Nível de Síndrome de Burnout: teste online
Este questionário da Síndrome de Burnout é um teste online que tem como objetivo identificar qual o seu nível de Burnout e estágio nas últimas semanas.
Ele foi baseado nas 12 fases do Burnout, dos autores Herbert Freudenberger e Gail North.
O resultado do teste de Burnout, virá junto a uma recomendação do que você pode fazer pelo seu bem-estar, saúde e integridade.
Vamos entender melhor o que é Burnout, suas causas e sintomas:
Obs. Este teste não substitui qualquer diagnóstico médico ou orientação terapêutica, nem descarta o uso de medicamentos! Ele é um direcionamento para você entender qual o seu nível de Síndrome de Burnout, um teste online do momento atual.
Independente se o seu nível foi leve ou crítico, saiba que tem tratamento e você não está sozinho(a).
O que é Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional resultante de trabalho excessivo. Geralmente está vinculado a ter muita pressão e responsabilidades, e causa uma série de prejuízos à saúde.
O significado de Burnout, na tradução literal, é “queimar-se por completo”. O termo em inglês foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger na década de 70.
A Organização Mundial da Saíde (OMS) reconhece o Burnout e, a partir de 2022, a Síndrome de Burnout está na CID – 11 (Classificação Internacional de Doenças) como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.
Causas da Síndrome de Burnout
A principal causa é o excesso de trabalho.
Ela pode acontecer com qualquer profissional, mas é bastante comum em profissões de risco, estressantes, com muitas responsabilidades e pressão, dentre elas: médicos, enfermeiros, professores, policiais, estudantes, dentre outros.
Também ocorre em trabalhos com metas muito desafiadoras, constante necessidade de readaptação, com longas jornadas e muita competitividade, como: publicitários, jornalistas, bancários, atendentes de telemarketing, empreendedores, dentre outros.
Síndrome de Burnout: sintomas
A Síndrome de Burnout geralmente é acompanhada com sintomas de:
- Exaustão extrema;
- Estresse;
- Depressão;
- Esgotamento físico e mental;
- Insônia e/ou alterações de sono;
- Mudanças de comportamento social e humor;
- Entre outros sintomas.
Leia também: Esgotamento profissional: Sintomas do Burnout e como lidar
As 12 fases do Burnout
As consequências da Síndrome de Burnout vão além do físico, atingindo também o mental.
Os autores Herbert Freudenberger e Gail North no livro “Women’s Burnout: How to Spot It, How to Reverse It, and How to Prevent It“ (Burnout feminino: como identificá-lo, como revertê-lo e como evitá-lo, sem tradução ainda para o português), descrevem 12 fases do Burnout e sintomas, no nível psicológico e emocional.
- Necessidade de aprovação
- Incapacidade de se desligar do trabalho
- Negligenciar as necessidades pessoais
- Fuga de conflitos
- Revisão de valores
- Negação de problemas
- Distanciamento da vida social
- Mudanças evidentes de comportamento
- Despersonalização, perda de contato consigo
- Vazio interno
- Depressão
- Síndrome de Burnout (esgotamento)
Nível de Síndrome de Burnout: teste online
É com base nesses 12 estágios que esse teste de síndrome de Burnout foi desenvolvido:
Obs. Este teste não substitui qualquer diagnóstico médico ou orientação terapêutica, nem descarta o uso de medicamentos! Ele é um direcionamento para você entender qual o seu nível de Síndrome de Burnout, um teste online do momento atual.
Independente se o seu nível foi leve ou crítico, saiba que tem tratamento e você não está sozinho(a). Veja como tratar Síndrome de Burnout no teste online!
Síndrome de Burnout: tratamento
Se o seu nível é crítico ou preocupante, o indicado é buscar ajuda profissional para um diagnóstico preciso.
Para todos os níveis o acompanhamento terapêutico se faz necessário, para que a situação não se agrave, e o terapeuta te ajude a mudar hábitos, resgatar sua autoestima e autoconfiança.
Se você não está muito contente com sua vida profissional, esse é um bom momento para mudar de planos, falar com os gestores da sua empresa, e/ou repensar em sua rotina.
A prevenção da Síndrome de Burnout é muito importante. Agora você já sabe identificar as principais causas, sintomas e como você está. O próximo passo é mudar hábitos tóxicos que tem feito você ter uma rotina profissional desgastante.
Conte com o Guia da Alma:
- Conheça nossa plataforma de Terapias Complementares
- Conheça nossos programas de Saúde Mental para Empresas
Veja também: