Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-ordens-do-amor-constelacao-familiar-equilibrio
Amor Constelação Familiar

As Ordens do Amor na Constelação Familiar ♡ Equilíbrio

A importância do equilíbrio nas trocas dentro das relações interpessoais.

icon-share
39 compartilhamentos

A Constelação Familiar é uma terapia que tem como base 3 Ordens do Amor. Este artigo é o terceiro de uma série sobre cada uma destas ordens, e como podemos equilibrá-las em nossa vida. Hoje falaremos sobre o Equilíbrio.

Eu sou o Guilherme Barcellos Carlos de Souza, Sangoma Thokoza, terapeuta e formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology.


As Ordens do Amor Equilíbrio entre dar e Receber

ordens do amor - constelação familiar - equilíbrio entre dar e receber representada por mãos formando coração

Você define seus limites? Ou sente que se dá aos outros e não ganha de volta? Você retribui o que recebe ou só quer para si? Compensação.

Tudo o que vai, vem. Tudo o que sobe, desce. Toma lá dá cá. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Olho por olho e dente por dente. O feitiço se volta contra o feiticeiro. Karma e Dharma. Gentileza Gera Gentileza.

Para toda ação há uma reação de igual intensidade e oposta. Essa é uma lei universal apresentada por Isaac Newton sobre o relacionamento entre corpos físicos e também comprovada nas relações entre os seres.

Quando recebo algo, me sinto pressionado a dar algo em troca. Quando dou algo, sinto necessidade de receber algo. Mesmo que apenas um obrigado sincero.

“Nem sempre é possível dar tanto quanto você recebe, mas a verdadeira gratidão de coração e a alegria de receber atuam muitas vezes como um belo mecanismo de compensação para alcançar o equilíbrio entre o dar e o tomar. Às vezes, o dar fica equilibrado pela radiante e genuína alegria e gratidão de quem recebe. Mas dar graças e mostrar o nosso reconhecimento ao outro requer uma grande humildade e abertura.”

Joan Garriga – O amor que nos faz bem

No livro As Ordens do Amor, Bert Hellinger escreveu sobre um exemplo sobre a Ordem do Equilíbrio:

“Numa relação de casal, quando a mulher dá algo ao homem e com isso lhe mostra o seu amor, o homem fica sob pressão até que também lhe dê algo em retorno. Porém, como também a ama, dá-lhe um pouco mais do que recebeu. Agora é ela que fica sob pressão e, como o ama, lhe dá também um pouco mais. Assim, aumenta entre eles o intercâmbio do dar e tomar. Sua felicidade cresce e sua ligação se reforça.”

Bert Hellinger

Casal que cresce junto cria mais amor entre eles. Lindo! E possível!

Relatos sobre a Ordem do Equilíbrio

Uma colega consteladora conta a história de uma cliente sua que ao descobrir o caso de traição de seu marido fez uma surpresa: foi viajar pela Europa com umas amigas com tudo pago pelo cartão de crédito do esposo. Assim, se sentiu compensada.

Quando pisam no meu calo, minha alma também tem o impulso de fazer algo ‘ruim’ a quem me pisou. Ou receber algo bom como compensação.

Na África do Sul, que já visitei 30 vezes, existiu a Comissão de Verdade e Reconciliação. Criada depois do Apartheid para ajudar na transição da sociedade e diminuir os conflitos entre vítimas e perpetradores. Vimos o exemplo da mãe cujo filho levou um tiro e morreu durante um protesto.

Ela apresentou seu caso dizendo que sentia falta do adolescente principalmente quando ele chegava da escola e conversavam na varanda de casa. O guarda que disparou o tiro aceitou a decisão da comissão e passou a visitar a senhora depois de seu turno de trabalho. Ficaram amigos, vítima e algoz! É possível!

Vivendo através das Ordens do Amor

Ordens do Amor na Constelação Familiar: Equilíbrio nas relações amorosas

Quando dilemas como esses relatados acima não são resolvidos em uma geração, eles são carregados para a próxima. Daí surgem repetição de padrões, doenças, dificuldades, entre outros desequilíbrios.

Nossas consciências familiares nos comandam. Sim, além de nossa consciência individual, somos influenciados pela inteligência grupal de nossa família, cultura, sociedade… que muitas vezes nos fazem sentir e agir de maneira diferente do que queremos para restaurar as Ordens do Amor como indivíduo.

Desta forma, uma pessoa pode sentir que está devendo algo a alguém, que não merece ter sucesso porque há uma dívida a pagar.

Este sentimento pode ser de um ancestral e o sistema familiar obriga um membro a reparar o desequilíbrio através de um movimento do espírito.

As Constelações Familiares e Sistêmicas ajudam a aclarar o que é necessário para a cura do sistema.

Falei aqui anteriormente também sobre as outras Ordens e Leis do Amor:

Quem chegou primeiro em um sistema tem prioridades e responsabilidades maiores. Os pais dão e os filhos tomam.

Esta atitude promove o fluxo do amor e sucesso em todas áreas da vida, pois respeita as Ordens da Hierarquia e Equilíbrio. Nós, filhos, aceitamos tudo o que nossos pais puderam nos dar e tudo o que não puderam dar!

Concordamos com eles, do jeito que foram, do jeito que são. Assim, nos fortalecemos e vivemos relacionamentos equilibrados porque deixamos os nossos companheiros livres de precisar nos dar o que nossos pais não puderam.

Tomar os pais completamente também nos permite dar aos nossos filhos ou projetos de vida. É preciso respeitar
esta ordem, os pais são grandes e nós somos pequenos perante eles.

A Lei do Equilíbrio nas Relações

Em todos os outros relacionamentos, quando recebo algo de alguém ou o tomo para mim, por mais belo que seja, tenho um sentimento de desprazer.

Minha alma deseja equilibrar a relação através de uma compensação. Este é o movimento natural da alma, retribuir as gentilezas, presentes e carinhos.

Posso escolher compensar conscientemente para manter o equilíbrio, dar um pouco a mais para aumentar o vínculo ou não retornar nada e diminuir a ligação.

Em Português dizemos ‘obrigado’, significando que nos sentimos na obrigação de retornar o favor, presente ou gentileza.

Naturalmente seguimos esta lei sem refletir sobre ela quando estamos em harmonia com o que recebemos de nossos pais.

Por exemplo: alguém que não tomou seus pais totalmente pode ter muita dificuldade em agradecer humildemente e em retribuir.

Ou então, quem não aceita que seu pai e sua mãe foram perfeitos do jeito que foram, vive como vítima e exige que todos no mundo lhe deem o que os pais não deram. Essa pessoa não consegue ter relações harmonizadas.

Ela não retribui o que recebe porque inconscientemente age como se todos lhe devessem algo e o que recebe é apenas parte do que ela tem direito. São as princesas e príncipes eternamente insatisfeitos com seus ‘súditos’, que “não fazem nada direito”.

Algumas pessoas que vivem este papel de ‘nobreza insatisfeita’ até conseguem se casar e continuar casadas, especialmente com os “salvadores” – pessoas que desde criança assumiram resgatar os outros (provavelmente porque tiveram de cuidar do seu pai ou sua mãe desde cedo). Ou outros, como os que não entendem a diferença entre egoísmo e amor próprio.

Uma sessão de Constelação Familiar pode te auxiliar a encontrar o ponto de equilíbrio para sua vida e relações serem mais harmônicas.

Equilibre suas relações!

Sou Guilherme Barcellos. Terapeuta e Formador em Constelação Familiar Xamânica. Agende sua sessão de Constelação comigo!

Equilíbrio x Egoísmo

O egoísmo vem da falta de amor próprio, é a reclamação de que há um vazio dentro da pessoa. É uma substituição do sentir-se eu, de sentir-se pessoa, de sentir satisfação de existir.

Quando eu me amo, não preciso de outros me mostrarem que eu sou amado. Isso acontece naturalmente, pois quando me amo sou gentil e amoroso comigo e com os outros e eles refletem de volta a minha própria atitude.

O universo é apenas um espelho do que sou por dentro. Assim, quando me amo eu me protejo e mostro os meus limites e fronteiras para que os outros possam estar em boas relações comigo.

Em paz seguimos quando somos amorosos conosco, pois somos mais claros com relação ao que necessitamos, o que e quanto podemos dar e qual grau de intimidade permitimos aos outros.

O equilíbrio da mãe Terra

ordens-do-amor-Ordens do Amor na Constelação Familiar: Equilíbrio Mãe Terra

O equilíbrio é fundamental para as relações e para a vida. Nossa atmosfera tem 20,95% de oxigênio há bilhões de anos! A vida se mantem equilibrada no planeta Terra porque todos e tudo aqui nesta Gaya se harmonizam para manter essa porcentagem.

Trocamos, damos e tomamos energia uns dos outros constantemente. As 23.000 respirações por dia dos humanos não poderiam acontecer sem esta união de todas as criaturas e os 4 elementos: água, terra, ar e fogo em nosso planeta.

Todos trabalham juntos para manter a fina linha de atmosfera azul que circunda, protege e nutre nossa casa estrela. Todos incluídos, como fala a Ordem da Inclusão na Constelação Familiar. Igual a nossa casa Terra, nosso sistema familiar também exige equilíbrio.

A Constelação Familiar Xamânica

O Xamanismo Sistêmico promove e difunde conhecimentos ancestrais dos povos nativos, principalmente, mas não só, da África e América. Estes ensinos validam os descobrimentos que Bert Hellinger fez com as constelações familiares junto ao povo Zulu.

Compartilham com o psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, que ensina que devemos nos encontrar e nos amar.

Essa atitude faz parte da filosofia abrangente e englobante que agora começa a surgir como grupo de pesquisadores e praticantes de Xamanismo Coletivo em Brasília e em Florianópolis.

Faço parte desde grupo e auxilio pessoas ao redor do mundo equilibrarem suas relações através da Constelação Familiar Xamânica.

Conheça a Constelação Familiar Xamânica!

Sou Guilherme Barcellos. Terapeuta e Formador em Constelação Familiar Xamânica. Agende sua sessão de Constelação comigo!

Agende Constelação Familiar Online ou Presencial na sua cidade!

Terapeutas Guia da Alma te esperam nos seguintes locais:

As Ordens do Amor na Constelação Familiar ♡ Equilíbrio
5 (100%) 2 votos

Guilherme Barcellos Carlos de Souza

Mestre em Spiritual Psychology (USM), Constelador Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia®). Parceiro do Caminhantes do Amor. Une as constelações familiares a rituais, jornadas, plantas professoras e outras práticas xamânicas nativas. Treina psicoterapeutas em Constelação Xamânica na África do Sul, Brasil e México.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!