Hipnose para ansiedade: como funciona?

Entenda como essa técnica pode ajudar a aliviar os pensamentos ansiosos.
hipnose para ansiedade
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Sandra Silva
5/5 - (2 votos)

A hipnose para ansiedade funciona como uma ferramenta terapêutica de indução, que sugere a outra pessoa que vivencie experiências senso-perceptivas.

A maioria das sugestões incluem relaxamento, calma e bem-estar para atingir o estado Theta das ondas cerebrais (o pensamento imaginativo/criativo), onde ocorre conexões profundas com nossas emoções, intuições e espiritualidade.

É no estado Theta das ondas cerebrais onde tudo acontece!

É nessa frequência de ondas mentais que a porta da nossa mente inconsciente se abre, permitindo o acesso a recursos que estão ali armazenados e que em estado de vigília não conseguimos acessar por racionalizarmos demais tudo, dificultando esse contato.

Que tal entender melhor?🙂

A mente humana apresenta cinco ondas cerebrais diferentes:

  • Alfa;
  • Beta;
  • Gamma;
  • Delta;
  • Theta.

O cérebro está sempre em movimento produzindo constantemente ondas em todas as frequências.

  • Frequência Ondas Gamma: entre 30 Hz a 70 Hz e está relacionada com tarefas de alto processamento cognitivo, memorização, aprendizagem, por meio dos estímulos sensoriais (visão, tato, audição) ou quando estamos buscando alternativas para resolução de uma situação-problema;
  • Frequência de Ondas Beta: entre 13Hz e 30Hz. Esse estado está associado ao nosso dia a dia quando estamos seguindo nossa rotina e também em conexão com nossas emoções como medo, raiva, ansiedade e estado de vigília (alerta);
  • Frequência de Ondas Alpha: entre 8 e 13 Hz que atingimos durante a atenção plena ou meditação. Há uma dissociação da mente consciente induzindo ao relaxamento. É um estado mental que facilita a eliminação da dor, comumente atingido nas sessões de Reiki, por exemplo;
  • Frequência de Ondas Theta | E estado Theta: entre 4 e 8 Hz, um estado profundo de relaxamento e meditação profunda. É facilitadora de estados hipnóticos oscilando entre o consciente e inconsciente. É aí que ocorrem as novas aprendizagens e transformações internas de atitudes, crenças e comportamentos, abrindo espaço para os processos de autocura, de cocriação e estado de presença.
  • Frequência de Ondas Delta: vibra na frequência de 1 a 4 Hz. É um estado de sono profundo.

Podemos relacionar a indução à uma meditação guiada que leva o cliente a um estado de hiperfoco interior (ou atenção plena — mindfulness), onde a consciência deixa de interagir com o mundo externo para interagir com o mundo interno.

A consciência interna amplia e abre espaço para conexão com a mente inconsciente (Jung), permitindo que mudanças e novos aprendizados ocorram.

As visualizações criativas sugestionadas durante o exercício hipnótico têm como objetivo acionar o poder de autotransformação, libertação e ressignificação de crenças ou programações mentais e emocionais que recebemos no transcorrer de nossas experiências, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais e intrapessoais, sejam eles amorosos, familiares ou profissionais.

Ao analisar a maneira como agimos, pensamos e nos comportamos nos relacionamentos é possível o terapeuta identificar as crenças, os bloqueios ou traumas que podem estar atuando sobre nós e nos levando a estados de ansiedade.

Sou Sandra Silva, terapeuta holística Guia da Alma. Boa leitura!


O que é hipnose para ansiedade?

imagem de O que é hipnose para ansiedade?

Foto: AndreyPopov – istock

A Hipnose é uma terapia para ansiedade é uma técnica que pode apoiar pessoas a ressignificarem sua relação com a ansiedade.

Por trás dos sintomas de ansiedade, geralmente há pessoas agitadas, com produção excessiva de pensamentos ansiosos disfuncionais, que necessitam ter o controle ou buscam dar conta de tudo. Comumente apresentam dificuldade em relaxar durante os exercícios de indução.

Diante desse quadro, o terapeuta irá entrar em rapport (conexão) com o cliente, onde, primeiramente, a confiança será estabelecida, pois o profissional prepara um ambiente para que o cliente possa se sentir acolhido, seguro e tranquilo.

Em seguida, aplicará técnicas de indução para acessar a calma interior e relaxar.

Num segundo momento, segue conduzindo a sessão a fim de que o cliente atinja o estado Theta com sugestões positivas, visando o propósito de ressignificações internas que atuarão no inconsciente, sempre com o objetivo da melhora progressiva do quadro de como vencer a ansiedade.

Técnica de Hipnose para ansiedade funciona?

ansiedade hipnose funciona

Foto: stefamerpik

A técnica terapêutica de hipnose requer a habilidade em utilizar a linguagem mais adequada e personalizada para cada necessidade.

A linguagem é um dos recursos praticados com a finalidade de manter a pessoa focada na solução de seu problema. Diria, portanto, que é uma ferramenta de fundamental importância em se tratando da terapêutica por indução.

Além da linguagem, um outro ponto relevante para que o tratamento tenha sucesso é a pessoa ter plena consciência de que a hipnose é uma terapia complementar e faz parte integrante do rol das terapias integrativas (PICS), que não descartam, em hipótese alguma, o tratamento da medicina tradicional.

É de suma importância que a pessoa com ansiedade opte por escolher profissionais que realizem um tratamento multidisciplinar.

Vamos ver algumas pesquisas científicas sobre hipnose para ansiedade?

Hipnose e ciência

ícone de Pesquisas sobre o tema

Segundo o médico da Unifesp, Osmar Ribeiro Colás, do Departamento de Medicina Comportamental, a hipnose pode ser usada como ferramenta por profissionais como médicos, dentistas e terapeutas.

Para ele, a técnica pode ajudar pacientes que sofrem com distúrbios da ansiedade, depressão, fobias, várias formas de dor, além dos que lutam contra a hipertensão, asma e obesidade (Fonte: globo.com/cienciaesaude/medicina)

A seguir leia um trecho da dissertação sobre a comprovação da eficácia da hipnose pela psicóloga Maria Márcia Soares da Uniarp/SC, que pesquisou por oito meses 12 pacientes com ansiedade e depressão:

“Ao analisar qualitativamente o que os números comprovaram, observou-se no comportamento dos pacientes que os discursos ficaram mais leves, menos agressivos…

Percebeu-se uma visão mais realística da vida, sem vitimização, sem culpa…

Comprovadamente, a vidas dessas pessoas melhorou significativamente.

Os relatos comprovam o bem-estar instalados em suas mentes…

A hipnose se comprova como uma eficaz ferramenta no tratamento coadjuvante para depressão e ansiedade”.

Hipnose: Depoimentos

ícone de Depoimentos

Veja alguns depoimentos de quem utilizou a técnica:

  • Caso Maria:

Mulher, 45 anos, promotora de justiça.

O médico que a atendia indicou a hipnose clínica como terapia complementar, devido ao grau elevado de estresse em que vivia, devido a um estado contínuo de ansiedade.

O ambiente e a sobrecarga de trabalho acionaram o gatilho preciso dar conta perfeitamente de tudo e também desencadearam a sensação de perda de controle.

Foram utilizadas técnicas de relaxamento, respiração, liberação e ressignificação de crenças, metáforas entre outras. Após cinco sessões Maria recobrou seu bem-estar, foco e estado de presença e passou a praticar meditação em casa.

  • Caso Sônia:

“A hipnose me mostrou a beleza que existe dentro do nosso inconsciente.

Foi uma descoberta maravilhosa, que despertou em mim habilidades para resolver situações que me causavam muita ansiedade, chegando, muitas vezes, a entrar em estado de pânico.

Hoje me sinto mais tranquila, leve e procurando planejar minhas tarefas diárias para viver um dia de cada vez!”

Benefícios da hipnose para ansiedade

imagem de Benefícios da hipnose para ansiedade

Foto: Tatsiana Niamera – istock

Vale lembrar que o tratamento terapêutico com a hipnose é personalizado e leva em consideração o histórico do cliente, que durante o processo encontra em si confiança, força e ânimo para acessar a sabedoria armazenada em seu inconsciente (superação).

Em geral, os benefícios estimulam a abertura de caminhos para acessar seus recursos internos que os auxiliarão durante todo o processo de autocura, tratando não só os sintomas, mas principalmente as causas, a origem do que está por trás desses sintomas.

Abaixo listo os benefícios que podem ser alcançados pela terapia:

  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Promove o encontro da paz interior;
  • Diminuição e liberação de pensamentos conflituosos de autoexigência;
  • Diminuição e liberação de pensamentos negativos repetitivos;
  • Identificação de crenças limitantes;
  • Ressignificação de crenças limitantes;
  • Identificação e tratamento da causa do medo e do pânico;
  • Mantém a autoestima elevada;
  • Estimula autoconfiança;
  • Leva a estados de foco e concentração;
  • Desperta habilidades para resolução de problemas;
  • Reeduca a mente para viver no presente;
  • Trata problemas de insônia;
  • Diminui a produção excessiva de pensamentos.

Sessão de hipnose para ansiedade: como funciona?

hipnose online para ansiedade

Foto: freepik

Existem diversos tipos de Hipnose, como a: Hipnose Clínica e Hipnose Condicionativa.

Eu trabalho com a Hipnose Ericksoniana, que atua por meio de sugestões.

A primeira sessão é destinada à anamnese, onde faço o levantamento da história de vida do cliente e aplico um exercício de relaxamento do tipo test drive para averiguar qual será a técnica de indução mais adequada ao seu perfil.

Nas sessões posteriores o cliente será levado a um estado de relaxamento profundo (ondas Theta) através da meditação guiada personalizada, onde irá se desligar das percepções externas e vivenciar um olhar interno mais focado e ampliado sobre si mesmo, em suas sensações e sentimentos, mas permanecendo acordado o tempo todo. 

É aí que entra habilidade no uso da linguagem pelo terapeuta em hipnose (ou hipnoterapeuta) que conduzirá todo o processo de internalização do cliente direcionando as sugestões personalizadas de acordo com os objetivos a serem conquistados com o tratamento terapêutico.

Na primeira sessão o cliente já acessa sensação de profundo bem-estar, relaxamento e alívio das tensões internas.

Faz sentido para você?

5/5 - (2 votos)

Minhas sessões são direcionadas a acolher a pessoa em sua caminhada, mediando o processo em se autoconhecer e despertar o potencial da sua alma para viver com mais leveza. Meus atendimentos são online ou presencial. Horários manhã, tarde ou noite.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em São Paulo - SP

Agende uma sessão de Hipnose!

Alivie sua ansiedade: 

Mais terapias de Sandra Silva

  • Thetahealing® Online Depressão, Ansiedade e Burnout

    Online em Videochamada
    R$240,00
    Sandra Silva
    (59)
    Terapeuta
    1084 terapias realizadas
    Play
  • Meditação para Ansiedade, Foco e Concentração

    Online
    R$80,00 Oferta!
    Sandra Silva
    (59)
    Terapeuta
    1084 terapias realizadas
    Play
  • Akasha – Libertação de Medos, Bloqueios e Traumas de Vidas Passadas

    Online
    R$645,00 Oferta!
    Sandra Silva
    (59)
    Terapeuta
    1084 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta