Temas de Saúde Mental: 8 novos termos que você precisa conhecer!

Languishing, burnout, Survivor guilt... conheça!
temas de saúde mental
Mais terapias de Guia da Alma
5/5 - (4 votos)

Temas de saúde mental: conheça os novos termos que estão bombando na internet!

Leia também meus outros artigos:


 Temas de Saúde Mental: 8 novos termos que você precisa conhecer!

imagem de Temas de Saúde Mental: 8 novos termos que você precisa conhecer!

Foto: Zinkevych – istock

Conhecer esses termos e seus significados nos ajuda a perceber que não estamos sozinhos, e que podemos buscar ajuda.

Veja agora 8 novos termos sobre temas de saúde mental:

1. Languishing

ícone de Languishing

Considerado um transtorno de saúde mental originado pela pandemia de 2020, sendo descrito como um estado de apagamento emocional e apatia alastrado pela crise sanitária.

O termo é de origem inglesa, podendo receber algumas traduções para o português, como:

  • Debilitação progressiva;
  • Abatimento.

O Languishing é descrito como um estado de limbo emocional, transitando entre os sentimentos depressivos e ansiosos, passando uma sensação de estagnação e vazio.

2. Burnout

ícone de burnout

Essa palavra é referente a uma forma de exaustão mental absoluta relacionada ao trabalho. São sinais e sintomas mentais que também podem se manifestar no corpo.

A Síndrome de Burnout CID – 11 não é um problema recente. Porém, a partir de 2022, a Síndrome de Burnout tornou-se doença ocupacional. Ou melhor falando, “Síndrome ocupacional”.

A grande diferença é que, na maioria dos casos, as doenças tem uma razão conhecida e definida. Enquanto as síndromes são quadros sem um veredicto definitivo sobre sua origem e sintomas.

O Burnout foi oficializado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma síndrome crônica e inserida na Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Ele é definido como a síndrome do esgotamento profissional, resultante do excesso de trabalho, que não foi gerenciado com sucesso. E pode acarretar em sensação de exaustão, esgotamento de energia, sentimentos negativos e redução da eficácia profissional.

3. Survivor guilt

ícone de Survivor guilt

Pode ser traduzida como a culpa do sobrevivente, em tradução livre, significando o momento em que um indivíduo sente uma culpa constante por acreditar que fez algo errado ao sobreviver a algum evento dramático ou trágico.

Também é definido como um sentimento de culpa por um sentimento de culpa por sobreviver a um desastre em que outros morreram. A culpa, nesse caso, é associada ao sentimento de que não merece viver no lugar dos que morreram.

Foi identificado, primeiramente, nas vítimas sobreviventes ao Holocausto.

Segundo o psiquiatra Eduardo Perin,

Pessoas que enfrentaram situações como um acidente de avião podem enfrentar sentimentos de culpa por terem sobrevivido, sendo indicado tratamento terapêutico e outras medidas, como medicação e atividade física.”

4. Mental load

ícone de Mental load

Esse termo é geralmente associado às mulheres, que lidam com vários trabalhos ao mesmo tempo, como cuidar da casa, trabalho formal, filhos e relacionamento, podendo desencadear o burnout materno.

O que significa essa palavra? Em tradução livre significa carga mental, relacionado à sobrecarga que surge do acúmulo de atividades cotidianas.

5. Lovebombing

ícone de Lovebombing

Lovebombing ou bombardeio de amor diz respeito à pessoas — normalmente com transtorno de personalidade narcisista — que utilizam de demonstrações excessivas de amor para manipular e ter controle sobre a relação amorosa.

Originalmente foi cunhada por membros da Igreja da Unificação dos Estados Unidos durante a década de 70. A professora de psicologia Margaret Singer, em seu livro Cults in Our Midst (1996), descreve o conceito:

“Assim que qualquer interesse for demonstrado pelos recrutas, eles podem ser bombardeados por amor pelo recrutador ou outros membros do culto.

Este processo de fingir amizade e interesse no recruta foi originalmente associado a um dos primeiros cultos de jovens, mas logo foi retomado por vários grupos como parte de seu programa para atrair pessoas.

O bombardeio de amor (lovebombing) é um esforço coordenado, geralmente sob a direção de uma liderança, que envolve recrutas de longo prazo e membros mais novos com bajulação, sedução verbal, afetuosas mas geralmente não sexuais, e muita atenção a cada comentário.

O bombardeio de amor — ou a oferta de companhia instantânea — é um estratagema enganoso que explica muitos esforços de recrutamento bem sucedidos.”

As fases do lovebombing são descritas pelo psicólogo Dale Archer como:

  • Idealização intensa;
  • Desvalorização;
  • Descarte.

É necessário que a vítima do lovebombing encontre o apoio de amigos e família para romper o contato com a pessoa agressora.

6. Screen fatigue

ícone de Screen fatigue

Esse termo diz respeito à forma de desgaste, não apenas ocular, mas também psicológico, que o excesso de telas causa.

O psiquiatra Perin afirma:

“Esse tempo todo em contato com a tela causa cansaço elevado, tanto físico (do olho) quanto da mente.

A pessoa fica mais cansada do que se tivesse feito uma atividade física, por exemplo.”

7. Gaslighting

ícone de Gaslighting

Gaslighting é a palavra do ano de 2022, segundo o dicionário Merriam-Webster.

O dicionário online define o termo como:

“o ato ou prática de enganar grosseiramente alguém para vantagem própria.”

O Gaslighting ficou popular ao se tornar a palavra preferida para definir a percepção de estar sendo feito de trouxa. Mas ato é mais complexo do que apenas mentiras, referindo-se a uma forma de abuso psicológico, onde quem abusa distorce informações para obter poder na relação, seja ela amorosa ou profissional.

Segundo a psicóloga Lala Fonseca,

“há uma violência velada. A pessoa dá a entender uma situação, porém se safa dizendo: ‘Eu não disse isso’.

O agressor distorce a intenção por meio de uma violência abusiva que fere a autoestima da vítima”.

8. Doomscrolling

ícone de Doomscrolling

Sua tradução livre seria algo como rolagem da ruína, e trata-se da tendência de gastar muito tempo consumindo notícias negativas, tristes e/ou deprimentes nas redes sociais através do celular.

Além da obsessão por acompanhar notícias ruins ser nocivo à nossa saúde mental, o doomscrolling impede que você se conecte ao momento presente e aos seus próprios pensamentos e sentimentos.

O termo também aplica-se a outros contextos em que haja um consumo excessivo de informações que resulte em desgaste mental.

Drible a apatia e os sentimentos depressivos e ansiosos através de momentos de autocompaixão!


Reconecte-se ao momento presente. Conte com a nossa ajuda!

Algumas sugestões são sessões online de:

5/5 - (4 votos)