Terapia do Renascimento: como funciona uma sessão?
O uso dos elementos da natureza (Terra, Água, Fogo e AR), além da mudança da vibração dos pensamentos é a essência da Terapia do Renascimento.
Um(a) terapeuta capacitado em Renascimento, de alta qualidade, pode indicar o uso correto dos elementos, a mudança dos padrões de pensamentos com o uso de afirmações, mas, o mais importante no processo são as sessões de alta qualidade.
Para um bom entendimento e para desmistificação da Terapia do Renascimento, vou detalhar aqui o processo completo do que acontece durante uma sessão de Renascimento. Boa leitura!
Índice
Sessão de Renascimento de Alta Qualidade
Costumo dizer que a Sessão de Renascimento se inicia no momento que a agenda é feita.
Não é incomum a pessoa começar a sentir algumas sensações, fazer limpezas e ter insights, principalmente na véspera de iniciar a sessão. A energia age em nós de forma misteriosa e perfeita.
Sempre se estipula um horário pra iniciar a sessão, mas dependendo do processo de cada um, uma sessão pode levar muito mais que a duração padrão de duas horas.
Já tive casos de pessoas que ficaram mais de cinco horas em estado expandido, trabalhando questões variadas de sua vida, mas a grande maioria faz todo o processo no tempo padrão.
A Terapia do Renascimento nos convida para uma respiração consciente. É a arte de ensinar a respirar Energia, nos tornarmos conscientes de quem somos.
São inúmeros os Benefícios do Rebirthing (Renascimento) para corpo, mente, emoções. Dentre eles: superação de situações traumáticas, alívio da ansiedade, aumento da consciência sobre si.
Muitas pessoas costumam dizer que sentem que nasceram de novo, para uma nova vida!
O começo da sessão de Renascimento
Antes de iniciar a sessão de fato, faz-se uma anamnese, colhendo alguns dados na primeira vez, avaliando o estado e acontecimentos desde a última sessão.
Na verdade, nenhuma informação seria necessária para conduzir uma sessão, mas, é muito importante que o terapeuta tenha algumas ferramentas para auxiliar os dramas mais fortes (caso venham a ocorrer), além da importância para o acompanhamento da evolução na terapia.
Após uma conversa que em média dura meia hora, com o ambiente devidamente seguro e organizado, o cliente deita-se num colchonete e busca a melhor acomodação para um relaxamento perfeito, então, inicia-se a primeira fase da sessão!
As 6 fases da sessão de Terapia do Renascimento
A Terapia do Renascimento ocorre em 6 etapas principais. Vamos conhecer cada uma delas!
Fase 1 – Carga de Energia
É feita a conexão energética entre terapeuta e cliente e, com a devida permissão para o trabalho, a pessoa inicia a respiração circular até que todo o corpo esteja energizado.
O tempo varia para cada pessoa e cabe ao terapeuta avaliar da necessidade de alterar o padrão respiratório, mudar a posição do cliente, intensificar ou amenizar a respiração, até que toda a carga seja feita.
Nesta fase é comum que o cliente tenha sensações físicas, como vibração ou dormência no corpo.
Uma das principais barreiras que se enfrenta é o controle mental, pois a mente tenta de várias formas intervir no processo, criando sensações e medos para que haja uma interrupção e ela volte ao controle.
Porém, há vários truques que podem ser usados para que a mente fique relaxada ou ocupada para não intervir no processo, que normalmente funcionam bem e a grande maioria das pessoas alcança o êxito.
Fase 2 – Barreira de Urgência
Após o corpo estar com energia suficiente, a mente chega a um dilema que chamamos de “Barreira de Urgência”, onde a pessoa precisa definir se vai adiante ou desiste da experiência.
Esta fase requer uma entrega muito forte ao propósito que se busca porque se não atravessada, só restarão sensações físicas e a experiência pode não ser tão proveitosa.
Quando se atravessa esta barreira (e a maioria das pessoas consegue), toda a experiência passa a ter um sentido especial, acessando o que precisa liberar, recuperando energia, transcendendo as barreiras, não importando onde as memórias estejam
Sempre digo que a pessoa vai trabalhar numa sessão o que ela mais precisa e o que ela dá conta naquele dia, e em cada sessão as experiências são normalmente muito diferentes.
E se a pessoa não passar esta barreira, o que acontece? Nada, normalmente o corpo estará fazendo liberações, apenas sem as memórias e sem as experiências de conexão com a sua essência.
Fase 3 – Trabalhar as Memórias
Desde a nossa concepção nós temos memórias de tudo, então, a cura e liberação estão justamente em acessar e transcender as memórias que nos causam sofrimentos ou dores.
Nesta fase, a pessoa pode reviver suas memórias, compreender o que elas causam e transcendê-las, utilizando apenas a energia que carregou pela respiração.
A terapia chama-se Renascimento justamente porque podemos refazer nossa caminhada pela nossa história, liberando os nossos dramas, em qualquer tempo.
E a maioria deles está na primeira fase da vida, concepção, gestação, nascimento e primeiras horas de vida, motivos mais que importantes para concepções planejadas e conscientes.
Mas, como há uma história de vida, dramas podem ocorrer em qualquer tempo e o processo é sempre o mesmo: reviver e transcender.
É incrível o alívio que a pessoa sente quando refaz uma memória e libera a energia que esta consumia, permitindo-se também, curar-se dos males que ela causava.
A terapia agora em moda, chamada “salto quântico” não é nada mais que isso: recuperar a energia que nossa história consome de nós.
Tenho acompanhado pessoas acessarem e liberarem coisas incríveis, recuperarem sua alegria, disposição, criatividade e amor pela vida, todos os dias.
Fase 4 – Êxtase divino (bônus)
Não é necessariamente uma fase separada, por isso chamo de “bônus”, pois nem todos a tem.
Porém, é muito comum que, após trabalharem dramas, as pessoas acessem um estado que chamados de “estado de bem-aventurança”, onde elas conectam-se com a mais pura energia do Universo, que pode ser traduzido em êxtase divino.
Neste estado, muitas vezes elas fazem viagens lúcidas por lugares lindos, tempos remotos, sentindo-se em plenitude e presença.
Há muitos relatos de pessoas que dizem ter encontrado seu Deus, ou sua Deusa ou mesmo outros seres da sua vida, mas o mais comum é que luzes e belezas indescritíveis inundem a percepção, num tempo que não há tempo, num mundo que não há formas, apenas beleza. São experiências incríveis de percepção da sua própria grandeza.
Fase 5 – Relaxamento
Após trabalhar o que for preciso – que não necessariamente é sofrimento, pois há pessoas que só tem experiências de alegria e prazer -, a pessoa entra numa fase de relaxamento profundo.
Após, ela vai retomando o controle do seu próprio corpo, mas de uma maneira absolutamente relaxada.
Uma sessão de alta qualidade, só termina quando o cliente está relaxado e sem nenhuma sensação física.
As dores ou incômodos, que eventualmente tivessem aparecido durante a sessão desapareçam completamente nesta fase, trazendo uma sensação de leveza, de libertação, de inteireza ao ser.
Muitos relatam que jamais haviam experimentado um estado tão prazeroso de paz e tranquilidade. As urgências do dia-a-dia desaparecem completamente neste estado.
Fase 6 – Integração
Nesta fase do Renascimento, há um compartilhamento das experiências, esclarecimentos das dúvidas e associações da vivência. O terapeuta faz suas anotações, refina a prática para as próximas sessões, mas principalmente: se faz presente para ouvir o cliente, fazer o acolhimento amoroso e fazer a desconexão energética entre eles.
Todos os dias experimento relatos incríveis, das coisas mais diversas, como acesso a registros de outras vidas, ou de momentos da vida atual da pessoa, além das experiências de conexão com o todo.
Costumo dizer que não há sessão perdida, porque mesmo que o cliente não acesse memórias, nem faça viagens, ao intensificar a energia em seu corpo, automaticamente o corpo está se limpando e sempre haverá benefícios significativos e perceptíveis.
Há algumas pessoas que dizem ter medo ou estarem ansiosas demais para ter a experiência, mas o que percebo cada vez mais é que ao iniciar-se o processo, a própria energia faz o papel de acalmar e deixar a pessoa segura para que a experiência aconteça. Raramente há casos de desistências da sessão, após o inicio.
O principal papel do terapeuta do Renascimento é estar presente e conectado com tudo o que estiver acontecendo com seu cliente, dando segurança e confiança para que tudo transcorra normalmente.
Há diferentes abordagens durante o processo. Eu particularmente gosto de interagir com o cliente, usando músicas relaxantes, fazendo toques sutis nos centros de energia (chakras), conforme a intuição determinar.
A intuição é a ferramenta mais poderosa do terapeuta, para auxiliar no processo do cliente, já que não há nenhum tipo de indução e nem sempre consegue-se perceber o que está se passando no universo do cliente.