Hipnose para ansiedade: como funciona?
A hipnose para ansiedade funciona como uma ferramenta terapêutica de indução, que sugere a outra pessoa que vivencie experiências senso-perceptivas.
A maioria das sugestões incluem relaxamento, calma e bem-estar para atingir o estado Theta das ondas cerebrais (o pensamento imaginativo/criativo), onde ocorre conexões profundas com nossas emoções, intuições e espiritualidade.
É no estado Theta das ondas cerebrais onde tudo acontece!
É nessa frequência de ondas mentais que a porta da nossa mente inconsciente se abre, permitindo o acesso a recursos que estão ali armazenados e que em estado de vigília não conseguimos acessar por racionalizarmos demais tudo, dificultando esse contato.
Que tal entender melhor?🙂
A mente humana apresenta cinco ondas cerebrais diferentes:
- Alfa;
- Beta;
- Gamma;
- Delta;
- Theta.
O cérebro está sempre em movimento produzindo constantemente ondas em todas as frequências.
- Frequência Ondas Gamma: entre 30 Hz a 70 Hz e está relacionada com tarefas de alto processamento cognitivo, memorização, aprendizagem, por meio dos estímulos sensoriais (visão, tato, audição) ou quando estamos buscando alternativas para resolução de uma situação-problema;
- Frequência de Ondas Beta: entre 13Hz e 30Hz. Esse estado está associado ao nosso dia a dia quando estamos seguindo nossa rotina e também em conexão com nossas emoções como medo, raiva, ansiedade e estado de vigília (alerta);
- Frequência de Ondas Alpha: entre 8 e 13 Hz que atingimos durante a atenção plena ou meditação. Há uma dissociação da mente consciente induzindo ao relaxamento. É um estado mental que facilita a eliminação da dor, comumente atingido nas sessões de Reiki, por exemplo;
- Frequência de Ondas Theta | E estado Theta: entre 4 e 8 Hz, um estado profundo de relaxamento e meditação profunda. É facilitadora de estados hipnóticos oscilando entre o consciente e inconsciente. É aí que ocorrem as novas aprendizagens e transformações internas de atitudes, crenças e comportamentos, abrindo espaço para os processos de autocura, de cocriação e estado de presença.
- Frequência de Ondas Delta: vibra na frequência de 1 a 4 Hz. É um estado de sono profundo.
Podemos relacionar a indução à uma meditação guiada que leva o cliente a um estado de hiperfoco interior (ou atenção plena — mindfulness), onde a consciência deixa de interagir com o mundo externo para interagir com o mundo interno.
A consciência interna amplia e abre espaço para conexão com a mente inconsciente (Jung), permitindo que mudanças e novos aprendizados ocorram.
As visualizações criativas sugestionadas durante o exercício hipnótico têm como objetivo acionar o poder de autotransformação, libertação e ressignificação de crenças ou programações mentais e emocionais que recebemos no transcorrer de nossas experiências, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais e intrapessoais, sejam eles amorosos, familiares ou profissionais.
Ao analisar a maneira como agimos, pensamos e nos comportamos nos relacionamentos é possível o terapeuta identificar as crenças, os bloqueios ou traumas que podem estar atuando sobre nós e nos levando a estados de ansiedade.
Sou Sandra Silva, terapeuta holística Guia da Alma. Boa leitura!
Índice
O que é hipnose para ansiedade?
A Hipnose é uma terapia para ansiedade é uma técnica que pode apoiar pessoas a ressignificarem sua relação com a ansiedade.
Por trás dos sintomas de ansiedade, geralmente há pessoas agitadas, com produção excessiva de pensamentos ansiosos disfuncionais, que necessitam ter o controle ou buscam dar conta de tudo. Comumente apresentam dificuldade em relaxar durante os exercícios de indução.
Diante desse quadro, o terapeuta irá entrar em rapport (conexão) com o cliente, onde, primeiramente, a confiança será estabelecida, pois o profissional prepara um ambiente para que o cliente possa se sentir acolhido, seguro e tranquilo.
Em seguida, aplicará técnicas de indução para acessar a calma interior e relaxar.
Num segundo momento, segue conduzindo a sessão a fim de que o cliente atinja o estado Theta com sugestões positivas, visando o propósito de ressignificações internas que atuarão no inconsciente, sempre com o objetivo da melhora progressiva do quadro de como vencer a ansiedade.
Técnica de Hipnose para ansiedade funciona?
A técnica terapêutica de hipnose requer a habilidade em utilizar a linguagem mais adequada e personalizada para cada necessidade.
A linguagem é um dos recursos praticados com a finalidade de manter a pessoa focada na solução de seu problema. Diria, portanto, que é uma ferramenta de fundamental importância em se tratando da terapêutica por indução.
Além da linguagem, um outro ponto relevante para que o tratamento tenha sucesso é a pessoa ter plena consciência de que a hipnose é uma terapia complementar e faz parte integrante do rol das terapias integrativas (PICS), que não descartam, em hipótese alguma, o tratamento da medicina tradicional.
É de suma importância que a pessoa com ansiedade opte por escolher profissionais que realizem um tratamento multidisciplinar.
Vamos ver algumas pesquisas científicas sobre hipnose para ansiedade?
Hipnose e ciência
Segundo o médico da Unifesp, Osmar Ribeiro Colás, do Departamento de Medicina Comportamental, a hipnose pode ser usada como ferramenta por profissionais como médicos, dentistas e terapeutas.
Para ele, a técnica pode ajudar pacientes que sofrem com distúrbios da ansiedade, depressão, fobias, várias formas de dor, além dos que lutam contra a hipertensão, asma e obesidade (Fonte: globo.com/cienciaesaude/medicina)
A seguir leia um trecho da dissertação sobre a comprovação da eficácia da hipnose pela psicóloga Maria Márcia Soares da Uniarp/SC, que pesquisou por oito meses 12 pacientes com ansiedade e depressão:
“Ao analisar qualitativamente o que os números comprovaram, observou-se no comportamento dos pacientes que os discursos ficaram mais leves, menos agressivos…
Percebeu-se uma visão mais realística da vida, sem vitimização, sem culpa…
Comprovadamente, a vidas dessas pessoas melhorou significativamente.
Os relatos comprovam o bem-estar instalados em suas mentes…
A hipnose se comprova como uma eficaz ferramenta no tratamento coadjuvante para depressão e ansiedade”.
Hipnose: Depoimentos
Veja alguns depoimentos de quem utilizou a técnica:
- Caso Maria:
Mulher, 45 anos, promotora de justiça.
O médico que a atendia indicou a hipnose clínica como terapia complementar, devido ao grau elevado de estresse em que vivia, devido a um estado contínuo de ansiedade.
O ambiente e a sobrecarga de trabalho acionaram o gatilho preciso dar conta perfeitamente de tudo e também desencadearam a sensação de perda de controle.
Foram utilizadas técnicas de relaxamento, respiração, liberação e ressignificação de crenças, metáforas entre outras. Após cinco sessões Maria recobrou seu bem-estar, foco e estado de presença e passou a praticar meditação em casa.
- Caso Sônia:
“A hipnose me mostrou a beleza que existe dentro do nosso inconsciente.
Foi uma descoberta maravilhosa, que despertou em mim habilidades para resolver situações que me causavam muita ansiedade, chegando, muitas vezes, a entrar em estado de pânico.
Hoje me sinto mais tranquila, leve e procurando planejar minhas tarefas diárias para viver um dia de cada vez!”
Benefícios da hipnose para ansiedade
Vale lembrar que o tratamento terapêutico com a hipnose é personalizado e leva em consideração o histórico do cliente, que durante o processo encontra em si confiança, força e ânimo para acessar a sabedoria armazenada em seu inconsciente (superação).
Em geral, os benefícios estimulam a abertura de caminhos para acessar seus recursos internos que os auxiliarão durante todo o processo de autocura, tratando não só os sintomas, mas principalmente as causas, a origem do que está por trás desses sintomas.
Abaixo listo os benefícios que podem ser alcançados pela terapia:
- Alívio do estresse e ansiedade;
- Promove o encontro da paz interior;
- Diminuição e liberação de pensamentos conflituosos de autoexigência;
- Diminuição e liberação de pensamentos negativos repetitivos;
- Identificação de crenças limitantes;
- Ressignificação de crenças limitantes;
- Identificação e tratamento da causa do medo e do pânico;
- Mantém a autoestima elevada;
- Estimula autoconfiança;
- Leva a estados de foco e concentração;
- Desperta habilidades para resolução de problemas;
- Reeduca a mente para viver no presente;
- Trata problemas de insônia;
- Diminui a produção excessiva de pensamentos.
Sessão de hipnose para ansiedade: como funciona?
Existem diversos tipos de Hipnose, como a: Hipnose Clínica e Hipnose Condicionativa.
Eu trabalho com a Hipnose Ericksoniana, que atua por meio de sugestões.
A primeira sessão é destinada à anamnese, onde faço o levantamento da história de vida do cliente e aplico um exercício de relaxamento do tipo test drive para averiguar qual será a técnica de indução mais adequada ao seu perfil.
Nas sessões posteriores o cliente será levado a um estado de relaxamento profundo (ondas Theta) através da meditação guiada personalizada, onde irá se desligar das percepções externas e vivenciar um olhar interno mais focado e ampliado sobre si mesmo, em suas sensações e sentimentos, mas permanecendo acordado o tempo todo.
É aí que entra habilidade no uso da linguagem pelo terapeuta em hipnose (ou hipnoterapeuta) que conduzirá todo o processo de internalização do cliente direcionando as sugestões personalizadas de acordo com os objetivos a serem conquistados com o tratamento terapêutico.
Na primeira sessão o cliente já acessa sensação de profundo bem-estar, relaxamento e alívio das tensões internas.
Faz sentido para você?
Agende uma sessão de Hipnose!
Alivie sua ansiedade: