Tecnologia e saúde mental: como essa combinação pode ajudar sua empresa?

Veja como a tecnologia pode ajudar na gestão de saúde mental da sua empresa!
mulher em tecnologia e saúde mental
Mais terapias de Wellbe
5/5 - (3 votos)

Nunca se falou tanto sobre tecnologia e saúde mental no ambiente corporativo quanto nos dias de hoje, mas foi um longo caminho até chegarmos ao patamar atual.

Depois de séculos do assunto sendo um completo tabu, tivemos grandes avanços e a saúde mental agora é pauta dentro e fora do trabalho.

Contudo, ainda há muito chão pela frente. Os dados sobre doenças psicológicas ocasionadas por estresse na vida profissional ainda são alarmantes e é fundamental que cada vez mais empresas passem a lidar com esse desafio dentro de casa.

Felizmente, hoje temos diversos recursos para ajudar as organizações nessa tarefa. Continue lendo e saiba mais sobre como a tecnologia pode ajudar na gestão de saúde mental da sua empresa!


Por que devemos nos preocupar tanto com a saúde mental na empresa?

imagem de Por que devemos nos preocupar tanto com a saúde mental na empresa?

Foto: Prostock-Studio – istock

Embora a conversa já tenha evoluído muito quando se compara com as últimas décadas, milhões de colaboradores ao redor do mundo sofrem com algum problema psicológico relacionado ao estresse com o trabalho.

Segundo pesquisa da Capita, 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho no ano de 2019, o que resultou em alguns efeitos colaterais, como:

  • 44% afirmaram estar mais irritados no trabalho;
  • 25% aumentaram o consumo de álcool;
  • 28% confessaram descontar em familiares;
  • 15% aumentaram o consumo de cigarros.

Em 2021, a OMS finalmente classificou a síndrome de burnout CID-11 como uma doença ocupacional, dando ainda mais luz para a discussão sobre saúde mental no trabalho, especialmente em uma época com uma cultura tão acelerada e que, por vezes, acaba glamourizando o trabalho excessivo.

Mas será que vale a pena investir em saúde mental no ambiente corporativo?

imagem de Mas será que vale a pena investir em saúde mental no ambiente corporativo?

Foto: fizkes – istock

A resposta é um sim em grande volume!

Além de contar com colaboradores mais felizes e colaborativos, uma pesquisa feita pela WHO (World Health Organization) revelou que, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são ganhos com o aumento da produtividade.

Ademais, de acordo com a Wellable, 67% das empresas que participaram de seu estudo oferecem programas de assistência psicológica aos empregados, adotando algumas medidas como escalas de trabalho mais flexíveis, acesso a palestras, treinamentos e webinars sobre o tema, entre outras.

E onde a tecnologia entra nessa história?

imagem de E onde a tecnologia entra nessa história?

Foto: domoyega – istock

Hoje em dia existem diversas plataformas que auxiliam na operação de uma empresa, especialmente na tomada de decisões através da análise de dados ricos para o mercado no qual a empresa está inserida.

Você sabia que há tecnologias exatamente assim para ajudar as empresas com a saúde dos seus colaboradores?

Através da integração com o plano de saúde e também com plataformas de saúde mental online, como o próprio Guia da Alma, é possível analisar a utilização dos colaboradores e verificar se eles estão cuidando da sua saúde mental com boa frequência ou não.

Esse tipo de plataforma também permite que a empresa analise os absenteísmos no trabalho e afastamentos por motivo de saúde mental. Tudo isso ajuda a instituição a elaborar e acompanhar ações relacionadas à saúde mental dos colaboradores de maneira mais assertiva.

A Wellbe tem isso e muito mais! Com indicadores dedicados totalmente aos procedimentos relacionados à psicologia, a empresa tem acesso a informações riquíssimas para ajudar no acompanhamento dos colaboradores e ter mais sucesso em sua missão de melhorar a saúde mental do quadro de funcionários.

5/5 - (3 votos)