image-ser-mae-me-inspirou-ensinar-yoga-para-criancas
Crianças Yoga

Como ser mãe me inspirou a ensinar Yoga para Crianças

Saiba mais como funciona esta linda e divertida prática, repleta de benefícios para os pequenos.

icon-share
43 compartilhamentos

Conheça as motivações da instrutora do Nalini Yoga de Florianópolis, Kiranamayii (Camila Sissa), para ensinar Yoga para Crianças. Saiba também como funciona esta linda e divertida prática, repleta de benefícios!


 

Há alguns anos, o meu caminho de busca pelo autoconhecimento e espiritualidade orbita em torno do Yoga. Sempre senti o coração bater mais forte com suas práticas, e isso me levou à mergulhar ainda mais fundo neste universo quando decidi engravidar.

Este caminho que ainda percorro, se mostrou absolutamente transformador, a ponto de me inspirar a compartilhar com todos aquilo que faz mais sentido para mim, e que cada vez mais identifico como um propósito de vida.

A chegada do meu filho em 2014 apresentou um universo de encontro com o outro, com a alteridade, que eu jamais havia experimentado: doar-se de corpo, mente e coração para outro ser que depende inteiramente de você.

Durante toda a gestação, e logo depois dela, recebi a companhia do meu filho nas minhas práticas de Yoga, e isso foi mágico e transformador. Meditação, shantala (massagem), ásanas, respiração, momentos apenas nossos de cultivo de paz, conexão e amor. Ele começou a fazer parte desses momentos, movimentos, sentimentos, e passou a experimentar junto comigo essas possibilidades de conexão e expansão.

 

Eu e ele💙😂😂

Uma publicação compartilhada por 🕉Yoga e Meditação🙏Floripa,SC🏝💚 (@nalini.yoga) em


Então foi assim! Através da experiência, que percebi que o Yoga poderia ser acessado até mesmo por crianças muito pequenas e me encantei. Após fazer minha formação como instrutura de Yoga (pela Organização Internacional Ananda Marga em 2016), fiz também um curso de especialização de Yoga para Crianças. Me encantei definitivamente pela possibilidade dessa conjugação, e percebi que pode ser lindo e transformador!

De lá pra cá venho experimentado em diferentes contextos (como escolas e eventos), como o Yoga pode ser apresentado ao universo infantil. Essa minha experiência como professora, mas especialmente, minha experiência como mãe é que me possibilitam reconhecer cada vez mais possibilidades neste universo.

 

Como funciona o Yoga para Crianças

As aulas de Yoga para Crianças revelam adaptações da filosofia e práticas yogues para o universo infantil, através da de atividades lúdicas e educativas que incentivam a prática de Yoga como ferramenta de autoconhecimento, equilíbrio, coordenação motora, fortalecimento de valores positivos, cultivar cultura de paz e calma.

 

As aulas para os pequenos requerem estratégias diferenciadas, como: contação de histórias com as posturas, alongamento, relaxamento, canções, vivências sensoriais, brincadeiras usando o corpo e exercitando a mente através do silêncio, percepção e concentração. As possibilidades são infinitas e através dessas vivências podemos despertar o interesse para o Yoga e sua filosofia de vida.

 

A sabedoria milenar do Yoga

O Yoga é um conhecimento de tradição milenar e uma ciência prática que oferece conhecimentos para o desenvolvimento pleno em âmbito físico, mental e espiritual.

Há aproximadamente 7 mil anos, na Índia antiga, foram inicialmente desenvolvidas as práticas e a filosofia do Yoga. Séculos mais tarde, elas são sintetizadas pelo Mestre Patanjali, que dentre muitas expressões, propõe cultivar a solidariedade, a boa postura e a saúde do corpo; respirar bem para manter a mente calma e o corpo relaxado.

Essas práticas têm como meta final a ampliação da consciência afirmando a conexão entre o corpo físico, mental e espiritual.

Apesar de ser uma prática em ampla expansão, geralmente as aulas comumente estão focadas muito mais nos aspectos físicos. Se conhece o Yoga como a prática de ásanas (posturas), mas a prática vai muito além, envolvendo também princípios éticos (yama e niyama), controle da energia mental, respiração (pranayama), meditação entre outros.

 

Ensinando o Yoga para Crianças

O Yoga para Crianças é uma forma de introduzir essas práticas de maneira adaptada através de atividades lúdicas e educativas, de maneira a cultivar os princípios da educação neo-humanista, que dentre outras questões propõe educar para o amor universal e para o desenvolvimento holístico das crianças.

Estes princípios são as motivações para a organização das aulas de Yoga para Crianças, que envolvem a construção de posturas, geralmente através da contação de histórias e imitação de elementos da natureza (como, por exemplo, animais – cobra, leão, cachorro, sapo, tartaruga, pássaro –, árvores, flores, etc).

Na história as crianças participam usando seus corpos em diferentes posturas, gestos e expressões; elas também ajudam na construção da história, que envolve sempre, certa improvisação.

Nas aulas também são incentivadas interações através de práticas coletivas através e jogos cooperativos e com canções e danças circulares, utilizando através de diferentes formas a música para expressão corporal e mental. As músicas podem ser usadas de diferentes formas na aula, para relaxamento, para concentração, para aquecimento do corpo, etc. As danças circulares permitem interações nas brincadeiras de roda, para movimentar o corpo e criar conexão.

 

Benefícios do Yoga para Crianças

Os principais benefícios são criar espaço para relaxamento, aumentar a concentração e a calma, conhecer do próprio corpo, aumentar a flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, aprender a respirar melhor, entre outros.

Assim, a proposta de levar o Yoga até as crianças é construir com elas um espaço para partilhar experiências, mensagens positivas e reflexões.

Através do cultivo da atenção, da concentração, do silêncio, da generosidade, do amor universal, do cuidado, entre outros princípios, estamos criando espaço para o desenvolvimento da consciência, no sentido de ampliar percepções, despertar sentimentos, criar memórias positivas e promover experiências de transformação nas formas de ver, sentir e viver o mundo e todas as suas manifestações.

 

Que tal dar esta oportunidade de desenvolvimento ao seu filho ou filha?

Entre em contato comigo!

 


Leia também:

 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Nalini Yoga

Espaço de Yoga e Meditação

15
0

O Nalini Yoga é um espaço para a prática de Yoga e Meditação – localizado há poucos minutos do centro de Florianópolis – e visa oferecer através destas e outras práticas a expansão da consciência.

“Nalini” é um dos nomes em sânscrito para Flor de Lótus, uma flor que simboliza pureza, belez...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

~ Nossos Parceiros ~

astrolink-guia-da-alma--logo-quiz-como-ser-uma-pessoa-melhor-signo-
guia da alma - lua peregrina
Meraki-logo
tranquility-pra-voce
guia da alma - aldeia indigo
marcia-oliveira-lifestyle-marca-yoga-floripa
mezcla photos
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros