Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-aromaterapia-maravilhosa-terapia-do-olfato
Alquimia Aromaterapia

Aromaterapia: a maravilhosa terapia do olfato!

Conheça as formas de uso, benefícios e alguns dos principais aromas.

icon-share
65 compartilhamentos

No dia 13 de março, o Ministério da Saúde anunciou 10 novas terapias integrativas reconhecidas pelo SUS. Entre elas está a Aromaterapia!

Confira as formas de uso e benefícios da Aromaterapia, e conheça alguns dos principais aromas no artigo da terapeuta holística Angela Hoppen!

 


A aromaterapia é um tratamento natural que utiliza as propriedades curativas presentes nos óleos essenciais, responsáveis por produzirem o perfume das plantas aromáticas.

 

Formas de uso da aromaterapia

Podemos utilizar a aromaterapia para harmonia do nosso corpo, lar e ambientes, além de utilizá-la para cura como tratamento combinado à homeopatia ou à alopatia, visando o bem-estar completo do paciente.

Óleos essenciais são extremamente concentrados, possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas.

Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação.

Os aromas escolhidos beneficiam não somente o físico, mas o psicológico e o emocional também, trazendo sensação de conforto e serenidade.

 

Massagem

Nas massagens, o óleo aplicado sobre a pele será absorvido pela derme e atuará no local desejado executando a sua função. Por exemplo: se temos tensões e inflamações musculares podemos utilizar o óleo de arnica para massagem, já que é um excelente anti-inflamatório.

 

Inalação

Na inalação, as propriedades do óleo chegarão ao sistema nervoso e este enviará a resposta para todo o organismo. Sendo assim, em caso de processos infecciosos, se inalarmos óleo de limão, o cérebro receberá a informação para ativar a resposta imune do corpo ativando as células de defesa, as quais irão para o local da infecção combatendo a mesma e restaurando a saúde.

A inalação pode ser conduzida através do uso do banho de vapor facial ou através da inalação a seco. O banho de vapor facial consiste em colocar água quente em uma tigela e nela acrescentar algumas gotas do óleo essencial indicado. Em seguida, cobre-se a cabeça, envolvendo a tigela. Esse vapor aromático deve ser inalado por cerca de 10 a 20 minutos (6 a 8 gotas de óleo essencial por litro d’água).

 

Difusão

Na difusão, o óleo essencial será volatilizado no ambiente onde o indivíduo está, atuando como um excelente complemento ao tratamento fitoterápico. A difusão é fundamental pelas respostas rápidas e pelo relaxamento adequado que propicia.

 

Conhecendo os aromas

Para obter o resultado satisfatório, o aromaterapeuta deve avaliar seu paciente como um todo, objetivando a cura e o restabelecimento da saúde, indicando assim, o aroma correto para cada enfermidade e a forma de utilizá-lo.

Eu, como terapeuta, adoro inserir dentro dos tratamentos a aromaterapia! Os pacientes geralmente tem uma boa aceitação e o resultado é incrível! Além disso, podemos utilizar os óleos para muitas enfermidades e o processo de tratamento acaba sendo imperceptível pois é um hábito muito gostoso.

Vou listar aqui os aromas que mais utilizo e sua aplicação, assim quem quiser se autotratar e achar sua aplicação nessa lista já pode começar. Mas oriento sempre a busca de um profissional qualificado para qualquer tratamento, mesmo os sem efeitos colaterais, pois o bom profissional saberá a melhor indicação para cada caso.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-alecrim

Alecrim: Tônico, estimulante, alivia dores musculares e reumáticas, artrite, elimina toxinas, acne, combate o cansaço, estimula a concentração mental, fortalece a memória e auxilia na organização.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-camomila

Camomila: Analgésico, antiinflamatório, problemas estomacais, hepáticos e menstruais, TPM, peles sensíveis, dermatose, alivia insônia, insatisfação, impaciência, enxaqueca, sinusite alérgica, antiespasmódico, aceitação.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-citronela

Citronela: Bactericida, tônico, estimulante, desodorizante, higienizador e purificador ambiental, combate pulgas, carrapatos e mosquitos, purificação.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-eucalipto

Eucalipto: Grande expectorante, deficiências respiratórias como: asma, bronquite, resfriados e sinusite; dores musculares, artrite, bactericida, higienizador e purificador do ambiente, cansaço, concentração mental, comunicação, repelente de insetos, limpeza.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-menta

Menta: Tônico nervoso e hepático, indigestão estomacal, náuseas, sensações de calor (menopausa), dores musculares, cãibras, reumatismo, expectorante, clareia a memória, fadiga, concentração, revigorante, tolerância.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-rosa-oleo

Rosa: Tônico geral, adstringente, cicatrizante, rejuvenescedor, regenerador celular, rugas, peles secas e normais, menstruação irregular, herpes, alivia cãibras, auto estima, conforta, antidepressivo, choque, pânico, traumas diversos, angústia, impaciência e tristeza.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-tangerina

Tangerina: Gestantes e crianças, tensão leve, medo, tristeza, irritabilidade, insônia, um grande relaxante associado com lavanda. Usar após o quarto mês de gravidez.

guia-da-alma-aromaterapia-angela-hoppen-sandalo-

Sândalo: Regenerador celular, tônico geral, anti-séptico urinário, afrodisíaco, combate a frigidez, cicatrizante, egocentrismo, agressividade, stress, ansiedade, meditação, calmante.

 

Quer fazer um tratamento aromaterápico?

Continue esta conversa comigo!

 


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Angela Hoppen

Atendimento online e presencial em Joaçaba - SC, Palmas - PR e Pato Branco - PR. Especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa. Formada em Fisioterapia, Naturoterapia e estudante de Medicina, apaixonada pela cura e em busca da evolução da consciência e do autoconhecimento! Agende sua sessão!

14
0

Com 16 anos tive meu despertar através do livro Mãos de Luz, a partir daí comecei a busca pela evolução da consciência.

Sou apaixonada pela cura e pelo cuidado ao próximo. Descartei as exatas (uma tradição em minha família), e optei pela Fisioterapia como meu primeiro curso. Ao mesmo tempo, iniciei uma especialização em Acupuntura e Medicina Chinesa, que me despertou o interesse pelo conhecimento das Terapias Naturais (onde realizei mais uma formação).

Não conten...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!