Constelação com Cavalos: como funciona?

Descubra através de uma incrível história!
menina em constelação com cavalos

Você sabia que a Constelação Familiar Sistêmica, além de poder ser vivenciada com pessoas, bonecos e objetos, também pode ser feita com cavalos? E é linda!

Neste artigo vou contar para vocês como funciona a Constelação com Cavalos através de uma sessão que conduzi, e de que maneira ela pode te ajudar!

Sou Guilherme Barcellos, terapeuta holístico, mestre em psicologia espiritual, constelador familiar xamânico e instrutor de Constelação no Brasil, África do Sul e México.


 

Constelação com Cavalos: um relato

família em constelação familiar com cavalos

Fotos ilustrativas de Unsplash, para preservar a privacidade da família

Dia lindo de domingo no campo, chegamos com grande expectativa à Chácara Santa Cruz, na ilha de Florianópolis.

Somos alegremente recebidos pelos cães festeiros, comportados e bem treinados por Leandro, dono do lugar e treinador e amante de animais.

Chumbinho, seu apelido desde criança, se conecta melhor com os cavalos a quem dedica sua vida. Ensinando aos seus clientes humanos como lidar com os equinos de forma respeitosa e gentil. Com a doma racional, que inclui ensinos sobre o relacionamento entre cavalo, homem, natureza e Deus.

A família veio para definir algo grande: divórcio ou continuação do relacionamento. Estão em um momento decisivo, é a ultima tentativa de acertar os pontos e seguir em frente juntos como um casal.

A filhinha é o centro deste drama familiar. Como ela reagirá? Quanto sofrerá com a separação? Poderemos evitar o que parece já decidido pela esposa há 3 anos – pouco depois do nascimento do fruto do amor desta parceria de 23 anos? Rachel nasceu e algo mudou.

Desde então a mãe está “empurrando a relação com a barriga”. Eles já fizeram uma Constelação Familiar para encontrar uma solução, mas ela continua em sua decisão. Será que os cavalos podem ajudar?

 

O Cavalo como representante na Constelação Familiar

cavalo como animal de poder

Vamos pedir licença e ajuda das belas éguas que estão no pasto, deixando-as livres para escolherem se querem participar de nosso movimento. Os equinos são muito sensíveis e têm um dom especial de sentir o que vai dentro do coração das pessoas. Mais até do que as próprias pessoas!

Nós vivemos em uma sociedade que valoriza o intelecto, a mente, o córtex pré-frontal, a parte do cérebro que se desenvolveu por ultimo em nossa evolução como humanidade e também a última a se formar quando ainda estamos no útero.

Esquecemos que a mente, mente. Aprendemos a nos desconectar de nossos instintos e emoções para viver nesta era patriarcal (mental) onde a mulher (sentimento) e a criança (instinto) são menosprezadas.

Cavalos não têm o filtro da mente mentirosa e por isso conhecem a intenção e as vontades dos humanos. Eles estão em simbiose conosco há milênios, servindo-nos com sua enorme força, agilidade e resistência.

A história mostra, e o psiquiatra/maestro Cláudio Naranjo relembrou, que foi a partir da doma dos cavalos que a humanidade deixou de ser matricial e se fez patriarcal.

Desde o momento em que alguns homens roubaram os cavalos de outros para conquistarem mais poder. Aqueles que melhor roubaram se tornaram imperadores e reis, os ‘nobres’. O poder dos cavalos corrompido pela mente de alguns homens.

Como somos predadores e eles são presas, precisam nos ler bem e profundamente.

Estudos científicos constataram que os cavalos reconhecem e se lembram não só da linguagem corporal como das expressões faciais dos humanos. Vivem melhor em tropas e desenvolveram a capacidade de sentir a consciência grupal.

Em uma Constelação Sistêmica com Cavalos, essa sensibilidade leva à leitura profunda do sistema familiar, da psique do cliente ou de sua empresa e tem um efeito esclarecedor sobre elas.

 

Reequilibrando as relações sistêmicas familiares

cavalos em constelação sistêmica

Continuando nossa história… Esperamos que seja revelada uma solução para esta família. Andamos em direção ao curral de treinamento onde se dará a Constelação Familiar com Cavalos. Somos acompanhados por 8 éguas.

Papai, mamãe, filhinha, os consteladores, cavalariço e alguns observadores. Paramos do lado de fora do círculo por um momento e algumas delas decidem interagir com alguns de nós.

Notamos o quanto uma égua se interessa pela menininha que com ternura e alegria se deixa cheirar por aquela enorme criatura e a acaricia.

Os cavalos são representantes de uma Constelação porque de alguma forma estão disponíveis, mas não têm intenção. Eles não querem que a pessoa fique bem, não querem julgar se essa pessoa está fazendo besteiras em sua vida ou não. Eles simplesmente refletem a dinâmica oculta.

constelação familiar com cavalos em florianópolis

Constelação com Cavalos que conduzi em Ajusco, no México.

Às vezes representam alguém ou uma faceta da personalidade de alguém. Seus movimentos indicam as soluções para os problemas que os clientes trazem.

Estão ao serviço e conectados no campo de cura que Bert Hellinger chama de Força Maior.

Quando entramos no cercado apenas 2 éguas nos acompanham, elas escolheram participar por si mesmas.

Decidimos observar o que acontece quando nos colocamos mentalmente na situação de separação e depois na escolha de continuar juntos como um casal. As respostas são muito claras!

Primeiramente uma das éguas não participa. Entretanto, Vaidosa (o nome da égua) vem até a criança, como já havia se achegado antes, com delicadeza e carinho. Todos nos sentimos muito bem, menos o marido. Está seguindo o padrão familiar e cultural de julgar o divórcio como um fracasso e não quer perder?

Fica desconfortável porque a separação parece harmoniosa ao vermos e sentirmos harmonia no comportamento de Vaidosa e da própria filha.

Ele ainda se mostra travado e lembramos que a conexão estabelecida entre os 3 não pode ser desfeita, nem com a morte. Pai e mãe vão sempre estar presentes na filha.

Com este entendimento, parece que o pai deixa sua convicção para trás e muda algo dentro de si. Sentimos uma liberação, uma soltura, que é demonstrada e comprovada pelas fezes liberadas pela égua bem na frente dele.

Em seguida a égua, que já havia feito carinhos com o focinho na filha e esposa, também ‘acaricia’ o homem.

Apontamos essa mudança e, como não há perguntas, alternamos para a outra hipótese: ficarem juntos.

 

Os cavalos não mentem!

mulher em constelação com cavalos

Tomamos outro local dentro do círculo e nos colocamos mentalmente no campo da ideia de continuarem casados. Daí não há mais dúvidas! Vaidosa vai até a cerca e fica parada ali sem fazer nada – como se estivesse presa.

A outra égua, Chance Golden, come a bosta da primeira. Isto é um distúrbio, e Leandro nos assegura que cavalos não fazem isso normalmente. Golden Chance nunca havia comido cocô antes.

Ela come e reclama: sopra longamente pelas narinas, bufa com a boca e sacode a cabeça vigorosamente. Parece que diz: como porque estou a serviço do campo, não quero, mas como para demonstrar o que é quando eles moram juntos.

Sem perguntas, saímos do círculo. Decisão tomada, não há como negar a realidade exposta por nossas amigas: separar é harmônico, permanecer casados é uma “m”!

Sincronicamente, uma das observadoras comenta que o assunto dela era o mesmo e a resposta lhe serviu perfeitamente para confirmar o que sua mãe lhe havia dito: separe-se!

Todos os que participam como representantes ou observadores também têm ressonância com o tema da Constelação. Nunca se participa de uma Constelação “por acaso”!

Os movimentos dos cavalos na Constelação refletem o que está oculto, o sentimento, a emoção, a vontade, as relações dentro do sistema dos clientes e auxiliam nas tomadas de decisão e nas mudanças de padrões de pensamento e comportamento que levam à solução.

O processo da Constelação Familiar trabalha em vários níveis simultaneamente, funciona em um nível profundo, como a hipnoterapia.

Segundo Hellinger, a energia com a qual estamos lidando aqui é principalmente a energia da alma através da física quântica.

 

As 3 abordagens da Constelação com Cavalos

abordagens da constelação com cavalos - conceito de relação cavalo-humano

As Constelações com Cavalos incluem as seguintes abordagens:

  1. Comportamental – os facilitadores observam o comportamento do cliente e do animal em sua interação, revelando pontos fortes e também aspectos obscuros a serem trabalhados.
  2. Intrapsíquico – aqui o cavalo atua como um espelho para a pessoa que olha para ele, e o próprio participante tem grandes ideias.
  3. Sistêmica – geralmente o cavalo desempenha o papel de algo ou alguém da família ou do sistema de negócios do participante, trazendo à tona a dinâmica oculta e levando a uma solução ou cura. O cavalo lê diferenças humanas entre o que é dito e o que sentimos, pensamos e fazemos.

 

Constelação Familiar: como pode me ajudar?

menina e cavalos em conexão da constelação familiar

A Constelação Familiar reequilibra os sistemas e relações entre pessoas de acordo com 3 Ordens do Amor: inclusão, hierarquia e equilíbrio de trocas.

Os temas que podem ser constelados – com ou sem cavalos – são diversos, entre eles estão:

  • Conflitos de casal;
  • Problemas com crianças e nas relações familiares em geral;
  • Depressão, tristeza e melancolia, com ou sem causa aparente;
  • Perdas e duelos – Supere eventos trágicos;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Traumas da infância;
  • Orientação em momentos cruciais da nossa vida;
  • Doenças;
  • Em situações de adoção e infertilidade;
  • Auto estudo para alcançar sucesso econômico, profissional ou pessoal;
  • Orientação empresarial a seus projetos.

 

Incrível este trabalho, não é mesmo? Agora que você já conhece mais como funciona, participe da minha Constelação com Cavalos em Florianópolis ou agende comigo uma Consulta online de Constelação Familiar Xamânica!

Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology, Praticante de Xamanismo Africano e Americano, Hipnose ≈ Generative Trance, Modelo Satir, Radiestesia Quântica, Cinesiologia Aplicada à Homeopatia, Florais e Fitoterapia.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC Presencial em Brasília - DF

Agende uma sessão de Constelação Familiar!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!