser usado diariamente.
  • Anis Estrelado: auxilia na oxigenação e revigoração do couro cabeludo e no crescimento rápido do cabelo. Misture algumas gotas do óleo essencial de anis em uma colher de sopa de óleo de rícino e aplique nos cabelos, diretamente no couro cabeludo. Deixe por 10min e lave. Eu não faço uso de condicionador após, porque o óleo de rícino fica muito espesso. Mas se não for seu caso, use.
  • Hortelã-Pimenta (peppermint): Misture 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com o óleo carreador de sua escolha (eu opto sempre por azeite ou o óleo de coco). Massageie o couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos. Finalize lavando cuidadosamente com shampoo e condicionador. Eu coloco uma touca para abafar e vou fazer minhas tarefas. Tiro no banho.

 

Uso dos óleos essenciais para cabelo

óleos essenciais para cabelo

Os óleos citados acima também servem para uso em cabelos cacheados e mais crespos. Podem ser acrescentados nos condicionadores e/ou shampoos (escolha um, não os dois) e faça massagens semanais com óleos vegetais.

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal com 6 gotas de qualquer óleo essencial acima, para massagem.
  • 20 gotas de óleo essencial no shampoo ou condicionador (vidros menores)

OBS: Para qualquer tipo de cabelo, eu prefiro misturar os óleos essenciais em shampoos sem sal. Escolha um de sua preferência e use. Não é regra, mas eu prefiro.

Tenha extremo cuidado ao utilizar os óleos essenciais e observe os resultados. Se você pensa em começar a usar óleos essenciais para cabelo e tem muitas dúvidas, agende uma sessão online comigo e te passarei todas as instruções necessárias e personalizadas 🙂

Agende uma sessão de Aromaterapia!

Tenho orientação com Terapeutas certificados sobre o uso correto dos óleos essenciais.

 

Óleos essenciais para pele

Óleos essenciais para pele

Além dos óleos essenciais para cabelo, é possível o uso em todas as peles. O uso de óleos essenciais para peles secas, oleosas ou com manchas são específicos, e eu sugiro que seja feito por orientação de um especialista e até mesmo com autorização de seu médico, caso esteja fazendo uso de algum produto químico.

  • Copaíba: Este óleo é largamente usado na Amazônia. Chamado “o milagre da mata”, serve para infinitos usos. Na pele ele auxilia no clareamento, acne e oleosidade. Em peles maduras, auxilia no envelhecimento, pois libera radicais livres. Logo, pode ser usado como preventivo de rugas e envelhecimento precoce.

Em cremes corporais ou óleos de massagens, também auxilia da redução da celulite.

Em peles acneicas, seu uso local com um cotonete pode ser aplicado manhã e noite. Caso sinta alguma coceira ou alergia, suspenda o uso dele puro. Use misturado em creme ou óleo vegetal.

  •  Camomila: alivia queimaduras leves, bolhas e feridas. Bom também para peles maduras. Auxilia com bons resultados nos  tratamentos de dermatite, acne, herpes, psoríase e condições alérgicas da pele em geral.
  • Manjericão: na Índia é considerado uma planta sagrada. É considerado o “óleo do homem” por estimular os hormônios masculinos. Na pele, favorece a hidratação, cuida de peles muito sensíveis e ainda é ótimo para afastar mosquitos. Pode ser usado como repelente misturado a algum óleo carreador.
  • Gerânio: aumenta a elasticidade e firmeza da pele, auxilia na acne. Excelente para processos inflamatórios.

 

Uso dos óleos essenciais na pele

Óleos essenciais para pele

  • Para peles envelhecidas ou como prevenção: adicione até 20 gotas em seu creme habitual (quantidade mais ou menos de 100gr), ou num óleo carreador (eu uso muito o de Jojoba e o de coco fracionado)
  • Óleos essenciais para peles oleosas e com acne: o uso pode ser local, pingando 2 gotas num cotonete e aplicando cuidadosamente no local. Há possibilidade também de fazer uma vaporização, fervendo água, colocando-a num recipiente de vidro e adicionando 5 gotas do óleo escolhido. Fique por, no mínimo 5 minutos. Após, enxágue com água fria, ou passe um tônico de seu uso. Eu passo soro fisiológico gelado.

Tenha extremo cuidado ao utilizar os óleos essenciais e observe os resultados. Se você pensa em começar a usar óleos essenciais para pele e tem muitas dúvidas, agende uma sessão online comigo e te passarei todas as instruções necessárias e personalizadas 🙂

Agende uma sessão de Aromaterapia!

Tenho orientação com Terapeutas certificados sobre o uso correto dos óleos essenciais.

 

Óleos essenciais em máscara facial com argila

máscara facial com argila

Coloque num recipiente de vidro:

  • 1 colher de sopa de argila de sua preferência 
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã orgânico
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência (melaleuca / eucalipto / camomila)

Misture tudo com água destilada, mineral ou filtrada. Passe no rosto com um pincel macio e deixe por 20 minutos. Retire com água fria e passe soro fisiológico em seguida.

OBS: Caso você tenha uma pele muito sensível, fique o tempo suficiente para a argila endurecer.

 

Óleos essenciais para desodorante natural

desodorante natural

Esta receita eu uso, pelo menos, há mais de 20 anos:

  • Aqueça 200ml de água, num recipiente que esteja bem limpo;
  • Adicione 1 colher de chá de Pedra Hume (vendido em farmácias normais) em cristais;
  • 1 colher de chá de Água de Hamamélis (farmácias de manipulação ou, caso não encontre, pode dispensar);
  • 1 gota de Óleo essencial de Melaleuca.

Algumas pessoas não gostam do cheiro da Melaleuca. Fique à vontade para substituí-lo pelo de Lavanda, por exemplo, ou Limão.

 

Óleos essenciais para escalda-pés

escalda-pés

Numa bacia que deixe seus pés totalmente cobertos, coloque água em temperatura suportável (se estiver no calor, nada impede que use água em temperatura ambiente).

Acrescente 5 a 6 gotas de óleo essencial de Lavanda, Camomila, Menta Piperita, Alecrim ou Hortelã e deleite-se ouvindo música e relaxando!

 

Óleos essenciais para micoses de unha

Óleos essenciais para micoses de unha

Limpe e higienize bem suas unhas, mantendo-as sempre cortadas.

  • Use embebido num algodão/cotonete, ou misturado em óleo carreador, um dos os óleos: melaleuca, cravo, lavanda, gerânio ou tomilho. 1 (uma) gota do óleo escolhido é suficiente.

Eu tive certa vez uma micose devido à pratica de hidroginástica. Usei óleo de melaleuca com cravo (1 gota de cada) no meu esmalte antialérgico manipulado em farmácia natural.

Hoje, sempre antes de fazer as unhas dos pés e das mãos, após cuticulagem, aplico melaleuca ou cravo nelas. Aguardo secar e pinto. Nunca mais tive micose. 

O fato de usar óleos essenciais de maneira local ou em produtos para pele ou cabelo, acabam beneficiando todo o organismo. Não é pontual. Ao menos para mim, nunca foi!

Assim que você descobrir os benefícios dos óleos em seu organismo como um todo, usando-os de maneira segura, conforme indicação, tenho certeza de que passará a optar por mudar seus hábitos. Não é da noite para o dia, nem com apenas 1 vez de uso. É torná-los parte de uma  vida mais saudável.

As receitas acima podem ser usadas sem problema. São as que chamamos “coringas”, mas fica o alerta: QUALQUER sensação em sua pele ou couro cabeludo de incômodo ou coceira, suspenda! E não adicione quantidade maior que a indicada.

Caso deseje uma orientação mais específica para seu caso, é só agendar uma sessão online comigo 🙂 Terei o maior prazer em ajudá-los a ter uma saúde melhor e uma vida sem química.

Atendimento online com Tarots Terapêutico e Psiônico, Fitoenergética, Reiki, Cristalterapia, Mesa Radiônica Quântica. Meditação, Palestras e Terapias Energéticas. Atendimento a empresas.

AGENDAR!

Atende online

Agende uma sessão de Aromaterapia!

Tenho orientação com Terapeutas certificados sobre o uso correto dos óleos essenciais.