Como sair de um relacionamento abusivo? Sinais e dicas!

Liberte-se desse mal e retome o controle de sua vida. Você pode superar isso!
como superar um relacionamento abusivo - coracao quebrado
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Ana Costa
5/5 - (2 votos)

Você consegue enxergar os alertas, caso esteja vivendo uma situação assim? O caminho de como sair de um relacionamento abusivo pode ser longo, causar medo, insegurança e só quem está vivendo isso sabe os desafios para enfrentar esse obstáculo.

Mas, no fundo, se você veio até aqui, sabe que a decisão já foi tomada e só precisa de ajuda para vencer o que está passando.

Nunca se falou tanto em “Relacionamentos Abusivos” como nos tempos atuais, visto que episódios de violência física e psicológica se tornaram recorrentes, nas mídias ou fora delas, independente de classe social, econômica ou do tipo de relacionamento, seja amoroso, familiar e em ambientes profissionais.

Nesse artigo vamos entender o que é um Relacionamento Abusivo, quais os sinais de que você pode estar vivendo um, e como se libertar desse mal! Boa leitura!


O que é um Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo

Foto: Liza Summer – Pexels

Em linhas gerais, entendemos que um relacionamento se torna abusivo quando há uma pessoa oprimida e outra opressora e que torna a relação desigual, mediante uma desigualdade de poder entre estas.

Como identificar um Relacionamento Abusivo e Tóxico

Relacionamento Abusivo e Tóxico

Foto: Kat Jayne – Pexels

Podem ser até parecidos, mas se diferenciam da seguinte forma:

  • Relacionamento Abusivo: Quando há agressão não só física, como também psicológica e prejuízos emocionais. É a pura manifestação de poder e controle absoluto sobre a outra pessoa;
  • Relacionamento Tóxico: Neste caso, manifesta-se a nível psicológico, sem agressão física, mas onde predominam xingamentos, humilhações, julgamentos equivocados, ameaças, críticas e toda natureza negativa de acusações.

Sinais de um Relacionamento Abusivo

Sinais de um Relacionamento Abusivo

Foto: Claudia Wolff – Unsplash

Os Relacionamentos Abusivos muitas vezes começam de forma natural.

O abusador, no início, demonstra ser gentil, amável, sedutor e faz todo um jogo para conquistar sua vítima, onde não mede esforços para agradar.

Assim permanece por tempo suficiente para sentir que ganhou ou capturou a vítima, conseguindo controlá-la e manipulá-la.

“Do nada” ele muda seu comportamento ou temperamento, demonstrando frieza, autoridade excessiva com ordens e comandos a sua vítima, tornando-a dependente emocional, submissa, afastando a mesma até de familiares e amigos.

Uma pessoa abusadora tem muitas características Narcisistas, pois são pessoas fortemente ligadas à agressividade e possuem esses itens característicos:

  • Ameaçam e fazem suas vítima sentirem medo;
  • Usam linguagem depreciativa;
  • Negam qualquer tipo de apoio (emocional ou físico);
  • Pressionam a vítima a fazer coisas contra sua própria vontade;
  • Menosprezam e diminuem constantemente sua vítima.

Como sair de um Relacionamento Abusivo? Dicas e Conselhos!

Como sair de um Relacionamento Abusivo

Foto: RODNAE Productions – Pexels

É preciso analisar 0″porquê” de certa forma houve uma sincronicidade para atrair um abusador. Reflita:

Quais as heranças energéticas ou vivências da infância (ou até da ancestralidade) fizeram com que você atraísse energeticamente esse padrão de pessoa?

Quais padrões de comportamentos estão se repetindo nos seus relacionamentos?

Tudo isso pode ser visto ou analisado através de uma Constelação Sistêmica, para um novo olhar sobre a questão e busca de soluções.

Alguns aspectos podem tornar a libertação de uma relação abusiva mais desafiante, como:

  • Se a vítima nutre um sentimento verdadeiro pelo abusador;
  • Se existirem laços que agravam o ciclo vicioso (tais como: dependência financeira, filhos, baixa autoestima, falta de amor próprio, ansiedade, depressão, etc).

Mas saiba que é totalmente possível sair de um relacionamento abusivo!

Veja algumas dicas para encontrar saídas e assim finalizar uma relação abusiva:

1. Você já deu o primeiro passo!

Você já deu o primeiro passo

Se você está lendo esse artigo, saiba que tomar consciência da questão e se determinar a sair dela, já é o primeiro passo.

Entenda que você não deve conformar-se com a situação de sofrimento como se fosse algo ¨normal¨ ou ¨sem saída¨.

 

2. Saiba que você não está só

Você não está só

Busque ajuda terapêutica, grupo de apoio, amigos, familiares. Existe até um telefone para pedir ajuda (Disque 180) e a Lei Maria da Penha.

Você não precisa passar por isso sozinha, nem pode! Apoio e acolhimento são fundamentais e necessários para angariar forças e encontrar soluções práticas para finalizar esse ciclo e recomeçar!

 

3. Não ¨romantize¨ a situação

Não romantize a situação

Muito menos considere normal um comportamento que te maltrata e fere. Seja racional, analise os fatos e encare seus sofrimentos de frente.

Olhe para essa dor e decida que quer se curar! Não há outra maneira de se livrar de um mal sem antes tomar consciência.

 

4. Se proteja

Eleve a sua vibração

Enquanto estiver sob o mesmo teto, procure calar-se. Não responda, não revide, procure a neutralidade e o silêncio com o abusador.

Cuide-se espiritualmente exercitando sua fé. Ore, peça que a luz se faça em sua vida, medite, pratique Ho’oponopono, leia livros e textos motivacionais. Eleve a sua vibração de alguma forma, sem se entregar ao mal.

 

5. Planeje sua vida financeira

Planeje sua vida financeira

Economize, corte gastos, reinvente-se profissionalmente para obter condições econômicas e não ser mais dependente financeira do abusador ou que a renda dele não seja um complemento relevante na sua vida. Desta forma se sentirá mais segura para sair desse relacionamento abusivo.

Empreenda numa atividade extra, faça parcerias. Enfim: tenha como objetivo obter seu bem mais valioso: a liberdade!

 

6. A mudança é necessária

A mudança é necessária

Entenda de uma vez por todas: quem tem que mudar é você! O outro só muda se ele próprio assim decidir.

Se quer novos resultados, faça diferente! Reúna forças, retome a coragem, vá em frente apesar dos medos e inseguranças. Decida que você não merece mais passar por tantos sofrimentos. Você pode superar isso tudo!

 

7. Corte laços

Corte Laços

Após a separação, o ideal é contato “zero” com o abusador. Vida nova!

Dar abertura para conversas, encontros, resolver pendências ou aceitar uma simples conversa, pode acabar de forma trágica ou dar abertura a mais violência.

 

8. Procure ajuda terapêutica

procure ajuda terapêutica

Hoje há infinitas possibilidades de fazer uma sessão. Inclusive online da sua casa, ou num ambiente e horário mais conveniente. E assim procurar apoio emocional para a solução que tanto precisa!

Ainda é possível superar tudo isso e ser feliz novamente! Entenda que o Universo é abundante para todos! Um momento ruim, não é uma sentença de vida, ou um luto eterno. Reavalie-se, Reconstrua-se e Ressignifique-se!

Venha fazer uma Constelação Sistêmica para avaliação deste processo e para ajudar a limpar esses padrões negativos instalados no seu campo energético.

5/5 - (2 votos)