Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Neste início de século, a humanidade está deixando para trás, a ideia romântica da “outra metade da laranja”.

A nova atitude reconhece que alguém que pode cuidar de si mesmo tem maiores condições de estabelecer parcerias e relacionamentos equilibrados e benéficos para ambos. Dois inteiros multiplicam melhor os prazeres e dividem melhor as dificuldades/oportunidades de crescimento.

Vais procurar um beija-flor? Ou vais cuidar do teu jardim para ele se achegar? Nosso jardim interno precisa de cuidado e carinho. Nossas flores são nossos pensamentos, palavras e ações. Cuide de si primeiro, em todas esferas.

Principalmente a conexão entre corpo e alma. Daí vem toda harmonia e vontade de seguir adiante, crescendo sempre. Mas há algo no caminho: a mente, mente!

Somos humanos e, assim como os golfinhos, baleias e macacos, somos animais com três cérebros: instintivo, emotivo e cognitivo. Este último é uma evolução, uma dádiva e um teste da Força Maior. O raciocínio nos trouxe progresso, tecnologia, conforto, vida mais longa, etc., mas também trouxe um obstáculo a ser ultrapassado para nos encontrarmos. Aprendemos a ser lógicos, racionar e abafar nossos instintos e emoções.

A família transmite essa ideia há séculos: que a razão predomine. Ora, para ser um como Eu Sou, é preciso que nenhum dos três cérebros domine os outros dois, é preciso que os 3 sigam a alma. Como? Conhece-te a ti mesmo é o comando principal do Templo de Delfos.

“Nossos pensamentos, nossa vontade e nossos atos determinam o que podemos ser (…) Todos somos chispas viventes da Divindade. Aquele que se submerge no profundo de seu Ser não apenas conhece sua identidade com o Espírito Cósmico, mas também saboreia a doçura do gozo infinito”.

Paramahansa Hariharananda, Kriya Yoga

 

Conhecer-se e amar-se

Há várias maneiras de nos conhecermos, basta atender ao chamado que mais toca o coração. Nossa época é de abertura de visões e compartilhamento de aprendizados. As sabedorias ocultas de escolas iniciáticas estão sendo compartilhadas em livros, filmes, peças de teatro, danças, rituais, blogs, mídias sociais, workshops, retiros e salas de aula.

Em ’96 (!) apresentei-me na Conferência Internacional de Psicologia Transpessoal, cujo tema foi Tecnologias do Sagrado. Como encontrar o Sagrado Deus Interior? Conhece a ti mesmo! 75 gravações daquele evento continuam disponíveis na WEB, sem falar nos rituais e oficinas que não foram gravados. Este é só um exemplo.

É muito conhecimento, muitas décadas de investigação, muitas horas em meditação que são compartilhadas. De lá pra cá tenho visto o movimento de autoconhecimento se expandir cada vez mais. Vamos acordando e despertando outros no caminho do Verdadeiro Eu. Cada dia mais gente acorda, e não volta a dormir, como disse Rumi.

Na realidade somos todos laranjeiras carregadas de laranjas boas, lembrou nosso Mestre Irineu. Basta reconhecer-nos inteiramente. Temos ajudas, é só decidir qual tecnologia vamos usar.

As flores que perfumam e agradam aos olhos são finas dádivas quando traduzidas em chás, florais, incensos e oferendas. Os tambores sagrados levam a consciência aos multiversos para a conquista de sonhos ou resgate de partes da alma. A Fenomenologia, Arteterapia e Gestalt liberam emoções e sentimentos profundos suprimidos pela mente, tornando-os passíveis de investigação. As Meditações Ativas e Tântricas do Osho restituem o equilíbrio dos corpos com a força do movimento. As Plantas de Poder abrem os chakras para a experiência da centelha divina em cada um. As Danças Sagradas e Buscas de Visão ensinam a transcender o corpo e a mente na solitude do encontro com o poder da natureza.

A confiança em professores que caminharam antes traz confiança de seguir adiante com quem somos em harmonia com os quatro elementos essenciais: terra, água, fogo e ar e todas as nossas relações.

Cada ser possui a liberdade de seguir para onde quiser. O livre arbítrio é a chave e modus operandi do Universo. Por isso aprendemos e ensinamos a frase: respeito você e o seu destino.

“Respeitar significa, antes de tudo, reconhecer. Respeitar uma pessoa é reconhecer que ela existe, que é como é, e que é certa da maneira como é. Isso pressupõe que eu me respeite da mesma forma – que eu reconheça que existo, que sou como sou e que, tal como sou, também sou certo.”

Bert Hellinger, Constelação Familiar.

Sem pressão, cresce e muda quem quiser.

Aliás, com um pouco de pressão sim. A vida pressiona o ego a se transformar. Seja por uma doença, acidente, traição, depressão, demissão… as crises são o chamado da alma para que acordemos. Estar vivo requer atenção e cuidado, muitos são os que morrem ainda em vida. O ponto de crescimento deve estar sempre ativo, assim o amor vive. O amor flui e deve fluir para poder existir, se não, não é amor.

Só alguém que se ama pode amar outra pessoa. Essa é a completude: amar! Essa é a cura de todos os males: amar! Aceitar tudo o que somos, do jeito que foi, do jeito que é. Isso é amor próprio.

Você se ama completamente? Então vem caminhar com a gente.

Guilherme Barcellos Carlos de Souza

Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology, Praticante de Xamanismo Africano e Americano, Radiestesia Quântica e Cinesiologia Aplicada à Homeopatia, Florais e Fitoterapia.

4
0

Guilherme Barcellos é esposo e parceiro de Iana Barcellos no fb / Caminhantes do Amor – Sexualidade Espiritualizada e Xamanismo Sistêmico, Constelador Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia®), Mestre em Psicologia Espiritual (Univ. of Santa Monica) e Bacharel em Teatro. Também treinado em Radiestesia Quântica (alinhamento de c...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!