Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

Discorrer sobre os benefícios do Rebirthing, a terapia do Renascimento, é assunto que tem feito parte da minha rotina na tentativa de disseminar e reforçar o poder que uma respiração consciente tem sobre nossa saúde.

Os benefícios do Rebirthing são diversos e seus impactos são percebidos logo na primeira sessão.

Desta forma, selecionei alguns para este artigo chamando a atenção para o Renascimento como terapia complementar para o trato de questões emocionais e da saúde mental. Mais precisamente os transtornos da ansiedade, um mal que atingia mais de 18 milhões de brasileiros segundo dados da OMS do ano de 2017.

Faço também uma breve explanação sobre o que vem a ser Renascimento, bem como um panorama geral de como é feita a prática.

Além de algumas bases teóricas e duas pesquisas, me baseei em minhas experiências próprias e na prática diária no exercício da profissão de terapeuta renascedor.

Espero contribuir com alguns esclarecimentos que auxiliem sua tomada de decisão na procura de ajuda para dar uma nova direção à sua vida rumo à leveza e plenitude.

Sou Moisés Pangoni (Moksh), terapeuta renascedor em São Paulo (Aclimação). Quero te acompanhar em um caminho de coragem e alegria para a vida. Boa leitura!


O que é Terapia do Renascimento (Rebirthing)?


Renascimento é o nome dado a uma prática respiratória experienciada por Leonard Orr a partir de suas próprias experiências em meados das décadas de 1960 e 1970.

Concomitantemente havia uma equipe igualmente trabalhando o Renascimento como terapia no continente Europeu, mais precisamente na Alemanha e liderada pelo Dr. Rudiger Dahlke.

A base do Rebirthing é a respiração como condutora da prática. Uma forma consciente de respirar que tem sido chamada de Respiração Circular, Repiração Conectada, ou Respiração Associada na qual não há pausa entre a inalação e a expiração.

A procura pelo Renascimento ocorre entre outros motivos, principalmente para resolução de traumas, redução da ansiedade, estabilização de emoções e trabalhar o sistema de crenças, que por vezes são barreiras ao nosso desenvolvimento.

Quero enfatizar que o Renascimento é uma terapia complementar, portanto, em momento algum um tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico prescrito deve ser ignorado.

Como terapia, o Renascimento é apoiado nos quatro pilares abaixo listados e que a longo do texto se tornarão bastante claros:

  • A técnica respiratória;
  • Relaxamento profundo;
  • Consciência;
  • Integração.

A Terapia do Renascimento é um trabalho de interiorização que nos leva às profundezas da mente inconsciente onde estão os registros responsáveis por mais de 90% de nossas reações e atitudes.

O caminho inverso também é verdadeiro, ou seja, dados alojados em nosso inconsciente emergem para a mente consciente.

Não é raro nos depararmos com nossas sombras – conteúdos reprimidos e rejeitados deixados no inconsciente. É exatamente neste ponto em que se inicia um processo de trabalhar o nosso desenvolvimento.

Em outras palavras, uma vez conscientes de algum episódio, acontecimento ou algo que antes, inconscientemente, nos limitava, podemos trabalhar para lidar melhor e transformar o que era um problema em um fato que não mais interferirá em nossa qualidade de vida e relações.

Por que é chamada de “Terapia do Renascimento”?

Embora seja comum acessar ou parecer reviver momentos passados de nossas vidas, inclusive o momento de nosso nascimento, o Renascimento não é uma terapia de regressão.

Costumo dizer, baseado na Metateoria Integral (Ken Wilber) que são momentos percebidos como memórias da Alma e da Consciência – assunto para um próximo artigo relacionado ao meu Programa Vida Integral.

Renascer pode ter vários significados!

Desde o original de Leonard Orr (quando acessou o momento de seu nascimento numa de suas experiências), até morrer para uma vida velha e desgastada para renascer um novo ser lapidado, mais desenvolvido.

Também é sentir-me tão vitalizado ao ponto de dizer que parece que acabei de nascer!

Quais os benefícios do Rebirthing?

Mulher em respiração consciente sentindo os benefícios do Rebirthing

Qualquer que seja a experiência numa ou num conjunto de sessões, sempre há um ganho. Este é o quinto pilar do Renascimento, o qual propositalmente deixei para discutir nesta seção.

Vamos conhecer alguns dos benefícios do Rebirthing: a Terapia do Renascimento!

1. Nutrição do organismo

O primeiro dos benefícios do Rebirthing, em termos de saúde física, é a nutrição de nosso organismo devido à abundância de oxigênio captada através da respiração.

Segundo a visão da medicina natural, isso estimula os processos metabólicos e, portanto, cria condições para o organismo sanar velhos âmbitos problemáticos (cura).

2. Equilíbrio energético

Passando do corpo físico para o energético, juntamente com o oxigênio inalado, trazemos para nosso corpo a energia (Chi) vital.

De acordo com a milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC), somos alimentados energeticamente por meio de três vias: herança ancestral, alimentação e respiração.

A MTC argumenta que nascemos com uma carga de energia armazenada e ao longo da vida essa energia vai diminuindo.

Com a alimentação adequada (saudável) e com exercícios respiratórios a perda de energia via herança passa a ser consideravelmente reduzida.

Já ouviu alguém dizer que após uma sessão de Renascimento sentiu-se como um recém-nascido tamanha a carga energética adquirida?

3. Saúde mental: alívio da ansiedade

Seguindo para o campo da mente, trago a questão dos transtornos da ansiedade.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relatório publicado em 2017, 9,3% da população brasileira (equivalente a 18,6 milhões de pessoas) enfrentam transtornos da ansiedade classificados em: transtorno da ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno da ansiedade social e síndrome do pensamento acelerado.

Na cidade de São Paulo (onde atendo), o problema é ainda maior. Uma pesquisa de 2012 do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq USP) aponta para o percentual de 19,9% dos paulistanos que sofrem de algum transtorno da ansiedade por diversas causas, porém apontando para a vida em megacidades e principalmente os efeitos da era informacional.

O Renascimento como terapia complementar pode ajudar na diminuição desses percentuais de ansiedade.

Como a prática de Rebirthing requer um estado de relaxamento profundo, aos poucos vamos acalmando nossa mente e permitindo que nossa consciência esteja com maior frequência no momento presente, não tão adiante em pré-ocupações. Esse é grande ganho que levamos para nosso cotidiano.

Ao sentirmo-nos calmos e relaxados, enviamos informações para o cérebro (córtex pré-frontal e amígdala) que está tudo bem.

Com a prática do relaxamento se tornando um hábito, o cérebro também vai aprendendo, porque vejam como funcionamos: ao invés de criar novas soluções, é mais fácil, requer menos esforço e menos gasto energético, buscar pelo que já é sabido e acostumado (zona de acomodação), tais como reações rápidas como resposta a situações de perigo, ameaça, medo, desconforto.

4. Equilíbrio emocional

A Terapia do Renascimento também pode modificar nossos padrões comportamentais decorrentes das emoções.

Quando nos deparamos com situações não muito agradáveis reagimos impulsivamente a partir de nossos sistemas de defesa, por vezes de maneira agressiva e nos sentimos tristes, fracassados, culpados, estressados envolvendo diretamente nossas emoções.

Digo repetidamente em sessões que não há emoções negativas. Emoções são emoções e procuro não adjetivá-las afirmando que negativa é a forma como lidamos com elas. Somos seres humanos passíveis de todas as emoções e sentimentos.

No entanto, podemos nos lapidar. Se, ao invés de reprimir nossas emoções, aprendermos a olhar para elas sem recusa, deixar aflorar, extravasar, mas também sem apego, não prolongando-as, logo, evitamos torná-las em patologias como mágoas, rancor etc, que mais tarde se precipitarão para o corpo físico em forma de sintomas.

Respirar ajuda? Digo que sim! Ao me deparar com uma emoção em que me sinto fortemente incentivado à reagir (ex: raiva), olho para ela, respiro conscientemente deixando meu cérebro sem poder reagir no ímpeto. Devagar recorro à razão acalmada e elaboro uma ação inteligente de maneira a construir e/ou fortalecer meu equilíbrio emocional.

5. Expansão da consciência

Como disse, há inúmeros benefícios do Rebirthing, os quais não entrarei em detalhes. Porém listo alguns, os quais pretendo detalhar em breve por aqui:

  • Resolução e renegociação de traumas;
  • Revisão do sistema de crenças e limitações;
  • Aumento da percepção e consciência de um modo geral;
  • Acesso a estados incomuns de consciência.

Também posso esclarecer mais benefícios da Terapia do Renascimento pessoalmente em São Paulo – SP! Entre em contato comigo!

Vem transformar sua vida!

Sou Moisés Pangoni (Moksh), terapeuta renascedor em São Paulo, bairro Aclimação.
Agende sua sessão de Renascimento comigo!

Como sentir os benefícios do Rebirthing durante e após a sessão?

Benefícios do Rebirthing: mulher em relaxamento sem ansiedade

Os relatos que recebo são os mais variados. Porém, tem sido comum as pessoas terminarem as sessões de Renascimento em um estado de relaxamento profundo e bem-estar.

Outros relatam que tiveram uma restauradora noite de sono, seguida de uma disposição inigualável na manhã seguinte.

O que é sentido durante a prática é bem subjetivo, varia de acordo com cada caso a ser tratado e de como a pessoa se entrega à experiência. Segundo minhas experiências pessoais e casos atendidos, as experiências variam de:

  • Sensações corporais;
  • Percepção aguçada;
  • Sensação de reviver um determinado episódio da vida;
  • Encontros consigo mesmo (sombras) para resolução de traumas e medos;
  • Acesso a estados incomuns de consciência com experiências de pico.

Às vezes, é necessário o término da integração (2 a 3 dias ou mais) para encaixar as peças, fazer ligações entre as sensações, visões, emoções e pensamentos ocorridos que podem não fazer qualquer sentido durante e imediatamente após a prática. Integrar aqui significa transcender e incluir.

Outros apontam para total clareza e enxergam a experiência como respostas às questões problemáticas logo após a sessão, mais um dos vários benefícios do Rebirthing! 🙂

Como funciona uma sessão de Renascimento?

Mulher em sessão de Renascimento sentindo os Benefícios do Rebirthing

Foto: Escola de Renascimento

O Rebirthing pode ser feito em sessões individuais, e em grupo, sempre presenciais.

Detalharei abaixo como funciona a sessão de Rebirthing nas duas modalidades para que você possa escolher a de sua preferência!

Atendimento individual de Renascimento – Rebirthing

Benefícios do Rebirthing - Atendimento individual - São Paulo

Registro do local de atendimento de Renascimento em meu espaço em São Paulo – Aclimação

Ao fazer um agendamento, envio às pessoas um link para o preenchimento da ficha de anamnese que é um tanto extensa e com questões que, por vezes, é necessário recorrer a um parente para respondê-la. Tudo para que a sessão possa ser conduzida de maneira personalizada e eficaz.

Ao chegar para a primeira sessão, o terapeuta vai comentá-la com o interagente, compreender os motivos  da busca pelo Renascimento e então propor um  plano terapêutico.

As sessões tem duração de duas horas divididas em 30 minutos para conversa, 50 minutos de Respiração Conectada e de 20 a 30 minutos para integração (assimilação da experiência).

Todo o processo ocorre com o interagente deitado confortavelmente sobre um futón (colchão) sob a condução do terapeuta e músicas devidamente selecionadas para a sessão.

O terapeuta permanece o tempo todo em condução e apoio energético e pode fazer eventuais intervenções conforme sua intuição ou necessidade do interagente.

A atenção do interagente, inicialmente, deverá ser total ao processo de respiração profunda e consciente de como inspira e como expira. O terapeuta se encarrega de lembrá-lo várias vezes.

As fases da Terapia do Renascimento – Rebirthing

Normalmente, os interagentes reconhecem facilmente duas fases, a de respiração conectada e a de integração. Porém, nós terapeutas renascedores conduzimos uma sessão considerando seis fases a saber:

  1. Chegada;
  2. Levar ao momento;
  3. Verdadeiro processo respiratório;
  4. Bloqueios;
  5. Ruptura;
  6. Final.

No decorrer do tratamento, estas fases serão comentadas nas avaliações de progresso e feedback.

Em geral são realizadas 10 sessões com intervalo de 5 a 10 dias, no entanto, tanto o interagente como o terapeuta avaliam o progresso a cada sessão, podendo reduzir ou aumentar a quantidade de sessões de acordo com o alcance dos objetivos.

Um desses objetivos é aguçar a percepção dos padrões de energia. É comum o interagente relatar sensações físicas, por vezes até estados causais, porém não ter percebido o estado sutil que envolve emoções, pensamentos e a própria energia ali presente.

Terapia do Renascimento em grupo

Meu espaço para Renascimento em grupo em São Paulo - Aclimação

Registro de Renascimento em grupo no meu espaço em São Paulo – Aclimação

A prática de Renascimento em grupo é realizada da mesma maneira que a individualizada, porém a conversa com o terapeuta se dá em horário diferente do destinado ao grupo.

Não é necessário expor suas questões para os demais participantes. Nem no início, tampouco no final, salvo em casos de necessidade em compartilhar e tirar dúvidas.

O diferencial nas sessões em grupo é o potencial energético aumentado para os participantes que se entregam plenamente ao processo respiratório.

Não há pré-requisitos ou necessidade de ter participado de sessões individuais. Sempre que há novos participantes o terapeuta faz uma introdução com todas as explicações necessárias para a realização da prática.

Como se preparar para o Rebirthing?

Tanto para sessões individuais, quanto para as sessões em grupo, costumo deixar algumas recomendações:

  • Deixar as expectativas em casa;
  • Não ingerir grandes quantidades de líquidos e alimentos antes da sessão;
  • Durante a sessão, tentar não perseguir uma intenção para que não ocorra o foco seletivo, pois se outro processo estiver acontecendo, o foco naquela intenção perseguida ofuscará toda a graça e bençãos ali disponíveis.

Onde realizar a Terapia do Renascimento

Terapia do Renascimento - São Paulo - Aclimação

Meu espaço para Renascimento em grupo em São Paulo – Aclimação

Procure sempre por profissionais certificados, que atendam em locais seguros, onde você se sinta à vontade para aproveitar sua sessão de Rebirthing.

Atendo diariamente em São Paulo em meu centro terapêutico, o Ganapati ÔM Terapias e Práticas Integrativas, localizado no bairro da Aclimação, próximo às estações Paraíso e Vergueiro do Metrô.

As sessões individuais podem ser realizadas de segunda-feira a sábado sob agendamento prévio e as sessões em grupo acontecem quinzenalmente às quintas-feiras, às 19:30, sendo necessário confirmar a presença.

Faça seu agendamento de Terapia do Renascimento em São Paulo – SP comigo, individual e em grupo!

Vem transformar sua vida!

Sou Moisés Pangoni (Moksh), terapeuta renascedor em São Paulo, bairro Aclimação.
Agende sua sessão de Renascimento comigo!

Encontre Sessão de Renascimento na sua cidade!

Agende com Terapeutas Guia da Alma em:

Benefícios do Rebirthing: a Terapia do Renascimento!
5 (100%) 4 votos

Moisés Pangoni (Moksh)

Nascido em São Caetano do Sul - SP, vive em São Paulo. Bacharel em Administração com especialização em Gestão de Organizações da Sociedade Cilvil. Pós-Graduando em Naturopatia. Trabalhou direta e indiretamente com pessoas e grupos organizados em associações para levar suas questões culturais e sociais à luz da sociedade e governos em busca da defesa dos seus direitos. Num determinado momento da vida despertou o interesse em tornar-se um instrumento facilitador/canalizador para que as pessoas, elas próprias, pudessem curar suas patologias, angústias, traumas, aflições e anseios, caminhando junto a elas no seu caminho de desenvolvimento e retorno à essência. Assim, seu intuito é levar coragem às pessoas que passaram por situações traumáticas, situações de abuso contínuo e que ainda convivem com antigas feridas, para livrarem-se do medo, culpa e dor e viverem de bem com a vida livres de crenças antigas e limitadoras. Certificado como Praticante de Barras de Access Consciousness®, Reiki Tradicional nível I Sistema Usui, Terapeuta Renascedor, Terapia Vibracional Tameana e facilitador de cursos e workshops da Metateoria Integral de Ken Wilber. Comprometido com a evolução integral da consciência com impactos na percepção corporal, das emoções e sentimentos, de clareza mental e despertar espiritual. Trabalha com Renascimento, Terapia Vibracional Tameana, Terapêutica Tântrica para o reconhecimento e aceitação da Sexualidade, Barras de Access®, Meditação e Mentoria para o desenvolvimento de um conjunto de práticas para uma Vida Integral. Todos os atendimentos são realizados no Ganapati ÔM Terapias e Práticas Integrativas, um espaço adequado, sério, porém cheio de alegria e boas vibrações. Para agendamentos e mais esclarecimentos ligue para 11 99257 2037.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!