Cura Solidária 2019 na escola Jurema Cavallazzi em Florianópolis!

Confira os resultados do projeto e quem faz acontecer!
Cura Solidária 2019 na Escola

O Guia da Alma e Instituto Axé Brasil, em conjunto com parceiros e Terapeutas, estão levando terapias holísticas até crianças, adolescentes e professores na Escola Jurema Cavallazzi em Florianópolis, de maneira solidária. Assim, todos têm acesso ao bem-estar através de práticas de saúde integral!

Conheça mais como funciona a Cura Solidária 2019, quem são as partes envolvidas neste lindo projeto de carinho, e como foram os resultados do primeiro trimestre de atuação!

O que é a Cura Solidária?

É um projeto que visa levar práticas integrativas e terapias holísticas até populações e pessoas que não tem a oportunidade de acessar isto em sua vida normalmente – seja por questões econômicas e/ou sócio-culturais.

Por que fazemos este movimento?

Pois queremos que todos tenham acesso aos benefícios das terapias holísticas, como por exemplo: bem-estar, autoconhecimento, saúde emocional e mental; desenvolvimento humano; melhora nas relações pessoais e interpessoais; superação de traumas, crenças e bloqueios.

Terapia holística (também chamada de integrativa, complementar e alternativa) é a abordagem terapêutica que considera o ser humano como um todo: em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. Ou seja, ela não trata essas esferas separadamente, mas de forma integrada, tratando os problemas desde a raiz, e também sendo usada de maneira preventiva.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar, e já existem diversos estudos sobre sua eficácia.

Para saber mais sobre como funcionam estas Terapias e quais são, leia:

Como funciona a Cura Solidária?

Este movimento surgiu em 2016 com o Guia da Alma e já teve 4 edições isoladas em espaços holísticos de Florianópolis – SC (nossa cidade sede), atingindo centenas de pessoas!

Você pode ver como foram as edições e seus lindos resultados nestes artigos: 1ª Cura Solidária (2016), 2ª Cura Solidária (2017), 3ª Cura Solidária (2017), 4ª Cura Solidária (2018).

Porém, ressignificamos o formato da Cura Solidária em 2019, com foco em levar as atividades e profissionais até comunidades que não têm acesso fácil a este tipo de terapias. Assim, acreditamos que o trabalho pode ser mais personalizado e eficiente.

Os terapeutas são voluntários e as atividades gratuitas. O foco principal neste “Projeto Cura Solidária 2019”, em parceria com o Instituto Axé Brasil, não foi realizar o evento em um espaço holístico, mas sim escolher um local que não possui acesso frequente às terapias holísticas.

A Nova Cura Solidária 2019 na Escola

Para o novo projeto de Cura Solidária 2019, adotamos a Escola de Educação Básica Jurema Cavallazzi, localizada no bairro José Mendes em Florianópolis – SC.

A escola tem 300 alunos crianças e adolescentes durante o dia. E a noite integra o projeto EJA.

A Cura Solidária iniciou com a terapeuta Marisilda Brochado fazendo a ponte e conexão com a Escola e diretora Cátia, em parceria com a organização do Guia da Alma.

Cura Solidária 2019 - Marisilda e Liana

Marisilda (Instituto Axé Brasil) e Liana (Guia da Alma)

Os atendimentos foram iniciados com alegria no “Dia da Família na Escola” em 6 de abril, com as reikianas Freibriss e Suellen Ferreira, e atendimentos de Quick Massage por Marisilda Brochado.

Cura Solidária 2019 - Terapeuta Marisilda

Cura Solidária 2019 - Reiki Marisilda e Freibriss

A partir disso, os atendimentos começaram a ser levados de maneira frequente e semanalmente aos alunos na Escola.

Os resultados da Cura Solidária 2019 na Escola

Iniciamos as atividades em abril de 2019, e até julho obtivemos maravilhosos resultados:

  • ❤ Foram realizados 24 períodos de práticas presenciais na escola, somando mais de 100 atendimentos;
  • ❤ Tivemos o apoio de 7 Terapeutas enviando Reiki à distância todas as semanas para a Escola desde maio!
  • ❤ Foram 7 diferentes práticas realizadas presencialmente: Reiki, Quick Massage, Auriculoterapia, Gineterapia, Massagem Epicrania, atendimentos Índigo-Cristal, Yoga e Meditação.

Tanto a Catia Antunes Pereira (diretora da escola), como os professores, relataram mudanças muito significativas ao longo desses 3 meses.

As professoras disseram que nas semanas das atividades, os alunos ficam mais tranquilos e concentrados. Alguns até mesmo estão aplicando o que aprendem nas práticas em sala de aula, dizendo “respira, respira” para se acalmar.

Houve também uma melhora de comportamento em sala de aula. E até mesmo no recreio, onde os alunos têm agido e se relacionado com menos agressividade.

A maioria dos alunos que receberam as terapias a longo prazo (principalmente por motivos de hiperatividade, agitação, traumas, tristeza, solidão), tiveram ótimas melhoras. Os alunos têm pedido para participar das práticas.

Os professores também comentaram que estão abertos e gostariam de receber frequentemente as terapias holísticas, pois ajuda muito a lidarem melhor com as situações estressantes do dia a dia escolar.

Precisamos aperfeiçoar ainda mais o alcance dos benefícios das terapias para as populações que não estão acessando isto facilmente, seja por questões econômicas e/ou sócio-culturais. Seguimos em trabalho observando os resultados com cuidado e carinho.

Você é Terapeuta em Florianópolis? Entre em contato com a gente para participar também deste movimento e fazer ele expandir!

Quem faz a Cura Solidária 2019 na Escola acontecer:

A seguir, conheça quem são as Terapeutas e partes responsáveis por este projeto!

Idealizador: Guia da Alma – Portal de Evolução da Consciência

O Portal de Terapias Holísticas. Conectamos você a Terapeutas Holísticos e Práticas Integrativas, no Brasil e no mundo. Idealizador do projeto, faz a ponte entre terapeutas e coordena as atividades e divulgação da Cura Solidária 2019.

Parceiro: Instituto Axé Brasil

O Instituto Axe Brasil atua na Difusão da Cultura Afro-brasileira, Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Sua fundadora, a terapeuta Marisilda Brochado foi a ponte para que este projeto se concretizasse em 2019, fazendo o contato com a Escola e com a Cátia. Participa ativamente da Cura Solidária 2019, com atendimentos dos seus alunos do curso e Programa Reiki Master e Afroreikianxs.

Parceiro: Escola Jurema Cavallazzi

Escola de ensino básico no bairro José Mendes em Florianópolis – SC, que abriu as portas para receber este projeto. Nossa gratidão à diretora Catia Antunes Pereira, à assistente técnica pedagógica Isabelita Dias, e professores.

Cura Solidária 2019 - Diretora Catia

Diretora Catia e terapeuta Bruna

As Terapeutas

Bruna Macedo: Massoterapeuta oriental. Realiza atendimentos de Massagem Epicrania com as crianças. Também estará levando palestras para alunos e massagem para professores.

Cura Solidária 2019 - Terapeuta Bruna

Camila Sissa: Instrutora de Yoga e Meditação, com especialidade para crianças através do Yoga lúdico. Leva atividades de Yoga e Meditação em grupo para diversas turmas de crianças.

Cura Solidária 2019 - Instrutora Sissa

Cenira de Fátima: Terapeuta holística e pesquisadora, especialista em comportamento das novas gerações. Realizou atendimentos com alunos e roda de conversa com professores sobre as gerações Índigo Cristal. Também realiza envio de Reiki à distância.

Cura Solidária 2019 - Palestra Cenira

Claudiane Pires: Gineterapeuta, yogaterapeuta, comunicadora, videomaker, idealizadora do Refletindo a Deusa e Deusaterapia. Leva aconselhamento e rodas terapêuticas sobre saúde feminina, autoconhecimento e ginecologia natural.

Cura Solidária 2019 - Gineterapeuta Cacau

Eliara Zambonatto Detoni: Servidora pública e reikiana. Realizou envios de Reiki à distância + Caixinha de Reiki na escola.

Feibriss: Pesquisadora e doutoranda em Letras e Reiki master. Realizou envio de Reiki à distância e presencial através do Programa Reiki Master e Afroreikianxs.

Cura Solidária 2019 - Reiki Feibriss

Franciely Dal Grande Rosa: Terapeuta holística e tatuadora. Realiza envio de Reiki à distância através do Programa Reiki Master.

Iana Moreira: Terapeuta xamânica, consteladora familiar, reikiana e massoterapeuta especializada em Medicina Tradicional Chinesa. Realiza atendimentos semanais de Reiki e Auriculoterapia para as crianças.

Cura Solidária 2019 - Terapeuta Iana

Katia Regina: Terapeuta reikiana. Realiza envio de Reiki à distância através do Programa Reiki Master.

Marisilda Brochado: Enfermeira, terapeuta holística especialista em Reiki para Gestantes, Constelação Familiar, Diksha e Polaridade Sistêmica. Fundadora do Instituto Axé Brasil e instrutora no curso Reiki Master. Atendeu na escola com Quick Massage e Reiki.

Cura Solidária 2019 - Reiki Master Marisilda

Natália S. Nabas: Reikiana massoterapeuta, terapeuta holística e gineterapeuta. Cocriadora do Festival da Deusa e facilitadora de rodas de sintonização com a natureza no Refletindo a Deusa. Participará de rodas terapêuticas sobre saúde feminina, autoconhecimento e ginecologia natural.

Suelen Ferreira: Terapeuta mestre reikiana. Faz envio de Reiki à distância e presencial através do Programa Reiki Master e Afroreikianxs.

Cura Solidária 2019 - Terapeuta Suelen

Gratidão a todas que fazem este lindo movimento acontecer! Continuamos com os atendimentos na escola.

Você é Terapeuta em Florianópolis? Entre em contato com a gente para participar também deste lindo movimento e fazer ele expandir!

Marcas apoiadoras

Gratidão Flor do Grão e TV Vento Sul pela doação de materiais (chás terapêuticos e cadernos, respectivamente).

Sua marca pode contribuir? Entre em contato com a gente para participar deste lindo movimento!

O Portal de Terapias Holísticas!

AGENDAR!

Avaliação
Atende online
Presencial em Florianópolis