As Ordens do Amor na Constelação Familiar ♡ Hierarquia

Saiba como funciona esta Ordem cronológica, nas famílias e empresas.
guia-da-alma-ordens-do-amor-hierarquia-ordem-cronologica-ancestralidade

A Constelação Familiar é uma terapia que tem como base 3 Ordens do Amor. Este artigo é o segundo de uma série sobre cada uma destas ordens, e como podemos equilibrá-las em nossa vida. Hoje falaremos sobre a Hierarquia.

Eu sou o Guilherme Barcellos Carlos de Souza, Sangoma Thokoza, terapeuta e formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology.


As Ordens do Amor Hierarquia

Os povos tradicionais são bem conscientes da hierarquia dentro de sua comunidade de uma forma que a maioria das sociedades e famílias modernas esqueceram.

A Ordem da Hierarquia, ajuda a fornecer saúde e resiliência a todos os seus membros e ao grupo como um todo.

Os animais gregários (que vivem em grupo) também têm clara a posição de cada membro. Bert Hellinger, pai das Constelações Familiares, observou esta ordem da seguinte maneira:

Aquele que entrou em primeiro lugar em um grupo, tem precedência sobre aquele que chegou mais tarde. Isso se aplica às famílias e também às organizações.

Bert Hellinger

A Lei do Amor da Hierarquia (também chamada de Ordem Natural, Ordem Cronológica ou Ordem de Origem), significa que:

  • Cada membro do sistema tem lugar próprio na ordem natural do sistema familiar;
  • Quem chegou primeiro tem prioridades;
  • Os mais novos honram a memória dos mais antigos;
  • Os mais antigos dão exemplo e apoiam os mais novos quando estes precisam.
guia-da-alma-ordens-do-amor-hierarquia-ordem-cronologica-ancestralidade

Praticar a Ordem da Hierarquia, é honrar nossa ancestralidade! – Ilustração: Autumn Sky

Se as ordens da Hierarquia, Inclusão (leia o post sobre esta Ordem) e Equilíbrio de Trocas estão presentes, o amor flui facilmente através do sistema para o benefício de todos.

Veja a live especial que fizemos falando sobre cada uma das 3 Leis do Amor!

A Ordem nos sistemas familiares

Há uma hierarquia na família em termos de ordem de chegada. Mas, cuidado! Estas ‘regras’ não devem ser forçadas em nenhum sistema, pois não são universais. Várias famílias vivem em linda harmonia, apesar de terem dinâmicas internas diferentes destas regras gerais.

Mesmo assim, vale lembrar quais são, segundo Bert Hellinger: o homem é o primeiro a chegar, portanto lidera; mas trabalha a serviço da mulher, que serve a todos; os mais velhos chegaram primeiro, portanto têm mais direitos e responsabilidades; os pais dão e as crianças recebem (quando adultas darão o que receberam dos pais aos seus próprios filhos ou à vida); os pais são grandes e os filhos são pequenos. No final da vida, os pais recebem o apoio, carinho e atenção dos filhos se necessitarem.

Por exemplo: Sua mãe e pai são grandes em comparação a você, e sempre será assim. E você é pequeno em comparação a eles, sempre. Isso não pode ser alterado. Muitas vezes, as pessoas violam essa lei quando tentam salvar a mãe, o pai ou ambos.

Se uma mãe está doente ou está sofrendo com circunstâncias difíceis, a criança, seguindo o amor cego, está pronta para fazer qualquer coisa pela mãe; até ficar enferma e morrer para ajudá-la, para salvá-la.

As crianças inconscientemente pensam que sofrer no lugar da mãe pode de alguma forma apoiá-la. Isso atrapalha, faz muito mal para a criança e cria uma carga extra para a mãe.

Desmistificando a Hierarquia

Muitas pessoas sentem confusão quando ouvem a palavra “hierarquia”, mas o sentido dela na Constelação Familiar é diferente do que estamos habituados na sociedade.

A Lei da Hierarquia é principalmente cronológica. Em um sistema empresarial, por exemplo, se entrar um novo diretor, ele deve respeitar e honrar o faxineiro que já está há anos trabalhando nesta empresa.

Hierarquia aqui não tem relação com cargos melhores, obediência ou repetição de erros. As Ordens do Amor querem que as relações humanas evoluam.

Cada pessoa tem um lugar único dentro de um sistema familiar e/ou empresarial. E a ordem da Hierarquia nos ensina a encontrar nosso lugar e ter respeito, honra, gratidão e compreensão por aqueles que vieram antes e depois de nós.

Como funciona a Constelação Familiar?

O propósito desta psicoterapia holística é restaurar as 3 Ordens do Amor, permitindo assim, que elas fluam mais facilmente e o cliente encontre mais harmonia na família ou empresa.

É uma ocorrência muito comum que os parentes ou colegas sintam os efeitos de uma Constelação, mesmo que não tenham conhecimento que um membro da família ou empresa esteja fazendo esse processo. Por esse motivo, as pessoas não precisam reunir o grupo inteiro para realizar uma dinâmica de Constelação.

As mudanças em você proporcionam uma transformação que pode ser sentida pelas outras pessoas envolvidas.

Qualquer movimento da sua alma, altera a energia do sistema e você poderá observar mudanças na relação com os outros.

O processo permite que o indivíduo encontre um lugar melhor, resultando em mais resiliência, harmonia e saúde.

A mudança interna é o mais importante. Ela vai ocasionar a mudança externa, nos relacionamentos do presente e na visão de estar mais de acordo com a vida como foi e como é.

As Constelações Familiares cada vez mais estão entregues e sendo dirigidas por uma Força Maior.

De uma psicoterapia facilitada pelo constelador, evoluem para um serviço à vida cujo movimento se origina em uma força além do sistema familiar e cultural. Este movimento está sendo chamado de Novas Constelações ou Constelações Quânticas.

Vamos equilibrar seu sistema familiar e empresarial através das Ordens do Amor?

Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology, Praticante de Xamanismo Africano e Americano, Hipnose ≈ Generative Trance, Modelo Satir, Radiestesia Quântica, Cinesiologia Aplicada à Homeopatia, Florais e Fitoterapia.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC Presencial em Brasília - DF

Agende uma sessão de Constelação Familiar!


Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!