Reiki e Chakras: nomes e significados completos!

Conheça cada um dos centros energéticos do nosso corpo e como o Reiki atua em seu equilíbrio!
sessão de reiki e chakras

Reiki e chakras: você sabe o que são? Quando estes centros energéticos estão alinhados entramos no fluxo da vida e do Universo.

Conseguimos nos manter conectados com a nossa essência apesar dos desafios que surgem no nosso trajeto, pois todo obstáculo consiste em um aprendizado disfarçado de lição.

Nesse post, você vai conhecer tudo sobre os chakras, como mantê-los alinhados, e também sobre a importância do Reiki, para você viver uma vida leve, conectada com a sua essência e muito realizadora. Vamos lá?

Boa leitura e não se esqueça de salvar esse texto nos seus favoritos, para consultá-lo sempre que precisar 🙂

Sou Bárbara Simões, terapeuta reikiana e biomédica.


 

Saúde, Reiki e Chakras

sessão de reiki e chakras

Você sabia que o Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)?

O Reiki é considerado como uma técnica integrativa, complementar e também holística, sendo um sistema natural de cura e harmonização energética.

Além disso, em janeiro de 2017, foi publicada uma portaria do Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União, em que inclui o Reiki como prática integrativa no Sistema Único de Saúde, na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”. Clique aqui para conferir a portaria na íntegra!

O Reiki, sistema natural de cura, atua no alinhamento e na harmonização dos chakras. Vamos conversar um pouco, sobre eles?

 

O que são Chakras?

meditação, reiki e chakras

Chakras são centros energéticos que temos no corpo, em que captam a energia vital e a distribuem para todo o organismo.

Nesse sentido, são responsáveis pelo equilíbrio e pela harmonia no nosso corpo físico, e, assim, se estão desalinhados ou bloqueados, a energia relacionada à àquele chakra deixa de fluir, e pode provocar problemas físicos, mentais ou até emocionais.

O desequilíbrio nestes centros energéticos pode provocar falta de conexão com a vida, falta de entusiasmo, dificuldade nos relacionamentos, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desequilíbrio emocional, baixa imunidade, pensamentos acelerados, falta de criatividade, confusão mental, memória ruim, entre outros.

Por isso, é tão importante conhecer sobre o Reiki e chakras.

 

Chakras: centros energéticos dentro do nosso corpo humano

reiki e chakras

Você sabia, que temos mais de 90 mil chakras espalhados pelo nosso corpo?

Mas, sete deles são os principais responsáveis por regular os outros e também por cuidar de várias funções específicas na nossa vida. Vamos conhecê-los?

 

Chakra Básico / Chakra Raiz

guiadaalma-chakra-Muladhara

Representado pela cor vermelha, está situado na base da nossa coluna, atua na glândula suprarrenal e está ligado ao elemento terra. Indica a nossa conexão com a vida e a nossa estabilidade e segurança para lidar com os nossos desafios.

Nesse contexto, quando este centro energético está equilibrado há aterramento, firmeza, segurança, além de conexão com o momento presente. e muito entusiasmo. Entretanto, em desequilíbrio, existe a dificuldade em lidar com as coisas materiais e também em tomar decisões ou se posicionar perante os desafios da vida.

 

Chakra Umbilical / Chakra Sacral

guia-da-alma-centro-energia-vital-Svadhisthana-chakra-guerreiroII

Este centro energético está localizado, mais ou menos, quatro dedos abaixo do umbigo, sendo representado pela cor laranja e também pelo elemento água.

Além disso, atua na região dos ovários e testículos e representa a nossa relação com a nossa família, com as pessoas ao nosso redor e também com nós mesmos.

Quando o chakra sacral está em equilíbrio e harmonia, tem-se a abertura para a sexualidade e também a intimidade, uma vez que ele também é o responsável tanto pela energia sexual, quanto pela satisfação dos prazeres.

Todavia, quando há desequilíbrio pode-se ter dificuldade nos relacionamentos, falta de poder perante à vida, baixa autoestima, deficiência no sistema linfático, descontrole no fluxo menstrual, entre outros.

 

Chakra Plexo Solar

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude

É representado pelo elemento fogo, pela cor amarela e também está localizado na altura do estômago. Atua na região do pâncreas, e este centro energético capta emoções densas e fortes como mágoa, ansiedade, medo, dificuldade em falar não e também ausência de poder pessoal.

O desequilíbrio no chakra do Plexo Solar pode provocar instabilidade nervosa, insegurança, compulsão alimentar, obesidade, depressão, oscilação de humor, entre outros. Em equilíbrio, proporciona autossuficiência, autoestima elevada e faz você se sentir no controle do fluxo da vida.

 

Chakra Cardíaco

guia-da-alma-anahata-chacras-chakras-coracao-

Situado no centro do peito, é o chakra do coração. Representado pela cor verde e pelo elemento ar, este centro energético em equilíbrio representa o amor, a bondade, e os relacionamentos tendem a fluir com muita leveza e harmonia.

Além disso, o chakra cardíaco atua no timo e em desequilíbrio pode acarretar sentimento de vazio, tristeza, materialismo em excesso, falta de sensibilidade, dores relacionadas à perda e também falta de compreensão perante à vida.

 

Chakra Laríngeo

guia-da-alma-dna-alquímico-gif

O Chakra Laríngeo está localizado no centro da região da garganta, sendo representado pela cor azul claro e também pelo elemento éter. Quando este centro energético está em equilíbrio há facilidade de se expressar e de se comunicar com clareza.

Este chakra atua na Tireóide e o desequilíbrio pode provocar dificuldade em opinar, em expor ou expressar os sentimentos, “ engolir” sentimentos reprimidos e também está relacionado a dores de garganta, fadiga, herpes e aftas na boca, entre outros.

 

Chakra Frontal – Terceiro olho

guiadaalma-Sahashara-chakra

Está localizado no meio da testa, sendo representado pela cor azul índigo. Atua na hipófise, sendo também conhecido como “terceiro olho” ou “olho da alma”, e representa a forma de enxergar a realidade conforme ela é.

O chakra frontal em equilíbrio proporciona intuição aguçada, forte criatividade, além de visualização e introspecção. Entretanto, em desequilíbrio pode provocar preocupação excessiva, falta de foco, pensamentos acelerados, dores de cabeça, sinusite, dificuldade de concentração, entre outros.

 

Chakra Coronário

guia-da-alma-chakra-Sahasrara-posturas-yoga-Sirshasana

Está localizado no topo da cabeça, sendo representado pela cor violeta e indica conexão com o mundo espiritual e também se refere a nossa ligação com a nossa essência. Em equilíbrio, o chakra coronário proporciona plena consciência do ambiente e das pessoas ao nosso redor.

Além disso, este centro energético atua na pineal e o desequilíbrio pode provocar falta de fé, falta de aceitação com o mundo, desequilíbrio no relógio biológico e no sono, desarmonia nos vínculos entre o corpo físico e os corpos sutis, entre outras alterações.

 

Chakras secundários

reiki e chakras secundários

Você sabia que além dos chakras principais, também temos os secundários? Temos vários em nosso organismo e eles são dependentes dos centros energéticos principais.

Assim, por exemplo, se um chakra principal estiver em desarmonia o secundário também será influenciado.

Vamos conhecer alguns?

 

Chakra Umeral

Chakras secundários

Está localizado nas costas, sendo considerado um chakra espiritual, porque é por meio dele que as energias se conectam. É um canal mediúnico e também de proteção, uma vez que ele equilibra tanto as energias positivas quanto as negativas em excesso.

Assim, em equilíbrio este chakra tem a cor azul celeste, mas quando estamos nos sentindo fracos, a cor que predomina é o amarelo. É pelo chakra Umeral que os contatos espirituais são recebidos primeiramente.

 

Chakra das mãos

Chakras secundários

Esses chakras são considerados pontos de entrada ou também de escape de energia, e estão situados na região central das palmas das mãos.

Ao serem ativados, aumenta-se a capacidade para a percepção de energias sutis e também da aura.

 

Chakra dos pés

Chakras secundários

Esses chakras secundários estão situados na sola dos pés, e um dos principais objetivos é descarregar a energia elétrica, que é provocada pelo nosso corpo físico.

Além disso, também representa a estabilidade, o aterramento e a relação com a mãe terra.

 

Chakra dos joelhos

Chakras secundários

Esse chakra age como um transformador no nosso organismo, uma vez que os joelhos puxam a energia da terra até o chakra básico.

Além disso, esses centros energéticos também estão relacionados com a nossa personalidade e a capacidade de conseguirmos ter uma atitude mais humilde perante à vida.

 

Chakra dos tornozelos

Chakras secundários

Esses chakras secundários representam o suporte do nosso corpo de acordo com a nossa flexibilidade e as mudanças que acontecem ao longo da nossa jornada.

 

Chakra Yin e Yang (ombros)

Chakras secundários

Cada ombro está relacionado a um chakra, sendo que o do lado esquerdo corresponde ao yin e ao direito yang. Essa região pode ser facilmente influenciada pelo excesso de pensamentos.

 

Como ativar os chakras e equilibrar com o Reiki?

reiki e chakras

A vida deve ser leve, prazerosa e devemos aproveitar cada minuto incrível dessa jornada

Quando os nossos centros energéticos estão em equilíbrio, as coisas fluem de forma harmônica, ou seja, não precisamos “forçar”, mas focar em ser a nossa melhor versão.

Em equilíbrio, desenvolvemos o poder pessoal, vontade de fazer acontecer os nossos sonhos e objetivos e temos uma conexão maior com a vida e com o Universo. Assim, com nossos chakras alinhados conseguimos ter clareza do que queremos, da nossa essência e uma força incrível para lidar com as adversidades, que fazem parte do nosso caminho.

Entretanto, com chakras desalinhados a vida fica estagnada, pois não temos vontade de sair do lugar. Assim, sentimentos de medo, tensão, estresse, nervosismo e ansiedade invadem o nosso corpo e a nossa mente.

Dessa forma, ficamos parados e criamos inúmeras desculpas para não agir e permanecer na nossa zona de conforto. Não temos coragem para ser quem nós somos e vivemos uma vida travada pelo medo e por justificativas que criamos e acreditamos.

Por isso, que tal curtir a SUA jornada e se reconectar com a sua essência? Reconecte-se com o poder que já existe dentro de você, pois a vida é abundante, é alegria, é felicidade.

 

Alinhamento dos chakras com Reiki: como funciona!

aplicação de reiki e chakra

O Reiki é um sistema de cura natural que vai alinhar e equilibrar os seus chakras. A energia vai remover sentimentos tóxicos como medo, ansiedade, estresse e restabelecer o seu equilíbrio.

Não existe distância para a energia, por isso, que tal agendar uma sessão de Reiki Online?

Eu trabalho de forma personalizada e vou adorar ajudar você na sua jornada. A sessão, além da aplicação do Reiki, conta com relatório personalizado, no qual vou criar metas exclusivas, que vão ajudar você a se reconectar com o seu “eu”. Vamos lá?

Agende sua sessão de Reiki Online comigo!

Gratidão e muita luz no seu caminho.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar o post nas suas mídias sociais. Muito sucesso!

Biomédica, pós graduada em pesquisa clínica. Terapeuta Holística e Reikiana. Carteira de registro terapeuta holístico profissional: 1671/20

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Belo Horizonte - MG

Agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!