Como se tornar Terapeuta Reikiano? Manual completo!

Saiba mais sobre os cursos, valores, formalização e dicas extras.
imposição de mãos: como ser um terapeuta reikiano
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Luiz Andre Zampieri
4.8/5 - (6 votos)

Este artigo é para você que tomou a decisão de ser terapeuta e espalhar a energia Reiki para todas as pessoas que se disponibilizarem a receber este Amor. Aqui você vai encontrar tudo que precisa para se tornar um Terapeuta Reikiano: quais os cursos, valores e dicas extras.

Eu Sou Luiz Andre Zampieri, Terapeuta, Mestre e Professor de Reiki nos sistemas Usui & Tibetano, Seichim Sekhem Reiki, Karuna, TeraMai Reiki & Seichem, Shamballa Multidimensional Healing, Sacerdote Mestre da Chama Violeta & Cruz de Malta de Saint Germain e Sacerdote Mestre da Ordem de Melchizedek. Boa leitura!


 

O que é ser Reikiano: significado e missão

como se tornar terapeuta reikiano

Antes de começar o artigo, vamos lembrar que Reiki é uma técnica de cura energética e está totalmente livre de vínculos filosóficos, religiosos e dogmáticos, portanto, disponível para qualquer pessoa.

Existem sugestões de missão e/ou significados para este caminho que você escolheu, mas não se engane, não existe qualquer tipo de atribuição obrigatória que defina o que é ser um Reikiano ou Reikiana.

O que posso dizer como fato para você é, quando for sintonizado no Reiki, estará para sempre conectado com a energia de Amor e Luz do Universo, sendo capaz de transmitir esta energia perfeita para tudo e todos que se abrirem para ela. 

Sei que você veio atrás de um significado ou missão neste tópico, mas as minhas palavras para você são essas: não se limite ao que o ser humano cria, o Reiki está muito além disso.

 

A profissão de Terapeuta Reiki no Brasil e no mundo

aplicação de reiki

O Reiki está ganhando cada vez mais estudos e espaço, inclusive em hospitais e escolas.

Vamos ver um pouco mais sobre a profissão de reikiano e a terapia Reiki no Brasil e no mundo!

 

Reiki na OMS

reiki no SUS

Fonte: BC Notícias

Existem diversos materiais que afirmam que a OMS reconhece o Reiki como terapia, mas na verdade o reconhecimento da OMS dado em 1962 com a criação da “The Open International University For Complementary Medicines”, envolve diversos segmentos tradicionais das medicinas não convencionais baseados nos conceitos de Ki, Prana, etc., mas nunca fala especificamente do Reiki.

Em um artigo, a Associação Portuguesa de Reiki, cita um e-mail da própria OMS, afirmando as seguintes palavras: “A OMS não está na posição de reconhecer nenhuma terapia. A decisão só pode ser feita pela entidade nacional.”

Fonte: associacaoportuguesadereiki.com/esclarecimento-da-oms-sobre-o-reiki

E no Brasil o Reiki é oferecido no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), podendo ser aplicado em conjunto com outras terapias integrativas (medicina chinesa, musicoterapia, acupuntura, cromoterapia, massagem, floral, etc.), para complementar tratamentos médicos convencionais, sem contraindicação.

 

Reiki no SUS – Sistema Único de Saúde – do Brasil

Profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e tratamento alternativa já faz parte da tabela do SUS.

Fonte: Globoplay: “Profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e tratamento alternativa já faz parte da tabela do SUS”

O Reiki é oferecido no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Pode ser aplicado em conjunto com outras terapias integrativas (medicina chinesa, musicoterapia, acupuntura, cromoterapia, massagem, floral, etc.), para complementar tratamentos médicos convencionais, sem contraindicação. Mas nunca substituindo qualquer tratamento médico!

 

Reiki nas escolas

Prática do Projeto “Crescer com Reiki” - Associação Portuguesa de Reiki - Terapeuta Reikiano

Prática do Projeto “Crescer com Reiki” – Associação Portuguesa de Reiki

O Reiki pode ser um grande aliado na busca pela promoção de um ambiente escolar mais saudável, e escolas que trabalham com educação integral já tem incluído essa prática em seu currículo.

A técnica ajuda os alunos a relaxar e lidar melhor com as pressões do dia a dia, acalmando-os e melhorando a convivência.

Os benefícios são muitos: auxílio na gestão das emoções, no foco e concentração em sala de aula, e na memorização.

Além disso, o Reiki contribui com a saúde física, reduzindo dores, melhorando a imunidade, e assim ajudando a reduzir as ausências nas aulas e a evasão escolar. 

Existem também alunos que vivenciam em casa e/ou em seu contexto social episódios de violência e traumas físicos, psíquicos e emocionais, que geram stress, ansiedade e atrapalham o aprendizado.

Nesse caso, os benefícios do Reiki podem auxiliar os estudantes e professores a lidar com essas situações e melhorar a repercussão dessas circunstâncias no ambiente escolar.

Esses benefícios podem ser ampliados ainda mais quando a técnica é aplicada em conjunto com outros métodos, como confecção de mandalas, yoga, musicoterapia e meditação.

A TV Futura veiculou uma reportagem sobre o Projeto Reiki nas Escolas, que acontece na cidade de Salvador, mostrando na prática como tudo isso acontece, e que pode ser vista no meu canal no YouTube:

Quando comecei a pesquisar sobre Reiki nas escolas, também tive acesso a muito conteúdo sobre a Associação Portuguesa de Reiki, que se movimenta em prol de espalhar o Reiki pelo mundo. Existem vários projetos em escolas de Portugual, em parceria com esta associação, como o “Crescer com Reiki”, que acontece na escola João de Meira, em Guimarães, e que foi apresentado na matéria “CRESCER COM REIKI – REIKI NAS ESCOLAS, ENTREVISTA A TERESA BARROS”.

Prática do Projeto “Crescer com Reiki” - Associação Portuguesa de Reiki - Terapeuta Reikiano

Prática do Projeto “Crescer com Reiki” – Associação Portuguesa de Reiki

Teresa Barros, terapeuta Reikiana que participa do projeto, afirma que um grande desafio da aplicação da técnica nas escolas costuma estar nos adultos que fazem parte daquele ambiente, e nos preconceitos e crenças que carregam, pois em geral a aceitação das crianças é muito boa, sendo que elas costumam se identificar de uma forma muito simples e genuína com a energia Reiki.

Cura Solidária 2019 - Reiki Master Marisilda

Cura Solidária – Guia da Alma e Instituto D’Oxum

  • O Guia da Alma, que também realizou o projeto Cura Solidária com aplicação de Terapias Holísticas na Escola, dentre elas o Reiki, confirma que o engajamento dos jovens e resultados incríveis na saúde e bem-estar dos alunos!

 

Reiki em Hospitais

Hospital Central da Aeronáutica Inaugura Ambulatório de Reiki - terapeuta reikiano

Fonte: Fab.mil.br, matéria: Hospital Central da Aeronáutica Inaugura Ambulatório de Reiki

Como o Reiki é uma técnica complementar e sem contraindicação, pode e é oferecido em hospitais, como forma de auxiliar no tratamento convencional dos pacientes, trazendo tranquilidade, alívio de tensões, da depressão, ansiedade, dores, sintomas como náuseas, fadiga, insônia, promovendo sensação de bem estar físico e emocional, e melhora da saúde de forma integral.

Aqui no Brasil a técnica é utilizada em vários hospitais da rede pública e privada. No Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, é oferecido como coadjuvante no tratamento de diversas patologias, pela área de Cuidados Integrativos.

O Centro Infantil Boldrini, hospital para crianças, situado em Campinas, desde 2002 adota o Reiki como Terapia Complementar, dentro do Programa de Cuidados Paliativos e do Programa de Controle da Dor, para promover relaxamento, alívio da dor e stress dos pacientes.

Em 2004, a partir dos benefícios alcançados, o acesso ao projeto foi ampliado a todos os pacientes oncohematológicos que queiram receber a terapia.

O Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, possui uma equipe formada por 9 voluntários que atuam no setor de Onco-Hematologia, aplicando Reiki em pacientes e também nos funcionários.

No Ceará, o Reiki é oferecido desde 2009 de forma complementar aos tratamentos tradicionais, em um hospital público de Fortaleza.  A aplicação nesse contexto pode ser vista na prática em uma reportagem da TV Brasil, que está disponível no meu canal no YouTube:

Segundo Ricardo Monezi, psicobiólogo e pesquisador entrevistado, a vantagem de inserir o Reiki em hospitais é a facilidade de aplicação e de disseminação da técnica, além de não gerar efeitos colaterais.

 

Pesquisas sobre o Reiki

Existem alguns artigos e pesquisas que falam sobre os benefícios do Reiki.

A Revista Galileu, por exemplo, disponibilizou em seu site uma matéria falando sobre os efeitos positivos da técnica na redução de tumores em camundongos.

O experimento mostrou que “os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas” nos ratinhos que receberam Reiki em comparação com aqueles que não receberam, em um estudo de Ricardo Monezi. Nome da matéria: “Acupuntura e reiki agora têm explicação científica”

Além deste artigo, já podem ser encontradas teses de mestrado que estudam os efeitos da aplicação do Reiki em diversos contextos, como a do Mestre Ricardo Rodrigues Garé, com o título: “Efeitos do Reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hamsters e do tumor ascítico de Ehrlich induzido em camundongos”.

Neste estudo, é apresentado um experimento com ratos portadores de um tumor na pata, divididos em 3 classificações: grupo controle não recebeu tratamento:

  • Grupo Reiki A recebeu aplicação diária por 10 minutos, à uma distância de 30 cm;
  • Grupo Reiki B foi manipulado e recebeu aplicação de uma técnica diferente de Reiki.

Os camundongos que receberam Reiki apresentaram diminuição no tumor e aqueles pertencentes ao grupo Reiki A ainda viveram mais do que os outros. A tese completa está disponível no site da USP: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10133/tde-12012009-094100/pt-br.php *Lembrando que a técnica não substitui tratamento médico!

A UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo, conduz uma pesquisa prática com o acompanhamento de voluntários, que demonstra como o Reiki pode ajudar a reduzir o stress e aliviar a tensão, através de medições que indicam esse relaxamento fisiologicamente. O vídeo que mostra a reportagem sobre o estudo pode ser consultado em meu canal no YouTube:

O Instituto Ahau também disponibiliza no link a seguir diversos exemplos de estudos e pesquisas que vem sendo conduzidos por equipes médicas ao redor do mundo, sobre a eficácia do uso do Reiki em casos de respostas positivas de tratamentos, se comparados com pacientes que não receberam a técnica. Fonte: https://ahau.org/reiki-pesquisas-cientificas-revelam/

 

Terapeuta Reikiano pode ser MEI?

Terapeuta Reikiano pode ser MEI

No Brasil o Reiki é reconhecido pelo Ministério do Trabalho como profissão, sendo enquadrado como atividade de prática integrativa e complementar em saúde humana, sob o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.

Você pode consultar o código através do site: http://www.cnae.ibge.gov.br 

Entretanto, a profissão de Terapeuta Reikiano não se adequa ao regime do MEI, pois seu código não está contemplado dentre as atividades permitidas na categoria, conforme o site do Portal do Empreendedor. Neste caso você pode formalizar-se como ME (micro empreendedor) ou continuar como autônomo.

Caso você seja Mestre(a) Professor(a) em Reiki, consulte seu contador para confirmar se é possível utilizar o código “PROFESSOR(A) PARTICULAR INDEPENDENTE 8599-6/99”, pois talvez este seja adequado para o MEI (entretanto servirá apenas para as aulas / cursos, não para as terapias).

 

Como se tornar Reikiano?

A forma mais tradicional de se tornar um Reikiano é encontrar um Mestre / Mestra em Reiki e receber o conhecimento e a sabedoria da pessoa juntamente com a sintonização (Iniciação).

Não basta estudar, ler, encontrar conteúdos na internet, pois as “chaves de poder” (símbolos) do Reiki só podem ser ativados por pessoas sintonizadas, que receberam a sabedoria energética (não apenas mental) do símbolo, e isso só acontece no processo de iniciação.

Mas por que essa é considerada “a forma mais tradicional”?

Algumas pessoas estão mais conectadas com os planos espirituais e abertas à sintonizações em outros planos, literalmente fora de seus corpos. Então é possível encontrar pessoas que já receberam a iniciação em Reiki pelo seu guia espiritual, mentor, etc.

Por conta do ceticismo da nossa sociedade, essas pessoas geralmente buscam um Mestre / Mestra neste plano (na fisicalidade) para oficializar a iniciação com um certificado, um papel que diz que a pessoa é o que ela já era.

Conheço pessoas que receberam sintonizações assim e sabiam como era o processo de iniciação que eu fazia sem eu ter dito, ou seja, receberam esta informação em outro plano.

 

Reiki Usui e outros tipos de Reiki

Além do sistema Usui, existem muitas outras linhagens ou vertantes do Reiki, como descrevo nesse vídeo do meu canal do Youtube.

No Egito por exemplo, o sistema de cura equivalente ao Reiki chama-se Seichim, nas ilhas Hawaianas com os xamãs, chama-se Kahuna, para os índios norte americanos, chama-se Ma’heo’ho.

Escrevi um outro artigo onde descrevo de maneira completa esses tipos de Reiki:

 

Cursos de Reiki e níveis

O redescobridor do Reiki Mikao Usui. Fonte: Guardioesnatureza

Vou contar mais para vocês sobre os níveis do Sistema de Reiki Usui e Tibetano que eu ofereço, e que são um ótimo caminho para iniciar:

 

Curso de Reiki nível 1 – O Despertar

autoaplicação de reiki

No Nível 1 de Reiki você recebe uma conexão direta com o Universo, abrindo as infinitas possibilidades para seu despertar de consciência, iniciando processos para liberação de crenças limitantes e auto equilíbrio.

Você receberá um símbolo de poder que lhe permitirá atuar no seu próprio corpo físico e no de outras pessoas, desde que seja presencialmente.

 

Curso de Reiki nível 2 – A Transformação

Fonte: Michelle Baker

No Nível 2 de Reiki são rompidas as barreiras do tempo espaço, possibilitando enviar Reiki à distância e para o passado e futuro, facilitando a transmutação de traumas, crenças, limitações programadas e trazendo energia para projetos e desejos

Você receberá mais dois símbolos que lhe permitirão atuar também nos corpos emocional e mental.

 

Curso de Reiki nível 3 – Mestre de Si ou Reiki Nível 3 A – A Realização

No Nível 3 de Reiki os resquícios de impurezas acumuladas em seus corpos serão diluídos, trazendo uma elevação de seu estado vibracional, proporcionando mais consciência do todo e da sua participação nos processos de co-criação da realidade.

Você se torna Mestre de Si, e a auto responsabilidade para consigo mesmo, seus pensamentos, sentimentos, ações, torna-se ainda mais importante. Você receberá mais dois símbolos que lhe permitirão atuar também no corpo espiritual e poderá enviar Reiki para multidões, cidades, países e planeta.

 

Curso de Reiki nível 4 – Mestre Professor ou Reiki Nível 3 B ou Reiki Mestrado

No Nível 4 de Reiki você se torna Mestre(a) Professor(a), recebendo a per-missão de sintonizar outras pessoas neste caminho de luz, levando a possibilidade de conexão com o todo para quem sentir O Chamado.

Você receberá mais dois símbolos que serão utilizados no Processo de Iniciação de seus alunos.

 

Reiki: cursos e dicas extras

Agora vamos conferir algumas das principais dúvidas que as pessoas que pretendem se tornar Terapeutas Reikianas perguntam!

 

Curso de Reiki online e à distância funciona?

Curso de Reiki online

Você vai encontrar pessoas que vão dizer que sim e outras que dirão ser uma “blasfêmia” que o Reiki não pode ser ensinado à distância (algo absurdo).

Antes de dar a minha posição, vou te fazer uma pergunta: Você acredita que é possível receber aplicações ou enviar Reiki à distância?

Sua resposta à pergunta acima responderá sua pergunta sobre se é possível ou não fazer iniciações à distância. No meu ponto de vista o envio de Reiki à distância e a iniciação à distância partem da mesma premissa, portanto, sim, é possível.

Vou além, recebi minha iniciação à distância no Nível 2 de Reiki, e foi a mais intensa de todas. Acredito que isso aconteceu justamente porque tanto quem estava me iniciando quanto eu, havia uma grande conexão e a intenção de realizar a melhor e mais perfeita sintonização.

Esta união de intenções gera o que chamamos de co-criação, quando nós estamos criando uma realidade com nossas divinas presenças. Por este mesmo motivo acredito que muitas vezes uma aplicação de Reiki à distância pode ser mais intensa do que uma presencial.

Lembrem-se, Reiki é Energia. A necessidade de toque físico é uma ilusão de nossas mentes ainda em processo de despertar.

 

Curso de Reiki – Preço

Curso de Reiki. Fonte: mnreikicenter

Existe uma variedade infinita de preços para cada curso de Reiki, isso porque não há qualquer tipo de padrão determinado por Mikao Usui, redescobridor da técnica. Cada Mestre / Mestra define o valor do curso baseado no seu custo fixo, seja do local onde atua, seja da vida pessoal que leva.

Algumas escolas tentam “empurrar” um padrão de preço nos alunos, como por exemplo, no livro “Reiki Universal”, vocês encontrarão uma tabela de preços de cursos da seguinte forma:

  • Nível 1 – Mínimo de $150 e máximo de $300 (Dólares)
  • Nível 2 – Mínimo de $300 e máximo de $500 (Dólares)
  • Nível 3 – Mínimo de $500 e máximo de $1.100 (Dólares)
  • Nível 4 (ou 3B em algumas linhagens) – Mínimo de $5000 e máximo de $14.000 (Dólares)

Para alguns, assim como eu, esses preços podem parecer absurdos, ainda mais por estarem em moeda estrangeira. 

 

Reiki – Símbolos

Conheça os principais símbolos do sistema de Reiki Usui e Tibetano que ofereço em meus cursos de Reiki:

ChoKuRei

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 1, trabalha principalmente o corpo físico.

 

SeiHeKi

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 2, trabalha principalmente o corpo emocional.

 

HonShaZeShoNen

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 2, trabalha principalmente o corpo mental.

 

DaiKoMyo (Tibetano)

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 3, trabalha principalmente o corpo Espiritual.

 

DaiKooMyo (Japonês)

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 3, trabalha principalmente o corpo Espiritual.

 

Raku

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 4, símbolo utilizado no processo de iniciação.

 

NinGizZida (Ou Serpente de Fogo)

terapeuta reikiano - símbolos do Reiki

Entregue no Nível 4, símbolo utilizado no processo de iniciação.

 

Curso de Reiki – Sintomas

Após a iniciação no Reiki, você passa por um processo de purificação que leva em torno de 21 dias, quando seus Chakras (centros energéticos) se abrem e começam a liberar impurezas, toxinas, programas “desatualizados” de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.

O processo leva em média 3 dias por Chakra, liberando todas essas energias acumuladas de diversas formas, através de sonhos, pensamentos, urina, fezes, poros da pele, dores de cabeça, choro.

Não existe um padrão, cada pessoa tem o seu processo, do mais intenso em relação à “limpeza” ao mais sutil, repleto de insights de pensamentos e emoções sublimes.

 

O que sente um terapeuta de Reiki

Reikiana. Fonte: Goop

Alguns terapeutas já detém em si capacidades espirituais específicas (mediunidade, etc) e conseguem visualizar, sentir, ou até mesmo falar com os guias espirituais da pessoa que está recebendo a energia.

Da mesma forma, existem Reikianos que não sentem quase nada, percebem algo muito parecido com o que o próprio cliente pode sentir, como calor, frio, calafrios, choques, formigamento, leveza nas mãos. Em alguns casos quando a pessoa já tiver esta abertura, pode ver cores, sentir cheiros, além de perceber um sentimento de paz e tranquilidade.

Muitas pessoas fazem o curso de Reiki achando que vão se tornar hipersensíveis e começar a atravessar paredes. Pode ser que aconteça, por que não? Infinitas possibilidades. Mas é um processo muito individual e não existe qualquer padrão.

 

Agora que você teve contato com detalhes sobre o contexto que envolve o Reiki dentro das terapias holísticas, como você está? Sente o chamado para se tornar Terapeuta Reikiano e facilitar a sua própria conexão e a ligação de outras pessoas com o Universo? 

Uma sugestão para começar este caminho, se você ainda não teve a oportunidade de se conectar com a energia Reiki, é fazer isso através de sessões comigo, e então continuar a trajetória se formando Reikiano, através dos cursos que ofereço.

Estou disponível para te acompanhar durante sua jornada, com muito amor, dedicação e principalmente respeito pelo Ser que você é e pelo percurso que te trouxe até aqui. Conheça mais do meu trabalho e converse comigo através da minha página aqui no Guia da Alma.

Sintonize-se! Você é Luz!

akira melchizedek - luiz andre zampieri: terapeuta reikiano e mestre, instrutor de cursos de reiki

4.8/5 - (6 votos)

Sou Luiz Andre Zampieri, Terapeuta, Professor de Reiki, ThetaHealing® e mentor do Método AutoMestria na Prática. / Minha missão é te ajudar a Se Conectar com Seu Mestre Interior (Eu Superior) e ser guiada por ele.

AGENDAR!

Atende online

Agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!

Mais terapias de Luiz Andre Zampieri

  • Curso de Thetahealing® DNA Básico – Online – de 21 a 23 de Junho

    Online
    R$1.487,00
    Luiz Andre Zampieri
    (85)
    Terapeuta
    613 terapias realizadas
    Play
  • Curso de Reiki Usui e Tibetano Nível 2 à distância (EAD)

    Online
    R$206,00
    Luiz Andre Zampieri
    (85)
    Terapeuta
    613 terapias realizadas
    Play
  • Tire dúvidas sobre cursos de Reiki, Karuna Reiki, Chama Violeta, TeraMai Reiki e ThetaHealing

    Online
    GRATUITO
    Luiz Andre Zampieri
    (85)
    Terapeuta
    613 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta