Como aumentar a imunidade e prevenir o Coronavírus: dicas práticas!

Dicas práticas para cuidar da saúde física, mental e emocional em tempos caóticos!
dicas de como aumentar a imunidade - corpo fala!

Neste momento desafiador que estamos vivendo, a melhor maneira de cuidar da sua saúde é através da informação, prevenção e fortalecimento. Confira aqui dicas práticas de como aumentar a imunidade de maneira natural, fortalecendo corpo – mente – emoções e prevenir o Coronavírus!

  • Dicas de prevenção da OMS e PUC
  • Pesquisas científicas sobre práticas que ajudam a aumentar a imunidade
  • Como cuidar de si e praticar a solidariedade

 

Imunidade: como aumentar?

Nossa saúde é resultado do equilíbrio físico, mental, emocional e energético! Quando uma área está desequilibrada, todo o sistema se compromete.

Às vezes, na correria do dia a dia, ficamos no piloto automático e esquecemos de olhar para nossa saúde física e mental, nossas emoções e desequilíbrios.

O corpo fala, mas não é preciso deixar uma desordem física chegar até nós. Cuide de você de maneira preventiva!

O sistema imunológico humano é uma rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do corpo, com a produção de anticorpos, glóbulos brancos e outras ações.

Quando o sistema imune não consegue combater invasores (como alguns tipos de vírus, bactérias, fungos e substâncias tóxicas) de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções e alergias.

Nosso corpo é um grande caldeirão alquímico, e a forma como vivemos, sentimos e pensamos, também impacta diretamente no funcionamento de nosso organismo e em nossa imunidade.

Desnutrição, falta de sono e estresse crônico, por exemplo, estão ligados diretamente à piora de funções do sistema imunológico, segundo pesquisas médicas.

 

Covid-19: Prevenção em primeiro lugar!

Como estamos em um período de pandemia mundial em função do Covid-19, primeiramente vamos às dicas preventivas para a saúde física, dadas pela OMS e Faculdade de Medicina da USP.

  1. Lavar sempre as mãos com sabão, incluindo a parte interna das unhas;
  2. Usar álcool para limpar as mãos antes de encostar nos olhos, nariz e boca. Use também para higienizar objetos que sempre usa, como celular;
  3. Ao tossir ou espirrar, leve o rosto para a parte interna do cotovelo. Se estiver com muita tosse e espirros, faça uso de máscaras. Use lenços descartáveis para limpar o nariz;
  4. Evite multidões e locais muito fechados. Durante este período, procure evitar ao máximo sair de casa, siga as instruções de quarentena;
  5. Lave bem alimentos antes de consumi-los;
  6. Mantenha distância de pessoas espirrando e tossindo. Evite também cumprimentar pessoas com contato físico;
  7. Caso apresente algum sintoma do Coronavírus (como febre, tosse e dificuldade de respirar), não se desespere! Nem vá direto aos postos de saúde e hospitais – onde estão os grupos de risco. Antes de sair de casa, procure por mais informações em sites confiáveis e procure um pré-atendimento online para tirar dúvidas (o governo e unidades de saúde estão oferecendo alguns, que variam conforme a região).

 

Como aumentar a imunidade? Dicas de saúde!

Vamos conferir agora dicas de saúde mental, emocional e física para você fortalecer sua imunidade!

 

Ter hábitos saudáveis

Beber água, ter uma alimentação saudável, evitar vícios, bebidas alcoólicas e consumo de cigarro, fazer exercícios com regularidade, dormir bem.

Provavelmente, isso você já está cansado(a) de saber que isso é bom tanto para a imunidade, como para a saúde em geral. Mas resolvemos trazer aqui, pois muitas pessoas ainda insistem em não seguir estas recomendações! 🙁

Segundo matéria da USP, “as consequências de um sono de má qualidade vão de estresse e ansiedade, a curto prazo, a complicações cardiovasculares após alguns anos”.

Já a má alimentação pode estar ligada a sérias doenças como gastrite, colesterol alto e diabetes. A falta de uma dieta equilibrada e saudável, pode trazer carências de vitaminas e nutrientes para o corpo, diminuindo seu bom funcionamento e a imunidade.

Tome diariamente uma quantidade de água adequada e mantenha uma alimentação rica em alimentos frescos e diversificados (como frutas e verduras).

Consuma aquilo que é um remédio natural para seu corpo: evite alimentos ultraprocessados e substâncias tóxicas, como cigarro e álcool.

 

Estar em dia com exames médicos

Ter seus exames (como glóbulos brancos e vitaminas) em dia é uma maneira de sempre acompanhar se sua saúde está equilibrada. Realize estes exames com frequência, com acompanhamento médico.

 

Ter Saúde Mental

Estresse, ansiedade, depressão são problemas de saúde pública hoje em dia. São milhões de pessoas no mundo que sofrem com os efeitos destas desordens mentais, segundo a OMS! E as pesquisas científicas comprovam que elas afetam diretamente nosso sistema imunológico.

Portanto, neste período de epidemia, procure não passar muitas horas no celular, internet ou televisão acompanhando notícias ruins que causam ainda mais ansiedade, estresse e desespero. Não tente “controlar” aquilo que você não pode, nem se sinta impotente, nem fique 24h vibrando no medo da morte e doença!

Segundo o Dr. Judson A. Brewer (psiquiatra, neurocientista e autor americano.), “o aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos tem influencia direta na maior produção de anticorpos”.

Em 1991, o New England Journal publicou um relatório sobre a ligação direta entre o estado mental e as doenças, com uma correlação entre os níveis de estresse psicológico e o vírus da gripe. Foi um importante para começarmos a perceber que nosso sistema imunológico está ligado a fatores psicológicos, mentais e emocionais.

Boas práticas que você pode fazer sem sair de casa neste momento, são a Meditação e a Yoga! Ambas são práticas milenares, com estudos científicos que demonstram seus benefícios para a saúde mental e física!

Estudos do Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona mostram que Meditação tem poder analgésico e anti-inflamatório, pois diminui os níveis de substâncias causadoras do estresse e dores.

“Muito se tem estudado sobre a neurofisiologia da meditação. Quando uma pessoa medita, ocorrem, além do aumento da área cerebral, o crescimento do número de neurônios e o aumento das redes de comunicações cerebrais. Exames de imagens mostram que áreas relacionadas à felicidade ficam ativas. Por outro lado, ela diminui a atividade neurológica de regiões ligadas às indagações, ao mal-estar e às tensões, o sistema límbico”, Rubens de Aguiar Maciel – Coordenador do Programa de Meditação Aplicada à Saúde e ao Bem-estar da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Já a Yoga, trabalha corpo e mente, estimulando diversas regiões do corpo através de exercícios físicos e respiratórios. Algumas dessas posturas são feitas com foco em estimular determinadas glândulas, como o Timo (um dos responsáveis por nossa imunidade).

Você pode ver mais informações sobre como praticar e suas comprovações nos seguintes artigos:

 

Ter Saúde Emocional

Outras práticas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico são as Terapias Holísticas, pois analisam a pessoa como um ser único, olhando seu histórico, crenças e motivações. Além disso, cuidam da nossa saúde como um todo: física, mental, emocional e energética, pois tudo está interligado.

Segundo Dr. David Hawkins (médico psiquiatra e espiritualista), nosso padrão de pensamento mantém nossa energia elevada e, consequentemente, a saúde e disposição fortalecidas! Ele sistematizou uma “escala de emoções e níveis de consciência” que mostra que vibrar no medo não auxilia em nossa saúde e bem-estar!

Hawkins: escala da consciência e emoções

Uma terapia holística que recomendo muito para este momento é o Thetahealing, que pode ser realizado de maneira online! Esta terapia trabalha diretamente com nosso sistema de crenças e trabalha a questão por sua raiz.

Muitos são os relatos de pessoas que se tornam doentes por carência emocional ou situações traumáticas vivenciadas. De pacientes que têm a imunidade afetada por falta de merecimento, amor próprio, insatisfação. De pessoas que não sabem ou tem a compreensão do que é ser saudável em seu corpo e memória.

O Thetahealing possibilita trabalhar isso e fortalecer sua visão diante de si mesmo e de que é seguro e permitido ser saudável, e de que você e suas células conhecem a sensação da saúde perfeita.

Terapeutas certificados Guia da Alma, possibilidade de parcelar em 12x e gerar boleto!

 


Agora que você já viu todas as dicas de como aumentar a imunidade e prevenir o Coronavírus, vamos praticar? Relembre:

  • Ter hábitos saudáveis
  • Cuidar da Saúde Física, Mental e Emocional
  • Praticar Yoga e Meditação
  • Ter acompanhamento terapêutico e médico

 

Solidariedade em tempos caóticos

Além dos cuidados pessoais, neste momento que estamos passando de crise global, vale lembrar que a solidariedade é bem-vinda! Somos todos UM, respirando o mesmo ar neste planeta.

  • Ofereça ajuda e carinho a quem precisa (mesmo que online);
  • Se você precisar ir ao mercado e farmácia, verifique primeiramente se eles entregam em delivery. Ofereça auxílio nas entregas para vizinhos e amigos que fazem parte dos grupos de risco;
  • Reconheça o admirável trabalho de profissionais da saúde neste momento em áreas de contaminação; e de trabalhadores que não tem opção de fazer home office para manter a cidade segura (como trabalhadores da coleta de lixo, farmácias e supermercados);
  • Respeite a quarentena: segundo estudo da Universidade Columbia, pessoas sem sintomas ou imune ao vírus, têm sido responsáveis por dois terços das transmissões;
  • Se você é um terapeuta, seja luz! Envie amor, saúde e paz para o mundo e as pessoas. O momento requer isto! Você pode fazer uma prática individual, coletiva, envios à distância, ou ainda oferecer videoaulas e lives!
  • Compartilhe estas dicas de como aumentar a imunidade com quem precisa!

 


Um abraço, Liana Chiaradia e equipe Guia da Alma

O Guia da Alma – plataforma de Terapias Holísticas – se importa com seu bem-estar e saúde! Neste momento desafiador, dê atenção para sua saúde física, mental e emocional. Em nosso site disponibilizamos conteúdos para leitura gratuita, meditações guiadas e terapias a valores solidários (links acima, ao longo do texto)!

Cofundadora e CMO do Guia da Alma, Facilitadora do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiana e Thetahealer.

AGENDAR!